quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Super-Ézio, o cruel dos Fla-Flus!

A Ézio Leal Moraes Filho (1966-2011) - 118 gols em 236 jogos pelo Flu,
o muito obrigado de toda torcida tricolor.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Filme repetido

Cruzmaltinos desse planeta,

eu tento, o mais possível, não cair nas teorias da conspiração, mas fica difícil ignorar algumas coincidências que sempre acontecem beneficiando sempre as mesmas equipes. Eu tento sempre que possível ser Pollyana e repetir que o problema não é favorecimento, que é o nível dos apitadores brasileiros que é muito baixo, o que prejudica o campeonato como um todo. Isso é plausível se pegarmos o primeiro turno. Vemos que o nas 19 primeiras partidas, foram 7 erros em partidas envolvendo o gigante da colina, sendo que 4 nos beneficiaram e 3 nos prejudicaram. Ok, condizente com a tese "os juízes são ruins e erram pros dois lados". No entanto, no primeiro turno o Vasco corria por fora. As coisas mudaram depois do dia 18/9. Nessa data, após o Vasco vencer o Grêmio e o Corinthians perder para o Santos, o time da Colina assumiu pela primeira vez a liderança. Desde então, foram 6 "erros" contra o Vasco, e nenhum a favor. Se contarmos que na 23a. rodada o Vasco deixou de assumir a ponta uma semana antes do esperado por um gol de Élton mal anulado contra o Figueirense, temos 7 erros cruciais contra o cruzmaltino. Batemos uma espécie de recorde no jogo de ontem: nas últimas 5 rodadas foram 5 lances "duvidosos" contra a gente, entre pênaltis não marcados e gols mal anulados.
Os corintianos vão dizer que é chororô, mas eles têm um longo histórico nesse tipo de falcatrua, até mesmo em campeonatos que eles não ganharam. O "chororô" parece ter virado o argumento definitivo para se roubar impunemente, sem que ninguém possa reclamar... Os indícios estão aí (aqui, aqui, aqui), não enxerga quem não quer.

E pra não dizerem que é complexo de perseguição contra o Vasco, vocês se lembram o que aconteceu no dia 13 de novembro de 2010?



PS: http://www.placarreal.com.br/ Colaboração do leitor e amigo @camilorangel

O Campeão voltou!


Meus amigos,



Em 2005, recém-chegado a Porto Alegre, eu fui ao meu primeiro Fluminense x Inter no Beira-Rio. O jogo prometia, os dois times estavam entre os líderes do Brasileirão, apesar de terem sofrido um baque dois dias antes, quando Luiz Zveiter anulara 11 jogos, ajudando um time do outro lado da Dutra.



Mas, independente das manobras no tapetão, um mar vermelho, mais de 50 mil pessoas, se dirigiram ao estádio localizado no aterro à beira do lago Guaíba, no bairro da Tristeza(!).



Em campo, os colorados saíram na frente com o colombiano Renteria. Mas o Flu tinha mais time, dominava o meio campo com o Petkovic e Felipe, e virou com gols de Gabriel e Rodrigo Tiuí. No último lance do jogo, porém, Jorge Wagner empatou de falta. Saí do estádio frustrado, com a certeza de que havíamos perdido dois pontos bobos. Aquele resultado seria um prenúncio do que aconteceria depois, o modo incrível como deixamos escapar a vaga na Libertadores que tínhamos nas mãos.



6 anos depois voltamos ao Beira-Rio precisando ganhar para encostar nos líderes. E mais uma vez a torcida colorada, que ocupava toda a arquibancada, viu um Flu superior ao time da casa. Jogamos melhor (principalmente no segundo tempo) e, desta vez, apesar da entrada do Araújo (!), não demos sopa para o azar. O Flu esteve mais perto de marcar o terceiro (com Araújo e depois Lanzini) de que sofrer o gol de empate.



Com o resultado, já estamos em terceiro na tabela, apenas dois pontos atrás dos líderes. Somos também o melhor time do returno (31 pontos em 14 jogos) e o time com mais vitórias no campeonato (18).



Agora, amigos, não adianta chorar. Já vejo o desespero dos rivais, incrédulos e embasbacados, com mais uma incrível façanha tricolor que se aproxima. Chega a ser comovente a imagem de meu irmão vascaíno com olhos esbugalhados, lábios trêmulos, arrancando os cabelos e repetindo incansavelmente, com aquela convicção que só os lunáticos e os ignorantes possuem, que o título está entre Vasco e Corinthians.



ST

domingo, 6 de novembro de 2011

Caminhando e cantando e seguindo a canção!

Companheiros Flamengos!

Vou começar dirigindo a todos vocês uma única e singular pergunta: "Por que tem que ser sempre na perrengagem?!"
Até quando metralhamos 5 azeitonas de chumbo na lata de um Zé Mané da vida, nós temos que suar que nem camelo no Saara?!
Quando, durante a semana, foi divulgada a provável escalação de Thomáz JF, passei a acreditar numa melhor jornada para o Mengão. Não porque temos um novo Zico, um novo Pet, um novo Bruno Mezenga, tive tal impressão simplesmente porque o Renato Canela saiu e entrou alguém vertical, que joga pra frente, com todos os defeitos e virtudes de um garoto de 18 anos.
Somado ao afastamento da besta humana Willians, que se tivesse meio neurônio era absolutamente um dos melhores do Brasil, achei que teríamos um jogo mais limpo contra o Cruzeiro.
Cruzeiro esse que se tá jogando mau pra dedéu, tem um cara que decide e nós bem o conhecemos.
Começa a pelada e de cara vi que ia dar samba. Jogamos pra cima deles, mas Thiago Neves tava com uma costumeira dificuldade em dar sequência às jogadas; mesmo assim parecia tudo tranquilo.
Eis que: nossa montanha-russa defensiva se manifesta! O Welinton tem errado menos, concordo, mas todas as besteiras que faz resultam em gol do adversário. Os passinho pra frente na marcação no escanteio do Cruzeiro são provas cabais da enorme deficiência de posicionamento que o moço sofre. Gol do Cruzeiro!
Alex Silva precisa de treino de velocidade, ele dificilmente erra em colocação mas tá sempre 1 segundo atrasado e ...pênalti! Sorte nossa que o cara que bateu achou que era o Pet, mas é só mais um tortura da vida!
Agora sim...chegou a hora mais feliz, a hora de exultar a nossa mala de ouro: DEIVID!! Tem explicação uma coisa dessas? Nosso useiro perdedor de gols acerta um canudo que bate na travessa, nas costas do ex-Bacalhau e entra mansamente pra desespero celestino!
Começa a segunda parte e num escanteio que eu vi contra Corinthians e Figueirense, Ronaldinho coloca da cabeça de quem? Dele, DEIVID! Caixa(provocação atreticana)!
E foram 15 minutos adrenérgicos do Mengão, com 2 passes cavalares do excelente Muralha que entrou no lugar do Maldonado Thiago Neves acerta primeiramente um chute de rara felicidade e segundamente uma testa que tá me fazendo crer que ele cabeceia melhor que muito Jardel da vida!
Pra finalizar a pintura da rodada...Fábio, aquele Bacalhau que conseguiu a proeza de tomar 3 gols de Jean-Hepatite numa final de Carioquinha entrega a rapadura pro "cara" do dia e Thiagão tripudia, esculacha, arregaça, destroça com um toquinho escrotamente sinistro e mão-cheia pra cima da mineirada!
Menções à parte para Thomaz JF, garoto esperto, bom de bola que joga pra cima, sem medo e que vai ajudar muito, boas ainda pra Júnior César e Paulo Victor que entrou na roubada depois da bobeira monstra do Felipe!!
Muralha marcou bem demais no meio e ainda deu aqueles 2 presentes pro Thiagão, mandou bem demais!
Rodada boa pra gente, a peidação começou e os pequenos já tremem!
Próximo jogo é nó cego dos mais duros de desatar, mas não dá pra pensar em nada nesse campeonato se não ganhar do Coritiba seja lá onde for!
Pra cima deles Mengô!

SRN

P.S.: Música do dia - Walking after You - Foo Fighters