sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Solidariedade tricolor

Caríssimos tricolores, nosso eterno craque Washington, que defendeu as cores do Fluzão na década de 80, dos inesquecíveis tri-carioca 83-84-85 e Brasileiro de 84, está precisando de nossa ajuda.


Washington tem uma grave doença chamada Esclerose Lateral Amiotrófica, ou doença de Lou Gehrig, caracterizada pela degeneração das células do sistema nervoso central, fazendo com que, progressivamente, a pessoa vá perdendo os movimentos do corpo. Ainda não foi encontrada a cura para essa doença, e nosso ídolo se encontra em uma cadeira de rodas devido a dificuldades nos seus movimentos.

Enquanto a diretoria do Fluminense não se manifesta, a torcida já faz sua parte. O tricolor João Márcio Jr. organizou um leilão de uma camisa do Flu, modelo 2009, autografada pelo nosso craque. A renda será diretamente depositada na conta do artilheiro, autor de 118 gols com a camisa do Fluzão.


Conta para doações:

Conta poupança 7237-0
Agência 2926-2
Banco do Brasil (número 001)
Geovana de Souza Santos (titular da conta, filha do Washington)
CPF 165.634.415-72

Regras do leilão:

http://joaomarciojr.blogspot.com/


Saudações tricolores

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Flu em pedaços

Caríssimos, como um gol afeta o abalado elenco tricolor. Começamos bem, partimos pra cima no início da peleja e fomos premiados com gol do talentoso Alan. Jogávamos com uma raça pouco vista em 2009. Mas bastou nossa zaga dar o ar da graça para as esperanças ruírem e o time se perder totalmente em campo. O gol de Dentinho foi um dos mais ridículos da temporada. Gum falhou feio e Luiz Alberto nem no lance estava. Como sempre.


Não adianta lamentar mais um tropeço. Jogadores e comissão técnica tem a obrigação de trabalhar e lutar muito até o final desse desastroso campeonato. Cuca, como em sua breve passagem em 2008 (2V - 5E - 2D), perde pontos importantíssimos em casa, através de escalações equivocadas e empates bobos no Maracanã. Ninguém entende a barração de Urrutia e Digão. Ao sacar Adeílson aos 30 minutos do primeiro tempo, desmontou o esquema com dois atacantes e praticamente anulou nossas chances de marcar mais gols no confronto. Até porque Roni (rs) era a única opção para o ataque entre os reservas. Tá certo que o lado esquerdo estava uma avenida, mas uma simples mudança de posicionamento (ou até a substituição do apagado Fábio Neves) resolveria o problema. Após a saída precoce do nosso camisa 7, a bola não parou mais no ataque, além de perdermos um homem alto para disputar as bolas aéreas na área corinthiana.

Fred fez muita falta ontem. A ausência de um homem de área limitou ainda mais nosso futebol. Alan joga fácil, mas é franzino e praticamente desaparece sozinho entre dois zagueiros. É bom jogador, tem faro de gol mas não pode ser a referência lá na frente. O senhor Frederico está devendo? Sim, está. Errou ao surfar em Ipanema recuperando-se de contusão? Sim, errou feio. Mas ainda é o melhor atacante do elenco e não há mais tempo para contratar ninguém. Temos que aproveitar quem está lá, e ele é o único atacante com características de matador entre os profissionais. Que volte o quanto antes para ajudar o Flu a disputar um futebol um pouco mais digno neste final de Brasileiro e playoffs de Sul-Americana.

.

Mais uma vez Rafael fez partida irretocável. Impressionante como em pouco tempo nossa muralha ganhou apoio irrestrito da torcida, com atuações seguras e grandes defesas. Um alento em meio a milhares de contratações desastrosas. Junto com Conca e Alan, forma (com justiça) a trinca preservada pelos torcedores.

ST

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cruzmaltinos desse planeta,

só posso rir da tentativa desesperada da torcida do MENOR do mundo de diminuir alguém. O sujeito aproveitou minha ausência, difamou o Vasco até onde podia (tá certo, sendo ele tricolor, não podia muito) e agora quer pagar de vítima, me chamando de menino. Ora, convenhamos! Esse senhor - que em toda sua existência viu menos títulos do que eu vi nos anos 90 - fica saindo pela tangente, tentando enganar a matemática, tentando negar que hoje a série B é uma preocupação muito mais dele do que nossa. Talvez porque saiba que uma vez de volta, não sairá mais de lá. Ora, sejamos sinceros: o Fluminense não é um Vasco, um Corinthians, um Atlético Mineiro ou mesmo um Grêmio- times de torcida apaixonada, que empurram o clube quando este está cambaleante, que tem força para agarrar o touro pelos chifres e colocar o trem de volta nos trilhos. Não. O Fluminense é um clube de poucos, pouquíssimos gatos pingados, sofredores que estão preparados para - a qualquer momento - adotarem um discurso de que nunca ligaram mesmo pra futebol, que seu negócio sempre foi o polo aquático.

Sim, nosso amigo tem razão em uma coisa. Entre os quatro, existe mesmo uma criança. Mas, ao invés de assumir seu pouco tamanho e adotar uma atitude simpática, como fazem Bangu e América, o Fluminense é um daqueles meninos metidos a adulto, que se acham muito espertos e tentam falar difícil. Se bem que combina com o Fluminense: essas crianças se parecem muito com anões...
Não. Não sou bobo a esse ponto. Não vou dizer que vou ignorar o pequeno Tri-Rebaixado. É isso que ele quer. Ignorar um monstrengo desses é dar asas para sua arrogância insuportável. Seguirei apontando para as roupas remendadas desse moleque que gosta de posar de aristocrata. Afinal, mostrando o tamanho insignificante do time das Laranjeiras, eu ressalto as proporções colossais do Gigante da Colina.

Menino só

Caríssimos tricolores, temos um menino no blog. Um menino daqueles hiperativos, que tentam mandar nas brincadeiras à base do grito. Um menino invejoso, dos que jogam terra na piscina do vizinho, maior e mais bonita do que sua piscina de plástico. Decadente, não aceita seu momento medíocre e insiste em desviar as atenções. Atira pedra pra lá, atira pedra pra cá, e não acerta ninguém... Talvez por estar um andar abaixo na escala de importância do futebol - no máximo acertaria um Duque de Caxias, um Campinense... A insanidade, o ódio e a inveja estão cegando esse menino...

O fato é que agora o menino quer tomar o lugar de um tricolor. Esqueceu o Vasco completamente. Será que virou casaca? Teremos agora dois tricolores no Corneta? Ou bateu a dor de corno na viúva do Conca? Vergonha por ser despejado da Barra da Tijuca para treinar em São Cristóvão? Acho que de tudo um pouco. E muito mais...


Mas o menino precisa CRESCER depressa, senão ninguém aguenta. Precisa aprender a reconhecer seus defeitos, sua insignificância e não sair gritando os problemas alheios, no infantil intuito de amenizar suas fraquezas. Isso não funciona. É ridículo. Também precisa aprender mais sobre futebol. Deixar o Winning Eleven de lado, sair do quarto e assistir a um verdadeiro jogo do esporte bretão (Copa Bahamas não, pelo amor de Deus!). Quem sabe assim escreva mais sobre o Vasco, entenda o esporte tática e tecnicamente, saia da solidão das ofensas gratuitas e evolua como ser humano.

P.S.: me desculpem pela fuga ao tema. Prometo não incomodá-los mais com assuntos "extra campo", mantendo o foco única e exclusivamente no meu amado Fluminense Football Club.

ST

Direto da central de piada pronta:


E não para por aí: Os tricolores vão ganhar um livro sobre seu VICE CAMPEONATO da Libertadores... Nada pode ser menor!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Tóxico

Cruzmaltinos desse planeta,

bastou ficar alguns dias longe desse blog que o nosso comentarista tri-rebaixado (rumo ao tetra!) botou as manguinhas de fora. Rolou chororô antecipado, comemoração de goleada sobre time de várzea, etc... Foram tantas as loucuras que eu só posso pedir desculpas aos leitores e formular uma hipótese: ele deve estar no tóxico (ler com som de "CH"). Só pode. Vamos aos breves comentários:

1) Ganhar do Alianza não pode ser motivo de comemoração. Nunca. Não importa em quais circunstâncias. Golear com dois a mais então, nem se fala. Deveriam era ter vergonha mortal por terem tomado três gols de um time que não sabe nem o que é futebol...

2) Colocar a ordem de despejo do Vasco-Barra na conta de Roberto Dinamite é tão desonesto que chega a ser canalha. Até uma criança sabe que a situação financeira do Vasco é fruto da gestão do Sapo Gordo, e que o Vasco não pagará essa dívida enquanto os termos do contrato e a situação em que eles foram estabelecidos não forem completamente esclarecidos. Além disso, se formos despejados da Barra, continuaremos tendo São Januário. Ou seja: Nem rir da "desgraça" alheia os tricolores andam conseguindo.

3) Vocês se lembram daquele comercial da Amanco? Pois, poderiam fazer um com os times do Rio. Ao saber que as tubulações cortam a cidade, alguém na Gávea grita: "Campeão do Mundo!". Em São Januário, operários gritam: "Duas vezes campeões da América." Lá em General Severiano, um botafoguense louco (pleonasmo?) berra: "Campeões da Conmebol!" (o que já gera risos dos dois primeiros). Mas na Laranjeiras, um tricolor desesperado sussura pro outro: "Me dá um título! Me dá um título!" e o outro diz: "Taça Olímpica!".
Pois, Taça Olímpica é igual Miss Universo. Pior, é uma espécie de Miss Simpatia. O time ganha por ser "bonzinho". Um título decidido por um bando de velhos sentados numa sala tem o mesmo peso do "título" do Botafogo como um dos 11 melhores times do Século XX. E muito menos valor do que um torneio Cidade Maravilhosa.
Alguém tirar onda com isso me enche de vergonha alheia.

Bem, debatidas as perfumarias, comento rapidamente o jogo que quase não houve. São Pedro era contra, mas o homem de preto esperou quase uma hora e deixou a bola rolar. Parece que ele tinha medo do jogo ser remarcado e escolherem outro juiz para apitar. Talvez por já ter recebido adiantado.
O Bragantino não levou perigo à meta vascaína em momento nenhum e sairia com um 2x0 pelo menos se o juiz tivesse um pingo de decência. Ok, o primeiro pênalti não marcado foi "só" escandaloso, mas o segundo foi caso de polícia. O zagueiro cortou a bola com o braço tal qual um jogador de vôlei e nem acreditou quando não ouviu o apito. Ou será que ele já esperava isso?

Pois bem, agora temos que vencer todos os jogos para igualar o recorde do Corinthians. Não duvido que a gente consiga. Se os homens de preto deixarem...

Ah! Falando em recorde, me disseram que o Flamengo bateu o público da nossa festa de 111 anos... Também, distribuindo ingresso praticamente de graça... Quero ver colocar 80 mil cobrando preço normal...

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A pior rodada do mundo

Caríssimos tricolores, perder pro Flamengo é pior do que perder um simples clássico. Dói na alma. Os dois gols da peleja de ontem, da forma como se desenharam, são pra sacudir no túmulo o mais morto dos tricolores. Pra piorar, uma rodada repleta de zebras, onde babas da parte de baixo da tabela venceram ou empataram fora de seus domínios. Agora é pedir emprestado o padroeiro da mulambada, São Judas Tadeu, o santo das causas impossíveis: tirar sete pontos em 11 rodadas, com esse timeco, só apelando para o sobrenatural...


Lamentável a escolha de Cuca. Fabinho já havia errado feio num jogo bobo. Para um bom entendedor, motivo de sobra para não escalá-lo num Fla x Flu tão importante. Deu no que deu... E pior, perdeu a bola (duas vezes!) para o ex-jogador Zé Roberto, há muito escondido e desacreditado no elenco do lado negro da Força.

Aliás, Cuca não errou só aí. Levar um nó de Andrade no intervalo é das piores humilhações possíveis. Como um cara já rodado (tudo bem, ganhar títulos que é bom...), pode ser tão dominado por um técnico aspirante? Tá certo que nosso elenco é muito inferior ao dos mulambos, bem mais equilibrado e com talentos individuais como Léo Moura e Adriano. Mas isso não justifica Ruy perder na corrida para a imperatriz de uma tonelada, no lance do gol (bem) anulado pela arbitragem. Também não justifica Digão ficar pulando de um pé só enquanto o artilheiro da cabeça fraca entrava sozinho para matar de vez o Fluzão no segundo gol. Nosso zagueiro esteve impecável até esse lance, mas faltou maturidade para sair quando não tinha mais condições.

Jogamos bem o primeiro tempo, até melhor diga-se de passagem. Perdemos chances derradeiras com Alan e Adeílson. O árbitro mulambo (como todo mundo já sabia) nos prejudicou no lance da voadora de Bruno em Digão, aos dois minutos do segundo tempo. Se fizéssemos 1 x 0, o resultado poderia ser outro. Aliás, mais uma lambança pra conta da diretoria. E não faltou aviso...

Os jornalistas já decretaram o rebaixamento. Os jogadores dificilmente superarão essa derrota, principalmente com Cuca de motivador. As chacotas estão aí, cada vez mais doídas. Os verdadeiros tricolores estão sozinhos nessa, sem time, sem comando, abandonados nas arquibancadas. A cada jogo em menor número, mais tristes e mais desconfiados de que 2009 entrará para história como um dos piores anos do centenário Fluminense Football Club.

E que venha o Corinthians...

ST