sábado, 28 de abril de 2012

Males que vem para o bem


Amigos tricolores,

Pode parecer estranho, mas esse Torneio Luiz Penido foi bacana. É claro que ele não fazia parte dos nossos planos. O planejamento original era ganhar a Taça Rio e acabar de vez com essa bagaça. Mas, já que isso não foi possível, pelo menos soubemos tirar algum proveito desse torneio de consolação.
Antigamente era mais fácil pros jovens jogadores. Os clubes jogavam mais, chegavam a passar dos 100 jogos em um ano. O calendário era cheio de partidas inúteis, fases classificatórias intermináveis, torneios amistosos (Copa Denner, Taça Cidade Maravilhosa, Copa Rio-Brasília, Ramón de Carranza, Teresa Herrera, etc.) e partidas caça níqueis pelo interior. Havia ainda os torneios de aspirantes, que animavam as preliminares e davam chance para novos talentos. Agora que a “modernidade” chegou ao nosso futebol, com um calendário “mais racional”, “mais enxuto”, faltam oportunidades.

É verdade que o campeonato carioca poderia servir para isso. Mas não serve. Apesar de todas as críticas, ainda é dada muita importância ao Estadual. Esse ano o Fluminense escalou o time reserva (milionário, diga-se de passagem) em alguns jogos e a grita foi geral. Reclamou a federação, reclamou a TV que possui os direitos de transmissão e reclamou também parte da torcida.

Nesses dois jogos, porém, as experiências estavam liberadas. Claro que poderíamos ter aproveitado melhor. Gostaria de ter visto mais o Lucas Patinho no lugar do Lanzini, ou o Stéfano no lugar do Wagner, por exemplo. Mas ainda assim foi bom. Serviu pra dar mais rodagem pro Wallace e Samuel Rosa, ou pro primeiro gol entre os profissionais do Fábio Braga e do Marcos Júnio.

Valeu garotada! Espero vê-los em breve no time titular!

ST

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Estreia Invicto

Caros Alvinegros,
   Começo hoje minha jornada de "cornetagem"  no blog.Venho para defender o manto do Glorioso e representarei com orgulho e dedicação total a camisa alvinegra.
    Somos o único time invicto do país, com 21 partidas sem saber o que é derrota. Estamos disputando duas competições, o campeonato carioca e a copa do Brasil, e o time tem demonstrado uma capacidade impar de superação, em que constatamos que o time tem sim que melhorar em alguns aspectos; o sistema defensivo é um desses "...aspectos..." que precisamos melhorar.
   Mas hoje quero falar de mais uma decisão em que o glorioso irá disputar com o Vasco da Gama. Neste final de semana, mais precisamente no domingo, às 16 horas, entraremos em campo para disputar o título do 2.º turno do campeonato carioca, o título da Taça Rio. Nas últimas 8 decisões, o glorioso ganhou simplesmente 7 vezes, é isto, 7 vezes, em cima do Time da colina. Mas sabemos das dificuldades que iremos enfrentar. O "outro" time vem crescendo, ganhou no último ano um título nacional, e isto o qualifica como candidato a ganhar. Mas não podemos esquecer que seu adversário é o Glorioso, o Botafogo Futebol e Regatas, que também vem crescendo jogo a jogo e que tem apresentado um padrão de jogo compatível com o padrão dos grandes clubes do cenário nacional. O Botafogo não fica devendo nada a nenhum time brasileiro e com isto suas chances de vencer aumentam.
      Temos um meio de campo sólido e bem articulado, onde nossos volantes, Marcelo Mattos e Renato sabem sair bem com a bola, criam jogadas e dão passes com precisão. Já os três meias, Felipe Gabriel, Elkeson e Andrezinho sabem com ninguém criar belas jogadas. E nosso artilheiro "Loco Abreu"? O grande e inteligente goleador, exímio cabeceador. Este sim é artilheiro e ídolo. Um uruguaio com tino brasileiro: malandro e craque.
       Temo pela saúde e pela integridade dos vascaínos: que eles tenham condições de sobreviver ao "tsunami" de nome botafogo que virá e literalmente passará por cima deles e será vice de novo.
      AVANTE FOGÃO! RUMO AO TÍTULO DO CAMPEONATO CARIOCA DE 2012.

Boas novas

Amigos tricolores, 

Não dá pra deixar de registrar. Além do jogo, ontem também foi dia de uma ótima notícia. 

Os rumores já vinham a algum tempo, é verdade. Mas eu não queria me precipitar. Esperava pela confirmação. Tinha que ser 100% certo, com foto, assinatura e etc. 

Mas agora é oficial. Pode comemorar, torcida tricolor. 


P.S.: Pelo menos desde 2008, quando saiu do São Paulo, que o Souza não joga nada. Enganou no PSG, no Grêmio, e no Flu. Mesmo assim, fechou com o Cruzeiro até o fim de 2013, pra ganhar R$ 350 mil por mês! O empresário dele deve ser um gênio.

Lembranças do paralelo 30


Tricolores e secadores de outras cores,

Devo confessar: há uma coisa que sempre me alegra. Previsão do tempo. Todos os dias, quando vejo uma nova massa de ar polar ou um ciclone extra-tropical, levando frio e chuva para o Rio Grande do Sul, eu recupero automaticamente o bom humor. Fico feliz por estar bem longe dos gaúchos, no eterno 30 graus do nordeste brasileiro.

O jogo de hoje, no estádio à beira do lago Guaíba (onde por sinal, corre um vento terrível), também me fez lembrar de outras coisas. Primeiro, do cômico provincianismo da mídia gaúcha. Em uma comparação jogador por jogador entre os dois times, feita pelo jornal Zero Hora, o Inter se revelava quase imbatível. Quase todos colorados foram considerados melhores. Só não foram todos porque Edinho e Rafael Sóbis ainda são ídolos por lá. Nem parecia que o Flu foi o melhor da primeira fase, enquanto os colorados se classificaram com as calças na mão.

Outra lembrança boa foi o retrospecto recente deste confronto. De 2000 pra cá, foram 10 vitórias nossas, contra apenas 5 deles (com 7 empates). Se considerarmos apenas os jogos em Porto Alegre, já somado o zero a zero de hoje, mesmo assim temos 4 vitórias contra apenas 2 derrotas (6 empates).

Mas, quando a bola rolou, o que me deixou feliz foi o que vi no campo. Nosso adversário é limitado, só chegou na base da empolgação, do apoio da torcida. Sempre que a bola rolou, o Flu foi superior. Além de mais qualidade, o Flu mostrou ainda ser um time cascudo, que não treme, que não sente jogo importante. Destaque especial para a seriedade do Gum, a extrema categoria do mago Deco, e para o nosso goleiro, Diego Cavalieri.


O Flu podia ter vencido, é verdade. Até merecia, diria eu. Mas a fase do nosso atual arqueiro me faz pensar que o empate sem gols não foi ruim. Permanecendo assim, a vaga será decidida nos pênaltis. Aí, feliz daquele que pode contar com um goleiro iluminado e protegido por São Castilho.

ST

terça-feira, 24 de abril de 2012

Vasco-fogo?


Meus amigos tricolores e secadores de outras cores,

Se me permitem, deixo um pouco de lado o nosso clube amado, pra contar uma piada de português.

O departamento de marketing do Vasco resolveu vender pedaços do antigo alambrado de seu estádio como relíquia. Até ai nada de mais. Se a Alemanha vendeu pedaços do vergonhoso muro de Berlim, porque os portugueses não poderiam vender fragmentos daquele que é o maior responsável pela conquista da Copa João Havelange, em 2000?

Acontece que, como em uma anedota lusitana, na foto que acompanha a relíquia vemos em destaque uma bandeira do Botafogo! Confira:

Precisa dizer mais alguma coisa?

ST