sábado, 22 de agosto de 2009

Vencer é obrigação.

Caríssimos, o momento é de união. Pelo bem do futebol carioca na elite brasileira. Parece incrível, mas talvez o Vasco seja o time mais garantido na série A do próximo ano. Há tempos, equipes de outros estados engolem nossos quatro grandes nas competições nacionais. Algumas exceções até houveram, mas nada que sirva de argumento para essa fase negra. O futebol carioca necessita com urgência de um título Brasileiro. O mínimo para quem ainda pensa em um dia recuperar a hegemonia do futebol nacional.

É hora de limpar a casa e buscar novas iniciativas. Precisamos de clubes mais autônomos, gestões transparentes, e participação ativa dos torcedores através de associação em massa. Ter capital para a instituição e não apenas para o futebol.

No Flu, um suspiro de esperança. Acho que Renato está muito perto da escalação ideal, dentro da nossa humilde realidade, é claro. Adeílson fez uma boa estréia. Jogará desde o início se o esquema for o 4-3-3. No caso de um 3-5-2, Dálton substitui Edcarlos. Me incomodo mais com Diguinho no lugar de Fábio Santos (com dores no joelho) do que Fabinho substituto de Diogo (suspenso). Junto com Leandro Amaral, Diguinho não foi bem no Flu. Mesmo com o revés da tuberculose superado, não jogou bem. Corre o campo todo e não produz nada.

Melhor apostar em Urrutia, jogador com muito mais bagagem do que o ex-botafoguense, embora necessite de algumas semanas para estrear. Se o jogador tem qualidade, não é tão mal recuperá-lo por quatro ou cinco semanas para ENTRAR em campo E RESOLVER um problema crônico no time. Levantar a cabeça e enxergar alguma coisa além das próximas três rodadas já é uma evolução da diretoria. Estamos cansados de contratações que vão direto para o banco, e de lá são transferidas para times sem expressão. O momento é de sair do rebaixamento, mas sem descuidar da base para 2010.

Saudações Tricolores.

Mágica

Cruzmaltinos desse planeta,

o que é mágica? Bem, em alguns momentos, quando tudo dá certo, não basta sorte. É preciso Mágica. Pois, hoje, o dia 22 de agosto passa a figurar no dicionário como exemplo desse vocábulo. Não bastava o Atlético Goianiense perder. Não bastava o Guarani tropeçar. A imensa torcida bem feliz lotou o mais charmoso, bateu o recorde de público das quatro divisões e conseguiu fazer o time jogar uma das melhores partidas do ano.
O que eu tenho pra dizer? Obrigado!! Só isso. Alex Teixeira, modesto, mostrou porque a gente acredita tanto nele, principalmente quando não é escalado no ataque. Paulo Sérgio finalmente se deu conta do tamanho do Vasco, e que o Maraca é apenas um puxadinho de Sanjanu.
Enfim, pra quem ainda tinha dúvidas do poder do Vasco, eu digo que somente nós poderemos impedir o octa do São Paulo (porque o hepta já era...)...

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Parabéns pra você

Cruzmaltinos desse planeta,

hoje é dia do aniversário do nosso amor mais antigo. Club que nos enche de orgulho, que tem na sua história sua glória, sem precisar apelar para tradições inventadas (como a do primeiro clube a ter negros, mentira repetida várias vezes, já que foi provado que essa honra pertence ao Bangu). O Vasco é um time que já nasceu grande, seja nas regatas ou no futebol, carregamos a marca da vitória. Homenageie o Gigante da Colina. Seja com bandeiras na janela, seja vestindo a camisa, o Vasco merece que você manifeste esse amor.
.

Falando em história, na fim do mês tem o lançamento do livro "A virada do Século", do jornalista Camilo Cruz Sepúlveda. Aquele jogo realmente merecia virar livro, filme, qualquer coisa. Se eu pudesse voltar no tempo, voltaria para aquele dia 20 de dezembro de 2000, pra beira do gramado do Parque Antártica, pra ver aquele jogo de novo. ISSO é história.
.

Sem sair do assunto história: muitos vascaínos não sabem que o hino composto por Lamartine Babo em 1949("Vamos todos cantar de coração...") não é o hino oficial. O hino oficial é bem mais antigo, composto pelo poeta Joaquim Barros Ferreira da Silva em 1918. Temos ainda um segundo hino, chamado de "Meu Pavilhão", de Ernani Corrêa e João de Freitas, composto em ano desconhecido. Eu sou a favor de registrarmos também como hino o grito mais bonito de todas as torcidas brasileiras de todos os tempos - criado pela gente no ano passado ("De todos os amores que eu tive, tu és o mais antigo...") Enfim, quem quiser ler as letras e conhecer mais dos hinos, recomendo o site do Mauro Prais. Do nosso primeiro hino, deixo a importante mensagem:
.
Avante então
Que pra vencer
Sem discussão
Basta querer
Lutar, lutar
Os vascaínos
De terra e mar
Os paladinos
.
PS: Notem que mesmo lá no site do Mauro Prais só há uma versão em .MID do segundo hino. Se alguém tiver alguma gravação desse hino, escreva pra ele (e pra mim também).
.
Lindo o ingresso comemorativo (figura acima) para o jogo de amanhã. Não há dúvidas de que o Vasco agora, talvez pela primeira vez, tem um departamento de marketing a sua altura.
.

Mas, infelizmente, nem tudo é festa. Como eu temia, tem cambista disposto a estragar o record do Vasco nessa semana. Uma vez, no Maracanã, amigos viram um cambista espertalhão querendo empurrar ingressos para torcedores a preços extorsivos. Após um bate-boca, veio a confusão, acabaram batendo no cambista e pegando todos os ingressos dele. Não quero estimular a violência, só digo que o cambista é o pior verme que já passou pela face da Terra, e qualquer mal que aconteça a eles será sempre bem feito.
.
Ainda temos hoje o julgamento que nos dirá se perderemos o mando de campo em dez jogos ou não. Acredito que a data é auspiciosa e que saíremos vencedores, mas vindo do STJD que de tudo tem feito para atrapalhar o Vasco, de nada eu duvido. De qualquer maneira, é bom os jogadores se acostumarem ao gramado doMaracanã, já que também enfrentaremos a Lusa, o Bahia e o Guarani lá. E não se assustem com a imprensa marrom que tenta nos convencer de que o Maracanã nos é desfavorável:
Temos excelentes 61% de aproveitamento no gramado do mais charmoso, sendo que, tirando a partida contra o Macaé, só jogamos clássicos por lá. Isso mostra somente que o Vasco não deve abaixar a cabeça pra ninguém.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Está fundado o desvairismo

Estou possesso. Não consigo organizar um texto de maneira racional. Vou enfileirar os pensamentos enquanto forem saindo:

Olho do Tigre

Emerson não pode ir embora de maneira alguma. Vai acabar virando um Fábio Luciano, tamanho o entendimento que esse cara tem da PROFISSÃO JOGADOR DE FUTEBOL. O Sheik não pediu penico depois de se machucar por que sabia da sua importância em campo. E jogou o quanto pôde mancando e fazendo caretas, que a tv insistia em mostrar o tempo todo. Olha, sinceramente, desde as lutas de Rocky Balboa eu não temia tanto pela saúde de alguém. Uma pena que o resto do time não tenha aprendido a lição e essas cenas sejam ofuscadas por mais uma derrota ridícula.

Os Batutinhas

Em determinado momento, nosso meio campo tinha Lenon, Camacho e Rafael Galhardo. Três bons jogadores, visivelmente despreparados psicologicamente para encarar a missão de levantar o time. É responsa demais pra quem acabou de subir.

Esse plano "Jardim de Infância" já rebaixou times com elencos muito mais aguerridos que o nosso atual. SE CONTINUARMOS DEPENDENDO DE MOLEQUES, VAMOS CAIR. Porque até a nossa CAMISA está ficando de saco cheio, e parando de ganhar jogos sozinha. Falando sério, os garotos não têm culpa alguma disso.

É muito triste ver nossas jóias sendo queimadas dessa maneira. Não importa que meio time esteja lesionado, não importa que não se tenha grana pra novas contratações, não importa que BONDES como Zé Roberto e sua BUNDA tenham que entrar em campo. É melhor botar um Zé Ruela desses do que queimar um garoto com potencial pra se tornar um profissional de verdade.
As coisas devem estar MUITO feias pra mestre Andrade estar recorrendo a eles.

Ah, se testosterona vendesse na farmácia...

Confunde-se muito o que é ser HOMEM em campo. Não é soltar botinadas, ameaçar de porrada nem questionar a idoneidade da MÃE do adversário. É ter sobriedade, responsabilidade e CALMA, e não dar chiliques como se isso fosse resolver algo.

O time do flamengo tem ACABADO sempre que leva um gol. Vira um samba do crioulo doido e não consegue assustar NINGUÉM. Isso é claramente um reflexo do estabano característico dos jogadores recém-saídos dos juniores, mas tem muita gente beirando os 30 que tá no meio da palhaçada.

A Queda do Muro

Bruno foi escolhido para Cristo muito injustamente. Como já falei aqui, acho que está em uma fase medíocre, mas quem dera ele fosse o maior dos problemas. Não podemos exigir que o cara se mantenha incólume no meio da putaria.

.

Finalizando, espero que os senhores tenham nervos de aço. Porque estamos pensando seriamente em prestar SOLIDARIEDADE aos adversários cariocas lá no pé da tabela.

SRN

Treinador não é mágico, nem entra em campo


Nação alvinegra,

Uma grande falácia do futebol parece que está caindo por terra neste campeonato brasileiro. A de que a chegada de um novo técnico provocaria uma mudança de atitude no grupo de jogadores, e que, a partir disto, eles apresentariam uma maior produtividade em campo. Os exemplos de Renato Gaúcho no Fluminense e de Estevam Soares no Botafogo, só pra citar exemplos de times grandes, confirmam que apenas essa troca não é suficiente para desencadear tamanha transformação. Por mais que os novos comandantes sejam competentes ( ou não), eles não são mágicos, não podem tirar leite de pedra, e nem entram em campo.

Ontem, na derrota alvinegra para o Santo André, Estevam cansou de gritar à beira do campo e de tentar corrigir o posicionamento dos jogadores. Não adiantou, seus comandados continuavam apáticos, errando muitos passes, dando espaço para os atletas do ABC, e não criando praticamente nada de perigoso para a defesa adversária.

Diante deste panorama, é providencial que o Glorioso contrate, pelo menos, 3 reforços, que já cheguem para serem titulares, porque do contrário, a volta para a segunda divisão será inevitável. Não é possível que um cabeça de bagre feito o zagueiro Emerson; um peladeiro e rei da displicência como o Eduardo, entre outras bábas da nossa equipe, continuem sendo titulares. No meio-campo, à exceção de Lúcio Flávio (que parece estar readquirindo seu bom futebol e que desfalcou a equipe na derrota de ontem), não temos nenhum meia criativo, habilidoso e que organize as jogadas do time. Vocês que lêem poderiam até me perguntar: mas e o Jônatas? Eu vos responderei: parece que o Jônatas deixou no Flamengo o bom futebol que apresentava, em algumas partidas.

No ataque, o André Lima tem faro de matador, mas me desculpem seus fãs, é limitado. Às vezes, parece mais preocupado em coreografar a torcida do que em jogar. Victor Simões, tem força física mas também é fraco. A alcunha de pantera não cabe a ele, e chega a ser uma ofensa ao nosso eterno ídolo, Donizete. Reinaldo, de quem se poderia esperar alguma coisa, está se mostrando um verdadeiro chinelinho, e quando entra em campo não faz nada.

Em vista de tantas carências, nosso treinador já busca reforços para a zaga. De acordo com o jornal Lance!, Daniel Marques (Barueri) e Gabriel (Paraná) são os nomes preferidos de Estevam para reforçar o Alvinegro. Para o meio-campo, o nome que está sendo ventilado é o do meia Rafinha, do Paraná, que segundo o técnico alvinegro, arumou o time paranaense. Já para o ataque ,é aguardada para as próximas horas o anúncio de Maurício, atacante do Villareal, revelado nas divisões de base do Fluminense.

Alguma coisa precisa ser feita urgentemente, pois se formos contar apenas com o futebol de nossos atuais jogadores, faremos companhia ao Fluminense, ano que vem na série B.

- Vaca, o brejo é logo ali!

Caríssimos tricolores, começamos muito mal o segundo turno. A grande mudança de atitute foi adiada para a próxima rodada. Ou para o dia de São Nunca. Colecionamos a 11ª derrota na competição, quinta na era Renato (nove jogos; uma vitória, três empates e cinco derrotas). O que mais perturba o sono dos tricolores é a distância que o time ainda precisa percorrer antes de começar a brigar por vitórias. O Verde da esperança aguarda aflito a primeira da série de guerras vencidas, cada vez mais obra ficção.

Acredito em sorte de campeão e azar de rebaixado. Isso não significa que o Flu caiu agora, na vigésima rodada. Ainda serão 18 jogos (11 no Maracanã) e o tal número cabalístico pode não ser tão alto nesse campeonato. Também não gosto de pensar em dez vitórias. Com oito vitórias, seis empates e cinco derrotas no segundo turno, atingiríamos os tais 30 pontos num scout longe do impossível.

Impossível é acreditar que os responsáveis pelo Fluminense Football Club sejam capazes de nos salvar.

Saudações Tricolores.

Assim fica muito difícil



Nação alvinegra,

Nem o mais pessimista dos botafoguenses poderia imaginar o resultado final do jogo realizado ontem entre Botafogo e Santo André, no Engenhão. A vitória da equipe do ABC por 2 a 1 evidenciou a fragilidade de nossos jogadores, alguns inclusive, provavelmente, não seriam titulares nem de times de várzea, como é o caso do zagueiro Emerson ( flamenguista e artilheiro dos gols contras), que logo aos 4 minutos deixou o meia Júnior Dutra driblá-lo com a maior tranquilidade, na entrada da área, e balançar as redes do Alvinegro. Apesar do placar desfavorável a torcida ainda estava esperançosa, acreditando que a bobeira inicial fora apenas um cochilo, que serviria para fazer com que o time acordasse e trucidasse o Santo André. Ledo engano. Os jogadores alvinegros continuavam dispersos e errando muitos passes. A impressão que se tinha é que eles não haviam ainda entrado em campo.

Diante de tal quadro, não demorou muito para que a equipe paulista que jogava fechadinha e nos erros do Botafogo ( que foram inúmeros), ampliasse a vantagem. Aproveitando-se de uma falha grotesca de nosso zagueiro e capitão Juninho, que perdeu a bola em seu campo defensivo, o time do ABC paulista fez 2 a 0. Eu não acreditava no que estava vendo. E apesar de ter tomado 2 gols, a equipe carioca não esboçava qualquer tipo de reação. Os jogadores permaneciam displicentes, desligados e errando muitos passes. Nem sob o comando de Ney Franco o time esteve tão apático. Mas mesmo não jogando absolutamente nada, o Botafogo achou um penâlti no final do primeiro tempo, cobrado com categoria por André Lima, e continuou iludindo seu torcedor de que poderia vencer a partida.

O Botafogo voltou para a segunda etapa com o atacante Reinaldo (jogando como homem de ligação) no lugar de Jônatas. E nos primeiros minutos a equipe demonstrou mais vontade e disposição que durante toda etapa inicial, com uma cabeçada de Victor Simões e um chute de Batista. Depois deste surto de profissionalismo, os jogadores voltaram a errar muitos passes e não conseguiram criar quase nada de produtivo. Mesmo com um jogador a mais a partir dos 26 minutos, o time carioca não soube traduzir essa superioridade numérica em eficiência. Tudo que os jogadores faziam eram alçar bolas de qualquer modo na área adversária. Resultado final: 1 x 2, e a volta do time para a zona do rebaixamento ( já que o Coritiba bateu o Palmeiras por 1 a 0). Se o time continuar jogando essa bolinha vai ficar muito difícil não disputar o clássico vovô na segundona, no ano que vem.


Mais colaboração dos leitores...

Essa veio do nosso amigo Pablo Peixoto, do Pérolas Para Porcos. Mesmo esquema, clica na tira que ela aumenta.

Nosso salão de festas...

Cruzmaltinos desse planeta,

como eu já disse, São Januário é nossa casa, mas o Maraca é nosso salão de festas. Não tem nada mais triste do que aquelas crianças antipáticas que a mãe prepara o aniversário e não aparece ninguém. Desse mal a gente não morre.
Sexta é aniversário do Vasco, mas a festinha é no sábado. E a torcida já está fazendo a sua parte, promentendo lotar o estádio mais famoso do mundo, garantindo o maior público do ano, nas 4 divisões. A tendência é conseguirmos. Só espero que os cambistas não nos roubem mais essa vitória.
E é bom os jogadores pararem com a frescura de "eu gosto mesmo é de São Januário": se a reforma realmente sair, teremos que mostrar aos mulambos e tricoletes que o Maracanã também é nosso.
.

Gosto do tom "pé-no-chão" adotado por nosso comandante. Realmente, com toda a celebração dos 111 anos do Gigante da Colina, alguns jogadores menos experientes poderiam se deslumbrar e colocar tudo a perder. Mas acho que o DJ exagera no pessimismo em alguns momentos. Dizer que aquele timinho de políticos é melhor do que o nosso chega a ser piada. Elogiar a estrutura do clube ignorando os meios escusos para obtê-la me parece com o elogio à canalhice, do tipo tão conhecido de parte da nossa torcida, que apoiava o ex-Presidente Sapo...
E se ele estava se referindo simplesmente ao momento, isso está prestes a acabar...
.

Se por um lado, há um excesso de sobriedade por parte do nosso técnico, na escalação do time, parece que a bebedeira continua. Mesmo vendo que o sistema defensivo melhorou consideravelmente com a entrada de Amaral, o DJ vai insistir com o irregular Mateus. E nem vou entrar no assunto Enrico para não me estressar...

Terra de cego


Tentei esperar até que a situação se resolvesse pra mandar minha opinião, mas como a bagaça tá se estendendo além da conta, vai hoje mesmo.

Em tempos de vacas magras, Emerson ganhou facilmente o carinho da torcida quando chegou. Veio do nada e logo no primeiro jogo, após uma atuação que lhe rendeu aplausos, se derreteu em elogios à torcida e ao clube. Chorou, ao lembrar de sua última temporada no Qatar, dizendo frases como 'ninguém sabe o que eu passei lá', 'agora realizo um sonho' e etc.

Não questiono o discurso do cara. Nesses meses de flamengo, a imagem que o Sheik passou é a de um sujeito simples e de caráter. E acima de tudo, rubro-negro. Concordo com os que dizem que foi uma das melhores contratações dos últimos anos, porque até quando joga mal, o cara acredita em TODAS as jogadas.

Já assediado uma vez pelos Árabes, recebeu nova proposta 'irrecusável', e dessa vez bateu a única coisa capaz de transpor qualquer coisa, inclusive a paixão pelo clube: o tutu. Dinheiro, grana, bufunfa. Que historicamente só perde para vaginas em matéria de botar homens de joelhos.

Aprendam amigos, mais uma vez:

QUEM AMA CLUBE É TORCEDOR, JOGADOR GOSTA DE DINHEIRO.

Vai na fé, Sheik. Hoje em dia ser POUCO mercenário já é MUITO.

.

Sobre a ZORRA que virou o mengão, nem tenho o que falar. Essa de voltarem atrás na liberação do jogador só não é pior do que nego do elenco pagando salário de colega. Durante esse maldito ano de eleição vai ser sempre esse CIRCO, e nos resta torcer pra que seja eleito alguém que, pelo menos, saiba lidar com a imprensa.

SRN

Mensagem pra você

Criado por Diogo Mattos no Witty Comics. (Clique na imagem que ela aumenta)

Os matemáticos dizem que o Fluminense precisa de de mais 30 pontos para escapar do rebaixamento. São 10 vitórias em 18 jogos. Isso para um time que só conseguiu 3 vitórias em 20 jogos por enquanto... Mais cedo ou mais tarde, as dívidas têm que ser pagas...

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pensando no futuro...

Cruzmaltinos desse planeta,

nosso presidente-ídolo Roberto Dinamite se mostrou interessado na aquisição em definitivo do zagueiro Titi e do lateral-esquerdo Ramon. Coisa rara no atual momento do futebol, quando times brasileiros parecem só ter olhos para jogadores de times pequenos ou recusados pelos clubes europeus. Sinal de que o Vasco de 2009 já está de olho em 2010. Ao mesmo tempo, parece que o Internacional de Porto Alegre está interessado no atacante Alan Kardek. Se for por empréstimo, pode ser a chance de valorizar o destaque das seleções de base. Em empréstimo ou em definitivo, pode ajudar o Vasco nas negociações por Ramon e Titi. Como eu disse no post anterior: quando o trabalho é sério e honesto, Deus ajuda.
.

Na comunidade do Vasco no Orkut, alguns torcedores começam a querer ensaiar os gritos de "Record" pro jogo de sábado, contra o Ipatinga, em apoio à emissora do Bispo Edir Macedo. Entendo aqueles que têm birra com a Globo, pelos anos de perseguição do Vasco na mídia. Mas esse tempo já passou. Ao fim da gestão Eurico Miranda, o Vasco surgiu renovado, com sua imagem reestabelecida, inclusive na Rede Globo. Entrar numa briga dessas, onde nenhum dos dois lados é claramente "bonzinho" é sinal de burrice. Afinal de contas, como foi dito lá na comunidade, porque não gritar "Vasco"!?

Deus ajuda...

Cruzmaltinos desse planeta,

quando o trabalho é sério e honesto, uma hora Deus tem que ajudar. Pois essa ajuda veio na hora certa, quando mais precisávamos. Em Pituaçu, o Bahia mostrou que não está aí só para nos atrapalhar e avacalhou o Atlético Goianiense. Agora, estamos a um empate da liderança e do título do primeiro turno. Mas, como esse título é simbólico e não estamos no momento de ficar pensando nisso, não me venham com essa de empate. Eu quero é uma vitória, de preferência elástica, para nos vingar do Ipatinga, um de nossos algozes da temporada passada. Somente essa vitória honrará nosso amado Club de Regatas Vasco da Gama em seu centésimo décimo primeiro aniversário. Pra cima deles!
.
As boas notícias não param por aí: após semanas improvisando na lateral-direita, nosso departamento médico nos entrega dois jogadores novinhos em folha! E prometendo brigar pela vaga! E é bom mesmo brigar com vontade, já que o garoto Alex Teixeira mostrou tino para a posição.
Outro que volta é Rodrigo Pimpão, em versão 2.0. É certo que ele precisava realmente de uma encorpada, mas é preciso observar se a bombada não vai atrapalhar o atacante em sua principal característica, que é a velocidade. De qualquer maneira, ter opções é sempre positivo, e Pimpão é uma opção melhor do que o fominha Adriano. Assim, a tendência é que Élton, Aloísio e Pimpão se revezem no ataque, de acordo com as características dos adversários e da fase de cada um.
.
Pensando no futuro, nosso presidente diz já ter o plano pronto pra repatriar o Reizinho da Colina, Juninho Pernambucano. Esse seria um reforço digno de quem leu a coluna do dia 16 de agosto e quer salvar a década perdida. Mas tenho medo do Flamengo se enfiar no meio da negociação: com um time que se chama Al-Garrafa, quem tem Zé Roberto e Adriano tem muito mais moeda de troca...
.
Mas, infelizmente, nem tudo é positivo: eu já havia até cantado a pedra: graças a incompetente PM do Rio, o Vasco está ameaçado de perder o mando de campo em 10 partidas. Tudo porque os homens fardados saíram usando gás lacrimogênio contra torcedores que - supostamente - tentavam invadir São Januário. Eu gostaria de acreditar na justiça, mas o passado recente me deixa pessimista. A Lusa ainda me vem negando as agressões sofridas por nossa comissão técnica no estádio deles, e o mesmo passado recente me diz que nada acontecerá. Se eu fosse Botafoguense, já diria que é perseguição. Mas sei que o Vasco é muito maior que tudo isso.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Hoje começa a arrancada alvinegra

Nação alvinegra,

Depois de uma campanha no primeiro turno bastante irregular, com algumas partidas boas e outras tantas pífias, o nosso Fogão começa hoje sua escalada em direção a parte de cima da tabela. O cenário não poderia ser melhor: o Glorioso recebe no Engenhão o Santo André, time que ocupa a primeira posição da zona de rebaixamento. E o discurso é uníssono entre jogadores, torcedores, comissão técnica e diretoria: não há mais espaço para tropeços. Ao longo da primeira parte do campeonato, em 7 jogos disputados em casa, o Alvinegro obteve 2 derrotas, 2 empates e apenas 3 vitórias. Um aproveitamento de 52% que resultou numa perigosa aproximação com a zona da degola, tendo, inclusive , figurado entre os 4 últimos colocados em algumas rodadas.

Mas agora o momento é outro, os jogadores estão pra lá de motivados com a chegada de Estevam Soares e a tendência é que o time decole no campeonato. No empate em 1 a 1 com o Palmeiras, já ficou nítido que o nível de entrega e de vontade dos jogadores não foi nem de perto daquele apresentado nos jogos derradeiros sob o comando de Ney Franco.

O torcedor botafoguense tem motivos de sobra pra estar otimista: a equipe contará com os retornos de Victor Simões e do lateral Michael, o que, em teoria, torna o time mais ofensivo, jogando num 3-5-2, ao contrário do 3-6-1 utilizado contra o Palmeiras no último sábado. Além da volta dos dois jogadores, o atacante Reinaldo, liberado pelo departamento médico, ficará como opção no banco de reservas. A maior baixa fica por conta da ausência de Lúcio Flávio (suspenso), que vem pouco a pouco recuperando o seu bom futebol. Em compensação, a suspensão do volante Fahel pode ser encarada como um reforço. O Glorioso deve começar a partida com Flávio, Emerson, Juninho e Eduardo; Alessandro, Leandro Guerreiro, Jônatas, Batista e Michael; Victor Simões e André Lima.

A verdade é que não há outra forma de se jogar hoje, que não seja buscando o gol desde o primeiro minuto. Acuar a equipe paulista em seu campo e mostrar quem é que dá as ordens no Engenhão. Saindo o primeiro, virá o segundo, o terceiro...


A torcida tricolor quer muito mais mudanças!

Caríssimos tricolores, Renato exagera na teimosia. Depois de tudo o que rolou no domingo, ele escalou a mesma dupla de zagueiros no treino de hoje. Não acredito que, para ele, nossa defesa esteja bem. A entrada de João Paulo na lateral esquerda não vai surtir tanto efeito. Pelo contrário, os espaços continuarão e provavelmente os bambis jogarão em cima dele. O 4-4-2 também deveria ser barrado.

Fábio Santos estará de volta. Teremos mais um em campo, afinal Wellington Monteiro nunca mais.

À margem, gente chegando. Adeílson viajou para São Paulo, embora o ataque não esteja tão preocupante assim. Gum e Urrutia anunciados. O primeiro precisa mostrar que não é só promessa. O segundo, se adaptar rapidamente ao futebol brasileiro. Para mim, apostas de risco.

.

Enquanto isso, a imensa massa de iletrados continua fazendo piada...

- Adriano está carente, Adriano está feliz.

- Emerson vai, Emerson fica.

- Bruno seleção, Bruno cone.

Domingo no Maracanã, apareceu um senhor flamenguista no meio das cadeiras azuis. Vestido à caráter. Mas o cara era tão perdido que realmente acreditei na sua ignorância. Só serviu mesmo para uns tricolores da terceira idade relembrarem os velhos insultos de campo de futebol...

Saudações Tricolores.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

'Jogo atípico' é desculpa de Cuca!

Salve! Não vou ficar descrevendo como foi nosso mais recente vexame, porque todos sabemos que o Mengão é o time mais acompanhado do país, amado pela maioria e odiado pelos demais. E como hoje o tempo tá corrido, irei me ater aos assuntos mais comentados pós-jogo:

. os tais 'milagres' operados pelo goleiro do grêmio no Olímpico seriam facilmente repetidos por um cone de trânsito colocado NO MEIO do gol. (sim, Victor sabe se posicionar e sai bem na maioria das bolas, mas não houve chute do mengão que não mirasse o peito do guarda-redes);

. mostrando impressionante cortesia, o adversário tentou retribuir e finalizou duas vezes em cima do Bruno. Dois gols. Anteriormente revezando altos e baixos, nosso goleirão estacionou numa fase medíocre. Aquele mesmo frio na barriga, que o torcedor sentia quando o time recuava a bola pro Diego, está de volta.

. ao contrário do último BUNDÃO que tínhamos de técnico, Andrade não tem culpa alguma no cartório e conta com a total compreensão da torcida. Veremos quem a diretoria vai querer culpar caso os resultados ruins continuem.

. por incrível que pareça, o mengão criou bastante, pelo menos no primeiro tempo. E, mais incrível ainda, ÉVERTON foi o catalizador da maioria das perigosas (ok, nem tanto) investidas rubro-negras, jogou com uma vontade absurda, soube usar seus dribles de maneira útil e marcou nosso único gol.

CONCLUSÃO: numa tarde em que Éverton brilha, as coisas não podem terminar bem.

P.S.: como bem lembrou um amigo depois do jogo, resultado injusto é gol com impedimento e pênalti mal-marcado. Essa goleada tá na conta do mengão, sim senhor.

Calem o Sapo

Cruzmaltinos desse planeta,

achei que não teria nem que comentar nada hoje... Afinal, o próximo jogo é só no sábado, o clima em São Januário está ótimo, a sorte infla nossas velas... Porém, o quadro Papo de Boleiro, do Band Esporte Clube, presta mais um serviço àqueles que querem destruir o futebol carioca e veiculou uma entrevista de 12 minutos com o ex-ditador do Vasco - Eurico Miranda. O conteúdo, nada demais. Eurico posando de bonzinho, dizendo que nunca se beneficiou do Vasco, dando alfinetadas na atual gestão... Tentando enganar quem não o conhece!
Não é novidade pra ninguém a Band tentando derrubar o Vasco. Um dia ainda publicarei um post mostrando como a emissora paulista levantou o futebol daquele estado na base da manipulação - mas esse dia ainda não é hoje.
Eurico está fazendo essa pose pois está tentando mais um golpe, querendo realizar uma nova eleição no Vasco menos de um ano e meio após a posse de Roberto Dinamite. (O sapo alega que o mandato começou após a primeira eleição - aquela que a justiça mandou anular - e que assim o mandato estaria no fim). Para isso, ele precisa mostrar uma cara boazinha. Até documentário sobre ele estão fazendo...
Só mesmo uma emissorazinha de quinta categoria ainda dá voz a esse patife que roubou o quanto pode do Vasco (até sumir com renda de clássico o sapo fez - fato que ele tenta explicar com um sorrizinho canalha com uma historinha estapafúrdia). Dão espaço pro Sapo tentar manipular a opinião pública, dizer que não teve culpa no rebaixamento. Que bem faz isso? Eurico não tem mais representatividade nenhuma no futebol, dar cartaz para sua fala ensandecida só pode ter como objetivo atacar o Vasco.
Praqueles que viram a entrevista e ficaram balançados, segue um outro vídeo, pra refrescar a memória:




domingo, 16 de agosto de 2009

Rumo à Tokio (perfurando um poço)

Caríssimos tricolores, mais dia menos dia, sairemos no Japão. O buraco cavado pela empreiteira Portaluppi-Horcades-Barros parece não ter fim. Seus operários, liderados pelo mestre-de-obra Luiz Alberto, estão imbuídos no projeto Flu-série B. Neste domingo de sol na cidade maravilhosa, escreveram mais um triste capítulo da tragédia grega que se desenhou para nós, sofridos torcedores, em 2009.

Difícil fazer qualquer análise sobre o time. Todos jogaram mal, sucumbindo diante de um bem armado Coritiba, de Marcelinho Paraíba, autor de dois gols na peleja. De menos pior, os esforçados Kieza e Roni, além de uns breves lampejos de criatividade de Conca, novamente sobrecarregado na armação das jogadas.

Impossível apontar quem foi o pior. Forte concorrência entre Wellington Monteiro (substituído na metade do primeiro tempo), Luiz Alberto, Augusto e, é claro, Renato Gaúcho. Não é possível que a torcida inteira do Fluminense esteja errada ou seja burra. Fica chato repetir tantas vezes que Wellington Monteiro e Edcarlos não têm condições de jogar pelo Fluminense. Fica chato repetir tantas vezes que o esquema ideal para o Flu é o 3-5-2, pois nossos limitados laterais têm características ofensivas e nossos beques são lentos e fracos tecnicamente. O time até melhorou com a entrada de Carlos Eduardo, mais consistente no meio campo. Entretanto, no intervalo, a entrada de Alan (muito bom jogador, apesar de discreta atuação), desarrumou o time novamente. Marquinho é limitado e jogando como lateral esquerdo improvisado, conseguiu dar mais espaços do que Augusto. Maicon também teve sua chance, mas dentro da confusão que é a equipe do Fluminense em campo, nada pode fazer.

Para refletir algumas questões...

A semana inteira só de treinamentos afetou o ritmo de jogo do time titular?

O resultado da partida seria diferente sem Wellington Monteiro e Edcarlos na equipe?

Depois de pífios 26% de aproveitamento no primeiro turno (15 pontos em 57 disputados), seria o Fluminense capaz de sair da degola?

Complicado.

.

Quem foi ao Maraca hoje presenciou um fato desagradável nas arquibancadas. As duas maiores torcidas do Flu (Young Flu e Legião Tricolor) trocaram provocações na metade do segundo tempo. Motivo: Fernando Henrique. Depois de falhar feio no segundo gol do Coxa, nosso goleiro foi muito vaiado pela Legião, nas arquibancadas amarelas. De outro lado, a Young revoltada com as vaias, iniciou uma série de ofensas contra a co-irmã no setor verde. À partir daí, muito tumulto e uma vergonhosa briguinha de egos, que só atenuou com o gol do Flu, de Kieza. Lastimável, somos todos tricolores, precisamos nos unir nesse momento ruim e devemos respeitar a opinião de cada um, seja qual for.

Saudações Tricolores.

Quem é Flávio Prado?

Um jornalista pode ser parcial, bairrista, até mesmo burro, mas o que é inadmissível para esse profissional, é a falta de informação, o desconhecimento. E foi tal atestado que o senhor Flavio Prado, da Jovem Pan e TV Gazeta, passou no meio da semana ao depreciar um gigante do futebol mundial, o Botafogo de Futebol e Regatas. Ele falar que a equipe alvinegra é fraca e que os jogadores são ruins, é uma questão de opinião, e portanto, legítima. Agora afirmar que "o Botafogo é deste tamainho!", "O Botafogo praticamente não existe, vive de passado!!", é muito mais que uma deselegância. É uma ignorância completa.

Como dizer isso de um time que disputou as 4 últimas decisões do campeonato estadual, tendo sido campeão em 2006? Que jogou o melhor futebol do país em 2007? Que colocou mais de 100 mil torcedores na final da Copa do Brasil de 99, contra o Juventude? Que foi eleito pela FIFA como um dos 12 maiores clubes de futebol do século XX? Isso só pra falar de acontecimentos recentes, de até 10 anos atrás.

Acho que o senhor Flávio Prado deveria recolher-se a sua própria insignificância e se informar um pouquinho melhor pra não continuar falando tamanha besteira, já que ele insiste em continuar como jornalista futebolístico, mesmo que na Jovem Pan e na irrisória TV Gazeta.

"Esse é o Botafogo que eu gosto, esse é o Botafogo que eu conheço"

Nação alvinegra,

Apesar de não termos conquistado os três pontos no jogo de ontem à noite diante do Palmeiras, o resultado de 1 a 1 e , mais do que isso, a postura da equipe durante os 90 minutos, deflagraram o surgimento de um novo Botafogo no Campeonato Brasileiro. Um time mais vibrante, mais participativo e que não se amedronta ao enfrentar o líder da competição em seus domínios. Desde o início do jogo o escrete alvinegro deixou bem claro a forma com a qual iria se portar : jogar fechadinho e só sair "na boa". E Estevam Soares não havia escondido isso de ninguém, treinando o time num 3-6-1, ao longo da semana. Com isso o alviverde encontrava muitas dificuldades para penetrar na defesa botafoguense. Tanto que só levava perigo ao goleiro Flávio através de bolas paradas.
Com a retranca bem armada, a equipe alvinegra, com cautela, começou a se aventurar no ataque. E o gol não demorou a sair. Aos 23 minutos Lúcio Flávio cobrou falta na área, o zagueiro palmeirense Mauricio Ramos rebateu errado e André Lima não perdoou, chutando rasteiro, sem chances para Marcos. Cinco minutos depois Lúcio Flavio foi empurrado dentro da área por Pierre do Palmeiras. Sob forte influência de 24 mil palmeirenses que lotaram o Palestra Itália, o árbitro fez de conta que não viu e seguiu com o jogo.

Dizem que o torcedor botafoguense carrega em si um pessimismo inato, e pra não fugir à regra, eu já temia pelo gol de empate. Embora o Palmeiras continuasse encontrando dificuldades para superar a retranca alvinegra, aos 32 minutos surgiu mais uma temida bola parada, depois de uma falta boba, cometida pelo não menos bobo, Fahel. Cleiton Javier levantou a bola na área, e se aproveitando da falha de Flávio, Danilo cabeceou para dentro do gol. 1 a 1 no primeiro tempo.

A etapa complementar começou bem mais corrida. Logo nos primeiros minutos o time da estrela solitária perdeu duas chances claras de gols. Primeiro com André Lima que cara a cara com Marcos chutou para defesa do goleiro. Depois foi a vez de Fahel, que com o gol escancarado, pegou na "orelha" da bola, desperdiçando a oportunidade. A partir daí o jogo ficou mais aberto, com o Palmeiras saindo rápido no contra-ataque e levando perigo a meta alvinegra.Aos 21 minutos, Diego Souza recebeu livre para marcar,tentou driblar Flávio, mas o goleiro botafoguense saiu bem na bola. Aos 27 minutos Estevam colocou o atacante Laio no lugar de Jônatas, mas a substituição acabou não surtindo efeito, pois o Alvinegro, que se preocupava mais em tocar a bola, não conseguia sair rápido no contra-ataque. Aos 37 minutos Estevam colocou Léo Silva no lugar de Thiaguinho demonstrando que estava satisfeito com o empate. Resultado final: 1 a 1.


Algumas considerações: um treinador que joga junto com o time, que está sempre acertando o posicionamento da equipe na beira do campo, faz toda a diferença. Diferente dos últimos jogos da equipe sob o comando de Ney Franco, o Botafogo não se desligou em momento algum do jogo. Além disso, foi um time mais vibrante. Em determinado momento Thiaguinho vibrou como se tivesse feito um gol, quando interceptou um lance de ataque palmeirense. "Esse é o Botafogo que eu gosto, esse é o Botafogo que eu conheço."


Agora teremos todo o segundo turno pela frente para nos recuperarmos na tabela e brigarmos, inicialmente, por uma vaga na Libertadores. Se com 8 desfalques o Glorioso jogou de igual pra igual com o líder do campeonato, na casa dele, imagina com o time completo e com 1 ou 2 reforços? Vamo que vamo Fogão!!!



Momento de reflexão

Cruzmaltinos desse planeta,

essa semana, nosso amado clube completa 111 anos. Antes da festa, porém, eu gostaria de fazer uma reflexão. Entramos de verdade no mundo de futebol em 1923, e nesses 86 anos nós só tinhamos uma década perdida. Durante a década de 60, só conquistamos uma Taça Guanabara (1965), um Torneio Rio-São Paulo (1966 - dividido com Corinthians, Santos e Botafogo) e um campeonato carioca (1970). Mais nada. Muito pouco para um clube que já havia sido campeão das Américas em 1948 e que ainda repetiria o feito em 1998, que seria campeão brasileiro 4 vezes nas décadas seguintes, além de conquistar outros muitos troféus. Isso até agora. Faltando dois anos para o fim da década, já podemos declarar que essa é mais uma década perdida.
Lembremos as últimas décadas. Em 1979, éramos o único clube carioca a ter conquistado um título brasileiro, e estávamos na final de um campeonato enorme, que já tinha deixado nossos rivais pra trás há muito tempo. Em 1989, conquistamos o bi do Brasileiro contra o São Paulo em pleno Morumbi. Éramos chamados pela imprensa de Sele-Vasco. Em 1999, éramos campeões da América, ganhamos uma Rio-São Paulo, e tinhamos um time que era o embrião do que conquistaria a João Havelange e Mercosul de 2000. E agora? Onde estamos? Considerando que só começamos a nos lembrar das coisas lá pelos cinco anos de idade, se você nasceu depois de 1996 e mesmo assim é vascaíno, considere-se um herói. O time fez muito pouco para merecer sua torcida. Desde 2001 que nosso desempenho vem sendo pífio, com direito a rebaixamento e apenas UM CAMPEONATO CARIOCA conquistado.
Ainda resta tempo para salvarmos a primeira década do século XXI, mas para isso não dá pra ficar mirando baixo. O carioca de 2010 é obrigação, bem como a vaga para a Libertadores de 2011. Ouso dizer que somente a tríplice coroa no ano que vem nos colocará de volta pros eixos.
Ouvi ontem um amigo dizer que as vitórias aumentam a torcida, mas as derrotas fanatizam. Pois bem: já somos milhões de fanáticos. É hora de voltar a crescer.
.

Aliás, comemoramos hoje 11 anos que vencemos o primeiro jogo da final da Libertadores. Que sirva para nos lembrar qual é o nosso tamanho.

Hoje é dia de Maraca!

Caríssimos tricolores, os resultados de ontem saíram melhor do que a encomenda (derrotas de Nático e Santo André). Agora é só fazer o dever de casa para terminarmos o primeiro turno fora do Z-4. Tá certo que isso é muito pouco para a grandeza do Fluzão, mas tenho certeza que com a tranquilidade adquirida depois da vitória de hoje, a sorte tricolor no segundo turno vai ser outra.

Como sempre, Renato ainda faz jogo duro para sacar Edcarlos e Wellington Monteiro do time. Fez uns testes durante os treinamentos dessa semana, mas nada garantido para o duelo de hoje. A tendência é manter o time do jogo contra o Vitória, poupado do Fla x Flu de quarta-feira.

Já estou concentrado para a partida, com camisa no corpo ligando pra galera. O dia nasceu ensolarado e tenho certeza que a torcida vai comparecer em peso no Maraca. Dando show na arquibancada, como sempre. Será mais um voto de confiança ao time. Esperamos o mínimo de empenho contra o turbulento Coritiba, do estreante Ney Franco. Com a gente é assim, basta jogar com raça e honrar as cores do Fluzão que estaremos lá, cantando e apoiando SEMPRE!

Saudações Tricolores.