sábado, 27 de março de 2010

Mais especulações

Cruzmaltinos desse planeta,

por enquanto seguimos com Gaúcho como técnico interino. O treinador dos juniores provavelmente assumirá pelos dois próximos jogos do carioca - onde mesmo que ganhemos será difícil conseguir a classificação - e da Copa do Brasil. A menos que ele consiga goleadas expressivas em todos esses jogos, com o time apresentando futebol ainda superior ao dos melhores momentos da Taça Guanabara, o natural é ele entregar o comando a um novo treinador depois desse período. Natural. Insistir com ele poderia até dar certo, como deu com Andrade nos Mulambos, mas a possibilidade dele ter um trabalho semelhante ao de Tita, no ano negro, é maior. Assim, ainda nos deparamos com o problema que vem desde quarta-feira: quem vem para ser o nosso técnico?
Além dos nomes já comentados no último post, outros surgiram essa semana. Alguns pediram Muricy Ramalho. Não vejo essa contratação com bons olhos. Em primeiro lugar, porque Muricy é intragável. Acho esse sujeito uma das figuras mais escrotas do futebol brasileiro, e odiaria ter que aturá-lo no Vasco. Além disso, seu estilo de jogo não me agrada. Muricy só deu resultado quando tinha um clube mega-estruturado em suas costas. No Palmeiras, conseguiu perder uma vaga certa pra Libertadores. Não bastasse, o treineiro resmungão nunca atuou no Rio de Janeiro - nem como técnico, nem como jogador - e todo mundo sabe que as coisas são diferentes no futebol carioca - o futebol de verdade.
Outro nome que surgiu com força na quinta-feira foi o de Sebastião Lazaroni. A ESPN e a Rádio Tupi noticiaram que o técnico da seleção de 90 estava em São Januário. Sua escolha seria uma incógnita, já que o treinador está fora do país há 5 anos. Em 2009, foi eleito o melhor técnico do Qatar, mas convenhamos que isso não é muita coisa. Seria uma aposta arriscada, que foi descartada no final do dia: tudo não passava de boato.

Agora a bola da vez é o bonachão Abel Braga. Apesar de seus êxitos no Internacional de Porto Alegre, não o acho um grande técnico. Longe disso. Todo mundo se lembra com carinho de seus títulos de 2006, mas eu ainda me lembro de suas passagens pela colina e das duas Copas do Brasil que ele deixou escapar no comando de Fla e Flu. Porém, diante da recusa de Oswaldo de Oliveira, Abelão - mesmo longe de ser o ideal - parece ser a melhor opção do mercado no momento. Alguns fatores pesam a seu favor. O primeiro é a identificação com a instituição Vasco da Gama. O zagueiro vigoroso dos anos 70 tem moral e autoridade pra berrar com quem quer que seja dentro de São Januário. Além disso, com a possibilidade da contratação de Juninho Pernambucano se tornando cada vez mais concreta, é interessante um técnico que tenha acompanhado de perto seu desempenho no último ano. Por último, destaco o perfil motivador - apaziguador de Abelão: um grupo psicologicamente frágil como o nosso precisa de um treinador companheirão, que ouça e entenda o lado dos jogadores. Abel pode ser esse cara. A vontade de assumir o clube em maio me animou também. Eu não morria de amores por Dorival Jr, mas ele cumpriu seu papel. Então, que venha o Abelão.

...

Mas, se formos realmente desclassificados do Carioca no dia 4 de abril e Abel só puder vir em maio, é fundamental que ele já mande um homem seu - auxiliar técnico, preparador físico, roupeiro, o que seja! - para aproveitar esse período e fazer uma "pré-temporada" com o elenco vascaíno. Não podemos perder mais tempo.

...

Pé-fria ou não, desrespeitando as tradições do clube ou não, o certo é que uma camisa que vende 70 mil unidades em 5 dias não pode ser aposentada assim. Dinamite confirmou que o Vasco atuará com o manto templário contra os tricolores. Ponto para o presidente-ídolo.

...

Carlos Alberto negou que tivesse problemas de relacionamento com Vagner Mancini. Ok. Mas não é mesmo miraculoso que um dia após a demissão do treinador, nosso capitão já se encontrasse curado da lesão que podia afastá-lo por até 6 semanas? O fato é que nos últimos jogos havia uma certa preguiça de alguns em se matarem pra salvar o pescoço do treineiro que partiu...

quinta-feira, 25 de março de 2010

Crise

Cruzmaltinos desse planeta,

a segunda derrota pra um time pequeno derrubou Mancini. Como deixei bem claro desde que ele foi contratado, não era a minha escolha. Treinador sem currículo, com fama de encrenqueiro... Mas foi uma aposta. E como toda aposta, podia dar errado. Talvez tenha sido uma jogada alta demais para uma hora que não era a certa. A direção acertou ao mantê-lo até onde deu. Afinal de contas, queimá-lo após o primeiro mal resultado só pra agradar a torcida seria uma atitude de um clube que não tem o menor compromisso com o futuro.
Me preocupa agora a questão sucessória. Estão falando no Leão. Pode até dar certo. Aliás, pode dar mais certo do que o esperado. O treinador felino tem fama de chegar barrando o craque do time, o medalhão. Se o Rei da Selva entender que o grande nome cruzmaltino é Dodô, tem desde já meu apoio. Se quiser barrar Carlos Alberto, vai mostrar que tem mais ego do que juízo. A real é que Leão gosta de montar seus times desde o princípio, e isso não combina com o planejamento que já vem sendo feito.
Outros falam em Tite. Pra mim, é um Mancini de cabelos brancos. Não vem pra resolver. Celso Roth e Antônio Lopes também surgem em conversas informais, o que me gela a espinha. O Vasco já testou os dois recentemente e os reprovou. Mário Sérgio Pontes de Paiva seria o ponto baixo da escala de treinadores. Não servia como comentarista, como treinador é uma piada de péssimo gosto com os adeptos da cruz de malta.
Qualquer um que venha, uma melhora imediata é esperada. O pior problema do Vasco não está na qualidade do elenco, que tirando uns dois ou três (Fernando, Elder Granja - por exemplo) não é ruim. O pior foi a queda do moral da equipe. Não que isso absolva nosso ex-treineiro: elevar o espírito do time também é função do técnico. Mas cuidado para não se iludirem.

...

Tendo em vista o noticiário recente da colina, aguardem confirmações e desmentidos para o resto da semana.

...

Mudando de técnico, não sei se o melhor é se classificar para a próxima fase do carioca ou ficar de molho, com uma nova pré-temporada. A prioridade tem que ser a Copa do Brasil.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Recomecem o ano por favor!

Tá flórida... Meu time não embala, o campeonato não embala, o ano não embala. Nem o texto embala. Um tédio só. E não é exclusividade carioca, o Brasil todo passa por essa frigidez futebolística. Libertadores e Copa do Brasil também não emocionam. Salvo um clássicuzim aqui outro ali.


Começo a engrossar o coro dos que pedem a extinção dos estaduais. Apesar de 2010 ser especial por causa da Copa - e começar pra valer somente depois dela e não depois do Carnaval. O Carioca só empolga um pouco a partir das semis, mas mesmo assim parece diferente dos outros anos. Vê-se tal fenômeno pelo público pífio do segundo turno, sem exceções.

E o Fluminense segue o fluxo. Faz uma boa partida, uma média e uma fraca. E depois joga bem de novo. E pra variar, joga mais ou menos e depois muito mal. E seguimos com nossas bundas gordas nas arquibancadas. Ou na poltrona da sala - eu, na verdade, prefiro o bar quando não estou no maraca.



E falando em bar, a notícia da semana é a nova parceria com a Ambev. Dizem por aí que alguns executivos do alto escalão da cervejaria são tricolores fanáticos e pretendem inovar. De começo, cria-se um espaço aberto para total interatividade com o torcedor, estratégias de marketing e gerenciamento do Passaporte Tricolor, investimento nas festas da torcida, melhorias no patrimônio e várias promoções e produtos com a nossa marca. É pra torcer e beber.

ST.