sábado, 19 de maio de 2012

Vai começar!


Fieis tricolores e hereges de outras cores,

A Conmebol que me perdoe, mas hoje começa o principal campeonato do ano. Ainda que a CBF faça de tudo pra avacalhar o torneio e que, em qualquer ranking, a Libertadores seja mais valorizada, eu não tenho dúvidas: o Brasileirão é o torneio mais legal do ano.

A primeira vantagem do Brasileirão é a proximidade dos rivais. É claro que vai ser bacana tirar mais uma vez o Boca, mas sejamos sinceros: quantos torcedores do Boca (torcedores mesmo, não secadores de ocasião) você conhece?

A imprevisibilidade também ajuda. O Brasileiro é mais equilibrado, e por isso mais afeito a zebras, do que o torneio continental. Isso porque é mais fácil encontrar 10 times competitivos no Brasileirão do que na Libertadores (recheada “bodes-cegos” venezuelanos, peruanos, bolivianos e etc).

Mas o ponto principal, pra mim, é a duração. Desde 2003, quando os pontos corridos foram adotados, temos um campeonato de 7 meses. E com jogos pra valer, sem fases classificatórias ou outras enganações. Desta forma, o campeão nunca o é por sorte. Basta ver que o título sempre fica com uma equipe que esteve na briga pela ponta por uns 5 meses (a única exceção foi 2009).

Em 2010 foi assim. O Flu passou umas 30 rodadas na ponta. E não pensem que isso tornou o campeonato monótono. Foram uns 6 meses de tensão e apreensão, com várias equipes no encalço e a liderança sendo desafiada toda a semana, principalmente pelo Cruzeiro e Corinthians. O título foi a prova cabal, incontestável, de havíamos sido o melhor time do ano. O grito de campeão, depois de tantos meses de expectativa, foi como um gozo tântrico. Prazer prolongado e transcendental.  


Previsões:

Não tenho dúvidas. O tetra só não vem pras Laranjeiras esse ano se houver o relaxamento habitual pós-título da Libertadores. Nosso principal rival pelo título será o Corinthians. O Santos chegará perto, mas as constantes convocações de Neymar, Ganso e Cia devem tirá-lo da ponta. Vasco e São Paulo devem brigar pela outra vaga na Libertadores (o Inter pode surpreender).

Na rabeira, não acredito em surpresas. Atlético-GO, Náutico, Sport, Portuguesa e Ponte Preta devem brigar pra ver quem se salva. Entre os grandes, apenas o Cruzeiro deve frequentar o Z4 durante o campeonato.

Façam suas apostas, pois é dada a largada!

ST

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Recordar é viver!


Fiéis tricolores, 

Quartas de finais da Libertadores de 2008. O Flu, desfalcado de Thiago Silva, enfrenta o São Paulo, do ainda craque Adriano. Após a partida no Morumbi os paulistas comemoravam a vitória por 1 a 0 (que além de ser uma vitória, significava não ter levado gol em casa) quando Renato Gaúcho sentenciou: Foi um ótimo resultado pro Flu, vamos classificar!

É dessa atitude que precisamos na quarta-feira que vem. Não tem porque respeitar muito o Boca. Como eu já disse em outra ocasião, o time deles não é melhor que o Botafogo.

Se o resultado de hoje não foi o esperado (mesmo sem 5 titulares, o Flu é mais time), tampouco foi um desastre. Após a infantilidade de Carlinhos e a garfada do juiz no primeiro tempo, o Flu suportou bem a pressão no segundo. Cavalieri foi o grande destaque, com pelo menos três grandes defesas dignas de nossa tradição em grandes goleiros. Mas também não podemos esquecer da dupla Gum e Anderson, que mostraram firmeza e seriedade, e do sempre muito criticado Edinho, que conseguiu marcar bem a Riquelme. Além deles, vale também destacar a luta do grupo.

Tenho certeza que vamos passar. Semana que vem tem volta. Pra cima deles Fluzão!

ST

O diabo não é tão feio quanto diziam...


Cruzmaltinos desse planeta,

a nossa atuação ontem foi sólida, e se não saímos com a vitória, pelo menos não sofremos gol, o que nos deixa em uma situação interessante para a próxima quarta. Ainda acho que somos o azarão no páreo, mas vimos que o time mais queridos pela CBF na atualidade não é essa coisa toda não. É claro que eles têm jogadores perigosos, como Alex, Emerson e Paulinho... Mas de resto, a equipe do Parque São Jorge é um amontoado de jogadores medianos comandados por um técnico quase tão burro quanto o nosso. Marcar um golzinho no Pacaembú é algo factível, principalmente se o Chico Bento entender essa semana que ele não sabe chutar e que - mesmo que o companheiro perca - passar sempre é a melhor opção... 

Eu acredito na semi-final... E aí, vão faltar 4 jogos... Não precisamos ser os melhores de todos os tempos... Bastam 4 jogos...

***


Não vou reclamar da arbitragem no gol mal anulado de ontem. Era um lance muito difícil (embora o bandeirinha devesse seguir a orientação da FIFA que diz que - em caso de dúvida - o gol deve ser validado. No entanto, me espantou a cobertura da televisão, sempre tão rápida em todos os assuntos, que demorou quase meia hora pra mostrar um tira-teima, e quando o fez, o fez de forma errada e tendenciosa.


Veja na imagem que o jogador vascaíno que vai marcar o gol se encontra apenas poucos centímetros à frente do homem que dava condição para o lance. A imagem mostra que nosso centroavante estava em movimento, em direção ao gol. O defensor, no canto da tela, estava se movimentando no sentido oposto. Esse lance caracterizaria impedimento. Porém, reparem que no momento em que a TV congelou o frame, a bola já está em seu trajeto, estando afastada alguns centímetros do jogador vascaíno. Portanto, a imagem que vemos é de um momento posterior ao passe. Talvez alguma frações de segundos. O suficiente para que nosso camisa 9 se adiantasse um pouco, e o zagueiro corintiano saísse um pouco da jogada. Os homens dos enfeites especiais da rede Globo gastaram meia hora andando de frame em frame até conseguir um que mostrasse o jogador do Vasco impedido. Pra isso, contaram com o fato de a maioria das pessoas olharem somente para os jogadores, e não procurassem saber se aquele era realmente o momento exato do passe.

Como eu disse, não culpo o trio de arbitragem. O lance era difícil. Mas insistir no erro, mesmo tendo o recurso eletrônico, mostra que nem toda a tecnologia protegerá o futebol da SAFADEZA das pessoas que estão envolvidas com esse esporte...

PS: Engraçado que no outro canal que transmite o jogo, os analistas foram taxativos em dizer que o gol foi mal anulado... 

domingo, 13 de maio de 2012

Eram poucos,mas loucos


Escrever o quê sobre um jogo que se decidiu à sombra do 4 a 1 adversário no primeiro confronto? Podemos exaltar os torcedores que acreditaram no time e foram ao Engenhão nessa tarde de domingo. Esses guerreiros estavam em menor número. Esqueceram da surra do domingo passado e foram ao campo gritar "Eu Acredito" mesmo em contra partida vendo 20 mil tricolores gritando "É Campeão".
Esses poucos cantaram de maneira igual a quantidade esmagadora da torcida tricolor.Em uma luta tão desleal quanto a que o placar apontava, a massa alvinegra se superou, abafou enquanto as esperanças ainda circulavam pelos ares do bairro do Engenho de Dentro. Foi bonito de se ver!
Deixo as críticas de lado. Elas ficam para outra oportunidade. Os jogadores tentaram reverter o quase irreversível e honraram a camisa. As limitações se mostraram durante o jogo. Erros que o Osvaldo irá corrigir durante o resto da temporada. Parabéns ao Fluminense pelo título. Mesmo não sendo o melhor durante todo campeonato se sagrou campeão. Foi o time dos jogos decisivos. O time que soube perder na hora certa e ganhou na hora que não podia perder.
No dia de hoje, vale de consolação para nós a torcida que se mostrou gigante.Eram poucos, as muito loucos. Que venha o Brasileiro e que o Tri seja comemorado.

***

-Vale ressaltar a última rodada do Campeonato Inglês.Foi campeonato para Inglês ver mesmo. 
-Cartola começa semana que vem e o Lucastupii entrara em campo para mostar a todos como se pontua no cartola.Osvaldo confira sempre meu cartola pra aprender a escalar bons times.

Flu campeão! Naturalmente!

Fieis tricolores, 

Um título sempre é único. Vale não apenas pela conquista em si (mais um troféu para o clube), mas pelas histórias e emoções que dele fizeram parte. Mas é preciso confessar que o Carioca já valeu bem mais. 

Pode até ser que, em uma época bem longínqua, cada título fosse motivo de efusiva comemoração. Isso talvez tenha sido a realidade na década de 10 ou 20 do século passado. Já em 1949, quando Lamartine Babo compôs as famosas marchinhas para os times cariocas (verdadeiros hinos no coração da galera), um título avulso já não era lá essas coisas. Não por acaso, o compositor preferiu exaltar na cancão tricolor os tricampeonatos de 17/18/19 e 36/37/38. Seguindo a mesma lógica, após o terceiro tri (em 83/84/85) passamos a exibir três estrelas acima de nosso escudo. 

Mas da década de 80 pra cá o campeonato carioca se desvalorizou ainda mais. A crescente valorização do Brasileiro (que ocupa cada vez mais espaço no calendário) e da Libertadores, aliado a campeonatos cariocas bagunçados e esvaziados, como o de 90 – quando dois times se declararam campeões -, 92 e o de 2002, abalaram a credibilidade do torneio estadual do Rio. 

Hoje, me arrisco a dizer que estaduais devem ser comemorados no máximo de 6 em 6. Digo mais, caminhamos (com a insistência dos cartolas em não modificar o torneio) para o dia em que só comemoraremos tal título de 10 em 10. 

Por isso, como torcedor de um dos dois únicos clubes que podem se orgulhar de ter ultrapassado as três dezenas de títulos cariocas, comemoro a conquista de hoje como a primeira de uma nova série de 10 que se inicia. 31 títulos não é pouca coisa, é prova inconteste de grandeza, independente de patrocínio, dirigente ou jogador. 

Vamos agora tratar do trigésimo segundo título! 

*** 

Agora, pra comemorar mesmo, sem moderação, é a confirmação do empréstimo do Araújo ao Náutico. Tudo bem que o Flu ainda arcará com parte do salário dele. Mas só de saber que ele não é mais uma “opção” no banco, eu já fico bem mais aliviado. 

ST