quinta-feira, 24 de maio de 2012

De volta e do mesmo jeito

Companheiros Flamengos...

Estou de volta às virtuosas e virtuais páginas deste humilde bloguinho que é bom pra cacete!
Confesso; senti saudades das acaloradas, contundentes,passionais e parciais cornetadas dos amigos que dão a moral para este quarteto de doidos-varridos que aqui escreve.
Bom antes de mais nada, venho me vangloriar por ser o mais brilhante Pitonísio deste blog.
Nas últimas linhas do meu último rabisco cibernético eu disse que iria apenas rir das eliminações na Liberta do Vice e do Flor e da eliminação do Foguinho para um time maior que eles.
Dito e feito, ou melhor; visto.
Ontem os tricoflores mostraram que realmente são minúsculos e não conseguiram ganhar do pior Boca dos últimos 500 anos e peidaram na farofa mais uma vez. Libertadores é para time grande!
Já o Vasquim, outrora grande, volta a tentar alcançar maiores glórias, mas esbarra num time absolutamente ridículo ostentando o cinto de segurança da Zona Norte. Demorou, mas talvez percebam as bigodudas que o time deles é uma baba retumbante(tão ruim quanto o do Mengão,antes que o fedor bacalhesco suba de tanta raiva).
O Foguim, que passa perto da Liberta quando o busão pro Mourisco contorna a Gávea, foi eliminado da ridícula Copa do Brasil pelo Vitória. Essa era a piada.

************

Voltando o Mengão CAMPEÃO DO MUNDO, tivemos 28 dias para descansar, rir dos trouxas e treinar.
Logicamente não conseguimos cumprir a última parte, já que continuamos com a besta do Joel no banco e a mala do Ronaldinho no time.
Nunca antes na história desta instituição houve uma oportunidade tão oportuna para faxinar a casa...mandar embora as malas do time e do banco e começar do zero uma temporada que não serviu de nada até agora, porém a aclamada "Turma do Didi" que dirige o Mengão acha que tudo corre bem.
Começa o brasileiro e Rômulo, Welinton, Magal,Ronaldinho e cia são titulares, ou seja, conseguimos manter na merda o que já era uma bosta.
Veio Ibson, ótimo, mas a toupeira jpa disse que vai escalá-lo como armador, coisa que o Palestino jamais foi e jamais será!
A perspectiva é péssima, lutaremos pelo botafoguiano 8º...10º lugar, no máximo, com essa mulambada que aí está.
Sem reforços(não Juan, Ramon e Adriano) não vamos muito além da Sulameribunda.
O episódio quixotesco do irmão do Ronaldinho talvez tenha sido bom para atiçar os parcos neurônios e hormônios da nossa débil presida de modo que ela se coce e mande a dupla para a mais longínqua "casa del carajo"!
Enfim rubro-negrada, tá feia a coisa...se não fosse a nossa boa e velha freguesia...

SRN


Música do Dia - Ultraje a Rigor - Nada a Declarar

Acontece... Mas não podia!!!


Cruzmaltinos desse planeta,


é engraçado como um texto cabe quase que perfeitamente para dois times. Lendo os escritos de meu irmão tricolor aqui no Blog, vi que o drama do time do Laranjal pareceu demais com o do Gigante da Colina. Em quase todo texto, podemos alterar o nome dos pós-de-arroz pelo santo nome vascaíno. Num primeiro tópico, ele fala da arbitragem. Tivesse o juiz considerado o gol legítimo (e mal anulado) em São Januário, poderíamos estar comemorando... Mas reclamar agora não vai adiantar nada... Como eu disse na semana passada, o lance era muito difícil. Agora, é uma temeridade colocar Leandro Vuaden num jogo como o de ontem é uma temeridade. Jorge Henrique fez duas faltas para amarelo e não ganhou nenhum! (só foi ser cartonado no fim do primeiro tempo, após tentar agredir Éder Luís)... O time que tanto exigia árbitros brasileiros em jogos entre times locais (ao invés de buscar a isenção de árbitros distantes) foi beneficiado no final... Alguém está surpreso?
Também falou do treinador, e nos últimos 2 jogos o fraco Cristóvão Borges teve atuação irretocável. Armou o time bem e por isso fomos superiores em pelo menos 3/4 da disputa. Mesmo a entrada de Felipe na lateral, o que é longe de ser o ideal, foi contingencial, graças à contusão de Thiago Feltri.Se o Flu sentia 6 desfalques, o Vasco sentiu a falta do Mito. Nenhum time do Brasil pode prescindir do Mito. Dedé vale por 6, e se o time não sentiu na defesa, perdeu nas subidas, na saída de bola e - principalmente - na segurança que o nosso zagueiro dá para as subidas de Fagner.

Renato diz que seus jogadores não devem ser criticados, e eu digo que os nossos também não. A zaga, tão criticada outrora, vem se mostrando cada vez mais firme. Rodolfo e Renato Silva não nos deram sustos, e Nilton e Rômulo protegeram bem... Até mesmo os laterais tiveram boa atuação, e todos deram tudo de si em campo... Os jogadores estão de parabéns.

Menos o Diego Souza.


Ao contrário do Flu, temos um vilão em nossa história. Aos 20 do segundo tempo, Diego Souza consegue uma arrancada, sozinho, cara-a-cara com o goleiro. Sem zagueiros para lhe atrapalhar. Teve uns 60 metros para pensar no que ia fazer. Optou por um toque na saída do goleiro. Telegrafou o canto que iria mandar. E perdeu o gol mais feito da partida. Talvez só não fosse mais feito do que o do Deivid na semi-final da taça Guanabara. Toda vez que eu fecho os olhos, imagino desfechos diferentes para o lance. Diego Souza finge que vai chutar, dá um corte seco e dribla o arqueiro corintiano... Diego Souza aproveita o goleiro adiantado e chuta por cobertura, quase do meio-campo... Diego Souza espera até o último momento e dá um toquinho sutil, encobrindo Cássio... Faltando 25 minutos, o Corinthians seria obrigado a sair para o jogo para fazer 2 gols... A classificação estava nos pés de Diego Souza, e ele a chutou pra fora. 



***


Na hora do lance, me lembrei imediatamente do jogo contra o Figueirense, em setembro do ano passado. Aos 46 do segundo tempo, Diego Souza recebeu uma bola em arrancada e cheio de opções. Fez o mesmo que ontem: tentou tocar na saída do goleiro. Perdeu. O Vasco empatou. No final do campeonato, aqueles 2 pontos fariam toda a diferença...

***


Agora é focar no Campeonato Brasileiro. Não perder pontos bobos e ter gana de conquistar os pontos difíceis. Reforçar o elenco e não perder algumas peças-chave, como Dedé, Rômulo, Felipe, Fagner e Juninho. Podemos não ser o time mais talentoso, mas tempos uma camisa que pesa uma tonelada!


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Acontece


Fiéis tricolores,

Não vale a pena vociferar contra as arbitragens da Conmebol. Não mudará nada. Há 100 anos o Brasil joga um esporte diferente do resto do mundo. Aqui, e só aqui, não vale trombada, matar contra-ataque vale cartão amarelo, e qualquer contato mais ríspido é falta. Nem acho que é o caso de adotarmos o padrão internacional. Jogando diferente do resto do mundo ganhamos 5 copas e outra infinidade de títulos importantes. Time que quer ser campeão deve ganhar também da arbitragem.

Tampouco seria justo criticarmos nosso treinador. Não podemos esquecer que o Flu jogava hoje com 6 reservas e ainda assim foi superior. Se o Abel demorou a mexer, talvez tenha sido porque não tinha as melhores opções no banco (Wellington Nem está longe dos 100%, Marcos Júnior ainda é um menino, e Lanzini já tá com a cabeça no River).A zaga, tão criticada outrora, vem se mostrando cada vez mais firme, e o time vem ganhando uma consistência pra lá de satisfatória.

Os jogadores também não devem ser criticados. É claro que se esperava mais de alguns deles. Mas mesmo aqueles que não estavam em uma boa noite (e há alguns que há muito tempo não sabem o que é uma boa noite) se entregaram, lutaram como puderam.

A verdade é que o Flu não merecia perder. O Boca atual, insisto, é menos time que o Botafogo. Vive de lampejos do Riquelme (que hoje se limitou a passes para o lado e pra trás) e pouca coisa mais. Mas nenhum time do mundo perde 6 titulares impunemente.

Ao Flu faltou saber definir o jogo quando teve a oportunidade. Faltou um pouco de sorte, talvez. É pena, mas acontece. O futebol (como a vida) nem sempre é justo.

Agora é esquecer e seguir adiante, pois domingo já temos o Figueirense pela frente e vamos em busca do tetra no brasileirão. Vida que segue.

ST

domingo, 20 de maio de 2012

Brilha, Xerém!


Fiéis tricolores e demais hereges, 


No início do ano, enquanto os profissionais realizavam a pré-temporada, nossos juniores (que já haviam sido vice-campeões na Taça BH e no Brasileiro Sub-20) disputavam a final da Taça SP contra o Corinthians, no Pacaembu.

Pra quem não lembra, ou não viu o jogo, o Flu jogou mais e até saiu na frente. Porém cansou, e acabou levando a virada, dois gols de cabeça do zagueiro Antônio Carlos (ex-Flu). Na época, um amigo gambá ficou todo satisfeito, se gabando de uma tal hegemonia naquele torneio. Menos, bem menos. 

Como sabemos, títulos nas categorias inferiores não servem de nada. O objetivo da divisão de base não é ser campeão, e sim pra formar jogadores. E nesse quesito, modéstia parte, somos nós quem podemos nos gabar. 

5 meses depois, tai o resultado. Na hora da verdade, velendo três pontos em um campeonato profissional, a garotada não afinou, e venceu os gambás por 1 a 0, no mesmo Pacaembu. É verdade que alguns meninos ainda se mostraram um pouco verdes, afobados em muitas jogadas, mas valeu a aplicação tática e a luta de todos. 

Parabéns molecada! 


Detalhe: Assim como aconteceu ano passado, nossa primeira vitória veio com um gol de cabeça do zagueiro Leandro Euzébio. Ano passado contra o Atlético-Go, esse ano contra o Corinthians. Não é nada, não é nada... não é nada mesmo. 

ST