quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Guerreiros

Caríssimos tricolores, com profunda emoção escrevo meu primeiro post pós-campeonato. Prêmio mais do que merecido para a melhor torcida deste Universo. Domingo perfeito, um 5 de dezembro inesquecível eternizado pela sabedoria de um líder nato. Do banco de reservas, Muricy Ramalho regia um escrete atônito pela grandeza daquele momento. Milhões de tricolores suavam, rezavam, cantavam a todo vapor pelo tricampeonato. Sob a benção de João de Deus e a presença ilustre de todas as almas tricolores desencarnadas. Não foi à toa o abraço do mestre Telê em Muricy na madrugada de sábado. Nada mais simbólico do que o Fio de Esperança sorrir para o homem mais digno do futebol brasileiro. Num simples olhar, sinalizou em sonhos para o seu pupilo que uma história vitoriosa começaria na tarde seguinte. Fato consumado.


Na cancha, um camisa 11 se consagrou no Brasileirão. Deste, a imprensa já cuidou de idolatrar. Será do Flu por mais cinco anos e deixará seu nome na galeria de astros tricolores. Muito obrigado Darío Conca!!! E outro que voou foi Mariano. Completa a trinca de ases da vitoriosa equipe de 2010. Chegou à seleção porque é hoje o melhor lateral direito em atividade no país e, jogando pelo Flu, foi imprescindível no apoio aos nossos atacantes.


Sem Jamais deixar de lado todos os outros jogadores, comissão técnica e profissionais do dia-a-dia tricolor, em nome de nossa torcida, agradeço de coração a cada um por esse marco da retomada. Após todas as glórias do passado, tenho a certeza de que o Fluminense iniciará uma trajetória vitoriosa na modernidade, pulverizando qualquer argumento rival contra a grandeza do clube de Álvaro Chaves. 2011 será ainda melhor!

“Faz a torcida querida vibrar de emoção, o tricampeão!”

Saudações tricolores e parabéns ao time de guerreiros

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Porque o título não foi parar em São Januário

Tripulantes da Nau Vascaína,

Pra quem leva a sério esse futebolzinho mequetrefe praticado neste Brasileirão encerrado no domingo, o título do meu post pode até parecer estranho. Mas, se checarmos o placar do intervalo dos jogos da última rodada, em que NENHUM dos três candidatos a campeão conseguia ganhar de clubes que já estavam rebaixados, sem seus principais jogadores e sem qualquer motivação, não é nada demais. Basta ver a série de exemplos, que apresento a seguir, para reconstituir como nossa nau, naufragada como um Titanic, não conseguiu encontrar o cais da Libertadores e do título. Ainda bem que teve a tábua da salvação, Copa Sul-Americana!



O Vasco ficou a 22 pontos do título. Vou retirar três desta contagem, já que se o Vasco estivesse disputando a liderança, jamais perderia pontos para o freguês, Fluminense. Portanto, tomo a liberdade de deixar por 19 pontos a diferença, em princípio. Abaixo, seguem os pontos perdidos, que culminaram em uma variação tão absurda entre times tão parecidos.

1 – Gols no fim do jogo

Não se toma um gol do Guarani aos 48 minutos do segundo tempo (01 ponto jogado no lixo no primeiro turno) e nem de time dirigido pelo Cuca, em São Januário, no final do primeiro tempo (02 pontos a menos). O mesmo aconteceu com o Grêmio, em meados de outubro, quando o Vasco entregou uma vitória certa, já que ganhava por 3 a 1, nos minutos finais (menos 02 pontos). Muitos devem estar se perguntando do jogo com o Botafogo no returno, mas este, eu vou elencar no segundo tópico. Até aqui, o Vasco já perdeu 05 pontos, que somados aos três da derrota para o Fluminense, nos deixaria com 08 pontos a mais. Com isso, já teríamos tomado o 8º lugar do Santos no campeonato.

2 – Mulambadas dos nossos jogadores

Infelizmente, não foram poucas, caro torcedor cruzmaltino. Como não se lembrar do pênalti bisonho do Titi, aos 44 minutos do segundo tempo, frente ao Botafogo (02 pontos que foram embora)? Como esquecer da carrinhada desnecessária do volante Nilton no atacante do Atlético-MG, em jogo ganho no returno, que nos fez conceder o empate aos 38 minutos do segundo tempo (mais 02 pontos que fizeram falta)? E o canhestro gol perdido pela jovem maldição vascaína, Jeferson Silva, que conseguiu errar sem goleiro e na linha da pequena área (outros 02 pontos, por favor)? Ainda teve aquele gol contra espírita do brilhante Césinha, frente ao Corinthians, em jogo que se valesse, o Vasco não perderia, já que o Corinthians é outro freguês (joga mais 03 pontos pra gente!). Mais 09 pontos, que se somado com os 11 anteriores (da possível vitória contra o Flu e dos gols tomados no fim do jogo), perfazem 20 pontos. Já dava pra sentir o cheiro do título no ar.

3 – Mulambada contra o Flu

A saída de bola mulamba da dupla de ouro, Felipe e Zé Roberto, custou caro para o Vasco no primeiro turno contra o Fluminense. O Vasco ganhava por 2 a 1 do então, ‘invencível’, Tricolor. Mais dois pontos que a gente perdeu.



4 – No apito

O Guarani ganhou do Vasco com pênalti mal marcado pela arbitragem, o que nos daria mais um ponto, no segundo turno. 23, até o momento. Desta forma, o Fluminense seria vice-campeão, com quatro a menos.

5 – Pré-Copa

Como já seríamos campeões somente com a pontuação supracitada, insiro este tópico apenas para mencionar que nossa equipe deixou sete jogos de vantagem para as demais. Saímos da Copa do Mundo em 19º lugar e não fossem os gols no fim da partida e nem as mulambadas, seríamos Hexacampeões brasileiros. Afinal de contas, o Flamengo pulou de Tetra para Hexa, e se é assim, podemos também, uai!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Carta aberta ao governador Sérgio Cabral Filho

Caro governador,

tenho uma enorme admiração pelo senhor. Cruzmaltino como eu, o senhor tem realizado ações de enfrentamento ao tráfico que tornarão nosso Rio de Janeiro uma cidade ainda mais maravilhosa. Porém, creio que o senhor tem pecado no quesito educação. A falta de conhecimentos básicos de matemática colocam a população de nosso estado em situação vexaminosa. Por favor, incluam contagem básica no currículo do ensino fundamental e médio. Afinal, em 2009 riram de nós pois muitos mostraram não saber que se você tem quatro títulos e ganha mais um, passa a ser penta, e não hexa-campeão. Agora, mesmo os garotos dazelite mostram ignorância, achando que um time que acumula o segundo título do campeonato brasileiro passa a ser tri, e não bi-campeão.
No mais, só tenho que parabenizar pelo sucesso da segurança pública. Afinal, a calma de ontem nem parecia que algum clube da cidade havia conquistado nada.

Um abraço,
Rafael Saldanha