sexta-feira, 16 de abril de 2010

Mundo das verdades e das verossimilhanças


Umas das coisas mais difíceis dos últimos tempos é saber a verdade. Não só o otário virou malandro, mas tudo parece ser um pouco verdadeiro . É o cinema, a TV, o mundo do futebol, das ilusões religiosas, do materialismo exacerbado, tudo contribuindo para meias-verdades da ignorância, mas também, do jogo interacionista do poder: alguém mexe os peões ou pelo menos quer mexê-lo!
A dúvida sobre a procedência do título de 1987 não é nem um pouco parecida com a alcunha conformista de "campeão moral" em 1978 ou de campeonatos ganhos no papel, na assinatura do homem da capa preta. O Botafogo, inclusive, passou um tempo para ser reconhecido campeão de 1907 - o hino das vitrolas e pick-ups saúda o glorioso ano de 1910, se lembram? E tivemos também o Caixão 2005, com o Fluminense saindo vitorioso enfrentando as equipes juvenis dos rivais, além do mesmo ter sido rebocado da 3ª para a 2ª sacaneando agremiações menores na justiça desportiva - Serra do Espírito Santo, algum de Goiás e outro do norte. Pessoal soltou foguete e foi às comemorar um título onde o que menos se teve foram gols e sim, canetadas - as mesmas que haviam feito o Fluzão se tornar imortal do pólo sul, se congelando na 1ª divisão por duas temporadas, mesmo condenado ao rebaixamento.
O mais intrigante foi a tentativa de debate na mídia sobre a eleição no Clube dos 13. Quem tocou no assunto informando com mais valia foram algumas colunas de jornais impressos e, claro, blogs e programas desportivas, geralmente, de TV fechada. O povão viu só o embate final. A questão é que Ricardo Teixeira apareceu de repente no apoio ao marketeiro homem de gelo - Kléber Leite. Da mesma forma, a presidenta Patrícia Amorim se colocou como vice na chapa de Fábio Koff - inimigo político/econômico/institucional de RT - que não deve reclamar de continuísmo, né? Ao lado de Texas está a fox brasileira Rede Globo - que tenta dominar o Brasil - é sério, de várias maneiras ilícitas, uma delas é tendo o monopólio do campeonato e quiçá, do campeão! Ela já o tem na Seleção - vários repórteres e reportagens flagraram o disparate de condição desse veículo e de todos os outros. E o lance é mesmo até no meio televisão, pois a linguagem do jornal e da internet é mais plural e menos ideológica, como na TV.
Portanto, pra mim, a Taça das Bolinhas não passa de conto de fadas e uma pitada de raiva e despeito:  "O"   CBF, do nada, se "vingou" da Amorim - que parece ter um documento em que o outro interessado requer os direitos exclusivos ao título de 1987.
Sigam os fatos e confiem na própria verdade, A verdade!


Esse time, quer dizer, seleção, não deve para o bem do futebol ser apagado da memória em função de disputas de por pessoal. O Flamengo, o futebol e os jogadores desse time são emblemáticos além de suas próprias categorias. Eles fazem parte da cultura brasileira que é sim, permeada pela mídia e pelo futebol. Esse time faz um elo de ligação incrível com aquilo que o Brasil teve de mais fantástico no futebol pós-Pelé. Não é por acaso que Andrade, Jorginho e Leonardo estão em posições de destaque no comando técnico do futebol brasileiro e global. Zico, nem se fala, permito o silêncio de cada um. Aldair, Bebeto e Zinho, tetracampeões, juntos com Jorginho e Leonardo. Leandro, Edinho, Andrade e Zico representam, sobretudo a geração do fim dos anos 70 e meio dos 80. Inclusive, com o Edinho brilhando no Fluminense. Fora Aílton e Renato Gaúcho que também contribuíram para o futebol de sim de século tupiniquim. 
Ou seja, se esse time for jogado fora, realmente tudo o que se fala do pequeno e do mesquinho em nossas terras irá se confirmar: interesses individuais sobrepõem a verdade da nação; não valorizamos nossas dádivas e o passado! Portanto, esquecemos o que é de bom e voltamos à nossa ótima e tranquila  tarde/noite de Galvãos, Faustãos, Netos e Bials.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pitacos de quinta

* Bom resultado no Canindé, jogamos como sempre mas garantimos a próxima fase. Só uma tragédia para perder a vaga no Rio. Mas elas acontecem, portanto atenção total.

* Marquinho apareceu mais do que Julio Cesar - teve todas as atenções quando foi expulso. Ridícula a atuação, pior em todos os sentidos se comparado ao inócuo lateral titular.

* Fred, mesmo fora da grande forma, é sinistro.


* O grupo quer Cuca, talvez agora tenha motivo para correr um pouco mais. Pode dar certo de tabela...

* Dalton está se queimando muito. Se perder a causa nos tribunais, vai ficar numa situação delicadíssima dentro do clube. Péssimo gesto, pode atrapalhar muito sua carreira. Depois dos últimos acontecimentos, estou totalmente fechado com o Flu.

* E o Flamengo, hein? E a Taça de Bolinhas, hein? Tá na hora de resgatar aquela de isopor para tampar o buraco na sala de troféus da Gávea...


* Aliás, acho justo os mulambos buscarem seus direitos até o fim, mas o tal documento assinado pelo presidente do Sport é no mínimo uma prova de chantagem. Justiça neles, onde já se viu forçar os pernambucanos a abrirem as pernas só pra subir na casa da árvore? Maldade.

ST

É cedo...

Ou tarde demais!!!



Libertadores com emoção!!!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

É melhor ser surdo

Balela o tal provérbio. Eu prefiro surdez a escutar esse monte de desculpas. Culpar a arbitragem por exemplo é inaceitável quando se joga contra o Botafogo. O time deles é uma merda. Era jogo pra golear, mas não... O Fluminense abre vantagem e tira o pé. Foi o ano inteiro assim - quando enfrentou times pouquinho melhores se ferrou. Fica a mensagem para a galera tranquila, que perdeu na hora certa. Pffff.


Mas nada me irrita tanto quanto o papo da falta de sorte. Né, seu Cuca? Porque se sorte for quesito preponderante para o Fluminense ganhar, peça demissão! O senhor nunca foi um cara de sorte e vamos combinar que existe um sapinho enterrado nas Laranjeiras há no mínimo 20 anos. Deveriam ter aproveitado a troca do gramado para uma grande varredura em busca de macumba mulamba por lá. Desde a época das papeletas amarelas o Fluminense sofre pra ganhar alguma coisa. É muita energia negativa e nosso técnico agrega um retrospecto nada animador. Estou um pouco cansado de jogar como nunca e perder como sempre. Tomara que não esperemos três anos como os coitados botafoguenses para perceber isso.

Em relação ao futebol dentro de campo, mais uma vez apelo para a postura dos jogadores. Falta concentração e disposição nos 90 minutos. Sim, em todos eles. Time que quer ser campeão não pode levar gols nos primeiros minutos nem nos acréscimos. Premissa básica. E outra, quantas faltas bobas na nossa intermediária! Era a única coisa que aquele time medíocre sabia fazer, não há nenhuma novidade nisso. Fora a linha de impedimento mal feita no primeiro gol, a falta sem bola totalmente desnecessária originando o segundo, o pênalti perdido e a péssima atuação de Rafael. Fico com a teoria do chifre: um internauta disse que só mesmo uma baita chifrada na véspera do jogo para justificar uma atuação tão desastrosa do nosso arqueiro. At last but not least, a confusão na qual Cuca sempre coloca o time quando está perdendo. Viramos um bando, é batata. Dificilmente o time consegue jogar bola depois das substituições.


De positivo, o faro de artilheiro de Fred e as excelentes atuações de Diguinho e Everton. O primeiro acertou quase todos os passes, foi decisivo nas jogadas dos gols tricolores e desarmou com pouquíssimas faltas. Fico até meio chateado quando vejo notícias sobre contratações de novos volantes para o elenco. Na minha opinião, é o setor menos carente do time. Na ordem de prioridade, colocaria um segundo atacante, um ou dois zagueiros e um meia para dividir a responsabilidade com Conca.

Quarta agora jogamos a Copa do Brasil. Aquele time do carioca não tem a menor condição de ser campeão. Não por falta de técnica, mas pela postura passiva apresentada em jogos importantes. Sem isso, torceremos por nada. Força Fluminense! Reação já!

ST

domingo, 11 de abril de 2010

Luto

Cruzmaltinos desse planeta,

perder faz parte do jogo. Se nosso time sempre vencesse, não faria sentido torcermos. Algumas das maiores vitórias começam a ser arquitetadas num momento de derrota. Se analisarmos posição por posição, a equipe do Flamengo é inegavelmente superior à nossa. Não foi por acaso que eles venceram o campeonato brasileiro e disputam com chances à Taça Libertadores da América.
Por isso mesmo, não precisava ser assim. Não precisava ter sido com a ajuda do sempre presente décimo-segundo jogador: aquele que vestia amarelo e soprava um apito. E como soprou mal. Élton fazendo gol de cabeça enquanto o anão Juan dá pirueta? Não pode! E o que vale então, seu João Batista Arruda? Ah! Vale pular e cavar pênalti, Léo Moura! Vale cortar com o Braço, Willians! Tá valendo tudo! Não se preocupem, garotos!
Como eu disse, o Flamengo podia ter saído vencedor. Não jogamos bem. Nossa defesa continua errando a linha de impedimento de forma infantil. Não conseguimos penetrar na muralha de 8 homens que os mulambos montaram em frente à área, com a certeza de que os contra-ataques seriam recompensados pela arbitragem.
O nosso colega Felipe Hutter disse que tinha vergonha de ser derrotado pela medíocre equipe do Botafogo. Como eu disse nos comentários, é pra ter mesmo. O Botafogo com sua equipe ridícula terá uma única chance de ser campeão na semana que vem. E aposto que vai desperdiçar. E aí, um abraço. Como eu disse, é uma equipe horrorosa que dá vergonha ser derrotado por ela.
Já o jogo de hoje foi um fenômeno raro, diferente. Não temos que ter vergonha por ter perdido o jogo. Pelo contrário, eles é que deveriam ter vergonha de vencer dessa maneira.

POST-SCRIPTUM:
Vendo a reportagem safada do Fantástico, eu peço a quem entende de física: quanto de força precisa Élton pra empurrar - com um só braço - o Juan, que pesa 68kg? E pro Márcio Careca, também com uma só mão, derrubar Leonardo Moura, que pesa 65kg? Teriamos dois "Hulks" em nossa equipe? Ou será que é a imprensa safada atuando como décimo-terceiro jogador?

Eu tenho vergonha de perder pro Botafogo

Muita.