terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Tradição

Cruzmaltinos desse planeta,

nosso amado Gigante da Colina nos dá mais o que comentar antes da chegada de 2010. Agora é a eleição, somente para os sócios, da terceira camisa do clube. São 3 modelos bem diferentes, criados pela grife Cavalera, que já criou o terceiro uniforme da Portuguesa em 2009 (pode ser vista aqui).
Sinceramente, não gosto dessa coisa de terceiro uniforme. Descaracteriza. Afinal, quando se fala em Vasco, se pensa na camisa preta com a faixa branca ou branca com a faixa preta. Os mais antigos podem pensar ainda na camisa toda preta. E acabou. Não dá pra sair muito disso. O Vasco até teve um terceiro uniforme, todo preto com detalhes dourados, há alguns anos, mais precisamente em 2003. Embora esses detalhes fossem diferentes do que eu esperava, ainda dava pra ver que se tratava de um unifome do Vasco.
Quando entrou, a Champs tentou colar duas camisas diferentes, o terceiro e quarto uniforme, segundo eles. Talvez pelo momento tumultuado, com a lembrança do rebaixamento ainda muito forte, a torcida rechaçou a ideia prontamente. Ainda bem, pois as camisas eram horríveis. Mas pelo menos respeitava a tradição.
Ainda em 2009, no entanto, veio a camisa comemorativa da volta à primeira divisão. Eu devo ser o único ser humano desse mundo que implicou com aquele uniforme. Preto com uma faixa vertical dourada... Sei lá. Não é o Vasco. Pra mim, lembra mais o Voltaço. Mas a camisa foi um grande sucesso de vendas e esgotou rapidamente em todas as lojas, virando objeto de culto para alguns.
E chegamos aos modelos propostos pela marca do baterista do Sepultura. Sofríveis. Os três.

O primeiro é uma cópia do terceiro uniforme da Internazionale de Milão, chamada de L'Ambrosiana, com a justificativa de que faz homenagem aos cavaleiros cruzados (!?!?) e aos navegadores que saíram de Portugal - Vasco da Gama incluso. Balela. O segundo seria uma camisa interessante (na verdade, pra mim, é a mais interessante), não fossem dois detalhes. O primeiro é o número em dourado, que além de fugir das nossas cores, é brega pra cacete. Cor metálica é só pra carro. Roupa não dá. O segundo detalhe é que o uniforme nem preto é. É um grafite, um cinza escuro ou qualquer coisa que o valha. Ou seja: não tem cor nenhuma do Vasco nele. O terceiro tem um "v" azul no peito, talvez numa alusão ao nome do Club. Outra balela. Todo mundo sabe que é cópia dos uniformes 2009 do Manchester United. Ou talvez dos argentinos do Velez Sarsfield. Agora: de onde eles tiraram esse azul?
Comentando isso com os amigos, fui chamado de velho.
É claro que eu entendo que o Club precisa de novas receitas, e que essa é uma boa oportunidade. "Na Europa é assim" - eles falam. Ok. Mas desde quando temos que copiar tudo que os europeus fazem? Tradição - meus caros - não é bobagem. É o que separa os times grandes dos times medianos. Títulos qualquer um pode ganhar. Está aí o São Paulo Fashion Week, time criado ontem, que não nos deixa mentir. Daqui a dez, quinze anos, eles param de ganhar e a torcida volta àquele tamanhozinho que a gente conhece. Não deixemos o Vasco se "apequenar".

PS: Mesmo o Barcelona jogando com aquele uniforme horrendo laranja fluorescente na final do interclubes, na hora de receber a premiação e bater as fotos oficiais, os jogadores estavam todos com a Azul e Grená. Mesmo eles sabem que Tradição não se compra...

PS2: Você, sócio, que ainda não votou e deseja fazê-lo, clique aqui.