sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Em um passado pouco distante...

Caríssimos, folheava jornais velhos esta semana e me deparei com um Lance! do ano passado. Falava da vitória do Flu sobre o Avaí pela 26ª rodada do Brasileirão 2009. Chegávamos a incríveis 21 pontos. Lanternas e desesperados, há 12 rodadas do fim do certame.

O que mais chamou a atenção nem foi a situação do Flu, mas a posição de alguns times na tabela. A liderança folgada estava com o Palmeiras (50), cinco pontos a frente do Goiás (45). Completavam o G4 São Paulo (45) e Inter (44). O Flamengo (38) estava em oitavo, 12 pontos atrás do líder, e Cruzeiro (35), quarto colocado geral, era o 13º na tabela.

Portanto, qualquer previsão após 24 jogos é mera especulação. Não existe embasamento possível para definir campeão, G4 ou G3, zona de rebaixamento em 2010. Acredito nos três primeiros colocados, pelos pontos conquistados e bom futebol apresentado. Embora não impeça que times lá da meiuca tirem a diferença e se aproximem de vez. Ano passado tivemos arrancadas épicas na parte de baixo e de cima da tabela.

Dez dias é a previsão para que os titulares no estaleiro estejam defendendo as cores do Fluzão diante da melhor torcida do mundo. Precisamos aproveitar os próximos jogos - contra adversários medianos - para voltar ao topo e preparar o terreno para que Emerson, Diguinho e Fred voltem quebrando tudo. As chances são boas!

ST

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Empate e superação alvinegra

Caros Alvinegros,

Não fosse o elenco que temos e suas possibilidades de variações de jogadas teríamos perdido o jogo contra o Vasco. Ah, e vamos levantar a mão pro céu e agradecer o fato de não termos sido goleados ainda no primeiro tempo.

Estamos distante daquela equipe com futebol envolvente, com uma defesa bem armada e ataque rápido e matador e isso se justifica pelas constantes lesões dos jogadores. Há algum tempo tenho comentado sobre a importância de um grupo repleto de peças, apesar de não ser novidade para ninguém. Mas não é só isso que faz a diferença: qualidade é fundamental.

No jogo contra o Vasco o Fogão quase se rendeu à fortíssima marcação do adversário, principalmente no primeiro tempo e sofreu muito com as investidas do bom lateral Ramon. Enquanto isso, na frente, praticamente todas as jogadas de ataque pelo alto, com Loco Abreu, eram desarmadas pelo Dedé (outro bom jogador).

A sequência de jogos que estamos enfrentando é cruel, principalmente nos inícios dos turnos. Enfrentaremos em sequência os principais colocados no campeonato e adversários diretos na busca pela Libertadores e, por que não dizer, do título?!
Agora é hora de mostrar raça, pura e simplesmente, já que nossos principais articuladores de nossas principais jogadas estão lesionados (Maicosuel, jobson, Marcelo Cordeiro, Marcelo Mattos).


Apesar dos pesares, acredito na força do grupo. A limitação que vem sendo imposta por contusões, principalmente, é superada jogo após jogo. E Loco Abreu vem liderando a equipe em campo. É Hora de superação.