sexta-feira, 11 de maio de 2012

Choque de Realidade


Cruzmaltinos desse planeta, 

vou bater logo a real: a Taça Libertadores da América começa agora. Sobraram 4 brasileiros, 2 argentinos, um paraguaio e um chileno. Talvez, pra justiça de sua seleção, tenha faltado um uruguaio, mas o certo é que os clubes de nosso ex-estado não fizeram nada pra merecer mesmo.
E dos 8 times que restaram, o nosso é o que se classificou com mais dificuldades. Dos que se classificaram em segundo do Grupo, só nós e o Boca sobrevivemos. Alguns dizem que temos o pior plantel (está até nos comentários), embora eu veja o time do Vasco mais equilibrado do que Santos e Flu, times com ataques arrasadores e zagas medonhas (não se iludam: O Inter suou pra ganhar do Caxias, e o Santos goleou um time boliviano com um goleiro-anão), por mais que nos falte mais um zagueirão pra substituir o Mito enquanto ele se recupera da lesão, e um lateral-esquerdo que pelo menos incomode, nas outras posições temos pelo menos um bom jogador pra cada uma (Fagner está em uma fase tenebrosa, mas eu acredito em sua recuperação - principalmente com a volta de Dedé). Nossa pior deficiência é no banco de reservas, onde não temos um treinador do nível da competição. Cristóvão nos fez perder o Brasileiro e pode nos colocar em risco no Continental com suas escalações estapafúrdias e suas substituições equivocadas. Talvez o justo fosse não passarmos para as semi-finais...

 Porém, o que muitos se esquecem é que o futebol - assim como a vida - não tem nada a ver com justiça. Nem sempre os melhores vencem. Tudo o que foi feito até agora ficou pra trás, e vencerá quem conseguir os melhores resultados nos próximos 6 jogos. Nem precisamos ser melhores nos 6 jogos, precisamos só ser inteligentes, ser melhores nos momentos certos. Não se desanimem com o discurso deles: temos exatamente as mesmas chances de ser campeões do que quem goleou essa semana. Nosso destino só depende da gente. Quarta temos que gritar em uma só voz no Caldeirão, mostrando pros virgens das Américas que eles não são ninguém fora das asas protetoras da CBF.

A Taça Libertadores da América começa agora, e quem caiu antes mal pode dizer que participou.

Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra!


Fieis tricolores,

Não temeis. Faltam apenas 6 jogos para o tão sonhado título.

Disseram que não passaríamos. Que o empate fora de casa havia sido um mal resultado. Que nunca os dois primeiros na primeira fase haviam passado juntos para as quartas (com a classificação do Corinthians ontem, só nos sobraria a desonra da derrota). Mas o Flu mostrou que é maior que tabus e supertições.

Contam-nos também sobre proezas alheias. Times que ganharam de 8, 6, ou 3. Ora, Nelson Rodrigues já nos ensinava que a goleada é sempre um placar imprudente, por humilhar o derrotado e encher de confiança o vencedor. Dizem ainda, malditos hereges, que a muito o time de melhor campanha na primeira fase não se sagra campeão. Já disse e repito, o Fluminense é maior que qualquer supertição ou tabu.

Infames bocas repetiam a ladainha de que os gaúchos são mais adaptados a esse tipo de competição. Que seu estilo de jogo, mais brigado, faria a diferença. Mas, como ensina o próprio hino Rio-grandense, não basta ser forte, aguerrido e bravo. Time que não tem virtude acaba desclassificado.

E o Flu venceu, mais uma vez, por suas virtudes. Porque tem craques que, mesmo em uma noite pouco inspirada, são capazes de decidir. Por mais uma vez saber jogar exatamente aquilo que é necessário, aquilo que dele é exigido. Nem mais, nem menos. Sem queimar lenha antes da hora com goleadas ilusórias e perigosas.

Fiéis tricolores e demais hereges, não me canso de dizer: o campeão será o time jogar melhor em Junho. De nada adianta goleadas e atuações belíssimas em fases preliminares. Espetáculo, por agora, só mesmo nas arquibancadas.  

Oh, fiéis! Não fraquejais jamais! Hereges de outras cores, arrependei-vos enquanto é tempo! Soam as trombetas e a aurora precursora anuncia: O Flu já está nas quartas! Que venha o Boca!

ST

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Assim você me mata...


Cruzmaltinos desse planeta,

tem horas que decidir fora de casa não chega a ser ruim. Se o jogo de hoje tivesse sido em São Januário, a torcida teria perdido a paciência. Sim, porque tomar dois gols desse timeco já seria imperdoável, mas a coisa toda fica ainda mais feia quando vemos que sequer chutamos à gol no segundo tempo. O Vasco mais uma vez jogou um primeiro tempo exemplar e foi sabotado pelo próprio treinador no segundo. Confesso que estranhei quando vi Zidanilton em campo. Não me entendam mal, acho o careca melhor do que Fellipe Bastos e Eduardo Costa, mas esperava do Cristóvão pelo menos coerência: entrar com um jogador que nem foi relacionado no primeiro jogo é coisa de quem não anda pensando... Porém, graças a Deus que nosso treineiro acertou a escalação. Além de combater o jogo inteiro, o volante marcou um golaço daqueles que vão virar música se o Gigante conquistar o título ("Contra o Lanús/foi uma dureza... Um gol do Nílton/ Na Fortaleeeeeeeza" - Valeu, Nico!). Mas, quando começou a mexer no time, Cristóvão mostrou que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, e fez as cagadas de sempre. Tirou Diego Souza e Éder Luís, pra colocar o inútil Carlos Alberto e o volante Allan. Só não colocou seu querido Fellipe Bastos porque sofreu um gol na hora na substituição. Com o bonde da camisa 21 em campo, certamente não estaria aqui escrevendo.
Muitos dirão que as 5 cobranças de pênaltis foram ótimas, e disso não discordo. A questão é que elas não deviam nem ter acontecido. Se tivéssemos um técnico, a coisa toda tinha vindo resolvida de São Januário... Teríamos classificado com menos sufoco...
Mas verdade seja dita: Se o jogo de hoje fosse em São Januário, a torcida teria vaiado todo o segundo tempo... E nós não teríamos passado.

Que venham os gambás...

terça-feira, 8 de maio de 2012

Complicou!!

Caros Botafoguenses,  
Tem coisas que só acontecem com o Botafogo.Um time inconstante durante toda temporada,mas invicto(se isso dizia algo né).Após boa atuação contra o vice, o Glorioso nos fez acreditar em voos mais altos.Esquecemos que era o Vasco e final, em que tudo fica mais fácil.
   A final é feita em dois jogos, mas a tendência é que os Flores comemorem o título do rural.O jogo em si foi ataque contra defesa.O Fluminense mandou no jogo durante 80 minutos e construiu um excelente placar.O time das Laranjeiras mostrou, novamente no ano, uma eficiência técnica e tática que o faz um dos melhores do país mesmo não sendo o futebol mais bonito e a altura de seu plantel.
   O Botafogo começou avassalador e parecia que seria fácil igual ao jogo contra o Vasco.Mas o time fez o gol e recuou de forma displicente.O Flu aproveitou e foi pra cima.A defesa do time de General nunca me passou confiança.Os laterais não sabem marcar e parece que sempre quando o adversário tem a bola em nosso campo de defesa, eles tem espaços para fazerem o que quiserem.Deixamos o Deco pensar e fazer o que queria.Thiago Neves resolveu fazer jus ao preço que seu Celso Barros gastou com ele.Fred fez gol,como sempre.A tarde foi de um time querendo perder e completamente perdido em todos sentidos versus um time que soube aproveitar muito bem os erros do adversário e abriu uma excelente vantagem.
    Nos resta pensar no jogo contra o Vitória e seguir rumo ao sonho da Copa do Brasil.Como queria o Vasco na final.Flamenguistas domingo é dia das mães aproveitem o almoço e suas férias.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mão na taça!

Amigos tricolores, 

Desculpem-me a demora em escrever. Como estive viajando no fim de semana (mal acompanhei a partida), e trabalhei hoje a manhã inteira, só agora pude analisar as principais imagens dos últimos dias (a goleada do Flu e as fotos da Carolina Dieckmann). Nos dois casos a conclusão é a mesma: a coisa era bem menos cabeluda do que diziam. 

O Botafogo chegou à decisão cheio de cartaz. Único invicto da temporada, melhor treinador, goleiro de seleção, atacante em grande fase... Tudo levava a crer que a parada poderia ser difícil pro nosso tricolor amado. Qual o quê! A verdade é que o Botafogo é como aquele aluno dedicado, caxias. Nunca faltou, estuda muito, faz todas as tarefas, tem ótimo comportamento e notas acima da média em todas as disciplinas, mas não é brilhante. Já o Fluminense mata aula, chega atrasado, tira algumas notas vermelhas (por puro desleixo), mas na hora que é exigido de verdade se garante. 

E se garante por que tem craques. Craques consagrados, acostumados a grandes jogos, e também craques recém-promovidos das divisões de base. 

Sei que muitos tentarão culpar ao lateral adversário pela goleada. Não acho justo. Lucas apenas antecipou e facilitou o que seria inevitável. Desde o primeiro dia do campeonato, todos já sabíamos que o Flu seria o campeão. O campeonato em si, e suas taças menores, foi uma mera formalidade. Assim como será o jogo do próximo domingo. 

Para o Botafogo, sobra uma invencibilidade incrível: 16 anos sem perder nenhuma partida pela Libertadores! (Cabe uma pergunta: se a sobrinha da Gretchen continuou virgem mesmo após atuar em um filme pornô, o Botafogo, ao perder de 4, ainda pode ser considerado invicto?) 

Já para a torcida tricolor fica a promessa de muitas alegrias. O time desse ano, ao contrário do que acontecia ano passado, sabe decidir. Mesmo sem encantar em partidas menores, brilha quando é exigido de verdade. Que seja assim também na Libertadores! 

ST