sábado, 24 de abril de 2010

O ócio criativo

Cruzmaltinos desse planeta,

mais um período quase sem jogos, para desespero da imprensa esportiva preguiçosa. Nesses períodos ociosos, ao invés de procurarem um bom livro pra ler ou um filme pra assistir, nossos colegas jornalistas se dedicam a inventar boatos. Não precisa de fonte, basta chutar fatos aleatórios, de preferência que criem um clima polêmico. Pois, mais uma vez, o Vasco começa a ser vítima das especulações sem nome ou endereço, publicadas por gente que tem o teclado mais rápido do que o telefone para tentar confirmar qualquer informação.
O boato da vez diz respeito da transação mirabolante que levaria o capitão Cazalberto a vestir a camisa do Urubu. Que o time dos mulambos sofrerá um desmanche brabo após a Copa, isso é notório. Que o pessoal da Gávea está fazendo jus ao mascote e rapinando os demais clubes também não é segredo. Mas, sinceramente, não acredito que um jogador como CA19 jogará no lixo uma relação já consolidada na Colina pra se aventurar no ninho do urubu, onde brota discórdia e falta de profissionalismo. Além disso, a especulação não faz sentido. Se Vagner Love é do CSKA e o Werder Bremen se interessa por ele, eu até acredito que nosso capitão poderia parar na gelada Moscou, mas não faz sentido mandá-lo pro Império do Mal. O que os russos lucrariam com isso? Mais uma vez, vejo somente a indústria de boatos funcionando. Até quando a torcida vai ficar dando moral - Via Orkut - pra esses caras que só querem lucrar em cima do nome Vasco da Gama!?

...

Também não tem cabimento ficar dando trela pra boato que coloca Deco e Zé Roberto na Colina. Ora, Deco já disse repetidas vezes que, se voltar ao Brasil, será para o Corinthians. Além disso, o titular da seleção lusitana ainda tem um ano para cumprir com o Chelsea, que não vai liberá-lo antes de junho de 2011 se não for por um rio de dinheiro. Pra piorar, aos 33, 34 anos, Deco ainda será cobiçado por clubes de meia Europa e todo o Oriente Médio antes de voltar pro Brasil. Esqueçam!
Zé Roberto já está com quase 36 anos, e é possível que seu ciclo de alto rendimento na Europa esteja chegando ao fim. Porém, ao deixar o Santos em 2007, o jogador reclamou que no Brasil não tinha a liberdade que tem na Europa, e chegou a dizer que sua vida estava lá. Realmente, deve ser difícil ganhar dinheiro de se carregar em baldes e ter que ficar se preocupando com a possibilidade de sequestro de seus familiares a todo momento. Não o condeno. Agora, pensem comigo: se ele tinha esse medo no litoral paulista, como seria na GTA: Rio de Janeiro?
Os dois são craques, mas só pisarão em São Januário se for a passeio. Conforme-se, torcida.

...

Os boatos também dão conta do interesse no zagueiro/modelo/manequim Dalton, do Tricoflor, mas ele mesmo diz que prefere atuar fora do Rio. Não faltam clubes interessados no garoto. Portanto, fim de história.

...

As negociações com os dois atacantes argentinos parecem estar em níveis diferentes. Ariel tem um pré-contrato com o coxa, o que dificulta sua vinda. O Vasco pode se aproveitar da barca da dispensa e mandar alguém pra capital paranaense (Ricardo Lucas!?). Já Ezequiel "El Raio" Miralles é dado como reforço certo na Colina pela imprensa chilena. Pelo que andei vendo por aí, não é o atacante matador que precisamos, e sim um velocista que cai bastante pelas laterais do campo. Não sei. Se vier baratinho, tudo bem, mas eu não apostaria meus últimos tostões nele...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Time de um tempo só

Ou nem isso. Contra a Portuguesa, três gols com enorme facilidade em 22 minutos foram suficientes para o Fluzão parar de jogar. Hat trick com gosto amargo: se tivessem a consciência do Santos, não seria exagero sodomizar a Lusa com sete ou oito tentos a nosso favor. Mas o que o Flu faz quando está tudo indo muito bem? Estraga, lógico...


Revoltante assistir ao time tirar o pé quando abre vantagem. Mario Marques - coitado - manteve o esquema de Cuca e foi incapaz de incendiar os jogadores depois do terceiro gol. Deveria ter sacado Conca depois do amarelo. Desinteressado, o argentino não acertou nada. Foi sua pior partida com o manto tricolor. Mostrou que sem sua raça hermana seu jogo não flui. Para coroar, foi expulso e não enfrenta o Grêmio no Maracanã. Alan, com apendicite, é o segundo desfalque para a peleja da próxima semana. Situação difícil para um time sem técnico até o momento, não acham?


Outrora tremenda ilusão, a convocação de Fred para a Copa torna-se possível com a crise de Adriano e a campanha de alguns jornalistas. Qualidade tem de sobra e no momento em que a pressão por boas partidas diminuiu, seu futebol deslanchou. Na contramão, Rafael continua falhando. Com o acerto de Muricy, não será supresa se FH recuperar a titularidade. Vosso humilde blogueiro acha justo. Como também deseja ver Equi na vaga de Conca, pra não perder o sotaque. Marquinho, cá pra nós, não rola nem na lateral, nem na criação.

Saudações tricolores.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Copa Solidária

Caríssimos, deixo meu amado tricolor um pouco de lado para divulgar uma ação importante neste ano de Copa do Mundo. Trata-se da Copa Solidária, uma campanha de arrecadação com intuito de distribuir kits esportivos entre as crianças da ONG Visão Mundial. Serão 500 kits para que 900 crianças tenham ao menos a oportunidade de se inserir no esporte com acompanhamento profissional e equipamento adequado.



Vale lembrar que muitos jogadores de futebol têm origem humilde e o esporte trouxe vida digna para famílias inteiras. O vídeo promovido pela campanha cita Adriano e Robinho com exemplos.

Vamos ajudar.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Hoje é o dia da liberdade!

Vivo em uma cidade que me deu um território em trânsito. Geograficamente, apesar de ser em Minas, Juiz de Fora é mais próxima do Rio de Janeiro do que de Belo Horizonte. Ela estabelece ligação direta com o estado fluminense há pelo menos dois Séculos. A antiga Estrada Real, ligando a capital do império aos ouros das Minas, tinha na região de Juiz de Fora, paragens importante para o descanso das tropas e onde a família real, que residia em Petrópolis, costumava tirar férias. Antes mesmo dos mineiros terem Belo Horizonte como capital, centralizando o poder administrativo e absorvendo pouco a pouco a população deste "Estado-Nação" Minas Gerais, Juiz de Fora já recebia migrações européias e tinha uma forte indútria textil, em termos até de América Latina. Ao mesmo tempo, ainda no Século XIX, a cidade inaugurou a primeira hidrelétrica do continente. Além disso, ao fim da escravidão, era esta região a que possuía a mais extensa população de cativos, sendo os negros recém-libertos, inclusive, uma das maiores proporções sociais daqui.
Ao longo do século XX, pouco a pouco a cidade foi diminuindo a importância dentro de Minas e, naturalmente, foi cada vez mais se ligando ao Rio de Janeiro, capital federal até os anos 1960.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Vergonha

Cruzmaltinos desse planeta,

há algumas semanas, respondi ao Felipe que ele devia ter vergonha de perder do Botafogo. O time de General Severiano foi campeão, mas não retiro o que escrevi aqui. Perder pro Botinha é vergonha. Sempre. Um time com uma história de derrotas, de torcida ínfima (até nosso blogueiro é torcedor de ocasião: só aparece quando o Botafogo vence - ou seja: quase nunca!), que mesmo tendo começado a disputar o Carioca quase três décadas antes ainda está com três títulos a menos que o Gigante da Colina... Esse título me lembrou a Copa de 2002. As melhores seleções (lá -Espanha e Itália, aqui - Vasco e Fluminense) foram garfadas escandalosamente antes de chegar à final, e aí um time mediocre movido à motivação foi campeão. A taça ir para o Botafogo coroou o pior estadual desde 2002, com os menores cada vez menores, público fugindo das arquibancadas e as arbitragens modificando a história, 2010 confirma a sina de que os Estaduais dos anos de Copa do Mundo são para serem esquecidos. Só serviu para cumprir mais uma profecia do genial Didi Mocó...


...
No Flu, Muricy Ramalho. Não sei não. Não gosto de Muricy, acho sua figura detestável e seus times apresentam um futebol mais-ou-menos pra caramba. Além disso, é muito fácil chegar com o São Paulo-salários-em-dia-crianças-motivadas. No Rio, o buraco é beeeeeem mais embaixo. Mas podia ser pior, não? No Fla, boatos dão conta de Celso Roth...

...

E mais uma vez a imprensa tenta desestabilizar o clima na colina sagrada. Na última semana, até uma saída do nosso manager Rodrigo Caetano conseguiram inventar. A boa notícia diz respeito da barca que vai zarpar, segundo alguns, tendo um certo Ricardo Lucas de comandante... As metas são para se contratar dois zagueiros, um meia e um atacante. Se vierem para serem titulares, mudarão a cara do time...

...

O Brasileiro desse ano está mais em aberto do que os dos anos anteriores. Com um mês e meio de intervalo para a Copa, o mercado se movimentará três vezes, gerando reviravoltas. Não façam suas apostas antes da oitava rodada...

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Reforço

Caríssimos, todos os tricolores querem reforços para o ataque, meio e defesa. Inclusive eu. Porém hoje, reforçamos - e muito bem - nossa comissão técnica. Muricy Ramalho é um vencedor: só Brasileiros são três consecutivos. Fácil? Creio que não.

Cuca também é bom treinador. Em 2009, foi mais que isso, fez milagre nas Laranjeiras. Nada apaga tamanho feito. Aproveitamento impressionante: mais de 69% em 46 jogos. A torcida tricolor jamais esquecerá, o que não anula sua incrível dificuldade de vencer jogos decisivos. Ficamos nas duas semifinais de turno no Carioca e não revertemos a sapecada da LDU na Sulamericana 2009.


Em tempo de registrar minha opinião, tinha muito receio dessa sina da má sorte perdurar enquanto Alexi Stival estivesse ao comando do tricolor. É impossível não lembrar dos três anos miseráveis de nosso ex-técnico-guerreiro no Bostinha. Foi lamentável aquilo tudo, marcou na pele de Cuca o estigma de looser.


E toda essa sacanagem da diretoria embaçou a boa notícia. Sua saída injusta gerou um clima nebuloso no clube, ninguém sabe qual será a reação do elenco agora. Entretanto, mesmo sem a derrota derradeira, a troca de treinador se deu há 20 dias do início do Brasileirão, tempo suficiente para a preparação de um time mais identificado com o perfil do novo técnico. O que não deixa de ser positivo. Desta vez, a diretoria acertou errando. Não é todo momento que um dos melhores comandantes do Brasil encontra-se disponível no mercado, e fizemos bem em contratá-lo.

Resumo da ópera: foi sacanagem o que fizeram com o Cuca? Sim, uma baita injustiça. Mas Muricy é inegavelmente mais técnico e, diante do caldo derramado, devemos apoiar e torcer para o treineiro rabugento acertar nesta passagem pelas Laranjeiras, quiçá longa e vencedora.



O elenco aplaudiu de pé o mestre Cuca na despedida. Justo por tudo o que fez pelo Fluzão nestes sete meses. Obrigado e boa sorte na sua carreira. A torcida tricolor agradece do fundo do coração.

ST

TETRA-VICE É O CARALHO!!!É CAMPEÃO!!!!


Em uma tarde inesquecível no templo do futebol, o Botafogo confirmou sua superioridade e conquistou o título do Carioca de 2010 de forma antecipada, papando a Taça Rio, assim como havia feito com a Taça Guanabara. O Glorioso que foi considerado durante toda a competição, mesmo depois de ter faturado o 1º turno, como a quarta força, o patinho feio entre os grandes, foi soberano, ganhando com sobras, até mesmo com uma certa facilidade o seu 19º título estadual. No jogo de ontem, como não poderia deixar de ser diferente, estive no Maracanã, pra ver de perto, sem a interferência das manipulações midiáticas, o espetáculo que foi o jogo e a torcida botafoguense, que compareceu em maior número que a flamenguista e fez muito mais barulho durante o jogo.

Desde o primeiro minuto de partida era notória a diferença entre os dois times: de um lado um time com o coração na ponta das chuteiras, com alma, com vida, um legítimo campeão. De outro, um time que já entrou derrotado, de cabeça baixa, já reconhecendo seu papel de mero coadjuvante na tarde gloriosa alvinegra. E pra não dar sopa para o azar o Botafogo já tratou de abrir o placar aos 23 minutos com Herrera de pênalti, por sinal um pênalti claríssimo. Quando iríamos ampliar o marcador, com Somália entrando cara a cara com o Bruno, o bandeirinha marcou um impedimento pra lá de maroto. Na sequência, a equipe da Gávea empatou o jogo, com Vágner Love, no último lance do primeiro tempo.

Mas isso não esmoreceu os guerreiros alvinegros. Na volta para o segundo tempo El Loco Zidane Abreu foi contundente ao falar no microfone da rede Globo: " Nós seremos campeões". E o segundo tempo começou com uma dinâmica diferente com as equipes arriscando mais, o famoso: "lá e cá". Aos 26 minutos Maldonado puxou claramente o manto sagrado de Herrera. El Loco pegou a bola colocou na marca do pênalti e pensou: " Agora eu vou humilhar esses caras!" De forma genial e ao mesmo tempo louca, ele esperou Bruno escolher o canto e deu um totozinho na bola, à la Djalminha. A bola bateu no travessão e caiu dentro do gol, muito semelhante a cobrança de Zidane na final da Copa de 2006 contra a Itália. Perdendo o jogo, o Flamengo foi com tudo ao ataque. Foi aí que brilhou mais do que nunca a estrela do goleiraço alvinegro Jefferson. Aos 33 minutos o rubro-negro teve um pênalti (bem marcado) a seu favor. O "Imperador" (hein?) cobrou no cantinho esquerdo, e Jefferson com sua visão de lince defendeu o chute. Depois o Botafogo poderia ter feito mais dois gols, mas pra ser coerente com suas conquistas, essa também teria que ser num jogo emocionante, de matar alvinegros cardíacos. Eu confesso que quase morri porque estava sem relógio e o árbitro teimava em não terminar o jogo. Mas se eu tivesse morrido ali já teria valido a pena!! o Botafogo é campeão Carioca de forma merecidíssima, sublime, sensacional, de forma antecipada e gloriosa!

Recados aos rivais:

Flamengo

A freguesia finalmente está reestabelecida. O único time que ainda nos dava alguma pressão.

Vasco

Obrigado pelos 6 a 0 no início do campeonato. Vocês foram fundamentais para a conquista desse título, nos ajudando a mandar o Estevam embora. Nunca nos esqueceremos de você. E abra o olho que já estamos com 19 títulos e vocês pararam nos 22.

Fluminense

Tenho pena da insignificância de vocês.

Santos

Se prepare que a próxima vítima será vocês. Mas ainda bem que o Brasileiro vai começar porque esse Carioca foi muito fácil, não temos concorrência no Rio.





domingo, 18 de abril de 2010

Futebol e Sociedade: Nós, os bárbaros

Responda rápido: Se você recebe um troco errado, você devolve o dinheiro? A imensa maioria dos leitores certamente respondeu que sim, que não se apropriaria desse valor que não lhe é devido. Nem questionarei então se você distrairia propositalmente uma pessoa para que ela errasse no troco. Isso provavelmente é tido como sinal de um caráter deplorável para quase a totalidade das pessoas. No entanto, no futebol, parece que vivemos num universo paralelo onde as regras da moralidade são subvertidas. Pergunto: O que leva um jogador a simular uma falta em um lance que não foi nada? Porque aceitamos sem reclamação as tentativas de manipular o resultado do jogo com artifícios que passam longe dos regulamentos do esporte?
No Brasil, a malandragem se tornou traço da identidade nacional. O jeitinho brasileiro nada mais é do que uma cultura que valoriza os trapaceiros. Nosso imaginário popular glorificou – através da música, do cinema e da literatura – a figura daquele que se dá bem sem esforço, que se aproveita dos frutos do trabalho alheio. Na fábula da formiga e da cigarra, somos defensores da última. E porquê seria diferente no esporte?


Nove entre dez comentaristas esportivos enaltecem o atacante que sabe cavar um pênalti. Elogiam sua habilidade de enganar o juiz, de se fazer de vítima num lance onde ele é o infrator. Não importa que um lance desses prive uma equipe esforçada de colher os louros de sua dedicação. Louvamos Macunaímas, heróis sem nenhum caráter, que mesmo atuando diante de dezenas de câmeras, que levam seus lances para milhões de olhos, negam o óbvio e dizem que aquilo que vimos não aconteceu, como deputados que colocam dinheiro da propina nas meias e, diante dos vídeos, alegam que não é bem aquilo, que estão sendo mal interpretados. Afinal, em uma sociedade onde a paixão nacional é o futebol-malandro, porquê seria diferente?
A máxima olímpica que diz Altius, Citius, Fortius (o mais alto, o mais rápido, o mais forte) é ignorada, e o esporte deixa de ser uma competição que enobrece para se tornar um agente da corrupção moral. Ao invés de ser um laboratório onde aprendemos a lidar com as derrotas por estas não terem consequências diretas no mundo real, onde a sobrevivência não está ameaçada a cada fracasso, o futebol passou a trazer a lição de que vale tudo para se dar bem.
Dizem que foi Oscar Wilde que cunhou a frase: “O rugby é um jogo para bárbaros jogado por cavalheiros. Futebol é um jogo para cavalheiros jogado por bárbaros ”. Sim, os bárbaros somos nós.