sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mais sorte do que juízo

Cruzmaltinos desse planeta,

aos observadores menos experientes, o jogo de ontem pode ter parecido satisfatório. Afinal de contas, eles dominaram o primeiro tempo, nós dominamos o segundo, o placar ficou em igualdade jogando fora de casa... Mas não se enganem! O Vasco não conquistou esse empate! O Patético Paranaense que perdeu a vitória! Assim como fez contra os Tricoflores, os gaúchos do norte contaram com o ovo no cu do galináceo e recuaram de maneira absurda, deixando o Vasco empatar mesmo com toda sua incompetência. Basta ver que, após sofrerem o segundo gol, o clube de São Paulo do Sul rapidamente recuperou o domínio e quase conseguiu um terceiro tento nos 10 minutos que faltavam. O Gigante da Colina vem jogando sem a menor inspiração já fazem 3 rodadas, desde que derrotou o Cruzeiro em exibição de gala.
Eu não vou aqui falar de Fellipe Bastos, Diego Rosa, Éder Luís (ruim demais, meu Deus, ruim demais!). A gente já sabe o quanto esses caras não têm condições de jogar no Vasco. A culpa maior é de quem escala. Já disse: Não é possível que o Kim não esteja treinando melhor que o Chico Bento! Qualquer um que jogue com a cabeça levantada já está em vantagem sobre o capiau. Se o Cristóvão não consegue enxergar isso, ou não vê que lotar o meio de volantes faz com que o time jogue sempre sem a bola, reagindo ao adversário, então esse cara não serve pra ser nosso treinador.
Domingo vamos encarar o Galo da roça grande. Desesperado, lutando contra o quase inevitável rebaixamento, o Patético Mineiro é um time que vem com tudo. Resta saber se nós vamos ressuscitar mais esse defunto no Brasileirão.

***

Pelo menos teremos a volta do Reizinho da Colina. Se não temos quem pense na beira do gramado, pelo menos teremos alguém pensando dentro das quatro linhas.

***

Alguém tem alguma dúvida de que Élton roubou a vaga de Alecsandro? Espero que Cristóvão também não tenha...

***

Apesar dos maus resultados nas últimas 3 rodadas (2 pontos em 9 disputados), continuamos na luta, em segundo lugar com o mesmo número de pontos que o Corinthians. Já disse e repito: esse campeonato vai ser conquistado pelo time que tiver menos medo de ser campeão. Corremos um risco de consagrar um micro-clube feito o Botafogo numa dessas...

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

É só querer jogar!




Caros Alvinegros,


O Fogão tem o melhor time do Campeonato Brasileiro de 2011. E prova isso quando resolve se organizar em campo, jogar com raça e partir em velocidade para o ataque. Quando jogou assim goleou o Vasco, matou o Corinthians e fez um grande 1º tempo contra o São Paulo, todos candidatos ao título.


O Botafogo só depende dele mesmo pra ser campeão. Só tenho medo das mudanças absurdas que o Caio Jr costuma promover na equipe.

domingo, 9 de outubro de 2011

Crônica de uma morte anunciada

Cruzmaltinos desse planeta,

eu - como a maioria dos torcedores - tentei ver com a maior boa vontade o trabalho do interino Cristóvão Borges. Afinal, era de se esperar que atuando próximo ao Monsieur Ricardo Gomes, ele tivesse absorvido a maneira de trabalhar do nosso adoecido comandante. No entanto, já faz algum tempo que o voto de confiança ao provisório vem se mostrando equivocado. Hoje a minha paciência se esgotou. O time foi armado de forma previsível, como era de se esperar... Até aí, nenhum problema. Porém, a postura do time - acuado desde o primeiro minuto - mostrava que aquela confiança de campeão que Gomes dava à equipe não havia embarcado para Porto Alegre. Com 13 minutos, Eduardo Costa sentiu a coxa e entrou Fellipe Bastos, e o Gigante até melhorou, saindo em bons contra-ataques que esbarravam na falta de sorte de Diego Souza ou na absoluta falta de competência do Éder Luís. No último lance da etapa inicial, o Vasco quase abriu o placar. E aí veio o intervalo, e com ele as intervenções do vestiário.
Uma coisa é difícil de engolir. Na época de Ricardo Gomes, o meia Bernardo - habilidoso, mas imaturo em alguns momentos - era nosso décimo segundo titular, aquele que entrava quando nada estava funcionando, pra tentar resolver num lance individual. Pois, na Era Cristóvão, o primeiro suplente, aquele que entra em quase todas as partidas, é o volante Diego Rosa. E eu pergunto: que mudança Diego Rosa pode trazer ao time? Por mais que me doa concordar com o Império do Mal, lembro quando Luxerley Vanderburgo disse que não se pode tirar o craque, pois ele pode dormir o jogo todo e resolver num lance isolado. Pois hoje Diego Rosa entrou no lugar do maestro Felipe, que vinha apagado, mas tem mais bola em um dedo do que Diego Rosa tem no corpo todo. Diego Rosa virou assim o quinto volante cruzmaltino a pisar no gramado do Beira Rio hoje (Jumar -improvisado na lateral-esquerda, Rômulo, Eduardo Costa, Fellipe Bastos e ele). Essa substituição, quando ainda estava 0x0, confirmou o que já parecia ser o estilo Cristóvão: Mais medo de perder do que vontade de ganhar.
Com isso, fomos goleados (ainda que o segundo gol tenha surgido de uma das muitas falta inventadas pelo apitador Alício Pena - um dos piores que vi esse ano). Mas o que mais preocupa é a atitude. Jogando desse jeito, veremos não só o Corinthians nos ultrapassar, mas é bem possível que terminemos a temporada na décima colocação. Melancólico pra quem pensava em título há até pouco tempo.

***

O resultado do meio da semana não disse muita coisa. Um amontoado de reservas que jogou sem ter sequer um banco completo na altitude... O time do Aurora é muito ruim, e com um pouco de calma, os titulares podem golear facilmente em Sanjanu. É só garantir essa tranquilidade.

Má intenção

Precisa dizer de quem? Mas não há de ser nada. Vida que segue.

Também, já tava ficando fácil... Com os times lá da frente tremendo mais do que vara verde, era capaz de assumirmos a liderança ainda nessa semana. Assim fica mais difícil (e, como sabemos, quanto mais difícil, melhor pro Flu).

Pra cima do Coritiba!

ST