quinta-feira, 1 de julho de 2010

Parabéns pra molecada

Cruzmaltinos desse planeta,

dessa vez não teve vacilo. Diante dos tricolores, que haviam estragado a festa na Taça Guarabara, o time de juniores do Vasco se sagrou campeão da Taça Rio. O título é importante, é o primeiro passo para o título carioca, mas muito mais importante é segurar os novos talentos para que eles não deixem a colina antes mesmo de se tornarem realidade. Pensem que poderiamos ter uma equipe com Guilherme, Pablo, Alex Teixeira, Alan Kardek, Souza e outros garotos que foram para o exterior antes de escrever definitivamente sua história no Vasco. Não podemos dar a Genilson, Max, Lipe, Renato Augusto e Carlinhos o mesmo destino.
Parabéns molecada! Abre o olho, diretoria!



o jogo de ontem não valia muita coisa, e a atuação não foi nenhum primor, mas foi importantíssimo para o time retomar sua confiança. Após ser abandonado pelo treinador anterior, o elenco precisava de um jogo que o fizesse acreditar em sua capacidade. Ganhar de 3x1 do Avaí na Copa da Hora pode não nos levar à Libertadores, mas já melhorou o ambiente.O time de ontem ainda está longe de ser o que a torcida quer ver. Nosso treineiro PC Gusmão decidiu levar para Florianópolis somente os jogadores que poderão atuar na volta do Brasileiro, deixando de fora os que ainda estão em negociação ou que chegaram do exterior. Por isso, nada de Felipe, Eder Luís, Fellipe Bastos, Carlos Alberto e Philippe Coutinho. A tendência é que mais categoria seja adicionada ao time guerreiro que se apresentou ontem.
Enfim, o gesto de Rafael Coelho ao marcar o segundo gol, tirando a urucubaca, valeu não só pra ele, mas para o time todo. Xô, Uruca!



O Vasco parece ter saído, na calada, na busca de mais um zagueiro. Ele estava em campo naquele fatídico Lanús 2 x 0 Vasco que eu citei na postagem de alguns dias atrás, mas do outro lado. Ao invés de Dudar, o Gigante está atrás de Jadson, zagueiro que, embora tenha nascido do lado brasileiro da fronteira, começou a jogar no Uruguai. Além de ter jogado essa partida, não consegui muita informação sobre o defensor. Quem sabe ele não vai ser a solução que procuramos pra nossa zaga!?

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mídia, a indústria do nada

A Copa do Mundo e a falta de esforços para a criação de um time competitivo me deixou um pouco fora de órbita. Todavia, não posso deixar de me manifestar sobre a situação midiática em que a imprensa, principalmente, a mineira, tenta colocar o arqueiro hexacampeão, Bruno. Como no caso da família Nardoni, a TV e o delegado responsável pelo caso, ao invés de abordar com imparcilidade crítica, apontam os canhões para o sujeito, principalmente, sem que haja um corpo. Sou mineiro e odeio a centralidade dada ao eixo Rio-SP. Porém, acho ridículo a mídia daqui ficar tentando emplacar matérias e "vivos" a todo momento nos telejornais. 
Para quem não entende, muito mais do que apurar fatos para que o papel social do jornalismo (a busca pelo esclarecimento, pela informação correta e imparcial) seja executado, as redações e suas editorias estão muito mais preocupadas em quantos minutos seus repórteres vão permanecer em rede. Ou seja, a mídia não nos protege, a mídia não nos conforta. A mídia busca alimentar a si mesma, em uma verdadeira fogueira das vaidades que é embriagada pelo suposto poder olimpiano de quem "aparece" na caixinha que brilha. Assim, ontem vi uma aula de como não se faz jornalismo e isso na toda poderosa Globo, em seu canal de notícias, a GloboNews. A edição das 18h do "Em cima da hora" é especial, dura mais tempo e é apresentada pela Leilane Neubarth. Ontem, dia 29 de junho, no início da programação entrou um "vivo" (repórter na frente da câmera, em rede e ao vivo) de uma jornalista de BH. Ela informou o que havia apurado sobre o caso e em seguida, uma matéria mostrou o delegado showman já dando o veredito. A atenção do programa se voltou para o estúdio, outras matérias entraram no ar etc e tal. Intervalo e o jornal volta. Neubarth, então, chama a mesma repórter para o seu segundo vivo. Como havia visto o primeiro, achei que haveria algo novo. Muito pelo contrário, a jornalista entrou em rede para dizer que não tinha mais nenhuma informação e assim, repetiu praticamente o mesmo texto que tinha dito uns cinco, seis minutos antes. PQP o que foi isso além de sensacionalismo e tentativa de se permanecer em rede?
Além das disputas pela atenção da própria emissora, os resultados do "bem" que o esquema midiático tem nos apresentado é um amontoado de pré-julgamentos e achismos cheio de preconceitos e muita desinformação. Hoje, dia 30, pesquisei no site do Uai, portal mineiro ligado aos Diários Associados, sobre o caso do Bruno. O título da matéria: Corpo em IML não é da ex-namorada de goleiro, diz delegada. Todavia, o mais louco é que não houve notícia anterior a essa. Não existiu qualquer matéria em que se dizia: Corpo de mulher pode ser de ex-namorada de goleiro. Ou seja, o cu não tem nada a ver com as calças. Não tem qualquer sentido se publicar algo que não tenha ligação com o caso. É mais uma tentativa de se emplacar notícias sem haver qualquer fato noticioso, uma vergonha, uma lástima. E o mais hilário, para não dizer, triste é ver a participação do "povo" na discussão (segue alguns comentários postados sobre a matéria):

Além de assassino, mál-caráter, ele também, vejam bem, é maconheiro - FORCA NELE BRASIL!!!  (esse é meu comentário)

-----

Autor: wellington gonçalves
TUDO MOSTRA QUE ESTE VAGABUDO... E MAL CARATER MESMO...SÓ ANDA COM VAGABUDO...SR. ADRIANO...SR.VAGNER LOVE...ASSALTANTE DE BANCOS...ETC...SEM COMENTARIOS... 

Autor: Marcus Dias Mariano
Essa piranha deve estar com outro jogador. Chamar essa vagabunda de estudante é denegrir a imagem de pessoas serias e que correm atras de seus objetivos. Essa piranha no maximo que pode ser chamada é de garota de programa, vadia.O esconde-esconde tá muito frio.Delegada incompetente só que aparecer.  

Autor: Enrico Vicentini
Marcus, você é gay e tá com ciúmes do Bruno. Confessa vai... 

Autor: fernando miranda
O delegado que apareceu pra dar entrevista só sabe dar entrevista. Todo caso em MG ele aparece pra dar entrevistar.  

Autor: sandro couto
Sr Marcus Mariano; guarde seus comentários chulos para vc mesmo, pois a familia desta garota está passando por um momento muito doloroso, e ninguem, ninguem mesmo tem culpa das escolhas de seus filhos, ela resolveu se enamorar por um VAGABUNDO,MAL CARATER DESTA ESPECIE, lamentável.... 

Autor: José Filho
Cadeia nele. Assassino, coisa ruim, drogado, cachaceiro. Carreira terminada. Cadeia. Cadeia. Cadeia.  

Fábio Henrique Colombarolli
Ele sempre mostrou ser um mal caráter. Mesmo se ele não tivesse envolvimento, que eu duvido muito, ele tomaria pelo menos uma postura decente e não dizendo que ainda vai rir muito disso tudo. Só um mal caráter ri de uma situação dessa, principalmente envolvendo o próprio filho. 

Autor: joao batista noia
o nosso bonito futebol está cheio de bandidops que tem envolvimento com o trafico de drogas neste pais,, este bruno é mais um caso de viciado e maconheiro que uso o prestigio que tem para bagunçar a vidas de pessoas de bem, se os moradores de Ribeirão das Neves tivesse dado um cacete neste pilantra 

terça-feira, 29 de junho de 2010

Só falta um zagueiro (II)

Cruzmaltinos desse planeta,

na postagem de hoje, mais cedo, cheguei a sugerir o zagueiro Manzur, paraguaio que atuou no Santos de 2006. Mais tarde, me lembrei de um outro nome que poderia compor nossa zaga. Sei que grande parte da torcida vai discordar, mas vou puxar a campanha assim mesmo.
O zagueiro Emiliano Dudar teve uma passagem de quase dois anos pelo Vasco, entre 2006 e 2007. Acumulou elogios por suas atuações classudas e técnicas. Foi infalível? Não, claro que não! Perdeu pênalti numa semi-final contra o Flamengo, mas isso acontece com quem não é batedor. Lembro também de um jogo contra o Lanús que o defensor cometeu um pênalti infantil e esteve muito mal. Mas, mesmo assim, foi uma das poucas atuações lamentáveis pra se colocar em sua conta. E olha que seu companheiro de zaga era o pavoroso Jorge Luiz, que nos rebaixou em 2008. Acabou levando a culpa pela incompetência do companheiro e do dublê de treinador Renato Portaluppi.
Depois de sair do Vasco, o zagueiro chegou a ser cogitado na Grécia mas acabou partindo pra Suíça. Passou por Chiasso, voltou rapidamente para o Olimpo, da Argentina, retornou à terra do chocolate para o Bellinzona e em 2009 chegou ao BSC Young Boys, clube de Berna que ficou em segundo lugar suíço na temporada 2009/2010.
Os cri-cris logo apontarão: "Mas Suíça!? País sem tradição no futebol!" Ora, se esquecem que - além de relógios - os suíços sabem montar defesas. Basta ver a seleção deles, que nas últimas duas copas só sofreram 1 gol. Além disso, o fato dele já ter uma passagem pela colina e estar fora do futebol milionário de Espanha-Inglaterra-Itália pode facilitar a contratação do argentino. Com 28 anos, o zagueiro se aproxima do auge de sua carreira, e ganharia maior visibilidade jogando por um club gigante como o nosso.
E, para os mais supersticiosos, vale lembrar que teve um outro zagueiro que passou pelo futebol suíço e se tornou ídolo com a camisa da faixa transversal. Seu nome era Mauro Geraldo Galvão. Por isso, está lançada a campanha:
Volta Dudar!

Só falta um zagueiro

Cruzmaltinos desse planeta,

o Gigante da Colina apresenta hoje oficialmente mais dois reforços. O primeiro já era esperado, depois foi praticamente descartado, só para no fim ser confirmado. O atacante Eder Luis não é nenhum craque, mas é um bom nome para o elenco vascaíno que tanto carecia de um segundo atacante. Com a saída de Philippe Coutinho quase certa, o Vasco fica agora com o ex-atleticano e Zé Roberto para disputarem essa vaga no ataque. Eder deu muito certo com Diego Tardelli no campeonato mineiro do ano passado e acredito que possa ajudar demais nosso clube a atingir bons resultados.
O outro reforço foi uma surpresa. Vindo também do Benfica, que se mostra cada vez mais nosso parceiro em terras lusitanas, Fellipe Bastos vem para suprir o espaço deixado pela saída de Souza. O jogador apareceu bem quando jogava pela cachorrada, mas não conseguiu se adaptar ao futebol europeu e volta em busca de redenção. Se isso significar suar sangue pela camisa cruzmaltina - como fazia seu empresário Luizinho - está ótimo!
Agora falta só um zagueiro. Com Scotti cada vez mais distante, o nome de Álvaro começa a ganhar força. O ex-mulambo fez um bom brasileiro, mas um carioca patético que me faz ficar preocupado. Além disso, é dado à noitadas e farras, estando presente no famoso episódio de Adriano no morro da Chatuba... Não é o nome ideal pro grupo que o Vasco vem formando. Com o esquema de três zagueiros, é fundamental ter um nome que passe experiência e tranquilidade para os mais novos. Preferia para isso o zagueiro Manzur, paraguaio do Pachuca, que teria sido oferecido ao Vasco em dezembro. É esperar e confiar na ação da diretoria.

..
A diretoria também já está se mexendo para resolver a situação do capitão Cazalberto, cujo contrato vence amanhã. Boas ou ruins, teremos notícias em breve.

..
A CBF parece estar inclinada a atender nossas preces e adiantar a janela de transferências, permitindo a estreia dos novos contratados antes de agosto. O universo parece começar a conspirar a favor.