sábado, 9 de julho de 2011

O bolo cresce na hora certa


Tripulantes da Nau Vascaína,
O Campeonato Brasileiro tem dessas coisas. Após duas derrotas alarmantes frente ao Cruzeiro e ao Corinthians, tudo em paz na Colina, com a vitória sobre o Internacional neste fim de tarde, em São Januário. E isso me faz feliz, não somente pelos três pontos, mas por perceber que o time está reagindo na hora certa da competição. É como fazer um bolo. Primeiro, é necessário preparar a massa. E, por vezes, a massa tem que tomar umas pancadas, pra ficar bem sovada. Só antes de colocar no forno é que se coloca o fermento. Tem time que quer fazer a receita de forma invertida. Por isso, a massa vai desandar e o bolo não vai crescer como deveria. E a sova virá bem perto da trigésima oitava rodada...







Não quero ser avassalador como o São Paulo das primeiras rodadas. Nem empolgante como o Corinthians das últimas semanas. E, menos ainda, enganador como o Flamengo deste início de campeonato. Quero mesmo é ser campeão. E seguindo a matemática do nobre companheiro Rafael Saldanha, conseguimos mais do que os dois pontos, que ele calculava nesta “trinca da pesada” das últimas rodadas. Está sobrando até um ponto para aqueles 73 que nos levarão ao pentacampeonato.





Do jogo de hoje, Ricardo Gomes deve levar para as próximas rodadas a inteligência com que o time articulou o jogo ante aos avanços do Internacional, principalmente, no início da segunda etapa, quando o Colorado já estava em desvantagem no marcador. Lembrou-me muito a partida final contra o Coritiba, que a cada pressão que tomava, o Cruzmaltino respondia com um tento. E Dedé se encarregou de colocar água no chopp do time do Sul, que volta pra casa somente com frio. Ponto que é bom, nada. Falcão já devia saber que o céu não está pra boleiros com nomes de aves, como Pato, Ganso e ele próprio.

Agora é aproveitar a tabela e ganhar pontos na fase bônus com os Atléticos (ou “patéticos”) Paranaense e Mineiro. Com mais seis pontos, o bolo vascaíno receberá o fermento na hora certa para que cresça e nos leve a mais uma conquista em 2011.



Em tempo: gostei de ver o Diego Souza ficar no banco hoje. Não rendeu nada na quarta-feira, contra o Corinthians. Sabendo que existem sombras no elenco, quem sabe ele joga, como diante do Botafogo, no Estadual, e do Avaí, na Copa do Brasil.


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Esse post NÃO será modificado


ESSE FOI UM POST EXPERIÊNCIA, ONDE COMENTEI TRÊS MOMENTOS. O ANTES, O DURANTE E O DEPOIS. O INÍCIO ÉO FINAL.

 Faltam pouco menos de dois minutos para chegar ao fim da partida. Fla, com um golaço de Botinelli mandando os bambi pra casa com 3 derrotas seguidas. Méritos para Luexemburgo que colocou Negueba e Leo Moura em cima do Juan, anulando o lateralzinho.
Fla vence por 1 a zero! É o vice-líder e continua invicto!!!
Vamos que vamos!!!



-- Quase no fim ---

INTERVALO  ZERO A ZERO
Acabou que meu sogro, sempre coerente, tratou de tirar da Band por conta do "sabichão" Neto - chato pracaralho! E ficamos ouvindo o Lofredo, na Sportv, outro mala. Esse, imagino que foi direcionado para o Rio e achou que iria ficar tirando onda de paulista, mas chegou 2009 com a arrebentação do Imperador. Pobre Lofredo, não tinha como explicar a falta de estrutura como a problema econômico.
O Flamengo jogou bem melhor que o SP, com lances bacanas dos principais jogadores. Juan, graças a Deus, tá mandando mal e, finalmente, fazendo alguma coisa pro Mengo que encheu o bolso dele de dinheiro enquanto passeava de chinelinho na Gávea - ninguém lembra, mas ele entrou só nos últimos dois jogos de 2009. Durante o campeonato inteiro, o lateralzinho ordinário, foi banco do Éverton. 
Agora, uma coisa que fica clara a cada jogo é como o ataque fica mais lento quando um canhoto corre pela direita e vice-versa. O Neves e o Gaúcho não enfiam a bola pelo flanco, vão naquela tentativa futsal de colocar a bola pra dentro e chutar de perna trocada. Sei não, podíamos ter variações para surpreender o time adversário.
Outra coisa é como o Carpegiane colocou bem o limitado Fernandinho nas costas do Leo Moura. O lateral sobe e a bola volta nas suas costas. O bom é que o Fernandinho é muito ruim. (E O CARPA BOTOU O RIVALDO, ÍDOLO, NO LUGAR DO ÚNICO CARA QUE PODERIA JOGAR COM ELE)
Ronaldinho Gaúcho jogou muito bem essa primeira etapa. Acredito que o Fla tenha que abrir logo o placar para esse clima bom não mudar. Já vi muito o Fla jogar melhor e de repente, no início do segundo tempo, o time adversário acha um gol e no fim, no máximo, damos por satisfeitos com um empate. Uma bosta!
Vamos que Vamos!!!!

- fim do primeiro tempo -

ANTES DO JOGO
Segundo Luciano do Valle, o torcedor RubroNegro está "sorridente". A transmissão começou do jeito que a nação gosta. Recebendo elogios sobre o "momento" do mengão. Porém, não me engana esse pessoal bairrista paulistano. No que falem bem do Flamengo no ar, secam na vontade interior.
Vejo a tabela e nesse momento, é possível que durma na segunda colocação do campeonato - o que não significa nada, por que amanhã, com a continuação da rodada, dois ou três podem passar o Fla. Vou postar esse texto agora e volto aqui no final do primeiro tempo. Para quem precisa recordar bons momentos, dá tempo de ver dois vídeos antes do jogo começar:


e