quinta-feira, 12 de abril de 2012

Parabens

Companheiros Flamengos...

Não há o que se lamentar.
Na verdade nossa obrigação é parabenizar a todos.
Iniciando pela nossa anencéfala presidente, que montou um timaço, comandou com mãos de ferro os atos de anti-profissionalismo e escolheu um treinador vitorioso e que é a cara da libertadores.
Cumprimentemos também a diretoria sempre ponderada, na qual diretor financeiro financia, diretor de marketing arruma patrocínios milionários e diretor de futebol manda e gerencia o time tal qual um Eike Batista.
Glórias ainda a nosso treinador, atualizado, vencedor por onde passou e que sabe como poucos disputar a Libertadores.
E finalmente a nossos jogadores com mais categoria, mais raça e maiores expoentes de profissionalismo: Willians, Welinton, David Braz, Júnior César, Negueba-Piada, Renato Canela e ele, o grande, o gênio, o raçudo Ronaldinho Gaúcho.
Só tenho a lamentar estar consciente neste momento, o coma seria de melhor grado.
Eu vinha ressaltando aqui que a classificação apenas faria uma maquiagem na baranga na qual a diretoria, o treinador e os jogadores transformaram o Flamengo.
É inadmissível que a situação se mantenha inalterada. A hora é de protestar, xingar, pichar e não quebrar nada nem bater em ninguém, apesar da vontade absurda que nos inflama.
Não sou conhecedor do estatuto do Flamengo, mas deve existir uma brecha para impeachment desta energúmena que comanda o Clube de Regatas do Flamengo e seus aspones.
Refazer todo departamento de futebol, conseguir um patrocínio, contratar um treinador dono de suas faculdades mentais, demitir por justa causa o Ronaldinho e rescindir/vender/emprestar/alugar tantas outras mulas que envergam e envergonham a camisa do Flamengo.
Sinceramente não tenho a solução prática para o time.
Treinador há vários bons, vários horríveis e todos são melhores que o Joel.
Passionalmente falando, até o Adílio seria uma boa opção, racionalmente Paulo Autuori me agrada.
Oniricamente(existe este vocábulo?) Marcelo Bielsa e Jorge Sampaoli são meus sonhos de consumo.
As soluções para o elenco são infinitas, mas te garanto que o zagueiro Juan não é uma delas.
Temo seriamente ganhar o Carioquinha, que não vale nada há algum tempo, e as coisas permanecerem como estão.
Para não jogar bons frutos ao relento, salvam-se os garotos, todos(Negueba não é garoto, é um animal), Léo Moura, Love, Deivid, Bottineli e uns outros poucos...além, é claro a Nação que joga junto, mas não é trouxa.
Dormirei hoje puto da vida pelo que aconteceu contra o Olímpia no Municipal do Rio e contra o Emelec em Guaiaquil, não pelos resultados de hoje.
Nada mais justo que num grupo ridiculamente fácil não se classifique o time menos compromissado que já vestiu vermelho e preto.
Qualquer coisa que não seja a Revolução de nada adiantará.

SRN

Tudo sob controle

Amigos tricolores,

Tanto disseram que o primeiro lugar geral não era bom, que essa história de 100% de aproveitamento dava uma “zica” danada, que o Flu resolveu se precaver. Com a derrota de hoje evitamos “oba oba” ou “já ganhou”. Já não somos o primeiro geral, e temos que ganhar do Arsenal em Sarandi para sermos os primeiros do grupo. Gostaria que tudo isso tivesse sido friamente calculado. Mas não foi.

O primeiro tempo foi péssimo. A marcação pressão do Boca, somada a noite nada inspirada da nossa dupla de volantes, resultava em sustos constantes para a torcida tricolor. O Flu até criou algo, pelas esquerda com o Carlinhos, e pela direita com o Welington Nem. Mas a verdade é que o adversário foi melhor (nada brilhante, mas com mais organização e disposição).

No segundo tempo o Flu até melhorou um pouco. Mas o relógio jogava contra, e o nervosismo e a afobação atrapalhavam ainda mais. No final, ainda deu tempo de levar o segundo gol e queimar qualquer chance de reação com um pênalti cobrado pelo Rafael “Cone” Moura.

E assim o Flu jogou fora 31 jogos de invencibilidade em casa em torneios internacionais. 27 anos, que acabaram porque não soubemos nos impor. Aceitamos inocentemente o jogo do adversário, fomos imaturos e merecemos o castigo.

Tudo bem. Perdemos quando podíamos perder. Vida que segue.

***

Lembra que eu disse que era importante ter foco, que não valia a pena por os titulares pra jogar em Moça Bonita, ou em Conselheiro Galvão, contra Bonsucessos da vida? Pois é, amigos, infelizmente o Abel Braga não lê a Corneta. Hoje não tivemos o Valência contudido e ainda perdemos o Fred. Teremos titulares contra o poderoso Olaria domingo?

***

Alias, cabe registrar que a afirmação do Sr. Rubens Lopes, presidente da Ferj, de que o Flu seria o culpado pela desvalorização do campeonato carioca, ao escalar reservas, é totalmente descabida. O time reserva do Flu provavelmente é a terceira folha salarial mais cara do Rio (perdendo apenas pro time titular da dupla Fla-Flu). O fato de possuirmos um time reserva tão caro só mostra o quanto valorizamos o campeonato carioca. Caso contrário, poderíamos escalar os juniores para tal torneio.

***

Ainda sobre o carioca, pelo menos a diretoria parece ter entendido aquilo que todos já sabíamos: pra jogar contra os pequenos as Laranjeiras serve. Ano que vem, o estádio mais antigo e mais bonito do Brasil, deve voltar a receber jogos oficiais.

ST