domingo, 16 de agosto de 2009

Momento de reflexão

Cruzmaltinos desse planeta,

essa semana, nosso amado clube completa 111 anos. Antes da festa, porém, eu gostaria de fazer uma reflexão. Entramos de verdade no mundo de futebol em 1923, e nesses 86 anos nós só tinhamos uma década perdida. Durante a década de 60, só conquistamos uma Taça Guanabara (1965), um Torneio Rio-São Paulo (1966 - dividido com Corinthians, Santos e Botafogo) e um campeonato carioca (1970). Mais nada. Muito pouco para um clube que já havia sido campeão das Américas em 1948 e que ainda repetiria o feito em 1998, que seria campeão brasileiro 4 vezes nas décadas seguintes, além de conquistar outros muitos troféus. Isso até agora. Faltando dois anos para o fim da década, já podemos declarar que essa é mais uma década perdida.
Lembremos as últimas décadas. Em 1979, éramos o único clube carioca a ter conquistado um título brasileiro, e estávamos na final de um campeonato enorme, que já tinha deixado nossos rivais pra trás há muito tempo. Em 1989, conquistamos o bi do Brasileiro contra o São Paulo em pleno Morumbi. Éramos chamados pela imprensa de Sele-Vasco. Em 1999, éramos campeões da América, ganhamos uma Rio-São Paulo, e tinhamos um time que era o embrião do que conquistaria a João Havelange e Mercosul de 2000. E agora? Onde estamos? Considerando que só começamos a nos lembrar das coisas lá pelos cinco anos de idade, se você nasceu depois de 1996 e mesmo assim é vascaíno, considere-se um herói. O time fez muito pouco para merecer sua torcida. Desde 2001 que nosso desempenho vem sendo pífio, com direito a rebaixamento e apenas UM CAMPEONATO CARIOCA conquistado.
Ainda resta tempo para salvarmos a primeira década do século XXI, mas para isso não dá pra ficar mirando baixo. O carioca de 2010 é obrigação, bem como a vaga para a Libertadores de 2011. Ouso dizer que somente a tríplice coroa no ano que vem nos colocará de volta pros eixos.
Ouvi ontem um amigo dizer que as vitórias aumentam a torcida, mas as derrotas fanatizam. Pois bem: já somos milhões de fanáticos. É hora de voltar a crescer.
.

Aliás, comemoramos hoje 11 anos que vencemos o primeiro jogo da final da Libertadores. Que sirva para nos lembrar qual é o nosso tamanho.

Nenhum comentário: