sexta-feira, 16 de julho de 2010

A bola pune

Essa frase, proferida por Muricy, foi a única que me fez abrir um sorriso depois da maldita peleja de ontem. Realmente atacamos o jogo inteiro e os caras conseguiram aproveitar uma chance clara de gol. Mas qualquer argumento para tamanha desilusão é inferior ao próprio fato. Perdemos uma oportunidade muito boa de assumirmos a liderança, abrindo seis pontos do segundo bloco da tabela, ou seja, dois jogos de vantagem contra possíveis postulantes ao G4.

Tudo isso pode ser resolvido se ganharmos do Santos, na Vila. Mas quem não conseguiu vencer o Grêmio Prudente em seus domínios, precisa melhorar muito para tal feito.


Não dá para crucificar o time, que até esteve bem. Como já foi dito, dominamos o jogo nos noventas minutos e atacamos o tempo todo. Faltou um pouco mais de concentração e seriedade pra matar a partida. Que a ‘derrota’ de ontem sirva de lição.

Da torcida, nem preciso falar. Parabéns tricolores.

ST

quinta-feira, 15 de julho de 2010

É hojis

Caríssimos, já estava louco nessas férias forçadas. Vejo até mais alegria nas ruas, ou talvez alívio. Ninguém aguentava mais torcer pra freguesia mundial. O que vale mesmo é agora. E pra nós tricolores, a celebração começa hoje.

Quando, finalmente, destrancarem a janela em agosto, teremos elenco. Se por um lado, Belletti, Emerson e, porventura, Deco não podem atuar, terão tempo pra ganhar condicionamento físico e se entrosar ao restante do grupo. Que esperamos voltar ainda melhor após a temporada de treinos no litoral.


O jogo dos dois ‘melhores’ times do certame terminou no mais melancólico dos empates. Vitória simples no enlameado Maraca e G1 garantido. Tranquilidade para seguir a palavra de ordem nas Laranjeiras: trabalho.

Acredito do fundo da minha alma que esse ano veremos um Flu diferente, encabeçado pelo mestre Muricy e o artilheiro Fred. Dentro das quatro linhas, bons jogadores podem alimentar saudosas recordações de décadas de ouro da centenária Instituição. Empenho nas arquibas não faltará. A verdadeira GUERRA começou.

ST

Ressuscitamos o Urubu

Caros Alvinegros,

Um ataque ineficiente, com péssima pontaria e um meio de campo sem nenhuma criatividade dá chance pra qualquer bicho morto ressuscitar, até mesmo urubu.

Sem esse papo furado de que Petkovic é craque e ele decidiu o jogo, não foi só isso. Mesmo jogando mal o Fogão teve as melhores e muito mais oportunidades de gol que o Flamengo: uma falta bem batida por Lúcio Flavio no 1º Tempo e grande defesa do Marcelo Lomba, outra chance com Alessandro de frente pro gol, outra com Caio, outra com Herrera no final do jogo... não foi uma enxurrada de chances mas foram algumas em boas condições. Já o Flamengo teve duas ou três, no máximo. Méritos pro lado de lá, que foi mais eficiente.

Ainda sobre o ataque, é notória a falta que o time sente de Loco Abreu, o matador de urubus. A dupla Caio-Herrera parece não se encontrar em campo, muita correria e pouca eficiência.
Confesso que esperava mais da reestréia do endiabrado Jobson que apenas deu uma bela caneta no marcador rubro-negro e nada mais.

Apesar de tudo, tenho certeza que o Campeão Carioca de 2010 pode mais. Vamos com tudo pra cima do Guarani, no próximo domingo.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O craque

Cruzmaltinos desse planeta,

eu poderia falar da re-estreia do Gigante no Brasileirão. Poderia falar da expectativa pela entrada de Nunes ou da preocupação com a demora de se acertar a zaga. Porém, isso tudo já foi debatido à exaustão no período do recesso. Assim, deixo vocês com a primeira edição do Podcast Oficial do Vasco. E a entrada do club da colina no áudio internético não poderia ser mais auspiciosa: uma entrevista com nosso Manager de Futebol Rodrigo Caetano. O dirigente dá um show de competência e mostra que o planejamento do time é a longo prazo.


Não adianta eu escrever muito. Ouça aqui o programa e tire suas conclusões.

É de doer pensar que a ex-situação critica justamente essa mentalidade moderna de gestão...

Vamos depenar o urubu na reestréia!

Caros Alvinegros,

Hoje, o Brasil volta a ter graça. O Campeonato Brasileiro da Série A reestréia e a expectativa dos torcedores é enorme. Principalmente nós, que contaremos novamente com dois dos melhores jogadores que marcarão presença no Brasileirão.

É provável que Jobson estréie hoje contra o Flamengo, apesar de começar o jogo no banco. As notícias que tivemos sobre as suas participações nos treinamentos coletivos foram as melhores possíveis. Gols, passes para gols, jogadas bonitas, de efeito, e futebol alegre. É disso que precisamos pra arrancarmos de vez no campeonato.

Joel Santana treinou o time e trabalhou bem o grupo no período de paralisação. Os jogadores estão focados, unidos e prometem superação. Já o mesmo não podemos dizer sobre o Flamengo, que perdeu jogadores, marca presença nas páginas policiais e enfrenta tremendo desgaste. É hora de aproveitar e garantir 3 pontinhos.

Já Maicosuel aguarda pela abertura da janela de transferências para ter situação regularizada e poder estreiar, em grande estilo.

Meu palpite pra hoje: Botafogo 2 x 0 Flamengo.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Zico na Terra!

O mundo anda um tanto quanto perigoso para se ter filhos. O consumo exacerbado de informação para o consumo tem banalizado a barbárie, transformado relações em negociações, famílias em empresas, amizades em associações, sexo em golpe financeiro. A televisão faz a gente crer em atores que repetem os mesmos papéis, como deuses do Olimpo. Ter dinheiro, querer ter dinheiro, falar sobre como ganhar dinheiro; ter fama, querer ter fama, falar sobre como ganhar fama.
Mas eis que dos céus, uma carruagem de fogo traz de volta para os campos do Senhor, um de seus avatares. E o Elias retorna antes dos últimos selos, pois só ele será capaz de dizer aos homens que a verdade foi ressuscitada e o caos habitará somente aqueles que não crêrem haver um sentido maior que as trivialidades que fazem os homens se odiarem.
E Zico Falou! E ele é quem guia os olhos do meu espírito! Para mim, o verdadeiro herói brasileiro, muito mais que Tiradentes ou Duque de Caxias. Ele e mais uns outros dois, nosso presida, um deles, são brasileiros dignos da Santa que abençoa o país e de todo poder místico que o protege.

É a mais pura verdade que desapareceu da minha cegueira: é melhor perder a partida em campo, do que a mão da correnteza fora dele. Sempre aplaudi o Flamengo por se mandar para o ataque, mesmo a custo de vexames. Isso é humano, isso é futebol! Da mesma forma, me doía o estômago ver botineiros e trucolentos selvagens maltratando a bola e os adversários. Além dos gols em que obviamente o árbitro errara a favor do Fla. Fui corrompido pela alegria fácil do triunfo. Ela me cegou, me deixou distante dos valores mais precisos em minha alma. Apesar de visitado o abismo, sempre ao meu lado, condutas que me seguravam na estrada. E Zico, sim, ele foi quem renovou o sentido a minha vida. Antes ter a cabeça erguida como homem do que segura em uma bandeja enquanto celebridade!

Leia a matéria sobre o desabafo do Elias

SRN

domingo, 11 de julho de 2010

Molecada de ouro

Cruzmaltinos desse planeta,

após darem um sopro de esperança à torcida tricolete, nossos meninos maltrataram e cravaram um incontestável 2x0 na final do Campeonato Carioca de Juniores, dando ao clube da Colina o título estadual na última categoria de base. Renato Augusto, Max, Genilson e companhia são os novos nomes de um clube que sempre teve tradição em revelar craques. Após a diretoria anterior ter nos deixado em situação precária por anos, começam a ressurgir talentos das nossas divisões inferiores. Alguns acham que investir na molecada é perder tempo, e se esquecem que pelos juniores do Vasco passaram Edmundo, Romário, Roberto Dinamite e outros ídolos. Esses meninos que conquistaram esse Carioca de 2010 podem ser os campeões brasileiros de 2013, campeões mundiais de 2014...