Cruzmaltinos desse planeta,
essa semana, nosso amado clube completa 111 anos. Antes da festa, porém, eu gostaria de fazer uma reflexão. Entramos de verdade no mundo de futebol em 1923, e nesses 86 anos nós só tinhamos uma década perdida. Durante a década de 60, só conquistamos uma Taça Guanabara (1965), um Torneio Rio-São Paulo (1966 - dividido com Corinthians, Santos e Botafogo) e um campeonato carioca (1970). Mais nada. Muito pouco para um clube que já havia sido campeão das Américas em 1948 e que ainda repetiria o feito em 1998, que seria campeão brasileiro 4 vezes nas décadas seguintes, além de conquistar outros muitos troféus. Isso até agora. Faltando dois anos para o fim da década, já podemos declarar que essa é mais uma década perdida.
Lembremos as últimas décadas. Em 1979, éramos o único clube carioca a ter conquistado um título brasileiro, e estávamos na final de um campeonato enorme, que já tinha deixado nossos rivais pra trás há muito tempo. Em 1989, conquistamos o bi do Brasileiro contra o São Paulo em pleno Morumbi. Éramos chamados pela imprensa de Sele-Vasco. Em 1999, éramos campeões da América, ganhamos uma Rio-São Paulo, e tinhamos um time que era o embrião do que conquistaria a João Havelange e Mercosul de 2000. E agora? Onde estamos? Considerando que só começamos a nos lembrar das coisas lá pelos cinco anos de idade, se você nasceu depois de 1996 e mesmo assim é vascaíno, considere-se um herói. O time fez muito pouco para merecer sua torcida. Desde 2001 que nosso desempenho vem sendo pífio, com direito a rebaixamento e apenas UM CAMPEONATO CARIOCA conquistado.
Ainda resta tempo para salvarmos a primeira década do século XXI, mas para isso não dá pra ficar mirando baixo. O carioca de 2010 é obrigação, bem como a vaga para a Libertadores de 2011. Ouso dizer que somente a tríplice coroa no ano que vem nos colocará de volta pros eixos.
Ouvi ontem um amigo dizer que as vitórias aumentam a torcida, mas as derrotas fanatizam. Pois bem: já somos milhões de fanáticos. É hora de voltar a crescer.
.
Aliás, comemoramos hoje 11 anos que vencemos o primeiro jogo da final da Libertadores. Que sirva para nos lembrar qual é o nosso tamanho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário