sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra!


Fieis tricolores,

Não temeis. Faltam apenas 6 jogos para o tão sonhado título.

Disseram que não passaríamos. Que o empate fora de casa havia sido um mal resultado. Que nunca os dois primeiros na primeira fase haviam passado juntos para as quartas (com a classificação do Corinthians ontem, só nos sobraria a desonra da derrota). Mas o Flu mostrou que é maior que tabus e supertições.

Contam-nos também sobre proezas alheias. Times que ganharam de 8, 6, ou 3. Ora, Nelson Rodrigues já nos ensinava que a goleada é sempre um placar imprudente, por humilhar o derrotado e encher de confiança o vencedor. Dizem ainda, malditos hereges, que a muito o time de melhor campanha na primeira fase não se sagra campeão. Já disse e repito, o Fluminense é maior que qualquer supertição ou tabu.

Infames bocas repetiam a ladainha de que os gaúchos são mais adaptados a esse tipo de competição. Que seu estilo de jogo, mais brigado, faria a diferença. Mas, como ensina o próprio hino Rio-grandense, não basta ser forte, aguerrido e bravo. Time que não tem virtude acaba desclassificado.

E o Flu venceu, mais uma vez, por suas virtudes. Porque tem craques que, mesmo em uma noite pouco inspirada, são capazes de decidir. Por mais uma vez saber jogar exatamente aquilo que é necessário, aquilo que dele é exigido. Nem mais, nem menos. Sem queimar lenha antes da hora com goleadas ilusórias e perigosas.

Fiéis tricolores e demais hereges, não me canso de dizer: o campeão será o time jogar melhor em Junho. De nada adianta goleadas e atuações belíssimas em fases preliminares. Espetáculo, por agora, só mesmo nas arquibancadas.  

Oh, fiéis! Não fraquejais jamais! Hereges de outras cores, arrependei-vos enquanto é tempo! Soam as trombetas e a aurora precursora anuncia: O Flu já está nas quartas! Que venha o Boca!

ST

Um comentário:

Marcelo Braga disse...

Perfeito, Renato!

Quando o time não brilha como um todo, realça o talento individual e a competência de nosso treinador nos treinamentos de bola parada.

O primeiro tempo foi a pior apresentação do Flu no ano, e mesmo assim saimos vencedores.

Agora vem mais um clássico das Américas. Haja coração!

ST