sexta-feira, 11 de maio de 2012

Choque de Realidade


Cruzmaltinos desse planeta, 

vou bater logo a real: a Taça Libertadores da América começa agora. Sobraram 4 brasileiros, 2 argentinos, um paraguaio e um chileno. Talvez, pra justiça de sua seleção, tenha faltado um uruguaio, mas o certo é que os clubes de nosso ex-estado não fizeram nada pra merecer mesmo.
E dos 8 times que restaram, o nosso é o que se classificou com mais dificuldades. Dos que se classificaram em segundo do Grupo, só nós e o Boca sobrevivemos. Alguns dizem que temos o pior plantel (está até nos comentários), embora eu veja o time do Vasco mais equilibrado do que Santos e Flu, times com ataques arrasadores e zagas medonhas (não se iludam: O Inter suou pra ganhar do Caxias, e o Santos goleou um time boliviano com um goleiro-anão), por mais que nos falte mais um zagueirão pra substituir o Mito enquanto ele se recupera da lesão, e um lateral-esquerdo que pelo menos incomode, nas outras posições temos pelo menos um bom jogador pra cada uma (Fagner está em uma fase tenebrosa, mas eu acredito em sua recuperação - principalmente com a volta de Dedé). Nossa pior deficiência é no banco de reservas, onde não temos um treinador do nível da competição. Cristóvão nos fez perder o Brasileiro e pode nos colocar em risco no Continental com suas escalações estapafúrdias e suas substituições equivocadas. Talvez o justo fosse não passarmos para as semi-finais...

 Porém, o que muitos se esquecem é que o futebol - assim como a vida - não tem nada a ver com justiça. Nem sempre os melhores vencem. Tudo o que foi feito até agora ficou pra trás, e vencerá quem conseguir os melhores resultados nos próximos 6 jogos. Nem precisamos ser melhores nos 6 jogos, precisamos só ser inteligentes, ser melhores nos momentos certos. Não se desanimem com o discurso deles: temos exatamente as mesmas chances de ser campeões do que quem goleou essa semana. Nosso destino só depende da gente. Quarta temos que gritar em uma só voz no Caldeirão, mostrando pros virgens das Américas que eles não são ninguém fora das asas protetoras da CBF.

A Taça Libertadores da América começa agora, e quem caiu antes mal pode dizer que participou.

4 comentários:

Marcelo Braga disse...

Vocês perdem para o 9º colocado do Campeonato Argentino e vem falar pra ninguém se iludir?

Reveja seus conceitos.

JTVascão disse...

O Inter só ganhou 2 jogos na libertadores, contra The Stronguest e Juan Aurich, dentro de casa e com D'alessandro, Kleber e Oscar (com ritmo de jogo) no time. E ainda assim ontem foi um sufoco danado. Estou criticando o FluminenC? Não! Libertadores sempre foi assim, times medíocres incomodam, chegam, e muitas vezes ganham o campeonato. (já citei vários aqui). Não vejo tanta diferença assim pro Lanus.
PS: não vou defender o Cristovão agora. depois eu volto e faço isso!!!

Rafael Saldanha disse...

Marcelo,

sim, o Vasco perdeu pro 9o colocado do Argentinão e por isso estou nos colocando como azarões. Ilusão é ganhar do time medíocre e desfalcado do Inter e se achar favorito por isso...

Marcelo Braga disse...

Eu acho o Fluminense favorito, como qualquer um acha, porque fez a melhor campanha na fase de grupos, não porque passou pelo Inter.

Assim como o Santos, o Boca, o Corinthians e o Velez são favoritos também. O Vasco é azarão porque não tem time pra estar nas quartas, só isso!