sábado, 23 de janeiro de 2010

Clássico da "Amizade"


Cruzmaltinos desse planeta,

O Gigante da Colina já se prepara para o Clássico de amanhã, contra o time do General de uma estrela. Tinha tudo para ser um bom jogo, mas não será. O estado do gramado do Engenhão é lamentável, e o Foguinho se recusa a ter uma atitude de homem e jogar no Maracanã. Teremos então um jogo que inibe a habilidade e os bons passes. Talvez isso seja uma estratégia deliberada, já que no clube zebrado só tem caneleiro com fama de "brigador".
O primeiro clássico do ano tinha tudo pra ter casa cheia, mas não terá. Não bastasse a lambança da secretaria de turismo proibindo a venda de ingressos em dia de jogo, os patetas do clube da estrela única transformaram a compra de ingressos numa verdadeira gincana. O estádio deles já tem a alcunha de "Enche Não", eles aproveitam e dão uma forcinha.
Tinha tudo para ser um jogo tranquilo de se assistir, mas também não vai ser. Fontes confiáveis me dizem que a trégua entre as principais torcidas organizadas das duas equipes terminou, e nesse jogo tudo será como antes...
O cara que deu o nome a esse jogo de "Clássico da Amizade" deve estar se revirando na tumba.

...

O jogo de domingo é o centésimo de nosso eterno ídolo Roberto Dinamite como Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama. E é o primeiro do ex-ídolo deles - Dodô - com a camisa do Vasco. Eu nunca escondi de ninguém minha insatisfação com a contratação do Cabeça-de-Ovo. Mas, se tem um jogo que eu acredito que ele pode entrar pra fazer a diferença, esse jogo é o de amanhã. Vamos lá! Queime a minha língua!

...
É bem provável que Souza comece mesmo o clássico como titular. Merecido. Nos dois últimos jogos, sua entrada mudou a cara do time. Outro que talvez apareça é Rafael Coelho. Aos pouquinhos, o time vai se formando. Espero que dê para chegar às Semi-finais com força total.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Com o pé direito

Caríssimos tricolores, há muito não presenciava um início de temporada tão promissor. Menos pelos resultados - em 2006, por exemplo, começamos com duas goleadas (4x0 contra Portuguesa e 6x0 contra Nova Iguaçu) e nem classificamos para as semi-finais - mais pela consistência do time. Somos o único clube que entrou no certame com força máxima. E jogando bem. Lógico que melhoras são necessárias, mas iniciamos o Carioca com alguma frente em relação aos adversários.

Excelentes estreias de Julio César e Everton. Jogaram bem e ainda marcaram gol. Na segunda rodada, atuações mais modestas. Nada anormal, considerando a falta de bom senso da Federação Carioca ao marcar o jogo para o imoral horário de 16h (sol das 15h!).

Se dentro de campo está tudo calmo, os bastidores gritam. Como sempre. Saída de Tenório, boatos de Branco e Kléber Pereira, ausência do Passaporte Tricolor e venda de ingressos sem desconto para sócios... Um sonho esperar alguma organização de nossa diretoria. Tudo isso agravado pela Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer. Esses figuras dão aula de como criar confusão! Palhaçada não vender ingressos no Maracanã em dia de jogos de menor porte. E outra palhaçada setorizar as arquibancadas nos mesmos. Coisa de quem não vai ao Mário Filho. De quem nunca migrou de lado, seja por causa do sol escaldante na cara ou com o intuito de acompanhar seu time de coração no campo de ataque nos 90 minutos. Interessante imaginar, num futuro próximo, um mapa numerado de todo Maracanã - cadeira por cadeira - saindo daqueles buraquinhos das bilheterias, e o atendente, com aquela educação peculiar, aguardando uma análise aprofundada do comprador até a escolha do assento que melhor lhe convir. E milhares de pessoas na fila... Internet deve parecer coisa de outro mundo para esses (des) organizadores.

Domingo estaremos juntos na nova jornada do Fluzão. Dezembro e meados de janeiro demoraram muito a passar. Como era triste a vida sem jogos de nossos guerreiros...

ST

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Os idiotas do futebol moderno

Cruzmaltinos desse planeta,

nem estava me programando para escrever hoje, mas ao ler o texto esportivo do Terra Magazine eu tive que me indignar e gritar "Chega!".
No mundo do futebol, várias mentiras são repetidas eternamente como se fossem verdades. Como aquela de que só o calendário europeu salvaria o futebol brasileiro. Balela!
Agora me vem um retardado que nunca deve ter sentado o rabo no cimento de uma arquibancada falando que está havendo um "re-alinhamento dos clubes grandes do Brasil" baseado na capacidade finaceira destes. Quanta bobagem. O engravatado em questão tem pós-Graduação na Espanha, país cujo futebol se assemelha ao de Minas Gerais, com a diferença que o Atlético e Cruzeiro deles é mais rico. Talvez isso explique a analise estúpida do consultor.
Ele vomita frases de efeito como "Todo mundo fala que aqui é diferente, que pode ter sete, oito, dez campeões, mas nunca vi isto acontecendo". Não vê porque é cego. Ao início deste campeonato, qualquer um que apostasse na vitória do Flamengo seria ridicularizado. Nos últimos 10 anos, no Brasil, exatamente SETE clubes diferentes conquistaram a taça. Amir Somoggi MENTE. Ele diz: "Se São Paulo ou Flamengo for campeão, fica a fotografia igualzinha à da Europa." Nem na Espanha, onde o almofadinha estudou, isso é completamente verdade: nos últimos 10 anos, foram quatro clubes campeões. Pelo método de análise do infeliz, o La Coruña, campeão da temporada 99/2000, não teria chances. A tal "fotografia" não existe. E ainda existe uma possibilidade boa de não dar nem São Paulo nem Flamengo, e a tal análise vai pra onde ela deve: pro ralo.
Curiosamente, entre os 7 times que o "jênio" aponta como os "novos grandes", está o Grêmio, que ganhou seu último título nacional (uma Copa do Brasil...) em 2001 e esteve na segundona em 2005. Nesse mesmo período, o Atlético Paranaense teve um desempenho mais vitorioso, mas fica de fora. Mais uma prova de que dinheiro é só papel: sozinho ele não cria um grande clube (teria alguma relação com a inclusão do tricolor gaúcho o fato da firma que o consultor representa ter escritório em Porto Alegre?) .
Nem falo do Vasco, que está em sua década negra, mas o Santos, que ganhou 2 brasileiros nessa última década, é colocado, junto com a gente, num esquadrão intermediário...
Quanto mais esses almofadinhas tentam se meter no mundo da Bola, mais bobagem a gente vê. Talvez seja essa a marca do futebol moderno.

...

PS: Meu irmão - tricolor ferrenho - fez uma reclamação que é justa. Jogo em dia de semana às 16h, feriado ou não, é dureza. Sem vender ingresso no dia então, é pra ninguém ir! E qual será a justificativa para o Volta Redonda x Flamengo ser às 19h30, se o jogo acontece na cidade do aço, onde não é feriado!? E pro clássico de domingo começar às 19h30, no Engenhão!?! Alguém deve estar muito interessado em acabar com o Carioca...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A tal da política...

Cruzmaltinos desse planeta,

Estava aqui esperando o resultado, e infelizmente o pior aconteceu: a chapa Eurico/Godoi saiu vitoriosa no Conselho de Beneméritos. Isso pode prejudicar muito o Club. Embora esse cargo não dê acesso ao cofre para o ex-presidente, é uma posição privilegiada para sabotadores declarados como o Sapo.
Muitas das decisões do Club têm que ser aprovadas pelo conselho: desde as previsões financeiras até as alterações no uniforme para 2010. Eurico se valeu de um colégio eleitoral reduzido e antiquado, que - com essa votação - declara apoiar os tempos de desmandos e poucas esperanças. Nos resta agora rezar para que o presidente-ídolo consiga driblar mais esse adversário...

...


Nem comentei o pós-jogo pois todas as previsões que eu havia feito se concretizaram: jogo duro, pequenas confusões na torcida, conquistamos os três pontos. O que não foi surpresa (infelizmente) mas eu ainda não havia previsto foi a péssima atuação do juiz. Distribuiu cartões em modo randômico e acabou nos prejudicando nesse (com a expulsão de Pimpão ainda no primeiro tempo) e nos próximos jogos. Oito jogadores pendurados, inversão de faltas, um horror. Até quando vamos ter que aturar isso.

...

Merecem destaque no jogo de sábado:
- Souza: se redimiu da apresentação apagada no amistoso contra a seleção Capixaba;
- Philippe Coutinho: Cada vez melhor, mostra que não tem medo de zagueiro. Depois que fizer o primeiro, ganhará segurança pra se firmar como craque também no profissional;
- Fagner: Fez o gol, quase marcou mais um e mostrou que Elder Granja terá vida dura nesse time.
- Fernando Prass: De uma segurança invejável, é o melhor goleiro do Rio nesse momento.

Os demais tiveram lampejos, mas ainda têm que render mais. Léo Gago colocou uma bola excelente pro Coutinho, mas não se encontrou na defesa - levando algumas broncas do nosso goleiro. Coisas que se resolvem com o tempo.

...

Dois outros destaques, fora de campo, são bandeira da Pequenos Vascaínos ea nova música da torcida, criada pela GDA: "Eu nasci amando o Vasco demais".
A bandeira é gigantesca, linda, como deve ser tudo que se refere ao Vasco.



Já a música me surpreendeu. Quando eu ouvi, há algumas semanas, achei a letra muito longa, o que poderia dificultar a sua execução. Mas, no estádio, vi que a torcida aprende rápido e que a música vem redondinha.


...

Muita polêmica pela visita de Carlos Alberto a seu irmão, Fernando, que joga pela mulambada. Sinceramente, não vejo nada demais. É claro que o presidente tem que recriminar - é papel dele fazer fita pros mais afoitos - mas acredito que vivemos numa era de profissionalismo. Como eu vi no orkut: daqui a pouco vão pedir pro capitão romper o contrato com sua família...


...

A volta de Élton é uma boa notícia, mas não chega a empolgar. O atacante tem que vir com a consciência de que não tem posição garantida e de que terá que suar a camisa pra conseguir um lugar ao sol. Pessoalmente, prefiro Rafael Coelho a ele, e Robinho ou Pimpão como companheiro de ataque, formando o já clássico esquema de um atacante de área, mais forte, e outro - mais leve - jogando mais aberto. Dodô!? Por mim, não tinha sido nem contratado...

...

Acredito em vida mais tranquila no Clássico da Paz, amanhã. O time do América não bota muito medo e a tendência é que nosso time vá melhorando cada vez mais. Não vão ser dois ex-ídolos da torcida que vão atrapalhar nosso começo de ano...

Começamos bem o ano

Depois de hibernar por pouco mais de três meses, aqui estou de volta neste saboroso espaço para escrever sobre o meu Fogão. E não poderia haver melhor momento para isso do que após a vitória na estreia. Confesso que eu estava desesperançoso com o Glorioso para este estadual. Achava que o Alvinegro seria a quarta força da competição. Mas depois de ter visto um time aguerrido, como raríssimas vezes eu vi no último campeonato Brasileiro, depois de uma atuação impecável de nosso maestro Lúcio Flávio e uma estreia de gala do Herrera, percebi que o Botafogo vai dar trabalho neste campeonato.

Pensem bem, se mesmo com essa diretoria incompetente que não havia conseguido montar um time às vésperas do início da competição, com algumas contratações bem meia-boca, sem a estrela da companhia, El Loco Abreu, jogando fora, num gramado horroroso, conseguimos vencer com propriedade, imaginem quando todos os titulares estiverem em campo e o time estiver entrosado.Eu não estava acreditando, mas depois do 3 a 2 contra o Macaé, comecei a sonhar com a conquista de nosso 20 º Carioca.

Obviamente, não gostei de tudo que eu vi. A dupla de zaga é fraca. Apesar de o Wellington ter sido um dos heróis da nossa fuga do rebaixamento no último Brasileiro, ele é um zagueiro muito limitado. Outra coisa, deixar Somália no banco para colocar Fahel é de uma estupidez profana. Outra besteira é querer ressuscitar o Eduardo. O cara é displicente, peladeiro e nem joga tanta bola assim. Realmente eu não consigo entender o que se passa na cabeça do Estevam Soares. Não posso me esquecer de elogiar a grande estreia do nosso goleirão. O Jefferson cata muito, perde apenas para o Fernando Prass, entre os goleiros dos times cariocas.

Para finalizar eu gostaria de destacar a atuação de mais dois jogadores. Marcelo Cordeiro e Caio. Um amigo meu vascaíno disse que o lateral não jogava nada e contrariando a sabedoria cruzmaltina, Cordeiro teve uma boa atuação com direito a gol. O outro é o atacante Caio que entrou no início da etapa complementar no lugar do Jorge Luiz. Fiquem de olho. Esse moleque joga muita bola e ainda dará muitas alegrias para a massa alvinegra.

Rapidinhas

El Loco não pega o Friburguense na quinta e deve estrear apenas contra o Vasco no próximo domingo no Engenhão.

Rodrigo Beckham está negociando sua volta ao Fogão. Não vejo com bons olhos seu possível retorno. Se não resolvia antes, vai resolver agora, 11 anos mais velho???