quarta-feira, 23 de junho de 2010

A volta de Maicosuel

Caros Alvinegros,

O MAGO voltou. Maicosuel foi liberado pelo Hoffenheim para acertar com o Fogão e, em breve, será apresentado oficialmente aos torcedores.

A chegada do meia era muito aguardada tanto pela torcida quanto pela própria equipe que, através do depoimento de alguns jogadores, como Leandro Guerreiro e Lúcio Flávio, disseram haver a necessidade de mais peças no grupo já que a temporada é desgastante e as outras equipes estão se reforçando.

Mas a chegada do craque mexe muito mais com a estrutura do grupo do que imaginamos e provocará mudanças maiores na equipe: responsável pelas jogada de criatividade do time, Lúcio Flávio vem alternando altos e baixos, apesar de desempenhar papel importante em campo. Maicosuel chega para ser titular e promete infernizar as defesas adversárias com seus dribles e jogadas de efeito.

Pontos pra diretoria

Confesso que nunca dei muita credibilidade pra atual diretoria do Bota e talvez seja justificável por um único e simples fato ocorrido no início do ano passado, quando Maurício Assumpção e equipe assumiram: disseram que o Botafogo entraria no Brasileirão/09 pra disputar o título.

Não investiram como deveria e em diversas situações demonstraram profundo amadorismo no trato com o sufoco que o time passou.
Mas parece que há algo mudando em General Severiano. A diretoria tem se empenhado para cumprir as promessas que faz e atua nos bastidores tentando contratar alguns bons jogadores. Salário em dia e investimentos nas categorias de base é algo corriqueiro atualmente, fato difícil de se ver no atual cenário futebolístico brasileiro.

Jobson, Maicosuel e, provavelmente, Leo, chegam pra reforçar o meio campo e ataque alvinegro. Mas não vamos nos iludir, a defesa ainda escorrega.

O Maestro voltou!

Cruzmaltinos desse planeta,

foi com esse grito que a torcida recebeu de volta o craque Felipe. A cerimônia aconteceu hoje de manhã e o jogador já deve estar disponível para o treinador PC Gusmão para disputar a Copa da Hora, em Florianópolis. Vocês sabem que o novo dono da camisa 6 da colina não era meu nome favorito para o reforço, por suas características de jogo muito semelhantes às de Carlos Alberto (com qualidade superior, é claro). No entanto, a chegada de Felipe é importantíssima por dois aspectos.
O primeiro, óbvio, é o aumento da qualidade de passe e drible de nosso time. Falar que Felipe não é craque é sintoma de doença mental em nível assustador. O passado de indisciplina do jogador não me preocupa. A idade levou os cabelos mas trouxe juízo ao jogador. Como ele mesmo disse: o Felipe que saiu era um garotão solteiro e deslumbrado, o que chega é um jogador experiente, casado e pai de dois filhos. Logo, teremos em campo um jogador que pode realmente reger os jovens cruzmaltinos, e que fora dele também será útil para levantar o moral da molecada.
O segundo é o aspecto simbólico: desde o fim do ano passado venho repetindo que o Vasco precisa urgentemente de um ídolo. Um ídolo não é simplesmente um bom jogador, nem mesmo um cara com liderança, mas sim um jogador que, além dessas características, também seja fortemente identificado com o clube. Mesmo tendo passado por Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Atlético Paranaense, todo mundo sempre se referiu ao ex-lateral como "o Felipe do Vasco". Quando o jogador diz que está voltando para sua casa, ele só está confirmando esse vínculo entre sua história e a do clube. E não é algo ao acaso: nosso presidente-ídolo tem plena consciência disso.
Posso estar sendo acometido de um otimismo excessivo, mas vejo nesse 23 de junho de 2010 o início de uma nova era vencedora para o Gigante da Colina...

..
A apresentação de Felipe também foi marcada por uma justíssima homenagem ao ex-jogador Pedrinho, craque que abandonou precocemente os gramados por causa das seguidas lesões. Foi das mãos de Pedrinho - amigo de infância e companheiro de geração do novo contratado - que Felipe recebeu a camisa 6 do Gigante da Colina.
A ideia de se homenagear Pedrinho surgiu há algumas semanas, nos fóruns e na comunidade oficial do Club no Orkut. Partiu da própria torcida, que gritou o nome de nosso ídolo (meu também, como vocês podem ver aqui) e conseguiu emocionar o ex-jogador.
Não sei não: PC Gusmão, Carlos Germano, Acácio, Pedrinho, Dinamite, Felipe... Se não der certo, não vai ser por falta de gente comprometida com o Vasco e sua história...


Na primeira entrevista, o craque se mostrou motivado e disposto a ser esforçar para ver o Vasco recuperado... Ótima notícia pro treineiro que quer disposição de um time que se preocupe em se defender bem.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

E o golpe continua...

Cruzmaltinos desse planeta,

a tentativa de golpe político que vem acontecendo em São Januário ganhou novo impulso hoje. Como só os verdadeiramente safados sabem fazer, o ex-Vice, e atual capanga de Eurico Miranda, Luso Soares da Costa criou todo um clima de suspense para dar valor à suas "graves" denúncias. Após duas semanas de ameaças, hoje o velhinho apareceu na reunião do Conselho de Beneméritos, como o anunciado, para botar a boca no mundo. "É caso pra impeachment!" diziam alguns. Pois, na hora do vamo-ver, o que aconteceu foi mais uma sessão de difamação promovida pela ex-situação (melhor chamar o grupo "Casaca" assim: pra diferenciá-los de outras oposições mais sérias - como a Cruzada Vascaína - e pra não deixar ninguém esquecer que eles é que nos puseram nessa situação. O apelido genial foi dado por Agostinho Taveira - ex-presidente do MUV.).
As graves denúncias de Luso não passam de supostas declarações polêmicas de pessoas ligadas à presidência. Aliás, tão ligadas quanto o próprio Luso era há até bem pouco tempo. Não são motivo para o impeachment nem mesmo de síndico de prédio, quanto mais de uma instituição como o Club de Regatas Vasco da Gama. Mas o estrago já está feito: quem não acompanha tão regularmente o noticiário da Colina passa a duvidar da idoneidade e da competência da atual gestão. Os possíveis investidores que se interessariam em vincular sua marca ao club cruzmaltino começam a ficar desconfiados e quem sai perdendo é o Gigante da Colina.
E quem detona essa bomba são velhinhos simpáticos que dizem amar o Vasco.

O papel do senhor Luso Soares da Costa nessa farsa patética deixou muitos perplexos. Muitos afirmam que ele sempre foi uma pessoa boa, comprometida com o bem do Vasco. José Hamilton Mandarino teoriza sobre os motivos que levaram o ex-Vice-Presidente a dar essa guinada para o mal. Mas, a julgar pelas declarações do velhinho após a reunião, onde ele mesmo tira o peso das denúncias após fazer todo esse auê por quase duas semanas, só posso pensar que Luso está senil.
..

A baixeza da ex-situação chega a níveis inimagináveis. A equipe do programa Só dá Vasco descobriu indícios de sabotagem no sistema hidráulico das piscinas de São Januário, visando aumentar os gastos do Club e instaurar o terror. Parece não haver limites para a sordidez dos que desejam destruir o Gigante.

..
A nota do Casaca sobre a reunião já deixa explícita a intenção do golpe. Chamar Roberto Dinamite de "presidente" (assim mesmo, entre aspas) é dar muita bandeira. Esses caras já estão se sentindo donos do Vasco novamente.

..
O caso Souza já foi explicado de forma satisfatória. E o caso Paulo Miranda, hein, Eurico?