sexta-feira, 12 de março de 2010

Bem-vindo de volta!

Cruzmaltinos desse planeta,

finalmente poderemos contar novamente com nosso lateral-esquerdo titular. Após 3 meses de cu doce dos dirigente colorados, o moleque Ramonstro está de volta à colina sagrada, de onde ele nunca deveria ter saído. Agora teremos realmente opções para o setor mais carente do time. Enfim uma notícia boa!

Quem também pode ter seu retorno à equipe é o meia Jéferson, que deve ser relacionado para o banco de reservas pro jogo contra a mulambada. Um excelente augúrio, já que foi justamente contra os urubus que ele teve sua melhor partida em 2009. Tomara que esteja enterrando de vez a fase de contusões e mostre o futebol que fez alguns chamarem-no algumas vezes de craque.
...

O jogo de domingo também pode ser decisivo pro atacante Rafael Coelho. Pela segunda vez no ano ele começará no time titular - e dessa vez colocará o "jênio" Dodô no banco. Torço para que ele marque logo dois, assim como Élton, para empurrar o botafoguense infiltrado cada vez mais para o banco.
...

Amanhã eu volto com meu Vasco X Flamengo inesquecível.

Tinganei de novo?

Caríssimos, mais uma vez especula-se a vinda de Tinga para o Fluzão. Fuçando na internet, percebi que o jogador está vindo para as Laranjeiras desde novembro de 2007. Ou entra para o Guinness Book como a viagem mais longa da história ou como a mentira mais repetida no mundo do futebol.


O fato é que a posição de volante talvez seja a menos carente de nosso elenco no momento. Diguinho e Everton estão em ótima fase, dois dos melhores jogadores do Fluminense nesta temporada. Até precisamos de bons jogadores para reposição, mas considero um zagueiro experiente e um segundo atacante como prioridades.

ST

quinta-feira, 11 de março de 2010

Já havia sido dito, mas foi confirmado

"Parece que tem magia, parece que tem mais de 11. A gente se multiplica e vira 12, 13, 14 jogadores em campo" - Rodrigo Alvim, autor do terceiro gol contra o Caracas (VEN) pela segunda rodada da Libertadores.

Caracas 1 x 3 Flamengo - 10/03/2010

quarta-feira, 10 de março de 2010

Mudar sem perder a ternura jamais!



 +++

Em 1993, por esta mesma época do ano, o Flamengo brindou sua torcida com um elástico 8 a 2 sobre um time venezuelano chamado Minerven. Pelo histórico do país, já era muito estar nas oitavas da Libertadores. Por coincidência, o futebol da Venezuela vem dando saltos de qualidades desde então. Tanto é que o time do Caracas, vestido de cima a pé da oposição a Chaves, foi eliminado no último ano sem perder um jogo sequer em seu estádio. Fora a seleção que já não fica mais em último e até se classifica para as olimpíadas no lugar do Brasil. Time de Dunga que foi derrotado no profissional, em 2008.
Apesar de todo esse salto de qualidade, a verdadeira revolução bolivariana, realmente relevante para o nosso aguerrido continente, é a representação máxima da metáfora política, na beleza da integração cultural e na sociabilidade do futebol brasileiro em seu arquétipo carismático máximo, o Flamengo - ponto único e convergente da verdade suprema e integrada diretamente à raça humana!
Hasta La Victoria Siempre!!!

É satisfatório ver o retorno de Petkovic e o teste significativo sem Adriano. Em seis ausências, seis vitórias, todas contra os soníferos do Rio. Talvez a velocidade e a ousadia de Pacheco, mais a experiência e a técnica de Pet possam ajudar a formar um novo estilo de jogo, mais eficiente do que o que foi visto no primeiro turno do estadual! Temos que deixar de lado um pedaço do nosso ego e nos esforçar para contribuir para a causa rubro-negra que é alcançar o topo de tão significativa dinastia - as Américas, o símbolo da liberdade e da integração entre os povos, a metáfora necessária para o mundo atual, interconectado e imerso (em dúvidas). O clube sempre será uma entidade muito mais significativa do que seus atores, por isso, ou as conversas andam com coerência ou tudo vira bagunça.
Esse Marcos Braz, não posso afirmá-lo. Deve ter contribuído bastante para o sucesso do time. Não sei se por poder simplesmente ou em busca de uma organização. Entretanto, ao meu ver, estando a 180 Km do Rio (mas sou assinante do Globo), ele me parece bastante arrogante e emotivo demais. Apesar disso, parece estar trabalhando a imagem do Adriano no clube. Até domingo, o boato espalhado continha substâncias ilícitas na noite do imperador. Assim, veio a público e anúnciou a questão, não se negando a tocar no assunto, mas afirmando que o problema era com o álcool que, como todo mundo sabe, é um tipo de bebida liberada e por que não, necessária no atual estágio social, mas que também tem consequências ruins, quando em uso abusivo e prolongado. A falta de limites fora do campo é responsabilidade de cada um. Todavia, dentro do certame a verdade é uma e o bicho tem que comer: bola na rede, raça em campo, amor à camisa.

terça-feira, 9 de março de 2010

A tal da memória fraca

Mais uma vez, o Fluminense Football Club faz um péssimo negócio na venda de jogadores para o exterior. No final do ano passado, a diretoria recusou uma proposta do Lokomotiv de Moscou, de R$10,9 milhões, alegando conseguir mais dinheiro caso mantivesse nosso “Bolt” por mais uma temporada - a multa rescisória do atacante gira em torno de R$20 milhões. Só que agora Maicon será vendido por menos grana do que a proposta de 2009. E pro mesmo time. Um show de negócio!


É bem verdade que jamais saberemos os valores reais da negociação, nem para onde vai o dinheiro. Utilizei como fonte os valores citados pelo globoesporte.com. Parece que o clube russo mudou a estratégia e ofereceu um alto salário para o jogador além de quatro anos e meio de contrato. E alguma coisa me diz que a parte que cabe ao Flu (cerca de 50% do total) servirá para quitar os dois meses de salários atrasados. Muito justo pagar em dia os funcionários, mas é difícil aceitar que isso se dê às custas da venda de um dos jogadores mais promissores do elenco. Mais uma lambança para a conta da administração Horcades.

* * *

Para completar a série da memória curta, saiu ontem a tabela do Brasileirão 2010, sem clássicos regionais na última rodada. Já estou sonhando com o Flu brigando pelo título nacional contra uma equipe paulista e ganhando pontinhos de bandeja dos rivais da terra da garoa - os três jogos finais serão contra equipes de São Paulo. Vamos torcer!!!

Saudações tricolores.

Cabeção NÃO!


Cruzmaltinos desse planeta,

Lédio Carmona disse na TV que o problema do Vasco é psicológico. Concordo. É lógico que perder pra cachorrada deixaria alguma marca, mas as sequelas estão profundas demais. Jogando mal há algum tempo, o time parece ter perdido o rumo. A torcida não ajuda, ajudando a fazer peso pro barco afundar ao invés de motivar o escrete. E agora que o delegado Antônio Lopes está desempregado, parece que Mancini corre perigo...

PELO AMOR DE DEUS, CABEÇÃO NÃO!

Nosso atual treineiro não é perfeito, eu deixei claro quando ele foi contratado que não era minha opção favorita, mas tirá-lo do cargo agora seria um tiro no pé. Se a diretoria decidiu apostar no iniciante para a temporada 2010, que dê tempo para ele trabalhar. Correr para Antônio Lopes, que em sua última passagem pela Colina Histórica se mostrou pra lá de ultrapassado seria um sinal de que o clube está mais comprometido em fazer média com uma parcela da torcida - burra e passadista - do que com um projeto sério de reestruturação do gigante da cruz de malta.

...

Outro boato dá conta de que Abel Braga estaria cotado para assumir o clube no Brasileirão. Em Porto Alegre, onde conquistou o ponto alto de sua carreira, comenta-se que o Internacional foi campeão do mundo APESAR de Abel, não por sua causa...

...

Mas, como eu disse, Mancini está marcando bobeira. Parece ter dado ouvidos àqueles que acham que botar mais jogadores na frente significa um time mais ofensivo. O esquema com 3 volante, que deu certo no primeiro turno quase inteiro, parece ter sido abandonado. O técnico parece não ter peito de tirar o falecido Dodô da equipe, e insiste em Fernando e Titi, numa formação exageradamente lenta, deixando Tiago Martinelli, que é bem mais habilidoso, de fora. Contra o Flamengo, vale ganhar jogando feio. Contra o Boavista, não!

...

Com a subida do Vasco da Gama da África do Sul pra primeira divisão, surge a ideia de um torneio com os 4 clubes Vasco da Gama do mundo. Parece bacana, mas não venham achar que isso supre o jejum de títulos, galera!

...

É impressionante como o Santos era um time feio, sem chances de ir longe até a contratação de Robinho. Depois, Dorival Jr virou gênio, Neymar é craque e Ganso tem "repentes de Rivellino" (palavras de Milton Neves). Me ajuda aí, imprensa paulista...

Acorda Botafogo!!

No clássico vovô do último domingo só um dos times entrou em campo, e por isso fez por merecer a vitória, diga-se de passagem, incontestável. Que sirva para o nosso Joel Santana perceber que se quiser levar o Botafogo ao 19 º Carioca de sua história, não poderá continuar com esse esquema de jogo pobre, de se fechar (ou melhor, se esconder) atrás e sair dando chutão à procura da cabeça do El Loco. As vitórias sobre Flamengo e Vasco, conquanto legítimas e de lavar nossas almas alvinegras, não devem nos cegar. A bem da verdade, à exceção das goleadas sobre Madureira e Resende nas duas últimas rodadas da Taça Guanabara e da final diante do Vasco, o Glorioso vem jogando mal, muitas das vezes, pior que o adversário.

E na derrota para o Fluminense, sem sombras de dúvidas, o Botafogo fez sua pior exibição sob o comando do Natalino. Muito por culpa do próprio. Joel escalou mal o time. Quando vi a relação do nosso banco de reservas, pensei: " Ué, tem uns 3 ou 4 aí que tem vaga na equipe titular!". Caio não pode ser banco nesse time limitado tecnicamente. Lúcio Flávio, que merece uma coluna à parte no blog , não tem justificado suas escalações, vive apagado em campo. Antigamente ele se omitia apenas em decisões, agora é em qualquer jogo. Está mais do que na hora do Joel dar uma chance ao Edno, que embora não tenha tido chances no Corinthians, apareceu muito bem na Portuguesa. Ou então é o momento de apostar no Renato Cajá, que deve estar querendo mostrar serviço. A certeza é que com o Lento Flávio não dá mais!!

Eduardo também não pode ser titular. A sua essência de peladeiro, pejorativamente falando, jogador sem compromisso com o time e seu estilo displicente de jogar, não o credenciam a ser atleta de futebol profissional. Um exemplo disso foi o chapéu que ele deu no atacante vascaíno em sua própria área na final da Taça Guanabara. Sandro Silva não pode ser reserva desse cara. Por último, o Danny Morais com uma perna só é melhor que o Wellington.

Enfim, tenho certeza que com essas alterações o Botafogo passará a ser um time bem mais perigoso, com melhor saída de bola e mais veloz pelo meio. Não dá pra depender apenas das chuveiradas no El Louco e dos chutões para o coitado do Herrera se virar na frente. Se o Glorioso continuar nessa mesmice, sempre que enfrentar um adversário melhor tecnicamente, que esteja num bom dia, como foi o Fluminense no domingo, correrá sério risco de perder a partida. E aproveitando o ensejo, vai o desabafo: EU NÃO AGUENTO MAIS SER VICE!!

Curso de gestão de imagem pessoal

Público alvo: boleiros
Duração: até o bom senso surgir
Investimento: 5% dos rendimentos mensais (quando a igreja cobra 10% ninguém reclama)
Alguns tópicos abordados:
- Como transar com travestis sem a imprensa descobrir.
- Vestir a camisa dos rivais? Quando e onde.
- Como evitar declarações machistas no Dia Internacional da Mulher.
- O diálogo na resolução das brigas conjugais.
- Monogamy? Yes, we can.
- Construção do mito de bom moço através da religião.
- Respostas rápidas para perguntas cretinas.
- O alcoolismo e o futebol.

Interessados favor deixar nome e contato nos comentários do tópico.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Priorize as prioridagens!


Um dos versos mais sinceros e mágicos da música popular brasileira, ilustrado por Vinícius de Moraes, diz: "Tristeza não tem fim, felicidade, sim!" Ou seja, ser triste não tem qualquer finalidade, ser feliz, sim! Entretanto, com o véu da moralidade em fragmentos, ficamos muito além do bem e do mal  e para o mesmo assunto, uma manada de opiniões e fórmulas que dizem o que é o certo e o errado. Portanto, sobre o caso Adriano,  da minha parte sincera é a de que a ele cabe entender que não só a sua felicidade que está envolvida nesse drama psicológico pós-moderno, mas também a dos Rubro-Negros, quiça dos brasileiros que o aguardam como força na Copa. Confiamos em sua força de recuperação e agradecemos pela contribuição ao Flamengo. Todavia, sinceramente, torcemos para que os outros, os que estão do outro lado do espelho de nossa vida, que seus pensamentos, suas ações, suas exigências, sejam apenas reflexos, nada mais do que imagens que podem ser admiradas, mas também, esquecidas. Deixemos a tristeza como combustível de arranque e a felicidade como fórmúla do equilíbrio.


 Adriano, priorize as prioridades!

É 3-5-2 e pronto.

Não há dúvidas, o Flu joga melhor com três zagueiros. Principalmente os laterais. Mariano foi o grande nome de ontem e Julio Cesar - ainda longe do ideal - fez uma de suas melhores partidas pelo Fluzão. É difícil entender isso senhor Cuca?


Uma lástima a saída de Maicon - praticamente certa - para a Rússia. Não acho um bom negócio para o jogador se esconder do futebol no frio de Moscou. Se sua venda não foi concretizada no final da temporada passada no intuito de gerar grandes lucros para os cofres da Traffic (pfff), deveriam esperar um pouco mais, até porque “Bolt” está longe da forma de outrora. Sai do Brasil totalmente sem ritmo de jogo.

Menos mal pois temos Wellington Silva (o “multitimes”). É o substituto natural de Maicon e joga muito. Apesar de já ser jogador do Arsenal-ING, sua venda gerou muito mais dividendos para o Flu. Sem atravessadores, o dinheiro vai todo para as Laranjeiras. De um jeito ou de outro, a Lei Pelé precisa ser revista. O rei do futebol já faz estrago com as palavras, mas com uma caneta na mão é um perigo sem precedentes.

Saudações tricolores