quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Flu e a seleção

Quando eu era moleque, achava o maior barato ter um jogador do Flu na seleção. Era como se fosse uma confirmação oficial de que determinado jogador era um craque, o melhor do Brasil em sua posição. Lembro-me muito bem da minha euforia quando o Branco salvou o Brasil, nas quartas de finais da copa de 94. Fiquei orgulhoso, com a certeza de que, sem um representante tricolor, o Brasil provavelmente teria ficado por ali.
Porém, de uns anos pra cá, esse sentimento mudou. E não apenas porque as convocações de jogadores do Flu (como de todos os outros clubes brasileiros) rarearam. Mesmo quando elas aconteciam, sempre havia algo que não me permitia ficar 100% feliz. Ou a convocação era para um amistoso mambembe contra um São Cristovão da vida (o FH, por exemplo, jogou contra o Haiti), ou a convocação precipitava a transferência do jogador para o futebol europeu (caso do Marcelo e do Thiago Silva, por exemplo), ou o time, sabidamente, não era o que o Brasil tinha de melhor (caso do Ramon e Magno Alves, convocados por Leão para a Copa das Confederações de 2001), ou então, simplesmente, lamentava o fato de ficar sem aquele jogador por alguns jogos (como o Mariano, ano passado).
Pois, meus amigos, desde 94, essa é a primeira vez que fico inteiramente feliz com a convocação de um jogador do Flu. As razões são muitas. Nosso atacante já é um jogador consagrado, que não vai pegar o avião após a primeira proposta européia (até porque, com seu histórico de lesões, não acredito que algum clube lhe oferecerá mais do que o seu gordo salário no Flu). A sua ausência nas Laranjeiras também não será uma tragédia, já que ele não vinha bem, e tem um bom substituto. Mas o principal motivo é a esperança de que os ares da seleção, assim como a possibilidade de defender o Brasil na Copa de 2014, ajude nosso capitão a reencontrar seu melhor futebol.

***

O Flu teria oferecido 300 mil por mês ao Rodrigo Caetano, que recusou. Ainda bem! No atual momento financeiro do clube, pagar tal quantia a qualquer dirigente é um sandice. Nem que ele fosse o David Copperfield! Além disso, concordo com o do grupo Flusócio: O gerente de futebol é um cargo estratégico, que deve ser ocupado por alguém pago exclusivamente pelo clube, para defender os interesses do clube, e não do seu patrocinador.

Quando o Flu contratou o Márcio Rosário, eu não vi grandes problemas. Ele tinha à sua frente o Gum, o Leandro Euzébio, o Digão e o Edinho. Ou seja, vinha pra disputar o posto de quinto zagueiro com o André Luis, dificilmente jogaria. Agora, que ele já atuou no último jogo e provavelmente jogará no próximo, eu vejo que devia ter me preocupado desde o início.

Rafael Sóbis é um bom jogador e, em forma, seria titular em qualquer equipe do Brasil. Acontece que essa sua última passagem pelo Inter foi marcada por sucessivas contusões. Alguém acredita que o Flu, com sua estrutura e seu DM, conseguirá recuperar esse jogador?

Promoção: Camisa do Flu de 2010, ano do título, por R$69,90

O Flu pega o Avaí, nesse domingo na ressacada. Ano passado ganhamos lá (3 a 0, gols de Leandro Euzébio, Fred e Alan) e em Volta Redonda (1 a 0, gol do Conca). Mas o jogo a ser lembrado entre as duas equipes é aquele no segundo turno de 2009. O Flu estava na pior. Lanterna, virtualmente rebaixado, 8 jogos sem vitória, vinha de goleada pro Grêmio no jogo anterior. Porém, empurrado pela torcida, e com ótima atuação do Conca, o Flu ganhou de virada por 3 a 2, dois gols do Alan e um do Fábio Neves (que fim levou?). Depois daquele jogo foram 7 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota, em uma arrancada histórica que só um clube como o nosso é capaz. Relembre aqui.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Filme triste

Cruzmaltinos desse planeta,

esse filme eu já vi, e o fim dele é triste. No ano passado, o mestre Jota Nery chegou a apontar o enredo desse drama como um dos motivos que nos afastou do caneco. O mais ligado já deve ter percebido do que estou falando: dos terríveis gols no final de jogo. É inadmissível que uma equipe da categoria do escrete cruzmaltino se desligue nos momentos finais das partidas. No campeonato passado, uma sequência de empates cedidos após os 40 do segundo tempo nos afastaram da Libertadores mamata de 2011. Não corremos esse risco em 2012, mas podemos usar essa tranquilidade para almejar novos sucessos.
Nossos dois últimos jogos repetiram a sina terrível do ano passado, mas ainda estamos somente nos trailers. É tempo de mudar, pro filme não ter um final decepcionante.



Na última semana, desencavaram o nome do ídolo Edmundo por conta de seu acidente em 95. Coincidentemente, pouco depois de terem anunciado que o Animal ganharia um jogo de despedida. Muita bobagem foi dita, muita gente se indignou, dizendo que o craque havia sido favorecido pela justiça com o habeas corpus. Pois então, nesse vídeo um professor de direito explica o caso de uma maneira que até um símio como eu entende como tudo está tranquilo pros lados de Edmundo.


Que venha o jogo-festa!

***

Os primeiros nomes começam a ser fortemente ventilados em Sanjanu. Pra zaga, Rafael Tolói é um dos favoritos. Apesar de Rodrigo Caetano ter descartado, sabe-se que Papas era um dos nomes aprovados por Monsieur Gomes para a lateral-esquerda. No meio, Cícero é o mais próximo de chegar e, no ataque, a aposta é no boliviano Marcelo "Flecheiro" Moreno. Promissor.