sexta-feira, 20 de julho de 2012

Entradas e saídas - E o Vasco?

Cruzmaltinos desse planeta,

enquanto escrevo, fico aguardando o "fechamento" da janela de transferências do Brasileirão. Fechamento entre aspas, já que - como as janelas do mundo árabe e europeu continuam abertas - ainda existe uma possibilidade dos times brasileiros perderem jogadores - e sem poder contratar outros para seu lugar. Coisas dos jênios que "gerenciam" (também merece ficar entre aspas). Nas últimas horas, uma série de reviravoltas tomou de assalto o time da colina. 
A primeira delas é o novo contato dos árabes querendo Diego Souza. Parece que dessa vez o negócio sai, até o pai do jogador já deu declarações dizendo que ele está de saída. Apesar do traumático gol perdido na Libertadores, eu gosto do Diego Showza. É imprevisível, mas nos dias de "sim" era um jogador pra colocar inveja em qualquer clube do Brasil. Porém, sua saída não será nenhuma tragédia. Fica muito fácil montar o meio campo com Felipe em seu lugar. E, goste eu ou não, temos também Carlos Alberto que pode jogar na posição. Diego Souza foi muito prejudicado por nosso treineiro, que se recusava a colocá-lo carregando a bola do meio-campo e queria que ele fosse uma espécie de ponta de lança. Nenhum dos prováveis substitutos tem esse perfil, e pode ser que precisemos mudar um pouco a maneira de jogar, mas isso não me preocupa tanto. Como temos vários jogadores veteranos, talvez até seja uma boa colocarmos mais a bola no chão, cadenciar a partida e não ficar esticando tanta bola. Ou seja: sem DS10, muda o time, mas não necessariamente piora. 



Outro boato é fresquinho: a possibilidade de saída de Fagner. Na verdade, o jogador já vem se mostrando insatisfeito faz algum tempo. Ciumento, o lateral ficou chateado por não ter tipo uma partida comemorativa por seu centésimo jogo e coisas do tipo. Temos que concordar que hoje em dia tem camisa comemorativa até em aniversário de roupeiro (vamos maneirar, DP de Marketing!), mas ficar de mimimi por isso é muita frescura. O problema maior é que não temos substitutos para essa posição. O reserva imediato de Fagner era Allan, que já saiu, e o garoto Max é fraco, Pra piorar, o esquema do Vasco nos últimos 3 anos sempre usou Fagner e sua velocidade como desafogo. Éder Luís sempre jogou mais (ou pelo menos jogou alguma coisa) quando o camisa 23 estava em um bom dia. Se a saída se confirmar, jogaremos com um jogador inexperiente ou com alguém improvisado na posição. Nenhuma das duas opções me agrada. Só nos resta torcer para dar tudo certo e o tatuado da Colina ficar até dezembro.



***

Após esse tempo todo sumido, acabei não comentando nossas contratações. Gostei demais das duas. Auremir é uma boa aposta. Jovem, se destacou no medonho time do Náutico no Pernambucano, e tem tudo para dar certo na Colina. Parte da torcida ficou de chiadeira pois queria um nome consagrado. Não fazia sentido gastar rios de dinheiro na substituição de Allan, um jogador que - embora fosse excelente - não era titular e também ainda era uma promessa. Quem reclama do Vasco por pegar jogador de time pequeno se esquece que Dedé veio do Volta Redonda, Juninho do Sport, Allan do Madureira, Rômulo do Porto de Caruaru... Até Edmundo chegou em São Januário após ter passado pelas categorias de base de um anão do Rio. Espero que Auremir se mostre cabra da peste e repita a história vencedora de outro volante pernambucano que arrebentou no Vasco: o campeão de 89 Zé do Carmo.



Já Wendel estreiou na última quarta, na vitória contra o São Paulo e mostro a que veio. Seguro, o volante da camisa 77 marcou bem, fez 33 passes e errou somente 3! Tenho a impressão de que não sentiremos tanta saudade do Rômulo como nós imaginávamos.

***

A diretoria do Internacional de Porto Alegre anunciou hoje a demissão do técnico Dorival Jr. Comandante do Vasco na volta pra série A, DJ vem deixando parte da torcida com sonhos molhados. Pode parecer incoerência, já que volta e meia critico o trabalho de Cristóvão Borges, mas sou completamente contra a troca de treinador nesse momento. Cristóvão é teimoso, demora demais pra mexer, recua demais o time quando faz um golzinho muquirana... Mas tem o grupo na mão! São raras as demonstrações de insatisfação com o técnico, e isso no futebol de hoje - recheado de divas - é raridade. O momento de trocar o comando já passou. Agora, se não houver uma grave crise, vamos com CB até o final do ano.



***

Ah! Até pra compensar, tenho um projeto novo para o blog... Aguardem e confiem...


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Histórico da 10ª Rodada


Meus comentários sobre a goleada de hoje, só amanhã. Por hora, relembro como estavam os campeonatos passados na altura da décima rodada. 


2003 – 10ª rodada
Cruzeiro
21
Santos
18
São Paulo
18
Atlético-MG
17
16º
Fluminense
13

2004 – 10ª rodada
Criciúma
18
São Caetano
18
São Paulo
18
Cruzeiro
18
11º
Fluminense
14

2005 – 10ª Rodada
Ponte Preta
23
Fluminense
20
Inter
19
Santos
18


2006 – 10ª Rodada
Cruzeiro
21
Inter
21
São Paulo
20
Fluminense
19

2007 – 10ª rodada
Botafogo
21
Goiás
19
São Paulo
18
Palmeiras
17
10º
Fluminense
14

2008 – 10ª rodada
Flamengo
23
Vitória
20
Cruzeiro
18
Grêmio
18
20º
Fluminense
6

2009 – 10ª rodada
Atlético-MG
21
Inter
20
Vitória
19
Palmeiras
19
18º
Fluminense
10

2010 – 10ª rodada
Fluminense
22
Corinthians
21
Ceará
19
Inter
16

2011 – 10ª rodada
Corinthians
28
São Paulo
21
Flamengo
20
Palmeiras
19
12º
Fluminense
12

2012 – 10ª rodada
Atlético-MG
25
Vasco
23
Fluminense
22
Grêmio
18

Notas:

Entre os líderes na 10ª rodada, apenas Cruzeiro (2003), Fluminense (2010) e Corinthians (2011) acabaram campeões.

Em 2004, 2005, 2008 e 2009, os campeões sequer estavam entre os 4 primeiros, a essa altura do campeonato.

Pela primeira vez, na história dos campeonatos de pontos corridos, o Flu chega invicto à 10ª rodada.

A pontuação atual do Fluminense é semelhante a de 2010 e superior a todos os outros anos.

ST