sábado, 1 de outubro de 2011

Tem que respeitar!

Eu já estava pensando no que iria escrever aqui. Seria uma crônica triste, onde eu lamentaria mais esse insucesso, ressaltando que, desta vez, o castigo havia sido injusto. Também iria dizer que a nossa recuperação no campeonato talvez tivesse começado tarde demais, e que possivelmente não houvesse mais tempo para buscar o título. Mas não escreverei nada disso, e por isso eu tenho orgulho de ser tricolor!

O jogo começou nervoso, com o Flu acuado, sem acertar a saída de bola. Mas aos poucos o time encaixou e começou a mandar no jogo. Já havíamos obrigado o goleiro adversário a fazer duas grandes defesas quando, em um contra-ataque, eles abriram o placar. O tricolor sentiu o golpe, e passou a ser dominado. Sorte nossa que, por ironia, o Flu que havia sofrido o gol quando era melhor, empatou justamente quando era pior, em uma assistência genial de nosso capitão. E assim terminou o primeiro tempo.

O segundo tempo começou nervoso, com muito estudo de ambas as partes. O retranqueiro do técnico deles melhorou sua defesa e já não tínhamos a mesma facilidade pra chegar. Mas foi nesse momento que fez diferença o nosso elenco.

Aqui vale um comentário que se faz necessário, ainda que pareça óbvio. Agora, que o nosso departamento médico está quase vazio, uma verdade incontestável vem à tona. No segundo tempo, o Flu tinha como opção no banco jogadores como o Deco (que deveria ter entrado desde o início...), o Rafael Sóbis, o Rafael Moura... sem contar o Ciro que não estava nem no banco, o Rodrigo (jovem talentoso), o Fernando Bob... não há como negar: o Fluminense tem o melhor elenco do Brasil. Repito, meus amigos, porque essa é uma verdade lapidar, inabalável e eterna: O Fluminense tem o melhor elenco do Brasil!

Voltando ao jogo, quando a coisa encrencou Rafael Sóbis saiu do banco para entrar para a história. Um gol esplêndido, magnífico, que merece não uma placa, mas um outdoor em Volta Redonda.

Depois disso o jogo caminhava tranquilamente pro seu fim, e seria apenas mais uma vitória normal do Fluminense. Mas como nada é simples na vida do nosso amado clube, o nosso zagueiro resolveu ser expulso e dar alguma chance pros comandados do Super Mouse. Com 10 em campo, sofremos o empate (injusto) aos 45 do segundo tempo. Mas eis que apareceu, novamente, nossa veia guerreira, nossa vocação pra eternidade. Márcio Rosário, que havia acabado de entrar pra recompor a zaga depois da expulsão do Digão, apareceu na área e resolveu a parada. Os desatentos talvez pensem que foi uma cabeçada. Não, meus amigos, o gol não saiu da cabeça, e sim das entranhas mais profundas de nosso zagueiro.

Vitória abençoada por João de Deus, com a marca da estrela que apenas os verdadeiros campeões possuem. Uma vitória incrível, fantástica, transcendental, que não deixa a menor margem para dúvidas: o campeão voltou!

ST

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Showza

Cruzmaltinos desse planeta,

me perdoem a demora em escrever, mas o show de Diego Souza não poderia passar em branco. Numa atuação impecável, o jogador mostrou a todos que merecia mesmo a convocação para o amistoso de quarta-feira. Digo mais, se ele fizer um treino com metade da qualidade mostrada no domingo, merece entrar como titular. Palmas para nosso Showman.


Muitos torceram o nariz quando o jogador foi contratado. Afinal, após uma temporada medíocre no Patético Mineiro, muitos já se esqueciam que Diego Souza havia sido eleito o melhor jogador do campeonato brasileiro de 2009. No entanto, eu acabo por acreditar em crendices e superstições. Uma delas diz que jogadores que se destacam no Palmeiras costumam arrebentar no Vasco, e vice-versa. Me lembro do animal Edmundo, do talentoso lateral Pimentel... Não sei porque isso acontece. Acho que os dois clubes tem estrutura parecida, tem torcida semelhante, mas pode ser algum outro elemento sobrenatural. Só sei que me animei com a chegada de DS10 e sempre acreditei em seu futebol, mesmo quando não era seu melhor momento. Diego Souza tem um tipo de jogo que depende muito de seu preparo físico. Além de ser muito forte, se movimenta demais em campo, o que só é possível para quem está com os pulmões em dia. Se continuar desse jeito, vai ser difícil não levar o craque pra próxima copa...

***

A atual fase do Gigante da Colina mostra a força de seu elenco. Há pouco mais de um mês, quando o maestro Felipe se machucou, muitos previram que seria o fim de nossa ascensão. Bobagem. Temos Juninho Pernambucano, que também se ausentou em algumas partidas... E também temos Diego Souza. E ainda tem Bernardo (vice-artilheiro do time na temporada), Rômulo (convocado pra Seleção)... Esse meio campo é pequeno pra tantos craques...

***

O Vasco não vencia o Cruzeiro em Brasileiros desde o campeonato de 2000. Alguém se lembra o que aconteceu no final daquele ano?

***

Vi alguns analistas colocando a sequência do Vasco como a mais difícil dos postulantes ao título, justamente por enfrentar todos os candidatos ao título. Porém, inventaram uma história de que os clássicos acontecem em campo neutro, tirando o peso do fato de que o Vasco enfrenta todos os principais adversários próximo de sua torcida. Além disso, jogos de 6 pontos são ótimos pra quem está na frente, pois cada vitória coloca uma distância ainda maior entre o líder e seus adversários. E, por último, eu não poderia deixar de perguntar: Quando, em toda a história, alguma coisa veio fácil pra gente?