domingo, 9 de setembro de 2012

Primeiríssimo!


Tricolores e hereges de outras cores, 


Devo confessar-lhes: a euforia já não me deixa dormir. Desde a última quinta-feira a certeza do título deixou de ser algo retórico, abstrato, para se tornar concreto, palpável. Já não pensamos no tetra em termos de potencialidades ou promessas, a partir de agora vivemos dias de confirmações. 

Desde o princípio do campeonato, era evidente que o Fluminense era candidatíssimo ao título. Todos apontavam-nos como uma equipe forte, com o melhor elenco do Brasil. Mas daí até a liderança vai uma distância enorme. O primeiro colocado tem sempre uma responsabilidade a mais. A visibilidade expõe seus defeitos e atiça a inveja alheia. É preciso ter coragem para ser líder. 

Basta lembrarmos do Vasco no campeonato passado. Quantas oportunidades a equipe lusitana teve para assumir a ponta? 15? 20? Pois falhou em todas. A verdade, meus amigos, é que embora fosse uma equipe sólida, bem montada, faltava aos vascaínos a audácia necessária a um campeão. Os jogadores cruz-maltinos temiam a liderança. Talvez não se sentissem preparados, talvez estivessem confortáveis no segundo lugar, não sei. Só sei que o Brasileiro de 2011 poderia ter durado 20 anos, e mesmo assim o Vasco nunca seria líder. 

Pois o Fluminense mostrou não temer a dianteira. Mais do que isso, mostrou que a liderança é a sua eterna vocação. Em pleno 6 de setembro (dia do barbeiro e do cabeleireiro) fizemos barba, cabelo e bigode. Ganhamos o jogo e assumimos a ponta no campeonato e em quase todos os seus quesitos técnicos: melhor ataque, melhor defesa, melhor saldo de gols e artilheiro. 

O jogo de hoje foi a redenção. No campo do adversário, perdendo jogador por lesão com 5 minutos de jogo, com o juiz atrapalhando, com chuva, com frio... nada foi capaz de deter-nos. Foi uma vitória na raça, brigada, típica de um time que recusa ser batido, recusa o segundo lugar. Sei que Atlético-MG e Grêmio também fazem boas campanhas, históricas até. Pois deram azar. Gastaram suas fichas no ano errado. Este ano o título já tem dono: é nosso e ninguém tira. 

Na sequência a tabela nos reserva Portuguesa (no Canindé), Atlético-GO e Náutico (em Volta Redonda). Vamos em busca dos 9 pontos, para isolarmos ainda mais na dianteira. Pra cima deles, Fluzão! 

ST