sexta-feira, 11 de junho de 2010

Jobson e o ataque alvinegro

Caros Alvinegros,

Finalmente Jobson, o salvador da pátria do Fogão no ano de 2009, acertou sua volta pra General Severiano e chega pra reforçar o time pra disputa do Brasileirão 2010.

O endiabrado atacante assina por 5 anos e há a promessa de infernizar as defesas adversárias. O acordo com o Brasiliense ficou em torno dos 3 milhões.

Outro que está praticamente certo é o Maicosuel. A diretoria se esforçou ao máximo pra cumprir o prazo estipulado pelo Hoffenheim, da Alemanha, e apresentou uma proposta concreta para compra de 80% dos direitos do meia atacante.

Ídolo, o habilidoso meio campista chega para ser titular e o atacante Jobson deverá brigar por uma vaga no ataque alvinegro, já que Loco Abreu e Herrera provaram que podem fazer a diferença em momentos decisivos e o talismã Caio costuma ser uma boa opção no time de Joel Santana.

Confirmando essas duas contratações o Botafogo tem tudo para acertar o seu sistema ofensivo, mas ainda necessita de um lateral esquerdo, um bom cabeça de área e um zagueiro que inspire maior confiança. Afinal de contas, não adianta se garantir no ataque e manter Fahel na equipe titular entregando o ouro, dando passes errados e falhando na marcação.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

É Botafoguense ou não é?

Caros Alvinegros,

Sério que o Jobson é botafoguense como dizem por aí? Sério que ele quer mesmo voltar a vestir a camisa do Bota? Então por que essa palhaçada toda cheia de indefinições e mistério em torno da sua contratação?

Botafogo e Flamengo apresentaram propostas praticamente iguais para adquirir 60% dos direitos econômicos do jogador e os salários ofertados, até onde li por aí, podem se equivaler. Então por que diabos essa novela não acaba?

Outra situação esquisita nessa história toda foi com relação à divulgação da proposta feita pelo Fogão ao Brasiliense, no site do clube. Fica a pergunta: Por que somente a divulgação dos valores ofertados pelo Botafogo e não do Flamengo?

De qualquer maneira, se o Jobson quer vestir a camisa da Estrela Solitária, anda posando com a camisa internet afora e os valores ofertados são os mesmos, que ele demonstre isso assinando de vez o contrato porque botafoguense que se preza nem cogitaria a hipótese de vestir o pano rubro negro. Ou então que vá pra lá de uma vez por todas e nos poupe dessa lengalenga sem fim.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Memória curta

Cruzmaltinos desse planeta,

deixei pra escrever sobre a política vascaína hoje, e acordei com a notícia de que rumores de um pedido de impeachment de Roberto Dinamite circulam em São Januário. Imediatamente me lembrei do meu post do dia 19 de janeiro desse ano. Começava assim:

Estava aqui esperando o resultado, e infelizmente o pior aconteceu:a chapa Eurico/Godoi saiu vitoriosa no Conselho de Beneméritos. Isso pode prejudicar muito o Club. Embora esse cargo não dê acesso ao cofre para o ex-presidente, é uma posição privilegiada para sabotadores declarados como o Sapo.

Pois bem, parece que chegou o momento. Os lobos saem debaixo de suas peles de cordeiro e decidem atacar. A senha que deflagrou o golpe veio de uma entrevista do ex-presidente: "Eurico não está voltando, já voltou à política do Vasco." Na segunda foi o ato da oposição Casaca, que lançou um manifesto vago e hipócrita. Nas comunidades do Orkut, os desmemoriados e safados declarados já abrem tópicos pedindo "Volta Eurico". Amigos: estamos assistindo uma tentativa de golpe em São Januário.
As atitudes do grupo Casaca na última semana me fazem pensar: será que estamos passando por essa crise por acaso? Será essa uma crise fabricada? Vemos que existem militantes euriquistas em todos os setores do club. Será que isso influencia o fato de não conseguirmos as certidões negativas e, por consequência, não conseguirmos receber as cotas de patrocínio? O maior inimigo do Vasco está dentro do próprio Vasco, e decidiu mostrar suas garras.

Acreditando que o que leva a torcida a abraçar esse tipo de picaretagem é a falta de memória (e não de vergonha na cara), vamos conversar um pouco:

- Nós estamos há 7 anos sem títulos. Sim, isso é inaceitável, mas lembrem-se que 5 desses anos foram geridos por Eurico Miranda. Se desconsiderarmos o título carioca de 2003, são quase 10 anos sem ganhar algo que preste. E só os últimos 2 anos tínhamos o presidente Roberto Dinamite. Logo, a coisa de que Eurico era papão de títulos é uma bobagem. Não caiam nessa.
- O rebaixamento foi em 2008, quando Dinamite já estava há 6 meses no comando do Vasco. No entanto, quem contratou o time rebaixado foi Eurico. Quem trouxe um técnico incompetente e com vínculo milionário (Antônio "Cabeção" Lopes) foi Eurico. Era uma bomba relógio, armada competentemente por alguém que dizia amar o Vasco.
- Foram precisas duas eleições para se tirar Eurico Miranda do poder. Na primeira, ele foi derrotado em duas das três urnas. Mas a terceira urna tinha mais votos do que as outras duas juntas. Votos de falecidos, votos de sócios que não pagavam uma mensalidade há anos, votos de pessoas que declararam depois não ter estado em São Januário. Mesmo assim, o bandido assumiu, e comandou enquanto a Justiça não o expulsou do cargo.
- Existe uma discussão sobre as datas da próxima eleição do Vasco: Novembro de 2010 ou Julho de 2011. Isso porque a cara-de-pau de Eurico Miranda não tem limites, e ele está determinado a considerar os meses em que ele ocupou ilegalmente a cadeira de presidente como parte da gestão atual.
- Antes de sair, Eurico rifou as categorias de base do club. Alguns jogadores saíram do Vasco de graça, ou por valores irrisórios. Fora os casos de Guilherme e Pablo. O caso Guilherme então foi tão escandaloso que chegou a se pensar em processo naquela época. E não era uma exceção: durante a gestão Eurico, transferências como essas eram padrão.
- Ficamos oito anos sem um patrocínio de camisa decente. Isso porque Eurico Miranda acabava com toda a credibilidade da instituição com trambiques e transações escusas. O Vasco chegou a ter uma das melhores parcerias do futebol brasileiro, com o Bank of America. O acordo deu errado e o ex-presidente rompeu com o banco de forma unilateral. Depois disso, surgiram denúncias de que metade do dinheiro teria sumido. Quem iria colocar seu dinheiro nessa instituição?
- Além disso, a gracinha de colocar a logo do SBT na camisa na final do Brasileiro de 2000 fez com que a Globo adotasse uma postura extremamente antipática em relação ao Vasco. Que empresa quer associar sua marca à uma instituição que não aparece na mídia, e quando aparece, é como vilão. Essa atitude que só acabou quando Roberto assumiu a presidência.
- A torcida sente falta de craques e ídolos. Basta lembrar como Eurico tratava nossos jogadores: Juninho Pernambucano saiu com uma grande mágoa do club, por não conseguir nem mesmo aquilo que era seu direito. Roberto Dinamite, maior ídolo de nossa história, muito antes de pensar em ser candidato de oposição, foi expulso da tribuna de honra de São Januário. Já brigou também com Edmundo e Romário. Que grande jogador quer jogar num time onde o dirigente acha que é o único que deve brilhar?

Enfim, nem precisei relembrar o roubo da renda de um clássico pra falar de Eurico Miranda. Votar nesse cara é retroceder, é jogar o Vasco novamente às trevas a que foi condenada nessa primeira década do século XXI. É claro que Eurico não vai dar o mole de colocar sua cara pra bater. Ele sabe que seu filme é muito queimado. Por isso, não se engane. Como eu já havia dito em fevereiro: VOTAR EM FERNANDO HORTA É VOTAR EM EURICO!

.
A atual administração tem muitas falhas? Sem dúvida. Mas que há uma evolução da situação em que nos encontrávamos há dois anos é inegável. Se não estamos recebendo o dinheiro da Eletrobrás como devíamos, a diretoria busca alternativas, seja com a AMBEV, seja com o Banco Bonsucesso. Mas tudo sendo feito pra preservar a instituição, sem sair brigado com ninguém. Pode ser insuficiente para vocês? Ok! Mas votar na Casaca não é a única opção. Existe, por exemplo, a Cruzada Vascaína, que não está ligada a nenhum dos dois grupos. O que é fundamental é saber que Vasco sempre, mas Eurico nunca mais!

.
COMPLEMENTO: Pra quem acha que o Vasco é Roberto x Eurico, leia aqui.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Lacuna

Cruzmaltinos desse planeta,

enquanto os torcedores de modinha viram seus olhos para o mundial da África, os vascaínos continuam trabalhando, e nós estamos aqui para acompanhar o que vai ser feito. Por enquanto, já tivemos a confirmação de pelo menos uma contratação: Julio Irrázabal, lateral-direito do Cerro Porteño já assinou com o time da colina e chega ao time na janela internacional. Essa contratação eu já tinha comentado em abril, aqui no Corneta. Infelizmente, ainda não sei muito sobre o lateral, mas sei que dificilmente será pior do que Elder Granja. Aliás, se for pior que o Elder Granja, o Vasco pode faturar algum vendendo o jogador pr'um circo, já que isso seria digno de uma aberração. De qualquer forma, é bom saber que não somos só nós que estamos nos preocupando, e será benéfico ver uma disputa de posição entre Fagner e o Paraguaio.
Outro que vem tendo seu nome fortemente ventilado em São Januário é o atacante Washington, do São Paulo. Não é um craque, mas é um bom jogador. Faz muitos gols, sabe empurrar a bola pra dentro, que vem sendo nosso principal problema. Mesmo em má fase, não dá pra desconsiderar. Washington é uma espécie de Anti-Dodô: não faz gols bonitos, mas faz muitos. E, como eu já deixei claro em dezembro do ano passado, prefiro 10 gols de canela a um de bicicleta. Fontes não confiáveis dizem que ele está praticamente certo na Colina.
Da série interesse declarado mas ainda sem previsão, está Felipe. Sinceramente, o nome não me agrada. É inegável que o meio-campo é um craque, mas o estilo de jogo do ex-lateral não é o que nós estamos precisando no momento. Mais um meia para pegar a bola e carregar não vai resolver muita coisa. Ainda sigo esperando alguém que saiba dar toques mais longos, que organize o jogo de maneira mais objetiva. Enfim, alguém que tenha um estilo diferente do nosso capitão Cazalberto, para servir como uma opção, e não como redundância. De qualquer forma, estamos disputando Felipe com o Flamengo, e torço para que essa eles ganhem.
Hoje surgiu o rumor de que iremos atrás do atacante Éder Luís, do Benfica. Como eu já havia comentado, parece que o pedido partiu de Celso Roth. Ele fez uma boa dupla com Tardelli no ano passado, e pode funcionar ao lado de Washington também. Me agrada bastante.
Da lista de desconhecidos, temos o boato de que o meia Dakson, que joga na Bulgária, estaria interessando o Gigante. De informação sobre ele, só temos o vídeo abaixo. O grande problema não é ele ser desconhecido. Se formos ver, o craque do Corinthians no campeonato era um completo zé ninguém até três meses atrás. Mas de craque de Youtube já estamos fartos...



E ainda temos a categoria "sonhos que beiram o impossível", que dizem da contratação do meia milanês Ronaldinho Gaúcho. Eu nunca escondi de quem me conhece que não gosto do jogador. Acho firuleiro, mascarado, mais malabarista do que realmente craque. Mas é desnecessário dizer que ele está pelo menos uns 3 níveis acima de qualquer outro jogador em atividade no Brasil. Segundo a matéria, o que possibilitaria a vinda do jogador seria o fundo feito para contratar o ídolo Juninho Pernambucano. Se eu acredito? É claro que não. Mas fico satisfeitíssimo em saber que existe um dinheirinho guardado que estava destinado para trazer o Reizinho. Com essa bufunfa, podemos mirar em algum jogador mais dentro das nossas possibilidades. Vamos ver quem a gente consegue...

.
E a barca vai ficando encorpada. Dodô já foi. Robinho e Geovanni Maranhão também. Fumagalli é outro que dificilmente permanece. Agora os boatos dão conta da saída do zagueiro Fernando, o lateral-direito Élder Granja, o atacante Rafael Coelho e o volante Léo Gago. Cada um é uma situação. Fernando é um que não deveria sequer ter sido contratado, quanto mais ter ficado dois anos em São Januário. Já foi tarde, muito tarde. Élder Granja não voltou a mostrar o futebol apresentado no Inter e, se for mesmo embora, vai na hora certa. O que não faltou pra ele foram chances. Rafael Coelho é um jogador que eu gostaria de ter visto sendo mais testado. Nas poucas oportunidades que teve, jogou fora de posição. No único jogo da temporada que atuou como centroavante, sua posição de origem, marcou um gol (contra o Macaé, pelo carioca). Porém, sua dispensa também não chega a ser injusta, já que a saúde do atacante preocupa. Por duas vezes ele foi parar no departamento médico por questões que não têm a ver com o desgaste do futebol. Da última, no jogo de domingo contra o Santos, ele seria titular e na posição certa. Sua condição fez com que jogássemos com um menino dos juniores. Vacilo imperdoável.
Léo Gago é outra história. Alternou bons momentos com outros pavorosos. Poderia seguir no elenco, mas talvez saia por seus próprios interesses. O problema em sua saída é a possibilidade de usarem Souza na negociação com o Werder Bremen. Só nos restaria Allan, Jumar, Nilton e Rafael Carioca para a posição. Muito pouco para um campeonato tão longo como o Brasileiro.

.
Assim, teríamos pelo menos 4 peças novas entrando em agosto. Seis, se contarmos que Philippe Coutinho e Carlos Alberto, se realmente ficarem, só poderão atuar em agosto, já que a burocracia os considerará como jogadores vindos do exterior. Teríamos também uns 7 jogadores saindo. No entanto, eles sairiam ainda em junho. No entanto, o campeonato brasileiro retorna no dia 14 de julho. São 5 rodadas, pelo menos, sem poder contar com os reforços e sem os jogadores que já saíram. E aí? Teremos time para jogar? Teremos que improvisar com juniores e juvenis? Essa é a lacuna do título. É essa lacuna que me dá medo.

.
Amanhã eu comento as agitações extra-futebol de São Januário.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O jogo que não estava lá

Cruzmaltinos desse planeta,

fui enganado! Peguei a tabela e vi que no domingo tinha jogo do Vasco. Porém, ao ligar a TV no horário indicado, não estava lá o meu querido Gigante da Colina. Vi um time com nosso uniforme, mas não era nosso time. Quem é esse fulano Nilson? Nunca vi mais gordo, só sei que é muito ruim de bola. Esse time que diziam ser o nosso não perdeu dois jogadores por "problemas intestinais". Caganeira, pros menos sutis. Até se segurou bem, quando um sósia de nosso sóbrio goleiro comete uma bobagem que entregou sua falsidade ideológica. Em um pênalti estúpido (que o tal arqueiro quase defendeu - mais uma prova que não era Fernando Prass), o time do uniforme preto virou perdendo de 1x0. No segundo tempo, o técnico desistiu. Talvez com pressa pra ir embora e acreditando que se levasse 10 acabava, o treineiro tirou o cover do armador Jéferson e o genérico do craque Philippe Coutinho (aliás, esse produto já virou mania. Tem um monte por aí...). Engraçado que nessa substituição, saíram dois, mas só entrou um. Na súmula constava um tal de Fumagalli, mas ele não deve ter ficado nem 10 minutos em campo. Talvez tenha sido acometido pelos tais "problemas intestinais".
O time da Vila Belmiro, que não tinha nada com os problemas do adversário, foi fazendo gols. Fez o segundo, o terceiro, o quarto... E olha que nem é tão grande coisa. O tal Ganso não viu a cor da bola, e não fosse a ajuda dos zagueiros do time da faixa diagonal, poderia ter amargado o terceiro jogos sem vitória.
O problema é que alguém na direção do campeonato se confundiu, e marcou aquele espetáculo dantesco como partida do Vasco. Assim, estamos em penúltimo do campeonato, pois perdemos os pontos de um jogo que nem aconteceu! Um absurdo! Devemos recorrer logo à FIFA! Enquanto isso, que passe logo o mês da copa...

..
Estava aborrecidíssimo com nosso resultado quando a Rede Globo abriu a transmissão de Botafogo e Corinthians para todo o Brasil. E eis que em 2 minutos de transmissão, vejo o time de São Paulo empatar e estragar a festa da cachorrada.
Impossível evitar: tive uma crise de risos. Obrigado, Botafogo!

..
Aliás, tá difícil acompanhar o campeonato brasileiro pela TV. Quinta, Raul Quadros. Ontem, Casagrande. Dureza.

..
Eu não ligo pra Copa do Mundo, mas a chegada desse mundial me encheu de alegria. É flagrante que precisamos de um tempo para nos reorganizar. Nosso departamento médico superlotado deve nos devolver pelo menos 3 ou 4 titulares, e Zé Roberto poderá finalmente estrear com nossas cores em agosto. O presidente-ídolo, numa entrevista sincera e pé-no-chão, garantiu que já tem dois reforços praticamente certos. Concordo com sua análise: temos alguns bons jogadores que simplesmente não conseguem render. Um mês de tranquilidade talvez consiga nos religar, nos colocar novamente no espírito de fevereiro. Quem sabe 2010 finalmente começa para nós?

..
Um dos melhores de nossa equipe ontem foi o zagueiro Thiago Martinelli, improvisado na lateral-direita. Não que tenha sido muita coisa, mas espero que Roth perca o preconceito contra a sua altura e o escale, porque Dedé não dá.

..
A situação é feia, mas não é pra desespero. Esse período de reestruturação é que vai ditar nosso futuro. Estamos em penúltimo lugar, mas estamos só a 3 pontos dos décimo segundo. Com 6 pontos (duas vitórias), estaremos fatalmente por perto do décimo lugar. Na nona rodada. O campeão do ano passado estava em décimo na décima-oitava rodada...

..
Vejo alguns comemorando a posição de agora como se fosse um título. Para estes, recomendo o clique na imagem abaixo:

domingo, 6 de junho de 2010

O efeito Muricy

Caríssimos tricolores, muito tempo sem postar, vida agitada, desconectado, mas sempre atento ao Flu pela telinha. Não dava pra ficar todo o mês de Copa sem lembrar da minha paixão das Laranjeiras aqui no blog. Quatro vitórias consecutivas, cinco em sete jogos no certame. É isso aí, Muricy Ramalho consertou o tricolor mais cedo do que muitos imaginavam. Muitos não-tricolores, diga-se.

A ausência de contusões e a chegada de Carlinhos - excelente lateral - e Rodriguinho também contribuíram para o sucesso pré-mundial do Fluzão. Com o time inteiro à disposição, o técnico tri-campeão deu padrão tático ao escrete. Depois de anos, voltamos a jogar pelas laterais. O posicionamento dos beques e a entrada do volante brucutu acertaram nossa defesa e jogadores medianos começaram a render mais. E na frente Fred, é o Fred.

Algumas baixas alheias fizeram o Fluminense um dos candidatos ao título. Nosso camisa 9 voltou a ser o melhor em atividade no país, assim como Conca, por baixo um dos três na sua posição. E Mariano idem. Sem chinelinhos no departamento médico, temos banco. Alan, como sempre, rende bem quando entra durante a peleja. Ainda ganhamos o meia Júlio Cesar, André Luís para a zaga e bons jogadores como Equi e Everton para compor. Isso sem contar as novidades que vem por aí. Precisamos de um xerifão, um volante capaz, um meia para dividir a responsa com Conquinha e só.

Lembrando que já foi dito no blog que Muricy treinará o Flu na Libertadores do ano que vem. Estou a cada dia mais certo disso.

Saudações tricolores