sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O maior clube do Mundo


Nelson Rodrigues, certa vez, disse que “o Fluminense não recusou as sandálias da humildade. Sendo um grande clube, o maior do mundo - tem direito de ser humilde. Portanto, passamos a andar, com um imaginário passarinho no ombro, segundo o figurino franciscano”. Mas talvez ai esteja nosso maior equívoco. De tão humildes passamos a ser humilhados em praça pública. Pela imprensa, pelos rivais, pelas arbitragens e pelos homens que comandam o futebol nesse país. Chegou a hora do Fluminense, “o maior clube do mundo” recusar as sandálias da humildade.
As provações pelas quais passamos são comparáveis às dos grandes mártires. Os três rebaixamentos consecutivos feriram nosso orgulho. As derrotas inesperadas nas decisões da Copa do Brasil em 2005, na Libertadores em 2008 e na Sul Americana, em 2009, também nos feriram a alma. Fomos sempre a chacota dos jornais, dos adversários.

Para lembrar aqui as vezes que fomos prejudicados pela arbitragem, seriam precisos uns três dias. Recordo-me de uma centena de jogos que tivemos nosso triunfo ceifado pelos homens de apito. Quem não se recorda da final da Copa do Brasil de 1992, quando José Aparecido de Oliveira tirou do Fluminense um título que já estava com lugar garantido na sala de troféus das Laranjeiras. Expulsou o lateral Zé Teodoro aos 40 do segundo tempo e dois minutos depois marcou um pênalti inexistente em Célio Silva, que fez o gol da vitória do Internacional, em Porto Alegre. E a decisão da Libertadores, na qual Héctor Baldassi ignorou a catimba do goleiro Cevallos, o pênalti em Washington, anulou jogada de Cícero que acabaria em gol, e mandou Thiago Neves repetir uma cobrança de pênalti de forma inexplicável? Se lembram?

Agora querem tirar do melhor time do Brasil o título Nacional. Primeiro fecharam a porta da nossa própria casa, o Maracanã. Depois, insinuaram que estamos sendo beneficiados pela arbitragem, numa clara tentativa de induzir os homens de apito contra o Fluminense nos próximos jogos. E por fim, transformam um problema entre Fred e o departamento médico em “crise”. Que crise? Em crise deve estar o Flamengo, à beira da Série B. Em crise deve estar o Atlético Mineiro, que não ganha de ninguém. Uma equipe que lidera o campeonato em tudo, não pode estar em crise.

Deixem o Fluminense em paz. Somos grandes, temos uma torcida maravilhosa e numerosa, que não abandona o time nunca. Uma torcida que, como diria Nelson Rodrigues, se o time fosse jogar no céu, morreria para vê-lo jogar. Então não me venham com essa de crise, de manipulação de resultados e manobras políticas para nos tirarem o título. Chega de calçar as sandálias da humildade. Chegou a hora de sairmos às ruas, vestirmos a camisa, lotarmos os estádios e mostrarmos que esse é o Fluminense, o maior clube do Mundo.

Marolinha

Chega a ser ridículo o que a imprensa tenta fazer com o único tricolor do mundo. Crise? Na posição onde estamos, com o time que temos? Piada, só pode ser.

Ninguém aguenta a mesma ladainha de sempre. Ganha quatro, é sensação. Empata três, é cavalo paraguaio. Fico me perguntando se é burrice alheia ou leviandade. Obviamente, burros não são. Fazem tudo para vender jornais e não se preocupam mais com a credibilidade dos veículos de comunicação. Fora de campo, tudo é tão previsível quanto candidatos caô-caô, promessas vazias, favelas fakes e tudo o que propaganda política tem direito.
Em campo, o Fluzão não encanta mas segue no caminho do bem. Muricy trabalha quieto e mantém o plantel focado, mesmo sem ainda contar com todos os titulares. As malditas contusões, ora de Fred, ora de Emerson, ora de Fred, ora de Diguinho, ora de Fred, ora de Diogo, ora de Fred, impedem um entrosamento maior de nosso escrete, que ainda não encontrou seu melhor esquema, embora ainda assim seja o mais competitivo.

No estaleiro, Fred disse besteira. Da grossa. Gosta de falar, todos sabem. Até blog o artilheiro tem. Michael Simoni é um grande profissional, sua capacidade é inconteste. Não deveria sair do clube, mas acredito que a corda ruirá para o lado do médico tricolor.

Por fim, fica a mensagem de um torcedor. Ninguém se importa com o que falam por aí, principalmente o besteirol da flapress. Torcida, técnico, time querem ganhar essa bagaça. Não mediremos esforços para isso. Imprensa, Fred, CBF, ninguém tira nosso foco. O Fluminense vem para ser campeão e lutará até o último minuto por mais uma taça em Álvaro Chaves.

Saudações tricolores

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dia de fritar o Peixe!

Caros Alvinegros,

Estou ansioso pelo jogo contra o Santos, que começa daqui a pouco. Não temos nada a temer, nosso time se equipara ao deles.

É dia de arrancar no segundo turno, dia de confirmar nosso bom momento, dia de nos reafirmarmos como uma das grandes forças desse campeonato.

Nossas lembranças do último confronto contra o Peixe no Pacaembu são as melhores: carimbamos o título brasileiro!

Pra hoje, aposto num 2x1 pro Fogão e um deles será marcado pelo Loco. Isso mesmo, tá passando da hora!

O Líder voltou!


Foram três jogos sem vencer. Duzentos e setenta minutos de um futebol previsível, sem graça e irritante. Foram três rodadas para o torcedor tricolor se lembrar de alguns de seus piores pesadelos. Foi só um susto. O verdadeiro Líder desse Campeonato Brasileiro voltou.

Na vitória contra o Ceará, o Fluminense não chegou a exibir todo o seu repertório. Deixou alguns espaços na defesa – Leandro Euzébio, por exemplo, fez uma de suas piores apresentações. Errou passes em excesso. Até Deco pecou nesse quesito. E abusou de errar gols. Washington, apesar dos dois marcados, estava de doer. Mesmo assim, o Flu foi superior o tempo inteiro. Em nenhum momento o Ceará ameaçou a vitória tricolor. Aliás, o placar não refletiu o que foi a partida. Talvez um placar tipo 7 a 0 ou 11 a 0 não seria exagero. Podem acreditar.

O Fluminense voltou a vencer e a jogar bem porque deixou o 4-4-2 de lado. Sem Emerson, nosso melhor jogador ao lado de Conca, o técnico Muricy adotou novamente o esquema com três zagueiros, liberando assim os laterais. Deco passou a ser nosso armador no meio campo. E Conca virou o companheiro de Washington no ataque. Sem a obrigação de marcar, o argentino teve uma exibição de gala. Dois belos passes para os gols de Washington, muita movimentação e alguns gols perdidos. Foi nosso maestro contra o Ceará. E como Emerson e Fred ainda não tem previsão para voltarem ao time, Conca deverá ser mantido na posição.

O Líder está de volta? Está. Mas calma, tricolores. O campeonato é longo e ainda faltam muitas rodadas. Dezoito, para ser exato. Temos elenco? Temos. Temos técnico? Temos. Mas Cruzeiro e Internacional cresceram e cresceram muito. O título está totalmente aberto. E se quiser ser campeão Brasileiro após 25 anos, o Fluminense terá que incorporar o “Time de Guerreiros” de 2009.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O plantel alvinegro para o 2º turno do Brasileirão

Caros Alvinegros,

Melhor do que terminar o 1º turno do Campeonato Brasileiro entre os seis primeiros colocados é ter a certeza de que a equipe botafoguense pode almejar mais do o 6º lugar.

A diretoria do Botafogo conseguiu, enfim, montar um grupo competitivo e dentro de suas possibilidades. Teve planejamento e consegue saldar em dia salários de estrelas como Loco Abreu, Maicosuel e Jeferson, sem nem falar das caras aquisições de Maicosuel e Jobson e outros bons investimentos como Marcelo Mattos e Somália.

Me impressiona tanto o trabalho dos diretores que, hoje, o Fogão briga quase que de igual pra igual no mercado de contratações e, a exemplo de Somália, renovou o contrato do bom meio campista por mais cinco anos.

Temos peças de reposição e mostramos competitividade mesmo com as ausências dos titulares Jobson e Somália nos últimos jogos, apesar do empate "tosco" contra o Grêmio.

Tenho boas expectativas para o 2º turno do Campeonato. Acho que o Fogão pode se sair melhor na primeira sequência de jogos da segunda metade em relação ao 1º turno. E tenho certeza que já na próxima quinta-feira, contra o Santos, vamos continuar firmes cada vez mais rumo ao topo da tabela.