sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Vasco, a tua glória é a tua história

Cruzmaltinos desse planeta,

está tudo pronto pro jogo de amanhã. Time escalado, treinando, temos tempo para refletir sobre o passado. E hoje o blog Memória E.C., do Globo Esporte, lançou sua lista de 5 orgulhos e 5 vergonhas do Gigante da Colina. Jogos realmente memoráveis, para o bem ou para o mal.
Porém, sem tirar os méritos de quem fez a pesquisa, eu fiquei um pouco decepcionado. Afinal, como diz o nosso grito de guerra, nossa glória é nossa história. Dos 10 jogos mostrados, eu só não presenciei um. E mesmo assim, ele é só de um ano antes de eu ter nascido. Ou seja: todos os jogos escolhidos são de 30 anos pra cá. Convenhamos, nossa história é muito mais longa que isso.
Afinal, será que não dava pra botar na lista a vitória de 4x3 sobre o poderosíssimo Real Madri de Kopa e Di Stefano, na final do Torneio de Paris, título que alguns igualam a um mundial (e que se parece mais com o formato atual do Mundial da FIFA do que aquele da taça jipe que tem lá na Gávea) - com direito a surra nos espanhóis?



Aliás, o Di Stefano já estava acostumado a perder títulos pro Vasco. Será que não merecia entrar na lista nenhum jogo de nossa conquista do Sulamericano de 1948, maior título do Expresso da Vitória?



Ou ainda algum da conquista do Super Campeonato Carioca de 1958, que precisou de duas rodadas para desempatar - em favor da gente - entre Vasco, Flamengo e Botafogo?



Não podemos nos esquecer também de 74, quando mesmo com um time tecnicamente mais fraco, tiramos o que seria o primeiro Brasileiro do Cruzeiro, colocando os belorizontinos na fila por mais 29 anos.



Enfim, são jogos e mais jogos. Qualquer um desses poderia estar na lista da Globo. Nosso orgulho não cabe em Top 5.

.

Infelizmente nem tudo são flores. Mais notícias chegam sobre a crise financeira. Mas Roberto - o presidente-ídolo - demonstra calma e planejamento. Dias melhores virão.


quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Parabéns pro papai!

Cruzmaltinos desse planeta,

abro os comentários de hoje parabenizando - atrasado - o novo papai de Sanjanu, o nosso capitão Carlos Alberto. Que esse filho, vascaíno, traga maturidade e confirme a fase zen do craque, deixando aquela imagem encrenqueira no passado. Carlos Alberto tem sido peça fundamental na boa campanha vascaína em 2009, e tem tudo pra se tornar ídolo caso consiga permanecer no Vasco tempo suficiente para colher os louros do trabalho que começou esse ano.
Pois, justamente por essa importância, as notícias de hoje são excelentes: após fazer metade dos veículos de imprensa darem uma barrigada daquelas, o capitão se confirmou para jogar contra o Atlético Goianiense (embora a imprensa sempre nos seca diga que ele ainda passará por avaliação).


Agora, na última hora, nosso artilheiro Elton foi confirmado para o jogo. Eu já tinha até escrito sobre a escalação de Robinho, perguntado por Pimpão... Enfim, melhor assim! Pra cima deles, homem-gol!
Outro desfalque confirmado é Aloísio. Segundo a imprensa o jogador demonstra "cansaço muscular". Peraí! Eu não sou médico, mas vejo futebol há tempo o suficiente pra não gostar quando um jogador fica 2 meses parado, só treinando, estréia, e menos de um mês depois já está apresentando "cansaço muscular". Sempre acreditei que o jogador, que tem boa presença na área e sabe fazer a função de pivô, era uma boa para o Gigante da Colina. Mas paciência tem limite. Estou só avisando...
Seguimos também sem o lateral Fagner, por isso teremos que aturar mais uma semana o mediano Paulo Sérgio. Mas a notícia que me encheu de esperança foi essa. Não. Não sou Tiaguete nem estou insatisfeito com o desempenho do Fernando Prass. A parte que me agradou está lá embaixo. A simples menção de que nosso treinado pode estar pensando em tirar Enrico do time já me agrada. Não conheço o jovem Allan, mas dificilmente ele mostrará tanta má vontade quanto nosso titular das pernas amarradas. Nos resta é acreditar.

.

As notícias dos problemas financeiros prosseguem. Agora nos ameaçam de despejo. Pois, dizem que antes da calmaria tem uma tempestade. Espero que seja o caso. Nossa diretoria é competente e já está correndo atrás de outras formas de renda.
Particularmente, não gosto dessa coisa de deixar o uniforme do clube que nem macacão de Fórmula 1, com patrocínio até no calção. Preferia nossa farda limpa, mesmo que tivéssemos que colocar o nome dos colaboradores estampado no gramado. Mas, como o futebol moderno é assim, paciência. Prefiro um time ganhando títulos com uniforme com cara de revista em quadrinhos do que um uniforme lindo que não ganhava nada, como entre 2000 e 2006.

.

O feitiço parece ter se virado contra o feiticeiro. Querendo deixar a imensa torcida bem feliz longe do time, o Atlético Goianiense está se arriscando fortemente a jogar pra quase ninguém. Bem feito!
.


Atenção tricolores: as coisas podem piorar! Aqui se faz, aqui se paga!


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Reservas em campo

Nação alvinegra,

Logo mais o Botafogo enfrente o Atlético Paranaense, em Curitiba, pela primeira fase da Copa Sulamericana. Confesso que nunca dei muita bola para essa competição, e não vejo a menor graça nela, mas não deixa de ser um torneio importante, por trazer visibilidade internacional e, principalmente, dinheiro à equipe campeã. Mas concordo com o Estevam Soares em colocar em campo um time reserva, à exceção do Victor Simões. A justificativa do nosso treinador é a de poupar nossos atletas titulares de um excessivo desgaste com viagem e jogo, já visando a partida de sábado contra o Sport na Ilha do Retiro.

E é claro que a prioridade alvinegra é a de se livrar do rebaixamento. Imagina se os titulares jogassem hoje e o Lúcio Flávio se contundisse e ficasse de fora do Brasileiro? O desafio de logo mais também será importante para nosso técnico avaliar alguns de seus suplentes para quem sabe conquistar uma vaga na equipe titular. O zagueiro Teco, o lateral esquerdo Gabriel e o atacante Ricardinho são nomes que me agradam e dependendo de uma boa atuação em Curitiba podem até começar jogando sábado em Recife.

Já o Atlético Paranaense entrará com força máxima. Como eles não estão tão ameaçados, por ora, pelo rebaixamento, jogam suas fichas no jogo em casa. Não vou negar que diante destas circunstâncias temo por uma goleada, já que nosso time não terá o entrosamento ideal e com a maioria dos nossos jogadores sem ritmo de jogo. Mas vai que hoje é nosso dia!!! Levo fé no Fogão sim e tenho certeza que garra e disposição não faltaram. Um empate hoje já estará de bom tamanho para decidirmos, com os titulares, em casa no dia 16. Mas uma vitória também não está descartada. Vamo que vamo Fogão!!!
Cruzmaltinos desse planeta,

time grande é time grande, time pequeno é time pequeno. O Atlético Goianiense fez uma promoção pra tentar evitar a invasão vascaína no Brinco de Ouro. Afinal, o Vasco é um time nacional. Tem torcida em todos os cantos desse país. Poucos foram os jogos que nossa torcida não foi maioria esmagadora no estádio adversário. Tanto que estamos pensando em mandar jogo nosso mais de 4000 quilômetros longe de casa. E teremos torcida. Portanto, podem vestir até o juiz de mulambo, que como diz o nosso hino:

Quando o Vasco em qualquer desafio
Lança em campo o seu grito de guerra
Invencível, nervoso arrepio
Faz tremer o rival e a terra!

.


Porquê os vascaínos têm esse gosto pelas emoções fortes? Deve ser a herança de Portugal. O fato da final da Mercosul ser considerado o jogo da vida da maioria dos vascaínos que conheço não é mero acaso. É o jogo mais marcante porque foi o jogo mais sofrido. Quando faço essa pergunta, poucos se lembram do baile sobre o Flamengo na semi-final de 97(foto), por exemplo. Não! Golear nosso maior rival não tem tanta graça quanto quase infartar pra bater o Palmeiras numa competição quase sem importância.
Num cenário muito pessimista, se a contusão de Carlos Alberto demorar um pouco mais para se curar, podemos ter que assistir um meio-campo com Amaral, Nilton, Mateus e Enrico. Nossas esperanças de boas jogadas estarão todas nos pés do cara que joga com as pernas amarradas, já que Jéferson deve demorar um pouco ainda pra voltar.
Não queria emoção? Então toma!

.

Alan Kardec realmente foi negociado com o Inter. Gosto do atacante, acho que pode vir a ser um grande jogador, mas suas últimas atuações realmente não vão deixar saudades...


terça-feira, 1 de setembro de 2009

Palhaçada!

Cruzmaltinos desse planeta,

quando eu digo que não adianta simplesmente adaptar pro calendAdicionar imagemário europeu, eu estou com a razão. Pois o Vasco acaba de perder dois jogadores titulares por OITO RODADAS porque os caras foram convocados pro Mundial sub-20. E olha que a temporada européia já começou!

Qual é a finalidade de mandar a molecada pra esse torneio de várzea no Egito!? Dar visibilidade pra eles pros times europeus os arrancarem de nós mais cedo!? E se acontece com o AT feito o que rolou com o Kleberson, e um gringo de cintura dura daqueles me quebra o prodígio? Como ficamos? A CBF nem seguro dos caras faz!

Essa coisa de Mundial sub-20, sub-15, sub-11 é uma palhaçada! É por isso que perdemos os moleques cada vez mais cedo. Não tem janela de transferência no mundo que resolva uma coisa dessas!

COMPLEMENTO: O quê que vale esse torneio sub-20? Você sabe quantas vezes fomos campeões desse lixo? Pois é... Nem eu! Só vale pros olheiros gringos roubarem os craques mais precocemente. Se a CBF ligasse minimamente pro futebol brasileiro, não participava dessas porcarias!


Não acredito...

Caríssimos tricolores, viramos chacota. Cuca já é brincadeira! Querem destruir nosso Fluminense. Coincidentemente, é a mesma ordem de treineiros do segundo semestre do ano passado. Depois do looser Cuca e seu irmão Cuquinha (rs) deve vir René Simões. Só não acredito na mesma sorte para este ano.

Nossa diretoria ultrapassou os limites da incompetência. Horcades e sua patota desrespeitam o Fluminense Football Club. O que eles pensam? Que o Cuca com aquela cara de coitado vai motivar nosso elenco, já entregue e sem esperanças? Piada de mau gosto, só pode ser.

Agora, nosso elenco está super inchado (cerca de 37 jogadores) na mão de um maluco que improvisa beque central na ponta esquerda. Planejamento é palavra proibida nas Laranjeiras. Nosso amado clube está em queda livre, e na mão desta diretoria amadora não sei onde vai parar.

Tínhamos Carlos Alberto Parreira, tricolor, campeão. Com seu primeiro salário no Flu, montou uma academia nova para os jogadores. Estava enxugando o elenco, movimentando-se para a construção de um CT. Montando um time, reparando cagadas anteriores. Ficamos sem tudo isso, e agora com Cuca no comando... Essa é para entregar os pontos.

Tricolores, associem-se PELO AMOR DE DEUS!!! Diretoria corrupta e incompetente, DEVOLVA NOSSO FLUMINENSE!!!

Um segundo, por favor

Até tenho coisas do Vasco pra comentar mas, por agora, ficamos com uma notícia que fez meu dia mais feliz:


Obrigado, meu Deus! Eu não mereço tanta comédia!!

As barbas já estão de molho

Nação alvinegra,

Estive fora por alguns dias numa empreitada ecológica, mas pude voltar a tempo de acompanhar mais um jogo emocionante do nosso Fogão, mais um empate em casa, e mais erros crassos da arbitragem, nos prejudicando. Mas não adianta vestir a carapuça do chororô. É fato que nosso time é, estatisticamente, o mais prejudicado por erros ( intencionais ou não) dos assopradores de apito. Mas é fato também que nosso time é fraco, que nossa diretoria não soube montar um time à altura de nossas gloriosas tradições e que não precisaria ser nenhuma mente brilhante para ter previsto que enfrentaríamos muitas dificuldades no Campeonato Brasileiro.

A campanha que nos levou ao título da Taça Guanabara e ao vice-campeonato do Carioca, iludiu grande parte dos torcedores e até mesmo de nossos jogadores, diretoria e antiga comissão técnica. Tanto que me lembro que em entrevista ao Diário Lance! na época da conquista do primeiro turno do Estadual, Ney Franco, então técnico alvinegro, disse que o meio-de-campo botafoguense era o mais forte do Brasil. Só pra refrescar a memória do leitor, o setor era composto por Leandro Guerreiro, Fahel, Léo Silva e Maicosuel. Precisa dizer mais alguma coisa? À exceção do "Magosuel", que realmente é um jogador fora de série, e estava arrebentando, não havia motivos para o treinador mineiro soltar tamanha pérola.

Vendemos nosso único jogador que fazia a diferença, o Botafogo ficou de comum pra fraco, e a diretoria não teve competência pra repor. Repatriaram o Lúcio Flávio que não vinha ficando nem no banco de reservas do Santos. E depois de um primeiro turno abaixo da crítica, só agora que nosso maestro está voltando a jogar bem.

De herança, Ney Franco nos deixou sua patota de pernas-de pau: Léo Silva, Fahel e Wellington. Esse último protagonizou diante do empate de 3 a 3 com o Grêmio, no último domingo, talvez uma das pixotadas mais bizarras de um zagueiro na atual temporada, o que originou o gol de empate gremista quando o jogo estava 1 a 0 para o Alvinegro. Nem vou falar do jogo em si, das chances perdidas de gol, das falhas de posicionamento habituais do Juninho, dos vacilos inacreditáveis do Castillo, da falta de intimidade do André Lima com a bola.

A ressaltar, o empenho da equipe, a determinação de um verdadeiro Guerreiro do nosso Leandro, as boas atuações de Reinaldo, Lúcio Flávio e Michael e a coragem de Estevam Soares ao escalar o time com três atacantes e buscar o gol desde o início da partida, mesmo que de forma desordenada.

Até o empate com a equipe gaúcha, eu vinha dizendo que o rebaixamento não era algo com o qual nós, botafoguenses, deveríamos nos preocupar, mas a realidade é outra. Apenas garra e determinação não irão fazer o Alvinegro escapar da segunda divisão. É preciso jogar bola, e mais do que nunca, dependeremos de Lúcio Flávio, Michael e Reinaldo. E quem sabe o Ricardinho, que pode ser uma boa opção de velocidade para o nosso ataque. Chega de perder, chega de empatar. Já está mais do que na hora de começarmos a vencer jogos. Nossos próximos adversários são as maiores bábas do campeonato: Sport e Fluminense. Se não somarmos 6 pontos diante de tais times, é melhor já ir negociando a cota da série B com a Rede TV.

Havia uma sulamericana no meio do caminho....no meio do caminho havia uma sulamericana...

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Subiu no telhado...

Caríssimos, a coisa está feia. Muitos erros, falta de sorte, incompetência, tudo converge para um desastre. Mais um desastre, para ser mais correto. Oito pontos atrás do 16° colocado, ou seja, ao menos três vitórias de um suspiro de alívio.

Nosso capitão comentarista é um fanfarrão. Até o árbitro se encheu de tanta conversa e marcou a falta técnica que originou o primeiro gol do Santos. Gol de centro-avante, camisa nove. Advinha quem deveria marcar o carinha? Pois é, e o tal André cabeceou dentro da pequena área, com os pés no chão, livre, sozinho, fácil. Fácil como ganhar do Fluminense no Brasileirão 2009. Pelo menos nosso zagueiro risonho levou o terceiro amarelo e está suspenso.

Diguinho é horroroso, Ruy e João Paulo limitadíssimos, Roni cansado e Renato precisa estudar. Com esse timinho ficamos com a corda e a lanterna no pescoço. Entretanto, ainda pode piorar. Desejo do fundo do meu coração que essa história de PC Gusmão seja mentira. Porque nem de brincadeira deve-se falar nisso. Já estamos bem de fracassados no Fluminense. Se a idéia é ter um TÉCNICO, ele não serve. E pensar que tivemos René Simões e Parreira neste ano. Aliás, com Parreira estaríamos nessa?

Os reforços começaram a treinar. Mais um pisca-pisca no fim do túnel. A equipe precisa evoluir muito ainda e o tempo é apertadíssimo. Temos 10 dos 16 jogos no Maracanã e ainda há alguma chance. Mas o que esperar de um time que venceu uma única partida nas últimas 17 rodadas? Sem contar que nossos jogadores já não escondem mais o semblante de desânimo, de consolação. O mesmo se aplica à Branco e Gustavo Mendes, vistos em um camarote, cabisbaixos, ainda na Vila Belmiro.

.

Lastimável a demissão de Michael Simoni, chefe do Departamento Médico do Flu. Dizem à boca pequena que Tote Menezes estava descontente com a relação entre o ex-funcionário e a torcida através do Orkut. Brincadeira demitir a única pessoa preocupada em informar e esclarecer os desesperados tricolores, além de competente profissional.

.


Atendendo a pedidos, estamos abrindo espaço para o Além se manifestar... Já que nada espanta a crise tricolor, é chegada a hora de apelarmos para mandingas, simpatias ou seja lá o que for. Por agora, me manifesto com o nosso escudo, que só voltará ao normal depois de trinta pontos conquistados. Vamos torcer para que funcione.

E você, caro leitor, qual a sua sugestão?


Bola pra frente

Cruzmaltinos desse planeta,

problemas de ordem etílica me fizeram não postar no final de semana. Mas, aconteceu tudo que eu temia (e havia compartilhado com vocês). Não vou me alongar em notícia velha. Basta dizer pro DJ que: 1) Enrico Não! 2) Adriano NÃO! 3) Volta, Titi!
O que Vilson fez na sexta não me surpreendeu em nada. A minha surpresa foi ele não ter feito isso bem antes. Mas, como a sorte nos ajudou e o Atlético também tropeçou, continuamos líderes. Bola pra frente.

.

Como eu já esperava, Elton fica mesmo no Gigante da Colina até o fim do campeonato. Na hierarquia dos Caetanos, o Rodrigo está acima do São.

.

Prass e Dorival saíram em defesa do Vilson. Disseram que o zagueiro mostrou personalidade. Essa coisa de zagueiro driblador que sobe ao ataque nunca acabou bem. Me lembra o Jorge Luís, no ano passado. Bellini nunca foi craque, nunca subia ao ataque, dava bicão quando precisava. E é ídolo do Vasco. Prefiro um zagueiro com seriedade do que um com personalidade.


.

Nosso comandante se diz preocupado com a velocidade do Atlético Goianiense, nosso próximo adversário. Por coincidência, temos um jogador veloz voltando de contusão e doidinho pra mostrar serviço. É a chance do Pimpão voltar pros braços da torcida.

.

O Vasco só jogará no Maracanã aos sábados. É triste ter que noticiar o óbvio porque alguns caras não pensam...

.