sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Jogo duro

Cruzmaltinos desse planeta,

os desfalques não acabam mais. Nossos laterais estão de fora do jogo de hoje. Com isso, já são 5 os desfalques para enfrentar o Ceará, hoje no Maracanã. O lateral-esquerdo reserva, Ernani, também é dúvida, já que o jogador passa hoje pelo sempre nebuloso julgamento do STJD. Com isso, nossas esperanças estão nas mãos de Fernando Prass e nos pés (ou cabeça) do garoto Alan Kardec. Estou pessimista. Com essa escalação, zero a zero será uma goleada. Como diz o grande vascaíno Dicró:
.
Jogo duro é zero a zero, é um a um, é dois a dois
Vou mandar meu partido agora
O seu você manda depois.
.
Combinado?
.

Nosso comandante já mandou a letra: passou da hora dos assopradores darem um fim na temporada de caça à Carlos Alberto. Nosso capitão já não reclama nem revida. Quando é que isso vai ter fim!?

.
Quando parecia que escapariamos ilesos da janela européia, se confirma o boato de que o Porto cresceu o olho em cima do nosso artilheiro Elton. E é claro que o São Caetano, dono dos direitos do jogador, aceitou. Time pequeno é isso aí. Só que as coisas não são assim não! Não é bagunça, o cara tem contrato. Assim, pra tirarem o garoto do Gigante, terão que pingar um capilé mais gordinho. Um milhão é muito pouco. E é por isso que eu sou Benfica, o pá!
.

Falando em contratos, Dorival pediu para os nossos diretores para negociarem a permanência de Philipe Coutinho mais um tempinho. Ok. Sonhar não custa nada. Apesar de achar que os italianos não darão esse mole, ter Coutinho no elenco de 2010 seria mais um passo para a tríplice coroa.

.

Ainda no vai-e-vem da bola, Alan Kardec pode fazer hoje sua partida de despedida. Já disse por aqui: acho extremamente benéfico. No futebol gaúcho, o jovem atacante pode se desenvolver melhor e o empréstimo pode adoçar a negociação com o time do Rio Grande do Sul para se ter em definitivo Ramon e Titi. Vai na fé, rapaz! Faz uma boa despedida!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

No estaleiro...

Cruzmaltinos desse planeta,

como eu disse, os assopradores não estão facilitando a vida do nosso Gigante da Colina. A pancadaria tem sido tanta que nosso Departamento Médico vive cheio. As baixas da semana são o capitão Carlos Alberto e o artilheiro Élton. A situação do camisa 19 é a mais preocupante, e dificilmente ele participará do jogo de sexta, contra o Ceará. Outro que já está fora, em observação, é Aloísio Chulapa. Se o jogo de amanhã já prometia ser duro, com esses desfalques tudo promete ser ainda mais difícil. Diante desse quadro caótico, eu formaria o time com Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian, Ramon; Amaral, Souza, Enrico (pra vocês sentirem o desespero), Alex Teixeira - que vem se destacando -; Adriano (desespero parte 2) e - quem sabe - Pimpão. Mas vai saber o que sairá da cabeça de nosso comandante...
Após investir em um gerente de futebol em 2009, pra 2010 o Vasco precisa modernizar seu centro médico. Além dos três já citados, estão no estaleiro o meia Jefferson e os zagueiros Fernando e Titi. O atacante Rodrigo Pimpão ficou por lá 74 dias, e só essa semana pode voltar ao time. Na atual maratona do futebol, um bom departamento médico pode fazer a diferença.
.

Por falar em Elton, o blog do Benja, no Lancenet, ventila uma possível transferência para o Porto. Bobagem! Ninguém no clube sabe disso, e o atacante é peça chave no atual elenco. Me parece que é papo de seca-pimenteira.
.

Falando em 2010, o Vasco já começa a se mexer para garantir o elenco do ano que vem. Em agosto!? É! Chega daquele desespero de correr atrás do jogador na última semana... ISSO é gestão profissional de futebol. Para o próximo ano, o Vasco precisa de pelo menos um meia de criação, um zagueiro experiente, um atacante para compor o elenco e um ídolo. Com isso, dá pra começar a pensar na tríplice coroa.

Mulambada, Sul-Americana hoje... Só em 2010.

Caríssimos tricolores, foi moleza... Uma pena que não tenhamos 17 jogos contra os mulambos no Brasileiro. Me arrisco a dizer que disputaríamos vaga na Libertadores. Não tem jeito, basta valer um pentelhésimo de alguma coisa, que a classificação é garantida.

Do Fluzão, CLASSIFICADO, destaco Kieza. A verdade é que sempre contratamos medalhões, mas quem resolve mesmo são os patinhos feios, vide Adriano Magrão em 2007. Nosso atacante lutou o jogo inteiro e ainda sofreu o pênalti da classificação. Também não posso dizer que, hoje, Diguinho tenha jogado mal. Pelo contrário, foi um dos mais lúcidos no meio campo. Diogo esteve impecável na marcação e Cássio barrou Edcarlos de vez. Como nem tudo são flores, Roni continua cansado e Luiz Alberto pensando no comentário do intervalo. Conca precisa soltar mais a bola, ser mais objetivo. Acho que a pressão em criar as jogadas sozinho faz nosso argentino prender demais a gorducha. Os dribles não estão entrando e isso tem colocado nossa defesa em cheque durante vários momentos nas partidas. Nossos laterais ainda precisam evoluir. João Paulo errou bastante, mesmo jogando em cima do fraco Fierro, e Ruy está muito tímido ofensivamente.

.

- Querido Arnaldo Cezar Coelho, foi pênalti sim senhor. Em cima da linha já é grande área.

.

O Flu anunciou nesta quarta a contratação de Paulo César, que defendeu o clube nas temporadas de 97, 99, 2001 e 2002. Vale lembrar um lance do nosso ex-lateral direito e esquerdo, digno de placa no Maior do Mundo. Justamente em cima dos nossos fregueses, ainda com direito aos comentários sem graça do maestro...




Saudações Tricolores.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Qual é o Botafogo que veremos hoje?

Nação alvinegra,

Logo mais teremos no Engenhão mais um jogo do Glorioso. Dessa vez o embate será diante do Cruzeiro. A partida, que é válida pela 11ª rodada do 1º turno, representa uma incógnita para o torcedor alvinegro, qual seja: que Botafogo veremos a partir das 21h em campo, aquele time vibrante, que encarou de igual pra igual (e jogou melhor) Atlético Mineiro, Palmeiras e Corinthians ( em seus domínios), ou aquela equipe que vem decepcionando jogando em casa, de maneira apática? A resposta nós só teremos mais tarde, mas como um esperançoso botafoguense, acredito que finalmente o escrete alvinegro conseguirá fazer uma boa apresentação em seu estádio.

Estevam Soares, que não poderá contar com o reforço do atacante Ricardinho (ex-Figueirense), faz mistério sobre qual esquema utilizar: 3-5-2 ou 4-4-2. Prefiro o time jogando no 4-4-2, pois fica mais seguro na parte defensiva, sem diminuir o ímpeto ofensivo. E com a provável escalação do zagueiro artilheiro dos gols contras, Emerson, não dá pra jogar apenas com 3 jogadores na linha defensiva. Acredito que o miolo de zaga será formado por Juninho e Emerson, com Alessandro e Michael nas laterais, visto que uma cláusula no contrato de empréstimo do zagueiro Wellington impede que ele enfrente seu ex-clube, o Cruzeiro. Outro jogador que desfalca (?) a defesa é Eduardo que chegou no treino de quarta-feira com 1 hora e 45 minutos de atraso. Resultado: multa de 10% no salário e corte da partida de hoje. Já está mais do que na hora da diretoria tomar uma atitude radical com esse atleta que já vem mostrando há um bom tempo que só quer moleza. É o rei da displicência em qualquer jogo do Botafogo.

Se eu fosse o Estevam, comporia a meia com Leandro Guerreiro, Fahel (fazer o que?), Lúcio Flávio e Renato. No ataque eu deixaria o Victor Simões, que não vem jogando nada, no banco e entraria com André Lima e Reinaldo, que entrou bem contra o Corinthians e está com fome de bola. A expectativa é boa, principalmente pela subida de rendimento de Lúcio Flávio, Reinaldo e o faro de artilheiro de André Lima.


Desde 93 que o Cruzeiro não ganha da gente jogando no Rio. Pra escrita perdurar dependerá única exclusivamente da resposta que o time dará àquela pergunta lá do início: qual é o Botafogo que veremos hoje?

Flamengo até o fim!

Salve, Nação! Hoje tem jogo decisivo rumo ao último título palpável desse ano, então chegou a hora de vencer na marra. Mesmo com a imprevisível e caótica escalação de Luluzinha no lugar do Imperador, que insiste em não enfrentar o Flor, não há outro resultado aceitável na partida de hoje.
Como inexplicavelmente fomos para a primeira partida com titulares poupados, gente desfilando em campo e o deplorável intuito de NÃO VENCER, temos que ir agora pro tudo ou nada, já que o empate com gols é do Flu.

Por falar nisso, Renight sabe que precisa de uma vitória pra não rodar e vai mandar suas melhores moças. Ou seja, que vai faltar ao CRÁSSICO dessa noite em qualidade vai sobrar em desespero: é a garantia que ao menos teremos um Fla X Flu mais atraente que o último.

Aparentemente a escalação do Mengão será: Bruno; David, Airton e Angelim; Fierro, Lenon, Willians, Pet e Everto; Denis Luluzinha e Emerson (que já avisou que vai jogar no sacrifício).

No aguardo da peleja, deixo vocês com essa pérola da nossa torcida, no ritmo de "Descobridor dos 7 mares", do saudoso rubro-negro Tim Maia:

SRN

Jacaré? Lagartixa!

Cruzmaltinos desse planeta,

mais uma vez, respeitou-se demais o adversário do Vasco - ou acreditou-se de menos no club da colina? O fato é que o time do senador safado não deu pressão, e o único susto foi o lance de Aloísio. Ia ser meio patético ter uma contusão grave por conta de chiclete, não? Mas parece que foi só um susto mesmo, e que ele ficará sem treinar só para observação... Justo agora que nosso grande reforço estava começando a pegar ritmo de jogo... Talvez seja o caso de arrumar uma benzedeira pro Chulapa...
O que importa se o gol foi sem querer? O Vasco foi mais time e mereceu a vitória. No segundo tempo, Prass foi exigido uma vez e justificou seu salário - aumentando o crédito com a torcida. Porém, o que fica dessa partida são os problemas: além de Aloísio, Carlos Alberto também é dúvida para o jogo de sexta, contra o Ceará, no Maracanã. Será que é surpresa pra alguém? Se continuar desse jeito, vão ter que dar dois tiros no nosso camisa 19 antes dos juízes começarem a expulsar os adversários. Essa mentalidade de "arbitragem européia" não passa de uma desculpa esfarrapada para deixarem o pau comer, prejudicando quem sabe tratar a bola.
.

Informações desencontradas sobre a contratação do atacante Fernandinho, do Barueri. Enquanto uns dizem que as chances dele vir para a colina são altas, Rodrigo Caetano , nosso manager- e melhor reforço de 2009 - nega qualquer possibilidade. O garoto-revelação da série A já provou seu valor, mas uma pergunta fica e me preocupa: Num elenco que tem Aloísio, Adriano, Robinho, Élton e Pimpão, precisamos realmente de mais um atacante?
.

Pertinente a discussão levantada pelo colega/mulambo Raphael Salimena aqui no Corneta Diária. Realmente tenho visto alguns irmãos cruzmaltinos deslumbrados pelo que temos passado. É claro que temos motivos de orgulho. Temos que ter orgulho da reestruturação do club, da presença de uma diretoria profissional e competente pela primeira vez em nossa história, até mesmo pelo futebol que temos apresentado em alguns jogos. Mas a campanha do Vasco na série B não é nada a mais do que se espera de um clube da nossa estatura que passa por esse revés. Cair é mesmo uma vergonha desgraçada, uma das poucas vezes que chorei muito por causa do Vasco. Não existe "Campanha brilhante na série B". Existe campanha DIGNA. Subir é obrigação. Pra não subir em primeiro, tem que ter uma justificativa muito boa. (Nosso amigo Rafael Venâncio me disse sábado que o Botafogo foi vice da série B porque tinha o Palmeiras, "que é um time maior". Eu vos digo: NÃO EXISTE, NO UNIVERSO INTEIRO, TIME MAIOR QUE O VASCO!). Assim, não basta ficar fazendo contas de o quanto falta para subir. Tem que jogar para ganhar TODAS. E, uma vez na série A, tem que continuar o trabalho. Não para simplesmente não cair novamente, mas pra trazer títulos pra essa torcida, que é mais um motivo para nos orgulharmos.
.

Após nova derrota em casa, dessa vez por 2x1 para o Vila Nova, jogadores da Lusa foram ameaçados por homens armados em seu vestiário. Após rápida verificação, descobriram que os tais homens são conselheiros do clube. O que conseguiram com isso? Perderam o técnico, provavelmente perderão um atacante, e ainda podem ser punidos pelos STJD. Isso tudo porque o clube está na nona posição, imaginem se estivesse pra ser rebaixado...
Mas, algumas perguntas não querem calar:
- Será que os caras-de-pau vão continuar negando que a comissão técnica do Vasco foi agredida no Canindé?
- Se isso tivesse acontecido em São Januário, será que ainda poderiamos pisar em nosso estádio nesse século?

Ainda o Fla X Flu histórico

Lembra desse vídeo fodástico, que nós achamos perdido na rede sem maiores informações? Segundo o nome do arquivo, seria um jogo de 1920:


Pois o jornalista Marcelo Monteiro mandou o vídeo no seu blog Memória E.C., do globoesporte.com, esclarecendo que o clássico ocorreu no estádio das Laranjeiras, trazendo suas suposições sobre a data do confronto e pedindo pra galera contribuir com a pesquisa nos comentários. A discussão tá bem bacana, passem por lá.

Cabeça de rato ou rabo de leão?

Vendo as reações dos vascaínos após o jogo contra o Ipatinga, ando preocupado.

Como comprovam os textos do 'flecha polida' do nosso elenco, a torcida do eterno vice está em lua de mel com o time como há muito não se via. Reconheço que lotar um MARACA não é pra qualquer um, e compreendo que o torcedor esteja eufórico com as vitórias consecutivas. A torcida do Corinthians passou por coisa parecida no ano passado e mereceu até livro de fotos, registrando a campanha que trouxe o time de volta à nata do futebol brasileiro. Tudo isso é, sem qualquer ironia, muito bonito.

Mas receio que estejamos tendo a idéia errada do que é CAIR.

Já ouvi torcedores e jornalistas dizendo por aí que nada faz tão bem a um time desestruturado quanto a série B. Que é um excelente momento para o clube se reestruturar politicamente e aos poucos reencontrar o bom futebol e, consequentemente, o carinho da torcida. Grêmio, Corinthians e Vasco que o digam.

Por favor, senhores.

Eu lamento muito que os times de vocês não tenham conseguido evitar essa mancha nojenta em sua história, mas ser REBAIXADO não é como parar o carro nos boxes: REBAIXAMENTO, como o nome diz, é uma VERGONHA, o FUNDO DO POÇO e nada mais. Fazer a mais bela campanha que a segundona já viu não é façanha, e sim OBRIGAÇÃO pra qualquer time que almeja algo mais que a pequenez. E acostumar-se a vencer adversários de baixo nível não faz bem pro futebol de ninguém.

E o pior: em meados do campeonato, estou vendo que botafoguenses e tricolores já se conformam com uma tragédia. Isso comprova que uma vez aberta a porteira, ela não fecha mais. Afinal, o que é um segundo rebaixamento depois que já se conhece o vexame? Perdeu-se o respeito.

Para finalizar, ainda sobre a euforia cruzmaltina, sempre me lembro dessa frase que li não sei onde:

As vitórias aumentam a torcida, mas são as derrotas que a fanatizam.

Parece verdade. Boa sorte pra quem quiser experimentar.

SRN

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Não se assustem

Cruzmaltinos desse planeta,

não se apavorem! Não precisam correr para as montanhas! É fato que a dívida do Vasco é alta, mas não caiam na conversinha daqueles que querem colocar a culpa na gestão do nosso presidente-ídolo. Eurico tinha um esquema de maquiagem de dívidas e receitas que deixou muita gente iludida por muito tempo. Todo mundo na imprensa sabe disso. Eu realmente não entendo qual é o objetivo desses que alardeam isso por aí em tom apocalíptico. A impressão que fica é que eles querem o retorno do Sapo. Pra quê? Só pode ser pra acabar com o Gigante da Colina. Para esses, fica o recado: Nem vem que não tem. O Vasco sempre sobrevive. Contra tudo e contra todos! Dedo pro alto!

Decisão acertada

Caríssimos, ontem foi dia de mais conversa. Em reunião com o coordenador Branco, as TOs discutiram alguns tópicos sobre o Fluminense Football Club. Entre eles, contratos, rescisões, jogadores sem vontade, preço dos ingressos, CFZ, etc. O mais importante porém, na humilde opinião de quem vos escreve, é a escalação do time titular contra os mulambos.

Precisamos treinar mais. E jogar mais. O Fla x Flu é uma grande chance (e a mais fácil delas) de reagir e jogar um pouquinho de futebol em 2009. Nos enganaram na pré- temporada, no Carioca e na Copa do Brasil. No Brasileiro, simplesmente somos o pior. Ainda existe tempo para mudar um pouco. Inclusive não comprometer 2010.

Saudações Tricolores.

Mar de tranquilidade

Cruzmaltinos desse planeta,

como vocês podem ver, o desespero toma conta de nossos rivais, enquanto nós já fazemos contas para ver com quantas rodadas de antecipação teremos a volta da série A garantida. Como eu já disse: não tem nenhum time sequer do mesmo nível que o Gigante da Colina na série B, melhor então, nem pensar. Igualamos os índices do badalado Corinthians de 2008, mas a imprensa paulista não quer que você saiba disso de jeito nenhum. Até quando vão tapar o sol com a peneira?
.

Além da cachaça no bebedouro, parece que há algo errado também no refeitório de São Januário. Nilton está fora do jogo de hoje, com gastrite, e Carlos Alberto é dúvida, com dores abdominais (eu sei, eles dizem que foi um giro brusco no jogo de sábado, mas pra mim isso está esquisito...). Cortem a pimenta!!
.

Com a saída de Nilton, o meio defensivo deve continuar sendo Matheus e Souza, pouco exigido no sábado. Já a saída de Carlos Alberto dá indicações da entrada do fominha Adriano. Aloísio também deve começar como titular, já que nosso artilheiro Élton está contundido, justamente agora que ele entrou na disputa do Prêmio Friedenreich... Tomara que Pimpão seja pelo menos relacionado.
.

O récorde de público do sábado gerou lucros substanciais para o Vasco. Mas também não podemos empolgar: se começarem a colocar tudo quanto é jogo do meio da semana lá no mais charmoso, o feitiço pode se virar contra o feiticeiro...
.

Parece que o Atlético Mineiro desistiu definitivamente de lutar pelo título e decidiu brigar para não cair...

Que não nos esqueçamos

Os senhores sabem que falei numa possibilidade de rebaixamento aqui algumas vezes. Também admito que depois de perdermos para o avaí, fiquei DESCACETADO DA CABEÇA (assim como grande parte da Nação) e cheguei a pensar que tudo já estava perdido.

Mas é impressionante como O Maior Rubro-Negro de Todos escreve certo por linhas tortas: eis que antes de desligar a tv, ouço o comentarista da SporTV, André Rizek, soltar essa pérola:

"É engraçado que enquanto o vencedor Avaí entra no G4 com discurso humilde e dizendo que seu objetivo ainda é permanecer na série A, o presidente do derrotado Flamengo ainda fala até em título."

Pois é, até essa ANTA (o jornalista, ao presidente dou o benefício da dúvida) entendeu o sentido da vida: FLAMENGO é FLAMENGO, porra.

Estamos em período de provação, e nem na nossa fase mais nefasta devemos pensar que estamos destinados a qualquer tipo de pequenez. Vários dos jogadores que interessam já vão estar disponíveis nessa quarta e temos tudo pra começar a virada nesse jogo, em cima do bem-vindo Flor.

Vamos ensinar a todo mundo, inclusive a nós mesmos, que não se manda flores pra nossa cova antes da hora. O brasileirão é longo e ainda tem muito chão pela frente.

AVANTE, MENGÃO!

SRN

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O mundo muda, o Fluminense não...

Caríssimos tricolores, nada novo. Continuamos sem padrão de jogo, sem esquema tático, sem time de futebol. Tomamos outro passeio em pleno Maracanã, desta vez para o Barueri. Ao menos a sorte parece ter voltado. Na partida de ontem, sem ela fechando o gol com Rafael, levaríamos a quarta goleada em casa nesse Brasileirão. E olha que o Flu teminou a peleja com dois jogadores a mais...

Ainda insisto no esquema 3-5-2. Desagradou no primeiro tempo contra o São Paulo, mas 45 minutos é muito pouco para descartá-lo. Não foi porque o ataque do Barueri perdeu gols incríveis que agora nosso setor defensivo está bem. João Paulo não é ruim, mas têm claras deficiências na marcação. Ruy também joga muito melhor quando atua perto do gol adversário, na armação das jogadas pela direita.

Enquanto isso, as possibilidades se esgotam. Tartá deve voltar aos treinamentos nessa semana. Merecia uma chance no meio campo. Maicon e Alan têm entrado bem nos jogos, inclusive renderiam mais no time titular do que o cansado Roni.

O sofrimento ainda se arrastará por umas três semanas. Pelo menos até Fred e Fábio Santos voltarem e Urrutia estrear pelo Flu. Difícil afirmar se voltarão a tempo de salvar nosso calvário. Precisamos de um milagre. O aproveitamento de Renato Gaúcho é ridículo.

Seria a hora de outra demissão? Não podemos desconsiderar essa alternativa, se pensarmos com a cabeça de nossa diretoria. E é ela quem decide. Ai...

Saudações Tricolores.

Jogo cheio de emoções, gols e lambanças da arbitragem

Nação alvinegra,

Fiquei muito satisfeito com a exibição do Glorioso diante do Corinthians na tarde de ontem. Jogando no Pacaembu, mais uma vez o time não se intimidou ao enfrentar o adversário em seus domínios, e encarou de igual pra igual a equipe do Parque São Jorge, com os jogadores ligados durante os 90 minutos, dando tudo de si em campo. Não fossem as inúmeras lambanças cometidas pelo soprador de apito, Arilson Bispo da Anunciação, e o escrete carioca poderia ter voltado de São Paulo com os 3 pontos na bagagem. Aí você leitor, vai retrucar: " Teu time fez um gol de mão e você vem aqui chorar?" E eu lhe responderei: foi 1 erro que nos beneficiou e 4 que nos prejudicaram. São eles: 1- Pênalti claro não marcado em cima do Victor Simões no primeiro tempo após cruzamento do Alessandro. 2- Falta inexistente que redundou no segundo gol do time paulista. 3- Pênalti absurdo que originou o terceito gol corinthiano. 4 -Impedimento inexistente quando André Lima ficaria frente a frente com o arqueiro Júlio Cesar. Mas como bem comentou Lúcio Flávio ao término do jogo: "O Botafogo já está acostumado a lidar com os erros de arbitragem".

Mas também não dá pra responsabilizar integralmente o árbitro pelos 2 pontos desperdiçados. Apesar de o time ter apresentado uma melhora de quase 100% em relação à atuação desastrosa diante do Santo André no meio da semana, fica claro que alguns de nossos jogadores não tem a mínima condição de vestir o manto da estrela solitária. Vou começar pelo Léo Silva, que veio por indicação do Ney Franco. O que foi aquele pênalti que ele cometeu quando o placar era de 0 a 0, e o Botafogo estava melhor em campo?? Como que um jogador chega todo atabalhoado dentro de sua área e dá um "rápa" no atacante que já estava sendo marcado, sem chance clara de gol? Graças a Deus que o Estevam Soares tirou essa besta quadrada no intervalo e pôs em campo o Reinaldo, que me surpreendeu com uma boa atuação. Logo no primeiro minuto do 2º tempo o atacante deixou tudo igual no marcador, com uma bela cabeçada, após escanteio. Outro jogador que é ruim de doer é o tal de Fahel. Quem será que ele tá comendo pra ser titular do Botafogo? O cara não acerta um passe, não consegue sair pro jogo e vive fazendo falta boba. Completando o trio dos bondes, falta citar o Victor Simões. Ele não seria titular nem do Tupi de Juiz de Fora.

Mas nem tudo são espinhos. O Lúcio Flávio teve uma atuação que em determinados momentos lembrou o maestro do time de 2007. E fez um golaço de falta. Pintura. O André Lima também vem mostrando eficiência. Deu bons chutes a gol, incomodou bastante a zaga corinthiana e protagonizou o lance mais polêmico da partida. Na pura malandragem, ao receber cruzamento de Alessandro, desviou a bola com a mão, deixando o seu. Coisa de gênio. Outro que não pode mais sair do time é o zagueiro Wellington. Pode não ser o novo Gamarra, mas ele passa uma tranquilidade para a defesa, se posicionado muito bem lá atrás.

Gostei da escolha de Estevam Soares pelo 4-4-2. O time fica menos vulnerável pelas pontas e consegue criar mais jogadas perigosas também. Acho que diante das possibilidades que temos, um meio de campo com Leandro Guerreiro, Jônatas, Renato e Lúcio Flávio seja o ideal para uma proposta mais ofensiva. Trocando o Jônatas pelo Batista quando for escalar um time mais cauteloso.

Na próxima quinta-feira, o Fogão terá pela frente o Cruzeiro, no Engenhão, em jogo adiado do primeiro turno. E não é mais permitido errar. Já passou da hora do Alvinegro mostrar o mesmo empenho e disposição jogando em casa. Porque se continuar oscilando entre partidas boas fora de casa e atuações apáticas em seus domínios, a série B ficará cada vez mais próxima. E pra ser sincero, acredito que diante da equipe mineira, o Botafogo encontrará o caminho das vitórias, pra arrancar de vez para a parte de cima da tabela.