sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Parabéns pra você

Cruzmaltinos desse planeta,

hoje é dia do aniversário do nosso amor mais antigo. Club que nos enche de orgulho, que tem na sua história sua glória, sem precisar apelar para tradições inventadas (como a do primeiro clube a ter negros, mentira repetida várias vezes, já que foi provado que essa honra pertence ao Bangu). O Vasco é um time que já nasceu grande, seja nas regatas ou no futebol, carregamos a marca da vitória. Homenageie o Gigante da Colina. Seja com bandeiras na janela, seja vestindo a camisa, o Vasco merece que você manifeste esse amor.
.

Falando em história, na fim do mês tem o lançamento do livro "A virada do Século", do jornalista Camilo Cruz Sepúlveda. Aquele jogo realmente merecia virar livro, filme, qualquer coisa. Se eu pudesse voltar no tempo, voltaria para aquele dia 20 de dezembro de 2000, pra beira do gramado do Parque Antártica, pra ver aquele jogo de novo. ISSO é história.
.

Sem sair do assunto história: muitos vascaínos não sabem que o hino composto por Lamartine Babo em 1949("Vamos todos cantar de coração...") não é o hino oficial. O hino oficial é bem mais antigo, composto pelo poeta Joaquim Barros Ferreira da Silva em 1918. Temos ainda um segundo hino, chamado de "Meu Pavilhão", de Ernani Corrêa e João de Freitas, composto em ano desconhecido. Eu sou a favor de registrarmos também como hino o grito mais bonito de todas as torcidas brasileiras de todos os tempos - criado pela gente no ano passado ("De todos os amores que eu tive, tu és o mais antigo...") Enfim, quem quiser ler as letras e conhecer mais dos hinos, recomendo o site do Mauro Prais. Do nosso primeiro hino, deixo a importante mensagem:
.
Avante então
Que pra vencer
Sem discussão
Basta querer
Lutar, lutar
Os vascaínos
De terra e mar
Os paladinos
.
PS: Notem que mesmo lá no site do Mauro Prais só há uma versão em .MID do segundo hino. Se alguém tiver alguma gravação desse hino, escreva pra ele (e pra mim também).
.
Lindo o ingresso comemorativo (figura acima) para o jogo de amanhã. Não há dúvidas de que o Vasco agora, talvez pela primeira vez, tem um departamento de marketing a sua altura.
.

Mas, infelizmente, nem tudo é festa. Como eu temia, tem cambista disposto a estragar o record do Vasco nessa semana. Uma vez, no Maracanã, amigos viram um cambista espertalhão querendo empurrar ingressos para torcedores a preços extorsivos. Após um bate-boca, veio a confusão, acabaram batendo no cambista e pegando todos os ingressos dele. Não quero estimular a violência, só digo que o cambista é o pior verme que já passou pela face da Terra, e qualquer mal que aconteça a eles será sempre bem feito.
.
Ainda temos hoje o julgamento que nos dirá se perderemos o mando de campo em dez jogos ou não. Acredito que a data é auspiciosa e que saíremos vencedores, mas vindo do STJD que de tudo tem feito para atrapalhar o Vasco, de nada eu duvido. De qualquer maneira, é bom os jogadores se acostumarem ao gramado doMaracanã, já que também enfrentaremos a Lusa, o Bahia e o Guarani lá. E não se assustem com a imprensa marrom que tenta nos convencer de que o Maracanã nos é desfavorável:
Temos excelentes 61% de aproveitamento no gramado do mais charmoso, sendo que, tirando a partida contra o Macaé, só jogamos clássicos por lá. Isso mostra somente que o Vasco não deve abaixar a cabeça pra ninguém.

Nenhum comentário: