sábado, 24 de março de 2012

Normalidade


Cruzmaltinos desse planeta,

a correria do trabalho me fez não conseguir comentar o jogo contra o Libertad, e agora tudo que precisava ser dito já foi. Está claro que, mesmo aos 37 anos, o Reizinho da Colina ainda corre como um menino e tem que ficar disponível para todas as partidas possíveis... Mesmo que não jogue o jogo todo, Juninho ainda é capaz de mudar um jogo com seus passes milimétricos e suas patadas mortais. O Maestro também dá classe ao meio campo e a velocidade que o time perde com os dois coroas é facilmente recuperada com Allan e Rômulo. A atuação vascaína criou um daqueles problemas bons para Cristóvão: ainda temos que esperar a volta de Diego Souza... Só sei que minha paciência com Barbio se esgotou. O menino errou tudo que tentou na quarta-feira e mostrou que - pelo menos por enquanto - é jogador de Expressinho... Porém, tenho certeza de que terei que aturá-lo no time titular de nosso teimoso suplente de treineiro por um bom tempo...
Com a vitória, ficamos em uma situação cômoda. Estamos empatados com o Libertad, perdendo somente no terceiro critério de desempate, que é número de gols marcados fora de casa. No entanto, o Vasco joga as duas últimas partidas fora de seus domínios, o que significa que todos os próximos gols serão fora de casa. Um empate entre Alianza e Nacional no próximo jogo, em Montevideo, nos deixa com a classificação bem próxima. Mais uma vitória, ou mesmo dois empates, devem nos colocar na próxima fase. Bela hora para o time ir pegando cara, não?


Não adianta. Eu vejo o time jogando de azul e não consigo ver o Vasco. A menos que a companhia aérea seja a nova patrocinadora, não tem cabimento usar esse uniforme. Vi em várias lojas para vender e os detalhes deixam o que é feio de longe ainda mais medonho de perto. O departamento de marketing diz que as vendas vão de vento em popa, mas andando pelas ruas, não se vê um cruzmaltino com a variação de camisa. No último jogo, tinha promoção pra comprar a camisa e ganhar o ingresso. Sinal de que as coisas não vão tão bem assim...

domingo, 18 de março de 2012

Questão de prioridade

Amigos Tricolores e secadores de outras cores,

No fim do jogo de sábado, o céu de Bangu esctava escuro. Mais do que chuva para o subúrbio carioca, as nuvens traziam a previsão do tempo para a semana nas Laranjeiras. Provavelmente, serão dias de críticas e questionamentos à escalação dos reservas, ao empenho dos jogadores e ao comportamento do técnico Abel Braga (que andou rugindo na entrevista mais do que devia). Sinceramente, não vejo motivo para tanto barulho.

O carioca não é prioridade para o Fluminense. Se o Juninho Pernambucano acha que o ano do Vasco terá sido excelente, caso o time conquiste o carioca, é por que ele sabe que esse é o único título possível para o clube português. Mas esse, definitivamente, não é o nosso caso. É lógico que o título regional é sempre bem-vindo, ainda mais no ano do centenário da maior rivalidade local. Mas se esse for o nosso único título no ano, não tenham dúvidas, terá sido um ano decepcionante para o Fluminense.

Por isso, desde a pré-temporada, Abel Braga deixou claro que o carioca não seria prioridade. Citou até mesmo sua experiência no Inter, em 2006, quando conquistou a Libertadores mas perdeu o estadual. É claro que eu entendo a irritação dos torcedores que foram a Moça Bonita, ou daqueles que dedicaram seu precioso tempo acompanhando a partida. Entendo também a chiadeira da TV detentora dos direitos de transmissão do torneio, preocupados com a desvalorização de seu produto. Mas a verdade é que não há motivo algum pra mudarmos nosso planejamento agora. Principalmente depois da conquista da Taça Guanabara.

Portanto, Abel, já sabe: semana que vamos de reservas contra o Bonsucesso, e foco na Liberta, que é o mais importante.

ST

Em tempo: Com o fim da rodada, ficou claro que a vitória do Macaé prejudicou mais a dupla Flamengo e Botafogo, do que ao próprio Fluminense.