sábado, 15 de agosto de 2009

Apesar...

Cruzmaltinos desse planeta,

existe uma máxima do futebol que sempre coloca a dúvida: o técnico mexeu bem ou escalou mal? Pois foi justamente essa a situação de hoje. O time entrou todo errado, como já tinhamos alertado nos comentários dos dias anteriores, e o resultado foi previsível: após bobeira da desprotegida zaga, a Lusa abriu o placar antes dos 10 do primeiro tempo. E não fez mais porque não quis. Foram 45 minutos para serem esquecidos, com pouquíssimos motivos para se acreditar numa reação.
No segundo tempo, o time foi melhorando. A saída de Nilton para a entrada de Adriano não foi propriamente um acerto: o atacante continua sendo fominha e irritando a torcida. Mas tenho que admitir: o desgraçado tem estrela. O time melhorou pois, com sua entrada, Mateus foi deslocado para o meio, e na lateral começou a jogar - sim, ele - Alex Teixeira. Foram precisos mais 45 minutos para que o DJ percebesse o que a torcida já sabe há algum tempo: nosso garoto prodígio atua melhor quando não tem a obrigação de empurrar para a rede. O empate veio na cabeça de Gian, que havia falhado no primeiro gol, após cruzamento perfeito de Carlos Alberto. Logo em seguida, o juiz finalmente decidiu expulsar um da Portuguesa, após falta criminosa. Porém, parece ter se arrependido logo em seguida, ao dar o segundo amarelo para a nulidade lateral Ernani. Aliás, a arbitragem merece um parágrafo separado.
Por mais que não tenha destoado do nível horroroso das arbitragens da série B - que conseguem ser um pouco mais bisonhas que as arbitragens brasileiras em geral - o trio do jogo de hoje foi de uma escalação pra lá de equivocada. Considerando que o Vasco disputa ferrenhamente a primeira colocação contra o Atlético Goianiense, colocar um juiz e os dois bandeirinhas vindos da Federação Goiana foi de uma infelicidade ímpar. O Vasco ganhou, sem maiores problemas. Mas poderia ser diferente... Voltando ao jogo.
Aos 25, Dorival tira Carlos Alberto para colocar o inexpressivo Rafael Mourisco, que fez o que se esperava dele: absolutamente nada. Mas não podemos criticar essa substituição, já que provavelmente foi motivada pelas inúmeras pancadas que nosso capitão levou ao longo dos 70 minutos que esteve em campo. Porém, aos 28, DJ muda novamente, tirando Mateus, que nada havia feito, para colocar Amaral. Entendo que alguns não gostem do estilo de jogo desse volante, mas ele é extremamente necessário. Amaral, jogando mal, consegue garantir que a zaga não tomará um vermelho de bobeira. Jogando bem, não deixa a bola chegar nem perto da nossa área. E assim, aos 30 do segundo tempo, nosso time chegou a uma formação mais próxima do que deveria ter sido a inicial. A essa altura, eu já estava resignado com o empate. Pois aos 37, após bela jogada pela esquerda, Adriano - sim, ele que não sabe passar uma bola e se acha o craque - empurrou para o fundo do gol. Como eu disse: ele tem estrela. A Portuguesa não se entregou, obrigando Prass a fazer boas defesas, mas abrindo espaço para os contra-ataques. Aos 44, Enrico, que não tinha passado a menos de 10 metros da bola até então, recebe uma bola esticada e sofre pênalti. Élton, o melhor em campo, bateu e conferiu. Não havia tempo pra mais nada. A freguesia continuava. Apesar dos pesares, seguimos colados com o Atlético Goianiense.
.

Quem foi no Canindé, bem. Quem não foi, só no ano que vem. Após a papagaiada que a torcida da Lusa arrumou, é praticamente certo que o estádio não deverá ser usado novamente esse ano...
.

O Vasco encerrou hoje as atividades de vários esportes olímpicos. É uma pena para esses atletas, mas não acho que a diretoria esteja errada. O Vasco é um clube de futebol e regatas. Se a situação do futebol estivesse 100%, eu não teria nada contra usar o excedente de nossos recursos para se estimular esses esportes, mas todos nós sabemos que a situação está bem longe de ser essa. Assim, não sejam mal agradecidos e louvem o espaço que o Club cedeu a vocês por quase uma década.

Despeito ou Senilidade?

Cruzmaltinos desse planeta,

sempre tive e sempre terei o maior respeito pelo nosso ex-comandante, o delegado Antônio "Cabeção" Lopes. Até mesmo por sua história vitoriosa. Mas, suas declarações recentes são absurdas.
.
Quando eu saí o Vasco estava em 11. lugar. Não tive nenhuma participação no rebaixamento. Se eu ficasse, não seria rebaixado, tranquilamente. Depois de mim, tiveram o Tita e o Renato Gaúcho e aí sim as coisas foram por água abaixo. Fui mandado embora, mas por causa de política. A atual diretoria entrou e tocou todo mundo que era bem relacionado com o Eurico. Foi o grande mal deles. Se não tivessem feito isso no meio de um Brasileiro, desmanchado uma estrutura, não tinha dado no que deu.
.
Me dói muito dizer isso, mas péra lá, Lopes! A coisa não foi bem assim. Em primeiro lugar, o elenco do rebaixamento foi montado por ele. Foi o Cabeção que deu o aval para a contratação de Jonilson, Jorge Luiz e outras dragas. Se estávamos em décimo primeiro quando ele saiu, era por sorte. O time era um lixo, o que já tinha ficado claro durante o carioca. Além disso, o delegado distorce os fatos ao dizer que a nova diretoria promoveu um desmanche nas estruturas no meio do Brasileirão, quando a verdade é que a diretoria velha adiou - na mão grande - sua saída do poder. Lopes foi mandado embora não só por política, mas por estar ultrapassado e ter um contrato de estrela que sangrava os cofres do Vasco. Seja homem, Lopes! Assuma sua parcela de culpa no rebaixamento. Ou pensaremos que o senhor está senil. Ou cuspindo no prato que comeu.
.
Como vocês já estão carecas de saber, o Vasco pega a Lusa - de técnico novo -daqui a pouco. O tempo das análises ficou pra trás. Agora, é só torcer! O Juventude até parecia que ia nos ajudar ontem, mas entregou a rapadura rapidinho... Agora só depende da gente. Vamos fazer a nossa parte e desejar sorte ao Bahia.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Orgulho de ser TRICOLOR!!!

Meus caros, que torcida é essa? Não é à toa que somos o maior patrimônio do Clube das três cores que traduzem tradição. Fábio “Vida Loca” Santos já caiu nas graças dos tricolores. E não é pra menos. Mostrou raça, vontade de vencer e espírito de luta durante toda a sua participação no Fla x Flu. Resultado: dezenas de manifestações populares tomaram conta da grande rede.


Mas precisamos ficar de olho. A Flapress já tá querendo plantar inverdades contra nosso novo xodó. Não duvidem se um juiz sem personalidade (vulgo safado) perseguir o guerreiro tricolor. Em 64 jogos pelo Brasileiro, Fábio Santos recebeu 15 cartões amarelos e apenas dois vermelhos (fonte: Futpédia/Globoesporte.com). Nada de anormal, concordam?

Agradecimentos especiais aos tricolores Wilson Varjão e Deise Lopes, criadores da montagem.

Saudações Tricolores.

Imortal só o Mengão é

Passado o vexame de quarta-feira, o mestre Andrade anunciou ontem o que todos já sabíamos: no jogo de volta contra o Flu, pela Sul-americana, o Mengão entrará em campo com força total. Se alguém for poupado, vai ser no brasileiro.

Fica a pergunta: Por que isso não foi feito já no primeiro jogo, aproveitando o mau momento do adversário? Dado o time reserva do flor, inofensivo (que me perdoe o novo xodó tricolete Fábio Santos, que tem tudo pra despontar como MARGINAL do torneio) como ele só, já poderíamos ter aberto uma boa vantagem, ou liquidado a fatura.

Vai entender.

Domingão pegaremos o Grêmio no Olímpico. Jogo difícil, um empate já estaria de bom tamanho, certo? Sim. Se não estivéssemos falando de FLAMENGO. Nesse caso, é hora de aproveitar os desfalques de Tcheco e Souza para jogar um adversário direto na luta pelo G4 pra baixo na tabela.

Finalmente livres da bisonha presença de Wellinton, provavelmente entraremos em campo com: Bruno; Aírton, David e Angelim; Everton Silva, Lenon, Willians, Pet e Everton; Emerson e Adriano.

Não custa lembrar: não há no MUNDO adversário que não trema diante do Mengão. Mesmo dentro de casa.

E a bebedeira continua...

Cruzmaltinos desse planeta,
amanhã enfrentaremos a Portuguesa sem Aloísio, liberado por motivo justo. Porém, nosso comandante parece determinado em buscar a pior solução para nossos problemas. Foi só o garoto Alex Teixeira se encontrar em campo jogando improvisado na lateral-direita para Dorival Júnior nunca mais escalá-lo por lá. Dessa vez, quem vai se arriscar na posição é o volante Mateus, com Souza voltando para o meio campo, barrando Amaral, Gostaria de saber se os treinos e a divisão de base justificam a escalação de Alex Teixeira como companheiro de ataque de Élton. Desde que subiu para os profissionais, o garoto-prodígio da colina sempre se mostrou muito mais útil jogando mais afastado da área, armando as jogadas, do que lá dentro, tendo que finalizar, o que todo mundo sabe que não é sua praia. Não por acaso, o primeiro gol na terça-feira saiu de um passe dele. Desnecessário dizer que, com essa conformação, temos a manutenção do Bonde Chamado Enrico no meio campo. Espero queimar minha língua, mas tá duro, hein, comandante!?
.
Quando a fase é boa, até os erros são minimizados. Após a falha de Fernando Prass no jogo de terça, Marcos, do Palmeiras - que falhou de forma semelhante - deu uma explicação para o que ocorreu. Se o maior goleiro do Brasil nos últimos 10 anos falou isso, quem sou eu pra discordar, não? Tá absolvido, Prass...
.
E o jogo de terça parece não acabar nunca. Agora é isso. Quem não deve não teme!!
.
O craque Pedrinho falou pro blog Dois Toques, do Lance. Além de explicar as razões da aposentadoria, o meia deu essa declaração.
BRAZ: O que você tem a dizer aos torcedores do Vasco?
PEDRINHO: Eu sou muito grato por todos os anos que estive ali. Foram 18 anos que vivi ali no Vasco. É toda uma vida. Não queria de jeito nenhum que o Vasco caísse, mas infelizmente aconteceu e a torcida do Vasco mostrou a grandeza dela. Eu sou grato por tudo mesmo, fico emocionado de fazer parte de um clube tão vitorioso e com uma torcida tão vibrante.
Pra ler a entrevista toda, é só clicar aqui.
.
O programa "O Vasco é Meu" já se aproxima de 20 mil sócios pagantes. E você!? Já entrou lá?

Sistema defensivo é principal preocupação de Estevam

Em seu segundo dia de treinamentos no Engenhão, ficou claro que a principal preocupação de Estevam Soares é em relação ao sistema defensivo do time alvinegro. Também não é para menos: em dezessete jogos disputados na competição o Botafogo já sofreu 29 gols, sendo a quarta equipe mais vazada do Brasileiro. Por isso a preferência por um esquema mais cauteloso com três zagueiros. Muitos gols em decorrências de falhas bobas, já foram tomados, e antes de mais nada, é preciso acertar o posicionamento da defesa, ainda mais nas vésperas do jogo contra o líder Palmeiras. Não que eles possuam grandes atacantes, mas se o Obina já costumava fazer gols na gente quando não estava jogando nada no Flamengo, imagine agora que está atravessando uma boa fase. Se ele for vetado em função de dores musculares, o paraguaio Ortigoza, que é bom jogador, também preocupa. Sem contar Diego Souza que está jogando o fino.

Estevam
fez duas alterações durante o coletivo de quinta-feira. Léo Silva deu lugar a Fahel, o que tornou o meio campo mais defensivo, e no final do treinamento Jonatas foi substituido pelo atacante Laio, dando mais rapidez ao contra-ataque da equipe, saindo de um 3-6-1 para o conhecido 3-5-2. Nenhum dos dois esquemas me agrada porque o time fica muito vulnerável nos flancos, pois os alas jogam como pontas e muitas vezes, os zagueiros, por serem lentos, não conseguem fazer a cobertura devida. Outra coisa que não vejo com bons olhos é o time jogar apenas com o André Lima na frente. O jogador é lento e precisa de um companheiro que jogue com ele, e que seja mais ágil. Como o Botafogo está carente de atacantes, e os titulares estão ou suspenso (Victor Simões) ou machucado ( Reinaldo), o jovem Laio é a opção que resta.

Mas estou confiante num bom resultado contra o Palmeiras, mesmo jogando em São Paulo. E bom resultado pra mim são os 3 pontos. Parece que o estilo falante e motivador do novo técnico contagiou os jogadores, o que fez com que eles ficassem até mais comunicativos em campo. Vamo que vamo Fogão, esse é o momento de arrancar na tabela!!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Estevam Soares muda o ambiente no Botafogo

Em seu primeiro dia de trabalho como técnico botafoguense, Estevam Soares mostrou um estilo de comando bem diferente de seu antecessor, Ney Franco. Durante o longo treinamento, de cerca de duas horas, o novo treinador gesticulou bastante e não cansou de gritar com os jogadores para arrumar seu posicionamento. Se uma das intenções da diretoria alvinegra era provocar um choque de ambiente no grupo de jogadores, parece ter conseguido. Agora é esperar que nossos atletas se adaptem melhor ao estilo vibrante de Estevam, porque com o jeitinho manso e tranquilo do antigo comandante mineiro, em certos momentos dos jogos, parecia que nosso time estava dormindo em campo. E conforme esbravejou nosso treinador durante o coletivo de ontem " Não há mais tempo pra ninguém dormir!!"
Estevam não fez rodeios em relação ao time que provavelmente enfrentará o Palmeiras no próximo sábado no Palestra Itália. Em vista dos muitos desfalques da equipe, ele deve armar o time num 3-6-1, com Flávio, Wellington, Juninho e Eduardo; Thiaguinho, Leandro Guerreiro, Léo Silva, Jônatas, Lucio Flavio e Batista; André Lima. Dos jogadores que estão no departamento médico, o único que tem chances de se recuperar até sábado é Renato, que entraria no lugar de Léo Silva.

Retorno de antigos ídolos

A escolha de nosso eterno ídolo, Vágner, como novo treinador de goleiros foi muito acertada. Conquanto ele ainda seja inexperiente na função, tem identificação de sobra com o Botafogo e com nossa torcida, e só por aquela atuação no segundo jogo da final de 95 contra o Santos, no Pacaembu, já mereceria um cargo vitalício em General Severiano. Outro que foi contratado pelo Botafogo....só que do DF, foi Túlio Maravilha, que disse que fará o gol de número 900 lá, mas que o milésimo será com o camisa do Glorioso. Por que não?

Barca de Estevam Soares

O atacante Tony, acertou contrato com o Duque de Caxias para o restante da série B. Já Jean Coral, que tem contrato com o Botafogo até 2014, deve ser emprestado ao Figueirense. Boa medida da diretoria para diminuir a folha salarial do clube. Desejo sucesso aos jogadores e que eles nunca mais voltem a vestir a nossa camisa gloriosa.

Um Fla x Flu como se deve

Encontrei essa pérola na época que estava fazendo uma pesquisa, sem nenhuma informação sobre. Sortudo do pessoal que estava nesse jogo e viu esses monstros do futebol nacional ainda engatinhando. Se alguém souber maiores detalhes sobre essa partida, não hesite em mandar pra nós.

Água que passarinho não bebe

Cruzmaltinos desse planeta,

rodando a net por notícias do Gigante da Colina, me deparei com uma que me assustou. Foi essa daqui. Não pelo malabarismo de números feito pela FlaPress para desqualificar o time do Vasco. Isso eu já estou acostumado. Fiquei preocupado mesmo com a fala de nosso comandante no final do texto:
Ele (Enrico) vem se escalando. Acho que ele fez uma excelente partida. Fiquei muito contente novamente com o rendimento do Enrico e espero que ele mantenha essa postura para os jogos seguintes, porque acho que ele trabalhou muito para poder buscar esse espaço.
Diante desse comentário, só posso perguntar uma coisa para nosso técnico:
- Dorival, com todo respeito: VOCÊ BEBEU!? Porque é impossível ficar minimamente satisfeito, quanto mais "muito contente" com a atuação de Enrico nessa terça-feira. Não bastasse o segundo gol do América ter surgido de uma falha dele, o meio campo parece jogar com as pernas amarradas. A não ser que ele esteja treinando para alguma competição de corrida do saco que vá nos colocar diretamente na série A, a justificativa para a insistência de DJ com o Enrico é a proverbial teimosia de nosso técnico. Ou isso ou os bebedouros de São Januário estão cheios de água que passarinho não bebe...
.
Após o jogo, nossa comissão foi atrás de alguns dos destaques do América de Natal. Boa medida. Somália poderia vir para compor o elenco, já que - apesar do belo chute no primeiro gol - não vi nada no jogador que justificasse qualquer empolgação. Já com o atacante Lúcio, a história é diferente. Destaque no estadual potiguar, o atacante tem faro de gol. Poderia se destacar no Vasco com suas jogadas de velocidade e precisão nas finalizações. Mas, para isso, vamos ter que cortar um pouco do excesso no elenco. A luz de alerta acende, principalmente para Robinho, Pimpão e - mesmo com os gols - Adriano. Abre o olho, galera!
.
Dorival Júnior finalmente constatou o óbvio: que nossas duas próximas rodadas são mais puxadas do que a de nossos rivais diretos. Mas, mesmo no ano passado, quando tudo deu errado, nós batemos a Portuguesa lá no Canindé. Então, nada de misérinha por agora. Não vou engolir uma derrota, meu povo!
.
Como eu já comentei, Ramon está suspenso e não encara a Lusa. Para seu lugar, entra Ernani. Até aí, nada demais. Mas aí vejo essa notícia. Como assim "improvisado"? O cara não era "o lateral-esquerdo dos sonhos dos cariocas", disputado a tapa pelos quatro times do Rio? Parece que é mal da posição. Desde que Mazinho foi deslocado pro meio que todo lateral acha que pode fazer o mesmo. "O jogador (...) já disse preferir atuar no meio-de-campo". Tá! E eu preferia trabalhar na NASA, de bermuda e camisa florida, mas não sei física, por isso fico por aqui mesmo. Baixa tua bola, Ernani!
.
O jogo contra o Ipatinga foi confirmado para o Maracanã, passando da sexta à noite para o sábado de tarde. Para de choramingar, Cazalberto!
.
Romário diz: Se o Pet pode, porquê não eu? Confira aqui.
.
Rafael se destacando no gol do Flu? Cada dia que passa o Flu de 2009 é mais parecido com o Vasco de 2008.

O papelão foi da mulambada

Poderia xingar Mariano, Maurício, João Paulo, Fabinho, Diguinho e cia? Sim, poderia. Mas eles não têm culpa de serem medíocres. Culpa é de quem contrata, de quem escala. Não acredito que algum desses cidadãos tenha esquecido como se joga futebol (ou que um dia tenha aprendido). Ou, até mesmo, que o gramado das Laranjeiras tenha impedido o aperfeiçoamento da “técnica” refinada desses rapazes...

Analisando friamente o zero a zero de ontem, o resultado não foi tão ruim quanto o jogo, assistido por 14.221 vítimas pagantes. Jogamos o suficiente para empatar com os mulambos. Nosso esquema tático não foi pensado para resolver na frente e, sim, não tomar gols. Com quatro volantes, Renato congestionou o meio e deixou Alan isolado entre os três zagueiros do Flamengo. Como havia previsto, só chutão.

De bom, podemos destacar nossa dupla de zaga, segura e muito mais competente do que a “titular”. Cássio não pode ser reserva do Edcarlos. É mais rápido, mais técnico e ainda sabe sair jogando com a bola dominada. Dalton também tem qualidades, no 3-5-2 funcionaria muito bem no combate, com Luiz Alberto na sobra. Rafael, apesar de algumas defesas atabalhoadas, jogou bem e mostrou que sabe sair do gol (até que enfim temos um goleiro que sabe sair do gol!!!). Fábio Santos fez uma boa estréia. Só depende dele para ser titular do Flu. Será muito útil quando não estiver cumprindo suspensão.

Agora é esperar domingo e torcer para que o descanso traga frutos ao nosso esquadrão. Em parte, o plano de Renato deu certo. Um empate com gols no jogo de volta classifica o Fluzão e mantém a mulambada sem nunca ter vencido um joguinho sequer na Sul-Americana.

Saudações Tricolores

Um Fla Flu pra ficar na memória...


...de quem foi ao estádio assistir essa TRAGÉDIA.

Pra fazer justiça, o pessoal de sempre jogou com a seriedade que deles se espera: Willians, aos poucos se firmando como peça fundamental do elenco rubro-negro; Pet, SEMPRE útil e dedicado, do alto dos seus 36 anos botando no chinelo todos os moleques do elenco em força de vontade; e claro, Emerson. É impressionante como esse cara dá as caras em campo. Se entrega ao máximo, acredita nas jogadas e vem mostrando lances individuais cada vez mais interessantes. Hoje, praticamente TUDO o que foi tentado passou pelos pés dele, e se as tentativas não deram resultado, paciência. Caso o imperador não tivesse assistindo o jogo em casa com sua cervejinha o resultado poderia ser outro.

Mas hoje era dia de URUCA mesmo, como comprovaram nossas bolas na trave. E olhando para o campo e vendo figuras como Maxi, Zé Roberto e o Traseiro do Zé Roberto, não podíamos esperar muito mesmo. Bola pra frente.

Quanto ao time do Flu, tenho uma sugestão a fazer, Renight: basta apertar o botãozinho:

SRN

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Hora de mudança no Botafogo

Eu não vou negar que faço parte daquele grupo de alvinegros que via com bons olhos a volta de Cuca ao comando do time da estrela solitária. Afinal, desde a conquista do brasileiro em cima do Santos em 95, e lá já se vão 14 anos, tivemos raríssimos escretes que honraram nossa camisa, e a equipe dirigida por Cuca em 2007, sem dúvidas, foi um deles. Jogávamos o melhor futebol do país na época, e só não nos sagramos campeões do Carioca e do Brasileiro por razões já exaustivamente discutidas na época, quais sejam, roubos descarados da arbitragem e problemas extra campo relacionados aos nossos principais jogadores, Dodô e Zé Cachaça.
O momento agora é outro. Não temos o melhor time do campeonato, muito longe disso, mas a chegada de um novo treinador, costuma provocar uma mudança de comportamento na maioria dos jogadores, que passam a se esforçar mais em busca da conquista de seu espaço dentro da equipe. Não temos um elenco forte, com grandes jogadores, mas a exceção de 2 ou 3 times, não há uma equipe muito melhor que a outra neste campeonato. Diante deste quadro, eu acredito que com a chegada de Estevam Soares o Botafogo tem tudo para subir na tabela e , no mínimo, conquistar uma vaga para a Libertadores.
O treinador, que deixou o Barueri em sexto lugar na competição, com jogadores que tecnicamente se equivalem aos alvinegros, certamente não pensa diferente. Afora a motivação de trabalhar num dos clubes mais tradicionais do mundo, ele não aceitaria trocar o certo pelo duvidoso, inclusive arcando com sua multa rescisória, se não vislumbrasse um horizonte vitorioso para o Fogão. Na tarde de hoje ele se apresenta em General Severiano e terá seu primeiro contato com o grupo. Espero que ele avalie bem o elenco , defina seus 11 titulares e dispense aqueles jogadores que só fazem inchar o orçamento do clube. Os exemplos não são poucos: Jean Coral, Jean Carioca, Tony, Laio, entre outros. O primeiro desafio do novo técnico não será nada fácil, simplesmente o líder do campeonato, Palmeiras, no final de semana. Não há tempo a se perder!

Noite de terror

Cruzmaltinos desse planeta,

que noite esquisita essa de terça. O tropeço do Atlético Goianiense diante do Ipatinga deveria ter servido de alerta, mas não serviu. No final da noite, tivemos 5 empates em 2x2 nos 10 jogos disputados. Bizarro. Mas voltemos ao início da noite.
Fernando falhou duas vezes, mas compensou com grandes defesas. Botou a culpa no vento. Ok. Ele tem crédito na praça. A culpa não foi dele.
Já o Dorival Jr ontem me lembrou Renato Gaúcho. Tentou inventar e errou tudo. Do início ao fim. Entrou com uma escalação bizarra, com Souza na lateral direita, Alex Teixeira nem lá nem cá e Amaral atuando como um terceiro zagueiro. E o ataque do América entrava como queria, por falhas de posicionamento (Ok! Méritos para Lúcio e Fábio Neves, em noite inspiradíssima). No intervalo, quando o time empatava em 1x1, tirou Nilton - que bem ou mal sabe jogar com a bola no pé - e colocou Dedé, abrutalhado zagueiro vindo do Volta Redonda. Nesse momento, nossa formação tinha 3 zagueiros, um lateral, 2 volantes, 3 meias de ligação e um atacante (Carlos Alberto jogou como meia - mal chegou perto da área.). A demora de nosso comandante para colocar Aloísio em jogo só não é mais inexplicável do que a insistência na permanência do lento Enrico. Quando entrou, aos 15, Chulapa substituiu Amaral, que estava jogando à frente da zaga. Com o segundo gol do América (em mais uma falha da defesa e de Fernando Prass), o técnico decidiu colocar o time todo pra frente, tirando Carlos Alberto (que não vinha produzindo) e colocando Adriano. O atacante vindo do Internacional até marcou gol, mas é horrível e fominha. Assim, o time estava com 3 zagueiros, um lateral, um volante, um meia de ligação e 4 atacantes! Desnecessário dizer que virou um jogo de bicões pra frente, sem que o Vasco conseguisse levar perigo ao time potiguar. De destaque positivo, somente a movimentação de Élton, que parece ter tomado gosto novamente pelo jogo. Uma das piores atuações do Vasco esse ano.
Ok! Eu poderia dizer que o Vasco desperdiçou várias oportunidades, sobretudo no primeiro tempo, que o goleiro deles catou tudo, que o time deles abusou de bater em Carlos Alberto e o juiz não teve peito de expulsar ninguém... Tudo isso é verdade, mas não justifica. A culpa foi todinha do DJ, que tentou dar um nó tático no técnico adversário e acabou se complicando.
Nosso treinador se mostrou satisfeito com o empate. Pela estatura do Vasco, não deveria. Mas, pelas circunstâncias, até que foi de bom tamanho.

.
Para sábado, contra a Portuguesa, no Canindé, não poderemos contar com o lateral-esquerdo Ramon. As opções naturais para substituí-lo são Ernani e Pará. Quem sabe um deles não entra bem e faz um pouco de concorrência para o titular, que visivelmente caiu de produção. Talvez seja isso que ele precisa para retomar a boa fase.

.
Nosso comentarista tricolor parece ter uma memória muito curta. Ele diz:

Já que Renato preferia disputar só o Brasileiro, que ficasse no Vasco pra perder a série B...

Só posso responder uma coisa:

PAGUE A SEGUNDONA, FLUZINHO!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Tudo novo de novo

Meus caros tricolores, não concordo com a escalação do Flu para enfrentar a urubuzada. Não vejo motivos (nem merecimento, nem necessidade) de poupar titulares. Primeiro porque tanto o jogo de amanhã quanto o de domingo são no Rio. Segundo, o momento é de cobrança. Não adianta passar a mão na cabeça dos nossos jogadores. Se o time voltou a vencer no Brasileiro, deve-se principalmente ao fato de que gente nova entrou, e a cobrança foi renovada, reforçada.

Já que Renato preferia disputar só o Brasileiro, que ficasse no Vasco pra perder a série B... Neguim fica o ano inteiro colorindo a porra da tabela, dividindo em G4, zona da Sul-Americana, Z4, e agora vem com essa. Fala sério! Acho que o Fluminense tem a obrigação de entrar em campo pra ganhar essa bagaça, principalmente pelo ano frustante que 2009 se desenhou para nós, tricolores. Um Fla x Flu ainda é um atrativo extra, fora o dinheiro das premiações, fora a obrigação de honrar o manto tricolor seja qual for a competição.

Das surpresas cotidianas, as ausências de Edcarlos e Wellington Monteiro na lista de jogadores inscritos na Sul-Americana foram, sem dúvida, as mais esquisitas. O que nossa diretoriacomissãotécnicapatrocinadora está tramando desta vez? Será que atenderão às nossas preces? Sinceramente, não faço idéia. Outras duas ausências foram Fred e Tartá, entregues ao departamento médico. Leandro Amaral também está fora da lista, sabe-se lá porque.

Voltando ao jogo de amanhã, além de reserva, nosso time tá mal escalado. Sem homens de criação e apenas o jovem Alan na frente. Provavelmente, aqueles ferrolhos do Renato, com muita gente atrás dando chutão, esperando um momento de deslize da zaga adversária para fazer um golzinho chorado no último minuto. Ou seja, vitória melhor impossível!!!

Saudações Tricolores.

Small Victory

Em outros tempos aqui estaríamos nós, rubro-negros, gastando saliva com tricoletes tresloucados sobre o resultado do jogo de amanhã. Mas não há o que falar. Porque um dos clássicos mais famosos do futebol internacional está cada vez mais apagado, e dificilmente o que veremos nessa quarta mudará o quadro.

No Mengão, sob circunstâncias misteriosas, todo mundo 'sentiu a coxa' hoje. Daí Adriano aproveitou e 'pediu pra ficar fora'. O que resta é o seguinte:

Bruno; David, Aírton e Fabrício; Everton Silva, Willians, Lenon, Petkovic e Everton; Emerson e Denis Marques.

Do outro lado, eis que ressurge das cinzas um Renight preocupado com mais do que 'passear' no brasileirão, e disposto a sacrificar a Sul-americana pra isso: vai botar a molecada em campo. Vejam bem, se o time TITULAR do flor é esse que está na vice-lanterna, imagina o naipe do que enfrentaremos amanhã.

Exposto o drama, está claro pra qualquer um que a vitória é obrigação. Como já disse aqui, acho que a Sul-americana é um campeonatinho de merda, mas esse foi o filho feio que nosso time fez ano passado. Assumir a criança não seria uma má idéia: pra um clube da grandeza do Mengão já deu de se contentar com estaduais que vão perdendo a graça a cada ano.

Ou seja, enquanto o time não convencer a Nação que está no brasileirão pra ser CAMPEÃO, acho que não podemos nos dar ao luxo de ficar jogando títulos fora.

No mais, será uma boa oportunidade para observar melhor as incógnitas David, Denis Marques e Lenon, que ainda não tiveram tempo de mostrar a que vieram.

SRN

Mais calendário europeu...

... na coluna de Décio Lopes, mais argumentos irrefutáveis...

No entanto, a enquete do diário Lance mostra que 85% dos leitores são a favor de se aproveitar a pausa da Copa de 2010 para se adequar aos padrões gringos....

Mi Casa, Su Casa

Cruzmaltinos desse planeta,

tá certo que São Januário é a nossa casa, onde não pagamos aluguel. Mas tem que parar com essa frescurite de "Só gosto de jogar lá". O que aconteceu essa semana, quando milhares de vascaínos ficaram fora do estádio, não pode se repetir. Assim, enquanto não temos o laudo permitindo a volta de nossa capacidade normal, temos que jogar no Maraca sim. E não podemos nos esquecer que fomos campeões em 74 e 2000 lá. Se São Januário é nossa casa, o Maracanã não passa do nosso salão de festas. Não somos time de várzea pra nos escondermos em alçapão. Nossa torcida lota dois Maracanãs se preciso for. Assim, a decisão da diretoria de levar o jogo contra o Ipatinga pra lá é mais do que acertada. Um clube que quer ter 100 mil sócios não pode querer mandar seus jogos sempre em um estádio pra 18 mil pessoas.

ATUALIZAÇÃO: Mais um...

.

Alan Kardek foi convocado para a seleção Sub-20. Ao contrário de vários corneteiros, ainda acredito no potencial do nosso AK... Nem que seja o potencial de venda! O lance é segurar o menino, parar de colocá-lo em roubadas, deixá-lo na boa, jogando contra as barangas que a gente encarar, metendo gols em jogos fáceis... Até que um sheik do Qatar se interesse! A matéria ainda comenta, em tom desdenhoso, que Alex Teixeira não foi chamado. Eles que se atrevam!! Não tirem nosso menino, sobretudo agora, que ele parece ter encontrado seu lugar em campo!

.

Parece que não estou sozinho na luta contra o calendário europeu. No Lance!Activo, um dos blogueiros já se manifestou contrário, com argumentos semelhantes aos meus e acrescentando outros mais, alguns bem interessantes... Porém, vemos nos comentários que a maioria já está contaminada pela imprensa cafajeste.
Alguns argumentam: "Contra o calor, basta marcarem os jogos para mais tarde." Mas isso iria de encontro aos desejos de um importante canal de TV... "A TV que se adapte!!". Não é bem assim... Basta ver aonde está hospedado o site da CBF para entender quem é que manda...

Já virou regra...

Cruzmaltinos desse planeta.

Não. Eu não vou falar da imbecilidade que Galvão Bueno repete todos os jogos ("Já virou regra... Um minuto de acréscimo no primeiro tempo e três no segundo..."). Os imbecis em questão dessa vez são outros: aqueles desocupados do STJD... A vítima dessa vez foi o volante Mateus, que cumprirá mais um jogo de suspensão e não poderá ser relacionado contra o América de Natal. (leia aqui). Todo jogador do Vasco que toma o cartão vermelho pode ter garantido que ficará mais de um jogo fora. Por isso é tão importante comemorarmos a fase calminha de Carlos Alberto...

Mas não fará falta: com a volta de Amaral e Nílton, de baterias recarregadas, o Vasco tem que ir pra cima. Quem sabe dessa vez o Aloísio não deixa o dele?


PS:
Você trocaria o Barueri pelo Botafogo??

A obviedade de um domingo de regatas

Acordei nesse domingão tendo dormido menos de uma hora, sentindo aquela sensaçãozinha boa do acúmulo de sono somado à ressaca do sábado. Alguns minustos depois, lá estava eu dentro de uma van lotada, sob um sol de derreter sola de sapato, ouvindo choro de criança e uma entrevista do RODRIGUINHO DOS TRAVESSOS no rádio, sabendo que a coxinha do posto de gasolina e meia dúzia de latas de cerveja seriam tudo o que eu iria ingerir até as dez da noite. Resumindo, um dia que não poderia ficar melhor.

Porque nesse misterioso, bizarro e imprevisível universo futebolístico, só há uma certeza: quando eu vou ao maraca o mengão rebenta quem for.

Felizmente nosso adversário parece ter sido avisado disso e respeitosamente não jogou futebol, preferindo observar o mengão em campo. Desmontado pela venda de jogadores e alguns desfalques (inclusive Ronaldo, exaustiva e carinhosamente lembrado nos novos cânticos da Nação) o corinthians até que tentou e deu uns sustinhos nos mais de 40.000 rubro-negros presentes, mas com uma ineficiência de dar dó.

Do outro lado, sempre a favor da emoção do espetáculo, o Mengão não fez por menos e abusou de passes errados, gols perdidos e, claro, os cruzamentos MEDONHOS de sempre.

Segundo tempo, o time voltou mais ligado e mostrou a VONTADE que a gente tanto quer ver. Especialmente Léo Moura, que está naquela de entregar flores e bombons de cabelo partido pra corrigir a pisada de bola. Que continue assim. E treine os malditos CRUZAMENTOS!

Emerson continua dando o sangue e, depois de mais uma ovação da geral, tem tudo pra continuar conosco formando a temível dupla de ataque com o Imperador. Por falar nele, ô Adriano, tá me ouvindo? Você é o cara e merece o carinho das arquibancadas e a artilharia do brasileirão. Bem ou mal, apesar das pataquadas, chama na responsa e salva a tarde da Nação.

Agora é aproveitar o caos nas laranjeiras e destruir os tricoletes na quarta. Preocupar com Sul-Americana é deprimente, mas é o que tem. É bom pra evitar que isso se repita no ano que vem.

Pra finalizar, deixo com vocês esse post do Urublog (do grande Arthur Muhlenberg), que melhor ilustra a óbvia magia do maraca num domingo de regatas, e prova que até mesmo o programa da ANA MARIA BRAGA pode ser salvo pelo Mais Querido.

SRN

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Estevam Soares é o preferido da diretoria alvinegra

Conforme noticiado há pouco no globoesporte.com, o nome preferido para assumir o comando alvinegro é o de Estevam Soares, atualmente no Barueri.

O que estaria atrapalhando a contratação é o fato do técnico estar a frente da principal surpresa do campeonato, na quinta colocação. Os nomes de Waldemar Lemos (Ai meu Deus!!) e Cuca estariam correndo por fora.
Acho que se fechar com Estevam, o Botafogo tem tudo pra dar a volta por cima no segundo turno do Brasileirão. O técnico já mostrou que é bom de trabalho, e além da excelente campanha que vem fazendo a frente do Barueri, já montou bons times na Ponte Preta e no Palmeiras. Vamos aguardar, nação alvinegra!!!

Indefinição quanto ao nome do próximo comandante alvinegro

Conforme escrevi ontem, alguns nomes estão sendo ventilados, mas até agora não há nada certo.
Não acredito que PC Gusmão seja um bom nome, afinal orgulho é essencial num clube grande e recontratar um traíra seria se comportar tal qual mulher de malandro. Waldemar Lemos....bem,se ele for contratado eu desisto!!! Wágner Mancini parece já ter acertado as bases com o Vitória. Leão eu acredito que não daria certo no futebol carioca, além do que diante da política pés no chão da diretoria, seu salário seria um contra-senso. Resta o Cuca, que apesar dos pesares, foi o técnico que montou o melhor time alvinegro dos últimos 14 anos. Vamos aguardar!

Multa

André Lima foi multado em 10% de seu salário por ter cobrado o pênalti que sofreu, descumprindo as ordens do técnico Ney Franco e cometendo ato de indisciplina. Lucio Flavio recebeu uma advertência por, segundo a diretoria, não ter feito valer a sua autoridade de capitão dentro de campo e cobrado a infração, já que é o batedor oficial. Vamos torcer para que tais medidas sirvam pra restabelecer a ordem em General Severiano.

Coritiba deve ser a nova casa de Ney Franco

Em pouco mais de um ano a frente da equipe - foi contratado em 11 de julho - Ney conquistou a Taça Guanabara deste ano e chegou até a final do Campeonato Estadual, quando foi derrotado nos pênaltis. O técnico esteve a frente da equipe em 74 partidas: foram 34 vitórias, 17 empates e 23 derrotas. O time marcou 131 gols e sofreu 92 neste período. O treinador deixa o clube junto com a sua comissão técnica, formada pelos auxiliares Moacir Pereira, Éder Bastos, o preparador físico Alexandre Lopes e o preparador de goleiros Rubens Lima. O destino do comandante mineiro deve ser o Coritiba.

Cornetada inaugural

Olá! Inauguro este espaço do meu amado Fluminense honrando o nome do blog. Impossível falar bem ao ver Wellington Monteiro e Edcarlos em campo com as cores do Fluzão. Como diria o ilustre canhotinha, “É brincadeira...”

Wellington Monteiro é um inútil. Não acerta um passe de três metros. Marca mal, muito mal. Quando tenta o ataque, fica pior. No jogo de ontem, resolveu desaparecer. Atuação apagadíssima.

Já Edcarlos, esse sim gosta de aparecer. Como faz merda o cabeça de cotonete. Fora as lambanças lá de trás, perde gols importantíssimos nos minutos decisivos. Ontem, até o Júnior tirou onda com a cara dele durante a transmissão. Disse que ele era ajudante do Beto Jamaica e até nas peladas do “É o tchan” (veja bem, “É o tchan”!!!), ele jogava mal... Quem assistiu ao Monstro Thiago Silva nas temporadas de 2007 e 2008 deve achar uma piada de mau gosto quando esse cara veste a nossa camisa “3”.

O drama da defesa tricolor já é crônico. Os atacantes adversários passam como querem pela nossa zaga. E incluo nessa Luiz Alberto. Tudo bem que ontem até marcou gol, mas nosso capitão está nitidamente fora de forma. Andando em campo. Não é possível como ninguém enxerga que Luiz Alberto e Edcarlos juntos não rola. Nossos zagueiros são lentos e fracos tecnicamente. Ou o Renato joga no 3-5-2, liberando nossos laterais (que também defendem mal) ou escala pelo menos o Cássio que corre um pouco mais. E ainda vem por aí a mais recente contratação: Gum, direto da papa-títulos Associação Atlética Ponte Preta (“É brin-ca-dei-ra”, né Gerson?). Espero honestamente queimar minha língua...

Do meio pra frente, mais problemas. Conca até voltou a jogar bem, mas está sobrecarregado na armação das jogadas. Marquinho, Carlos Eduardo, Tartá e até mesmo Diguinho não rendem nesse setor. Trocamos de técnico, coordenador, gerente, mas meia-direita que é bom, nada. Nossos volantes são limitados. Diogo fez duas boas partidas mas deve ser substituído por Fábio Santos no decorrer da temporada. Wellington Monteiro é o pior deles, e mesmo com a constante troca de treinadores, não sai do time.

Nosso ataque melhorou, mas sem as estrelas. Com a vinda de Roni e Adeílson (ex-Ipatinga, rs) alguma mudança estrutural está por vir. Provavelmente ou Fred (Sevilla-ESP interessa) ou Leandro Amaral (ou os dois) devem deixar o clube. Acho que Fred poderia ser mantido. Foi um investimento alto, é jovem, bom jogador e ainda não rendeu no Flu. Vale esperar um pouco. Se for Leandro Amaral, ótimo. Detalhe que o cara ganha R$ 280 mil mensais (o mesmo valor de Kléber, do Cruzeiro!!!) e não marca um gol há incríveis 9 meses. E ainda tinha gente zoando o Obina...

Quarta-feira começa a Sul-Americana. Uma vitória sobre a urubuzada é importantíssima para manter a confiança do time e vencermos bem o Coritiba no final de semana. A partir de agora, perder pontos em casa será um tiro no pé.

Saudações Tricolores.

Internet...

A polêmica no Flu é que teriam dito no Twitter que o Edcarlos é horrível...

Depois as pessoas vem querendo me convencer que a Internet traz notícias novas...

Avisa lá que eu vou voltar...

É... Ney Franco saiu mesmo. O Botafogo está a um passo de me matar de tanto rir...

domingo, 9 de agosto de 2009

Balança mas não cai.....ou cai?

Depois de mais uma derrota, desta vez em pleno Engenhão, para o Atlético –PR por 1 a 0, os rumores da saída de Ney Franco do clube da estrela solitária, são cada vez mais fortes. Nada de se estranhar em se tratando de futebol brasileiro. Já que não é possível mandar o time todo embora, demiti-se o treinador. Não sou fã do trabalho do Ney, e embora não considere que ele seja o principal responsável pela má campanha do time no campeonato, parece que ele perdeu o comando da equipe.
Tanto que na derrota de ontem, quando o árbitro marcou pênalti a favor do Botafogo, o treinador foi à beira do campo por duas vezes dizendo que quem deveria bater era o Lúcio Flavio, o cobrador oficial do time. Mas não foi isso que aconteceu. André Lima, desobedecendo a ordem de Ney, pegou a bola e chutou na trave.O time criou algumas oportunidades, mas não conseguiu superar a retranca armada por Antônio Lopes. Embora o bandeirinha tenha anulado um gol legítimo alvinegro ( até agora não entendi o que a “autoridade” marcou), as deficiências do time fizeram jus ao resultado. Os jogadores, à exceção de três ou quatro nomes, são demasiadamente limitados, e mais do que isso, não se mostram motivados nos jogos. Não dão aquele “algo a mais”. Parece que se resignaram a jogar aquele futebolzinho mediano e se a derrota vier, é porque tinha que ser assim mesmo. Não dá pra continuar assim!

Diretoria reunida

A informação, no momento em que eu escrevo esta coluna, é que a diretoria do Botafogo estaria reunida para decidir sobre a continuidade ou não do técnico mineiro no clube. Os nomes mais cotados para substituir Ney Franco seriam Cuca, Leão e PC Gusmão, mas segundo a rádio Tupi, o preferido da diretoria é Waldemar Lemos, que saiu em julho do Atlético-PR quando completava 50 dias no comando do clube. Se a notícia se confirmar é melhor eu já comprar o pacote da série B.

Vasco

Qualquer jogo do Vasco na série B melhora o meu humor, consideravelmente.

Conforme o combinado

Cruzmaltinos desse planeta,

o Vasco entrou em campo sem deixar a menor margem para reclamações de minha parte: DJ parece ter lido meu post e entrou com o time do jeitinho que eu havia dito. O time começou bem, mas deixando espaços demais para o contra-ataques do time de Campina Grande. O pênalti, marcado aos 10 do primeiro tempo e cobrado com perfeição por Carlos Alberto, serviu para dar mais tranquilidade ao time. Porém, a preocupação voltou aos 17, por motivos extra-campo: gás lacrimogênio. A polícia tenta jogar a culpa nos seguranças do estádio, mas é óbvio que isso é coisa da sempre "competente" PM do Rio de Janeiro. Se o Vasco perder o mando de campo por causa desses imbecis vai ser sacanagem. Mas, bem ou mal, a pausa serviu para nosso comandante orientar a zaga e acabar de vez com quaisquer pretensões por parte do Campinense. No segundo tempo, Élton - logo aos 4 - e Gian - aos 25 com uma bomba de falta, selaram o placar. O jogo mais fácil do ano. Mas podia ter se complicado.
Adriano mostrou mais uma vez que não tem condições de ser titular do Vasco da Gama. Não bastassem as limitações técnicas, o egoísmo que o faz tentar SEMPRE o drible ao invés do passe para o companheiro em melhor posição o tornam completamente dispensável. Apesar de não ter marcado, Aloísio mostrou que sua presença melhora o time. O toque de bola do estreante é diferenciado, e sua colocação faz com que as defesas adversárias sempre tenham com o que se preocupar. Aliás, ele só não marcou graças a um milagre do goleiro Fabiano. Se ele e Carlos Alberto jogarem sempre como ontém, não tem nem conversa: vamos continuar sendo o time que menos perde no Brasil.
Pra melhorar a história, a combinação de resultados nos foi favorável e agora estamos dividindo a liderança com o Atlético Goianiense, perdendo somente no critério de desempate. Na terça-feira entramos em campo novamente, contra o América, em Natal. Os potiguares vêm de uma vitória sobre o Figueirense, lá em Florianópolis. Espero que eles sejam bons anfitriões e desempenhem seu papel como coadjuvantes. Conforme o combinado.
.
PS: Assisti o primeiro tempo do jogo do Botafogo. Jesus! Há tempos que eu não ria tanto. Esse time só me dá felicidade.