segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O milagre tricolor


"Eu ficava por conta da vida quando perdia jogo. Não brincava, não saia, não tinha nada que me fizesse alegria. O Fluminense era a minha paixão". Essa frase foi dita pelo mestre Telê Santana e reflete o sentimento de milhões de tricolores nesta segunda-feira. O empate como Goiás foi um duro golpe na caminhada do Fluminense rumo ao título Brasileiro. Mas devemos lembrar que o campeonato não acabou. Esse não foi nosso último jogo. Ainda faltam três rodadas e enquanto houver esperanças, devemos acreditar.

Tentando encontrar forças para ainda acreditar no título, me lembrei das últimas jornadas do Brasileirão de 2002. Havia vários times à nossa frente na busca por uma das oito vagas para às quartas-de-final. O Flu precisaria vencer todos os seus jogos e torcer por combinações improváveis.

Só o tricolor mais otimista acreditava na classificação. Pois vencemos o Vasco, o Botafogo, a Portuguesa. Porém, uma derrota inesperada para o Paysandu quase colocou tudo a perder. Chegamos à última rodada precisando vencer a Ponte Preta, em Campinas, para garantir a classificação.

O jogo parecia um treino de ataque contra defesa. A Ponte massacrou o Fluminense. Aos 20 minutos do segundo tempo já vencia por 2 a 0 e estava roubando a vaga tricolor. Pois foi então que o imponderável entrou em campo. O técnico Renato Gaúcho colocou Magno Alves em campo e dele sairam os passes para dois gols de Roni. Mas o empate não era suficiente. Até que nos últimos minutos, o zagueiro da Ponte brincou na frente de Romário e o Baixinho chutou fraquinho, entre a trave e o goleiro. Vitória de virada por 3 a 2 e o Flu avançou no Brasileirão de 2002.

Com o Fluminense é sempre assim. Nada é fácil, tudo chega com uma dose generosa de dramaticidade. É por isso que nossas conquistas são tão saborosas.

Agora, mais uma vez precisaremos contar com o imponderável para ficarmos com o título. Mas meus amigos, nunca esqueçamos as palavras de Nelson Rodrigues. "O Fluminense nasceu com a vocação da eternidade e quando se fala em eternidade e Fluminense, os milagres acontecem".