sexta-feira, 9 de julho de 2010

Um caminho esclarecedor

Vamos ter fé! O barraco está deslizando, neguinho está pulando no rio, mas a imagem do santo ninguém deixa pra trás. O Zico está lá e Deus sabe o que faz. Chegou um mês antes da pior hora da história do Flamengo. Imaginem se não estivesse?
Essa é uma e várias crises. Para o Flamengo, principalmente, de marketing institucional. O mundo inteiro associará por uma ou duas semanas, o nome ao problema. A conduta do atleta, que ainda não está confirmada, é digna de roteiro de cinema. Guy Ritcher fez os dois primeiros e agora, a mídia, o delegado de Minas e claro, os principais personagens dessa trama, Samudio, Bruno, a Esposa, Macarrão, o Menor, o Carrasco e o Neném  interpretaram a terceira versão do mesmo filme. 
Hoje, andando pelas ruas do meu bairro, encontrei um ex-aluno - tricolor. Me viu, abriu um sorriso e veio me cumprimentar. "E ai, e o Bruno, hein..." e terminou a frase "...matador" continuando o caminho ao contrário do meu. Eu me senti confuso. O caso não representa o Flamengo, que tem sim, seu pacto com o capeta e o vil, todavia o tudo ao contrário também é RubroNegro. A força da criação, o amor, a fúria e a raça, o sacrifício, o acordo com  Xangô, São Judas Tadeu, com os espíritos superiores, tudo isso também é Flamengo. É o Yin e o Yang, o alfa e o ômega, o início e o fim. Não é a toa que os mais inteligentes e os menos educados, os mais ricos e os mais pobres, torcem pelo Flamengo.
Alguns metros mais tarde, em uma mercearia, escuto uma senhora conversar com uma outra, mais jovem. Comentavam as atrocidades que o Datena e o delegado contaram no Brasil Urgente do dia anterior, sobre a metodologia da possível execução. A mais velha disse suspirando que durmiu muito mal por conta de ficar imaginando o que tinham feito à garota. Imagino que muita gente está impressionada com o caso e sofre também pela espetacularização da coisa.
Uma vez mais, vemo a mais pura associação pela falsa moralidade e pela repressão - o casamento da mídia com a polícia, o poder repressor do estado - ambas estimulam a violência e depois a criticam como se estivessem livres dessa rede. O Datena ficou feliz por que conseguiu uma exclusiva para o programa e o delegado bem disposto, corado, o personagem do momento, estava exaltante nas minúcias da história que lhe contaram, quase babando de gozo como se disesse"mamãe, estou na TV" e ao mesmo tempo, em seu inconsciente, falando "ai, ai, quem dera eu pudesse matar dessa forma". O homem da Lei  julgava condenando e sendo sádico, contando e repetindo detalhes imprecionáveis, vistos apenas no cinema ou nas paginas sangrentas de publicações de fait-divers.
"Eles têm que sofrer", entrou um cliente na conversa. O cara ficou repetindo a mesma frase  na tentativa de esclarecer aos interlocutores, inclusive eu que esperava o troco, de que "na prisão, eles dão um jeito nele, né, né", tipo, como havia senhoras, não se podia falar que dar um jeito é bater + arrombar o porta-malas do sujeito (desculpem-me senhoritas!).
Pessoalmente, acredito que todas as pessoas são boas. Se parecem não ser, é por que estão com medo e se defendem dessa forma. Entretanto, existem alguns fatos na sociedade que embebedam as pessoas, deixando-as num mundo edílico que de vez em quando, toca a realidade. A vida de celebridade é para poucos, porém todo mundo quer sair do anonimato e ser reconhecido. Muitos querem ter o poder para poder. E aquilo que fica no meio disso tudo é o dinheiro, o triste vil metal da era virtual. Uma coisa que não vale nada, mas nos faz querer fazer tudo por ele, com ele e pra ele, tanto ficar grávida, quanto não reconhecer uma paternidade, tanto se isolar do mundo ou comprar o silêncio e a amizade de terceiros. Pura burrice, ambição, desvalorização da vida e hipervalorização da violência e da lei do mais forte.


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Enquanto os profissionais treinam...

Os juniores dão orgulho à torcida tricolor. Não é novidade pra ninguém que nossas categorias de base são vencedoras. Ontem, mais uma vitória dos craques aspirantes, desta vez no primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca.

Vencemos a Taça Guanabara e saímos na frente contra a turma da padoca, com direito a chilique bacalhau no final do jogo. Dia 10, um simples empate consolida o que todo mundo já sabe. O Fluminense está se reformulando e será muito forte, em qualquer campeonato, em qualquer categoria. Parabéns Wellington Silva, Ryan, Ricardo Luiz, Marlon e cia.

Saudações tricolores.

terça-feira, 6 de julho de 2010

"Férias"

Caríssimos, Brasil eliminado, atenção TOTAL no Fluzão. Confesso que fiquei puto com a maior folga entre os times da primeira divisão. Certas coisas são fáceis de evitar. Bastava não ser o clube com maior recesso durante a Copa, isso já pouparia uma crítica caso os resultados sejam abaixo do esperado nessa retomada.

No mais, temos Muricy. Se o período de folga foi grande, os treinamentos em Mangaratiba tiveram a cara do treineiro. Afinal, o Flu agora é trabalho! O escrete tricolor deve voltar mais compacto e entrosado. André Luiz é muito mais zagueiro que Leandro Eusébio, Valência é bom jogador e vai dar mais qualidade na saída de bola e Emerson pode fazer excelente dupla com Fred. Deco seria a cerejinha do bolo, apesar de termos opções melhores no mercado. Valdivia ou Thiago Neves iria deixar a equipe bem mais perigosa, mas quem manda é Celsão. Uma pena a saída iminente de Everton. Bom jogador, Cuca sabe disso e quer tirá-lo do Flu.

Esse time pode dar muitas alegrias já na primeira rodada. Empate entre os líderes e vitória do Flu já nos coloca na liderança do Brasileirão, posição mais do que confortável para seguir o projeto do segundo semestre.

Eu acredito, as chances são boas. Precisamos lotar o Maraca para continuar 100% em casa. É assim que ganha Brasileiro.

Saudações tricolores

Sete comentários a respeito de Florianópolis

Tripulantes da nau vascaína,

Após um longo período sem postar meus comentários a respeito do cruzmaltino, não posso me eximir de tecer opiniões acerca da Copa da Hora, torneio no qual o Vasco da Gama se sagrou campeão nesta noite.

1 – Embora o Gusmão não tenha contado com sua força máxima, sem ter condições de escalar os novos reforços contratados, como Felipe (foto abaixo) para a sequência do Brasileirão, já dá pra ver que o time começa a se delinear. Se não é a oitava maravilha, pelo menos garante a permanência na primeira divisão, item que muito tem preocupado a torcida vascaína.



2 – O título do torneio caiu meio que no colo do cruzmaltino. Parece que ninguém queria ganhar. Talvez o Avaí tenha levado um pouco mais a sério, time pequeno que é. E vale lembrar que o Coritiba é time de segunda... Ou seja, o torneio era para testar mesmo o time!

3 – Deixei este tópico para falar do Grêmio. Não me assusta tanto o Vasco tomar três gols do imortal tricolor, já que nossa defesa é ruim e o ataque portoalegrense não é de se jogar fora. O que me alarma é o Vasco não ter feito gol nenhum em uma defesa pior do que a nossa, como é a do Grêmio. Ficou flagrante este fato no jogo de fundo, em que o time gaúcho só não saiu da Ressacada com um placar histórico porque o ataque do Avaí é muito fraco.

4 – Aproveitando a deixa do item 3, precisamos urgentemente de novos zagueiros. Martineli, Dedé e Cia. não serão capazes de segurar as investidas contra nossa meta no Brasileirão. Os dois gols do Coritiba nasceram de falhas pelo alto, em bolas alçadas em nossa área.

5 – E como caçou borboletas o nosso arqueiro Fernando Prass no jogo contra o Coritiba... Está longe de ser o goleiro que tranqüilizava os vascaínos durante a vitoriosa campanha de 2009.



6 – Fiquei feliz em ver que o Fumagalli não é somente aquilo que demonstrou no último encontro do Brasileirão antes do recesso da Copa, quando foi expulso contra o Santos. Acho que pode contribuir na sequência do ano.

7 – Quer saber: na atual conjuntura, qualquer título está valendo. Sendo assim, Florianópolis valeu a pena demais!

Bem, por ora é isso. Que dia 14, contra o Goiás, comece um novo tempo para o Vascão!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Pra uma quinzena

Cruzmaltinos desse planeta,

enquanto escrevo essas linhas, aguardo o resultado de Grêmio x Avaí para saber se levaremos esse troféu pra São Januário ou não. Nem esperei para saber porque o título não é nada de especial, o importante mesmo era ver o que podemos esperar na volta do Brasileiro. Tudo bem, ganhamos duas das três partidas. Ok, o torneio era uma oportunidade para o novo técnico experimentar jogadores e formações. Mas o que vimos não foi nada animador. O time oscilou muito e conseguiu os resultados mais na vontade do que na técnica. No jogo de hoje, ficamos com um jogador a mais a partir dos 26 do primeiro tempo e mesmo assim não soubemos aproveitar. A defesa falhou demais, e o ataque ainda não consegue converter muitas das oportunidades que teve. O resultado poderia ter sido mais elástico se não fosse o juiz. Além de inverter faltas e escanteios, o árbitro ignorou dois pênaltis claros nos dois primeiros minutos do segundo tempo, mas isso não serve de desculpa pro pouco futebol demonstrado.
Depois do torneio, alguns jogadores merecem ser comentados mais detalhadamente:

- Ernani: Jogou como lateral e como meia, e teve um desempenho patético nas duas funções. A menos que PC Gusmão estivesse dando as últimas oportunidades para o "lateral mais cobiçado do futebol carioca", sua permanência no time é inexplicável. Tudo que passava pelos pés do camisa 46 dava errado. Sinceramente, ainda não consegui entender como tantos times correram atrás desse jogador. Será que ainda tem alguém interessado? Será que a gente consegue se livrar dessa bomba?

- Alan: O garoto é muito bom de bola. Se vai ser difícil ter espaço nesse meio-campo com Felipe e Carlos Alberto, pelo menos no período antes da janela internacional Alan tem que ser titular. O segundo gol do jogo de hoje nasceu de uma bela jogada individual dele, que se for bem trabalhado pode dar muitas alegrias para o Gigante da Colina (até ser negociado para o exterior - é sempre assim, temos que ser realistas)...

- Fernando Prass: Ele é um excelente goleiro, isso é fato. Mas está numa fase péssima. Coincidência ou não, a fase parece ter piorado com a chegada de PC Gusmão e Acácio. Ou seja: quanto mais goleiros na comissão técnica, pior vem jogando o nosso camisa 1. As principais falhas de Prass vêm sendo as bolas alçadas na área. O goleiro vem saindo de maneira confusa e trombado com os zagueiros. Se pegarmos os jogos da série B, Prass costumava deixar essas bolas para os beques e esperar debaixo da trave, onde fazia seus milagres (Pra quem não se lembra, confira o vídeo abaixo). Seria a queda de rendimento do arqueiro uma consequência negativa de uma tentativa de se mudar o estilo do nosso número 1?



- Rodrigo Pimpão: Não teve nenhuma apresentação brilhante, mas mostrou vontade e bom futebol nos três jogos do torneio. É rápido e bom de bola, com uma sequência de jogos pode se tornar útil. Com a chegada de Éder Luiz e Zé Roberto, deve perder de vez o espaço no elenco. É uma pena, pois acho que é um jogador com potencial. Colocá-lo para jogar nesses jogos pré-janela facilitariam um empréstimo para algum clube onde ele possa jogar e pegar experiência.

- Fernando: Tem raça, mas é muito ruim. Lento, atrapalhado, não consegue usar bem seu corpo. Até salvou algumas bolas, mas mesmo um relógio parado acerta duas vezes por dia. Está no time por desempenhar um papel de liderança, por ser o zagueiro mais experiente do grupo. Como Gusmão já pediu um zagueiro rápido e experiente, Fernando deve estar com seus dias como zagueiro titular contados. Assim espero.

- Rafael Carioca: Apesar de ter jogado bem em algumas partidas do campeonato brasileiro e do carioca, o ex-gremista ainda não demonstrou o futebol que o fez ser escolhido um dos melhores volantes de 2008. Frequentemente parece estar desligado do jogo, sonolento... Comete pelo menos um vacilo bobo por partida. Talvez com uma zaga mais forte consiga render mais.

Isso posto, formaria o time assim:


Pelo menos até o dia 3 de agosto...

..
Especula-se que o tal zagueiro gringo que estaria quase certo para a sequência do Brasileirão é o paraguaio Morel Rodriguez. Técnico, raçudo, veloz, experiente... Apóio 100%. Muito melhor que Andrés Scotti, do Uruguai, que vinha sendo sondado anteriormente.