quinta-feira, 26 de julho de 2012

Os 4 pecados de Abel


Tricolores e hereges de outras cores,

Tenho andado sem tempo pra escrever, mas otimista com o tricolor. Tenho notado o time com uma consistência, um equilíbrio maior do que o dos últimos anos. Isso está refletido nos números: Temos a melhor defesa e o segundo melhor ataque do campeonato.

Mas antes que eu tivesse tempo de tecer esses elogios, o Fluminense me desmentiu.

Abel cometeu ontem 4 erros fatais, que nos valeram a primeira derrota no campeonato. O primeiro deles, menos grave, foi o de escalar o time em um esquema novo, com 3 zagueiros e 2 volantes. Digo menos grave porque, em um primeiro momento, eu também pensei que poderia dar certo. Mas, após o primeiro tempo, eu já não tinha a mesma fé. E esse foi o segundo erro: talvez confiante na conversa do vestiário, Abel voltou com o mesmo time pro segundo tempo.

Gravíssimo, porém, foi o terceiro erro: não mudar o time após os primeiros 15 minutos do segundo tempo. Ali estava claro que o time não tinha melhorado, que a pressão do adversário se tornava cada vez maior, e que o gol adversário era questão de tempo. Abel esperou ver a casa arrombada pra tomar providência.  

E ai veio o último erro. As mexidas foram péssimas, bagunçaram tudo. Abel encheu o time de atacantes, e sem ter um meio-campo capaz de fazer a bola chegar até eles, passou a apostar na ligação direta. A desorganização era tanta que no fim Leandro Euzébio (nosso único zagueiro em campo) se mandava pro ataque enquanto o Wagner ficava na zaga... Assim como acontecia no ano passado, começamos o jogo cheio de zagueiros e terminamos cheio de atacantes.

Vida que segue. Não há motivos para preocupação. 25 pontos em 12 jogos é uma excelente marca. Se continuarmos com esse aproveitamento até o fim do campeonato, certamente seremos campeões. Até porque os dois times que estão na nossa frente têm tradição de entregar a paçoca no final.

ST

P.S.: Que tal um selecionado do RJ, com Jeferson, Leo Moura, Gum, Dedé e Felipe. Renato, Seedorf, Juninho e Deco. Wagner Love e Fred? 

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Me engana que gosto

Companheiros Flamengos...

Agora que o Natalino dançou e aquela imagem grotesca do cara tendo pequenos ataques isquêmicos transitórios já ficou para trás, temos que voltar nossos canhões para os outros fronts dos inimigos.
Tá certo que a demissão do Conhaque foi uma atitude sensata, racional e terrivelmente tardia.
Tá certo também que me sinto aliviado por não ter que ouvir sua senis e débeis entrevistas, e minha garganta e meu coração agradecem não ter que xingá-lo a cada 5 segundos.
Mas está tudo extremamente longe de se resolver.
Continuam  a infestar a maravilhosa vista da Lagoa pestes da mais alta virulência, começando pela sala presidencial, descendo às vice-presidências e conselhos deliberativo, fiscal, sanitário e outros...
Ressalto a importância, ainda que momentânea e transitória do Zinho, que como eu já disse, pegou a baranga já de saia na mão. Com ou sem contratações o cara vem tendo uma postura no mínimo coerente máscula, coisa que andou faltando no Flamengo há algum tempo.
A saída do Joel não resolve um décimo dos problemas do clube, mas já alivia a pressão sobre o time que é bem limitado.
O boato já comentado pelo Saldanha, o Rafael, não foi plantado para desestabilizar o Vasco; para desestabilizar o vice, basta dizer que tem jogo contra o Mengão que os bigodes bacalhescos de arrepiam todos. Se estiver valendo então uma paçoca velha, o cagaço desce e a peidação come solta.
Trazer Felipe para o Flamengo, aos 34 anos, jogando dia sim, dia não e ganhando 500 paus é pior do que pagar 1 milhão pro Diego, ou tentar contratar o Juan que jogou intermináveis 16 jogos no últirmo ano.
Até nós 4, pseudoblogueiros, barrigudos e sedentários corremos mais que esse moço ano passado.
Enfim, não vai contratar ninguém que resolva, logo é com essa patota que vamos pra festinha mesmo.
Para o jogo contra a Portuguesa, que é uma espécie de Vasco só que sem tantos vices, o Jaime de Almeida, ex-zaguerio do Mengão vai comandar o time e de cara já trocou o Canela pelo Mattheus Bebetinho.


O novo 10?

Pode tomar até uma sacolada quinta-feira no Rio, mas só por essa atitude merece aumento de salário, plano de saúde e uma cerva gelada na barraca do Aguinaldo, ali no Leblon. Renato Abreu é o autêntico representante do pensamento pequeno, mesquinho e me engana que eu gosto praticado pela atual diretoria.
Não joga porra nenhuma, fala groselha a torto e a direito, faz merda industrialmente e dez vez em quando engana uns bobos com gols de falta. Uma lástima que erra todos os passes que tenta e ganha uns bons 250 contos mensais. Sacá-lo do time é um alento à esperança da torcida. 
Se o menino Mattheus vai ou não jogar para cacete ainda não dá para saber, mas que já adianta...isso é verdade.
Possivelmente vem aí Dorival Júnior.


Nos tempos de meiúca, sobrinho de Dudu, ídolo do Palmeiras




Eu gosto.
Sabe armar time ofensivo, ainda não tem certos vícios de treinadores mais antigos, enfim, é um sopro de novidade num mar de Joéis, Abéis, Muricyés, Vanderléis...
Não é nenhuma bala que matou Kennedy, mas é um salto de 50 anos em pensamento do futebol.
Espero que dê certo e que ele consiga fazer com os jovens do Mengão o que os últimos treinadores não conseguiram...botar pra jogar.
Tchau Joel, agora que você vazou, volto a ser teu fã...mas stay away from Gávea, alrráiti?


SRN

Música do Dia - Lobão - Decadance avec elegance

terça-feira, 24 de julho de 2012

"Diz o jornalista"


Cruzmaltinos desse planeta,

por várias vezes eu já comentei aqui a incompetência e falta de escrúpulos da imprensa esportiva brasileira. Infelizmente, estou aqui para fazê-lo mais uma vez. A lógica dos caras parece ser: inventa-se um boato de um lado do estádio. Conta-se ao companheiro do lado e se espera que ele espalhe. Quando a mentira chegar de volta até o autor, publica-se. A fonte? "Diz um jornalista". Nos meus distantes tempos da Faculdade de Jornalismo, diziam que jornalista era jornalista e fonte era fonte. Hoje em dia parece que está tudo misturado. 
A imprensa clubista se encontra numa situação complicada. O "mais querido da mídia" está numa fase de dar dó, tomando não até de jogador amador. Pra piorar, dois dos três rivais estão no G4. Isso eles não conseguem aturar. E tome boato inventado pra desestabilizar o Gigante da Colina. Vejamos o caso Felipe:
"Um jornalista diz" que o Maestro teria gostado da proposta. "Outro jornalista diz" que ele estaria brigado com Juninho. "Um outro jornalista" comenta a insatisfação com os salários atrasados. "Jornalista diz" que Felipe não gosta de jogar na lateral... O que existe de fato nessa história toda? Felipe assinou uma extensão de contrato há menos de dois meses e está no Vasco até 2013. O resto é só bobagem pra tumultuar o clima do melhor do Rio.



***

Aliás, a imprensa não se cansa de requentar polêmica. "Vasco atrasa 2 meses de salário." Até mesmo meu sobrinho de 4 anos sabe que o único jeito do Vasco desbloquear a verba da Eletrobrás é na Justiça do Trabalho, e que pra isso precisa demonstrar que o dinheiro está prejudicando os empregados do Club. Como fazer isso? Atrasando os salários. Os jogadores sabem e concordam com isso. E a imprensa tenta implementar uma nova crise de três em três meses...

domingo, 22 de julho de 2012

Houston, we have lots of problems!

Companheiros Flamengos;

Desculpem a ausência neste inabalável espaço,mas cada vez que me aprontava para escrever aqui, me deparava com uma depressão lexical profunda.
E a falta de palavras não se deve à minha ignorância, ou mesmo à preguiça faustuosa que me acompanha desde a maternidade.
Fiquei sem saber o que escrever por um único motivo: não sabia, aliás ainda não aprendi, adjetivos suficientes para descrever o que tenho visto na TV nos últimos meses.
Desde o início do ano, passando pelas saídas do Luxa e do Pagodinho Gaúcho, seguindo com a contratação esdrúxula do Natalino e com a vexatória situação administrativa do Mengão eu estou descrente e desesperançoso de que alguma coisa mude num futuro próximo.
É inacreditável o que se passa pelos caríssimos metros quadrados da Gávea.
A omissão da diretoria, e aqui exclui-se o Zinho, que pegou o neném já todo cagado, é não apenas flagrante como revoltante.
Não digo isso nem pela absurda incapacidade de contratações, nem pela incompetência no gerenciamento do inexistente programa sócio-torcedor, nem mesmo pela incrível falta de cojones para explicar o que se passa com o clube. Minha principal bronca é porque ninguém que teoricamente manda naquela pocilga dá um soco na mesa e manda o Joel, o Renato Canela, o Negueba e outros para rua.
Fosse um corpo diretivo com alguma rouxidão escrotal esses entes extra-terrestres já estariam caçando outros idiotas para parasitarem.
O bando de malucos que entrou em campo nos últimos 20 jogos do Flamengo(pelo menos) conseguiu façanhas bastante exultáveis, com entregar a paçoca contra Olímpia, Emelec, Internacional, Fluminense, Corinthians...
A falta de organização tática é monstruosa e a dificuldade do senil treinador em enxergar isso impressiona.
A finada e não saudosa banda Fincabaute já disse que "É coisa de maluco ficar comendo sempre a mesma mulher" e no caso dos jogos do Mengão, essa moça é uma baranga velha, mau-cheirosa e pentelha, porque assistir cada partida é certeza de stress antes mesmo da entrada em campo de nossas valorizadas mulas.
O Joel nunca foi uma sumidade intelectual, mas as substituições do cara são de uma debilidade que fariam de Debi & Lóide pHd's em física quântica.
Escalar o Adryan como segundo atacante, o Ibson como meia-armador, o Renato Canela como saída de bola é chamar todos nós de burros. É claro que ele vai acabar queimando o Mattheus, o Luiz Antônio, o Adryan e a minha TV, porque com essa postura de time a melhor das possibilidades é escapar da segundona.
E geral sabe que segunda divisão é coisa de vice, tricoflor e chorafoguense.
Não contratamos o Diego, o Riquelme, o Juan.
Graças a Deus...três malas.
Mas não contratar absolutamente ninguém é Tabajarismo no último furo.
Depois da derrota para o Cruzeiro(aliás, eu sou fã do Celso Roth) fala-se em Falcão ou Dorival Júnior, mas já se passam 3 horas do fim do jogo e ainda acordaremos com o Joel mancando e bufando no noticiário flamengo.
Tanto faz, pior do que o Natalino não há, logo, o que vier é lucro.
Assim como será uma vergonhosa e suada vaga na Sulameribunda-2013
Eu quero meu Flamengo de volta.

SRN


P.S.: Música do Dia - Beto Guedes - O Trem Azul