quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Questão de inteligência ou caráter


Cruzmaltinos desse planeta,

Não vou comentar a pelada de ontem do Carioquinha... Isso só vale pra quem ainda está no desespero para se classificar, não pra quem é líder isolado 100%. Sobre isso, tudo o que posso dizer é: De nada, Flu.
Temos assunto mais interessante para falar, como o caso de Bernardo. O jogador acionou o club na justiça, dizendo que este está devendo depósitos do FGTS há quase um ano e pedindo a rescisão de seu contrato com o Vasco. Ao ser cobrado pela torcida, disse que " Eles deveriam lembrar o que fiz no ano passado contra o Fluminense (marcou o gol da vitória por 2 a 1 nos acréscimos). Sou trabalhador, tenho filho para criar. Quando faço gol importante, eles apoiam e dizem que eu sou o cara. Normal".
Longe de mim condenar o fato de Bernardo correr atrás de seus direitos. Uma das empresas para quem eu trabalho também passou alguns meses sem depositar o fundo de garantia, e isso causa uma certa apreensão mesmo. Porém, pra tudo na vida, é importante analisar o momento de se tomar determinadas atitudes. Podemos afirmar sem muito medo que os filhos de alguém que recebe um salário de 6 dígitos dificilmente estão passando fome após somente 3 meses de atraso. Também é preciso lembrar que um dos motivos dos atrasos nesse início de ano foi o uso de R$3,5 milhões dos recursos disponíveis para a compra do passe do próprio Bernardo, que se manifestou desejoso de permanecer na colina. Pra piorar, o processo foi a público justamente no dia em que o club quitou suas dívidas em relação à salários. Mas, mesmo assim, pra mim o imperdoável foram as declarações direcionadas à torcida. Fazer gols importantes é obrigação de todo jogador que atue do meio pra frente, e não garante um salvo-conduto para quando faz algo que a torcida desaprove. Por outro lado, quando se fala uma coisa dessas, é garantido que carregará alguma antipatia mesmo que volte a marcar gols decisivos. Esse tipo de ação na justiça dificilmente terá um resultado positivo para a carreira do jogador, mesmo que ele consiga sair (o que acho que não consegue, já que os dirigentes afirmam que todos os FGTS do club estão em dia). Pra mim, foi um tiro no pé, uma questão de falta de aconselhamento, de falta de inteligência.

A não ser que já exista alguma negociação em vigor, provavelmente com algum desses clubes chineses que estão oferecendo fortunas pra qualquer chutador de bola que apareça por aí. Aí a coisa muda de figura. Se ele está incomodado com o FGTS que não é pago há quase um ano, porque esperou o Vasco comprar seu passe pra entrar na justiça? Aí não é questão de inteligência, é questão de falta de caráter.
A real é que o clima está bem ruim para Bernardo em São Januário nesse momento, e o que vai acontecer nos próximos dias pode selar se ele vai terminar sua carreira sendo o craque do time do Penapólis ou se vai se firmar como um jogador dos grandes clubs. Defendi sua contratação, muito embora ache que ele não tem bola pra ser titular no meio do Vasco (barrar quem? Felipe? Juninho? Diego Souza?). O investimento era válido pela idade do jogador, mas era claro que ele seria um reserva de luxo. Se sair, ele perde mais do que a gente.



***

Alguns tentam comparar o processo do Bernardo com o de Juninho, em 2000. A diferença intransponível é que o Rei de São Januário entrou na justiça DEPOIS que saiu do Vasco. Aliás, nosso camisa 8 aconselhou o herdeiro do manto 31: "Não vou cuspir no prato em que comi. Eu também fiz isso, mas é diferente, porque não tinha mais contrato com o clube. É um jogador muito jovem, que chegou num estágio que foi decisivo em alguns jogos, mas ainda está engatinhando, começando a carreira. Ele tem um coração bom, mas tem dificuldade para avaliar algumas situações". Como eu disse, questão de saber o momento certo.

Ferrolho lusitano

Companheiros Flamengos;

Foi osso.
Torcer para o Flamengo está se tornando tarefa cada vez mais hercúlea. Não pelo prazer indescritível de ver o manto vermelho e preto mundo afora, mas porque o sofrimento tem começado antes mesmo do apitador apitar o apito.
Ninguém no mundo achava que Joel ia escalar 3 atacantes, mas colocar 4 volantes surpreendeu até mesmo o mais conservador dos retranqueiros.
Era óbvio que não ia dar certo, sabe porque?
Porque quando 3 dos 4 volantes não sabe dar uma passe maior do que  metros e o outro é o Renato Canela, é claro que seus atacantes serão uma dupla de Robinson Crusoés.
Mais ainda, quando seus ignóbeis volantes são Willians, Maldonado(que já jogou bola, hoje só ocupa espaço) e Aírton, seus zagueiros vão tomar sufoco 90 minutos mais acréscimos. E quando seus zagueiros são Welinton e David Braz, seu cardiologista vai ter que desligar o celular, porque você vai incomodá-lo demais.
Todo mundo, até eu que não entendo nada de bola sei que é uma burrice lusitana entrar assim em campo, claramente vai dar errado e deu. O Mengão, ou melhor o Joel fez de tudo para perder o jogo, mas não conseguiu, nossa linda camisa branca fez mais uma das suas e nos salvou de começar a Liberta da mesma maneira que as bigodudas, dando vexame!
Como evitar tal palpitante situação?
Claro...contrate o Joel Santana, técnico atualizado e reconhecidamente ofensivo.
Faça-me o favor.
O jogo ontem foi uma crônica de morte anunciada que no final tornou-se apenas um coma induzido.
Empate fora de casa, na estreia, com time argentino jamais será trágico, a não ser que o time argentino seja a baba que é o  Lanús.
Se ao menos tivéssemos um meia de criação ou a mala do Sonaldinho tivesse tomado um Viagra poderíamos ter "saído com os 3 pontos, rumo à classificação".
Sofrível.
Apenas Léo Moura e Felipe salvaram-se na mediocridade e falta de vontade em uma partida que poderia ter sido trágica, pelo sufoco que tomamos, ou poderia ter sido épica caso tivéssemos meio quilo de criatividade e tesão por jogar bola.

O Último dos Moicanos
                                       
Daqui pra frente, com Vagner Love e González as coisas tendem a melhorar, como piorar possível fosse.
O que não vai mudar é a mente covarde e segura-emprego do nosso treinador papaizão, bonachão e trancadão!!
Por sorte ainda temos 3 semanas para nos recuperarmos desta palhaçada que aconteceu em Buenos Aires e tentar partir para cima do Emelec no Estádio Municipal do Engenho.
Domingo de carnaval tem jogo do Carioquinha contra o Resende, como castigo eu colocaria os juniores com o "reforço" do Sonaldinho.
Só para ver se ele acorda, percebe que daqui um pouco neguinho vai caçá-lo na balada e resolve justificar seu Abravanélico salário em dia.

SRN

P.S.: Música do Dia - AC/DC - Jailbreak

Passeio em Campos

Amigos tricolores,

Foi-se o tempo em que jogar contra o Americano, lá em Campos, era uma pedreira. O time do Caixa D’água (presidente da FERJ entre 86 e 2006) tinha sempre o campo esburacado e o trio de arbitragem a ser favor. Hoje os tempos são outros. O juiz até apitou um pênalti pro Flu (aleluia!). É verdade que depois expulsou o Rafael Moura injustamente. Mas, sinceramente, desta vez eu alivio a barra do homem de preto. Na hora eu achei que ele tava certo. Só com o replay percebi o teatro do jogador do Americano, que enganou ao árbitro e a mim. Mas o Flu foi valente e teve a cabeça no lugar pra virar um jogo que não tinha porque ser difícil, mesmo com um a menos.

Mas se o jogo de hoje não merece maiores comentários, encontrei na internet um vídeo interessante, que mostra um outro time muito beneficiado no período do Caixa D’água...

P.S: Boca Jr. e Corinthians empatam na Venezuela. Vasco perde em casa. Santos perde fora. Alguém ainda duvida que a estréia do Flu na Libertadores foi boa?

ST

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Um cariocão muito loco

Esse não é um tema vascaíno, mas diz respeito ao futebol carioca como um todo. A matéria do globoesporte.com com o Washington Sebastián foi uma das análises mais lúcidas que poderia haver do futebol do estado do Rio de Janeiro e - talvez - do futebol brasileiro. O excesso de jogos, as condições de trabalho, a descartabilidade dos técnicos, o desinteresse dos torcedores pelo campeonato carioca... Em poucas palavras, o uruguaio conseguiu enxergar mais do que os bambambam das federações... E o pior é que não é nenhuma ideia genial, nenhum pensamento brilhante de um iluminado: basta pensar um pouquinho pra entender que jogar no gramado esburacado de Moça Bonita às 16h de um dia de semana sob o sol de 47°C de Bangu contra o Americano não é interessante para os jogadores, nem para os torcedores, nem para os patrocinadores... Pra ninguém! 

Se esse cara conseguiu pensar nisso, porque os dirigentes não conseguem?

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O que deve mudar no futebol? (Ou "o que aprendi com o Rugby")


Cruzmaltinos desse planeta,

há já algum tempo venho falando da arbitragem brasileira que é vergonhosa. O Vasco foi claramente prejudicado pelos assopradores no Brasileirão 2011, mas qual foi a reação dos demais clubes? Minimizaram. Chamaram de "chororô". Aí, no primeira clássico em que o Vasco é beneficiado, os mesmos que nos ridicularizaram vêm engrossando a voz falando que existe um complô. Menos. Bem menos. A atuação do juiz foi ruim, mas não foi muito diferente do que vem sendo mostrado pelos assopradores em todos os jogos dos campeonatos nacionais. Nos acostumamos com a mediocridade. Sempre fui contra a utilização de recursos eletrônicos nos jogos, mas hoje em dia já mudei de opinião. Os árbitros são tão fracos que toda ajuda possível é válida. Porém, os torcedores do Fluminense têm que tomar vergonha na cara e entender que dor de barriga não dá uma vez só: hoje somos nós, amanhã podem ser vocês.

***

Os tricolores reclamam de dois pênaltis. O primeiro é uma daquelas infrações interpretativas. A maioria dos juízes brasileiros apitaria se fosse fora da área, mas jamais se fosse pra dar pênalti. Sulamericanos e europeus não dariam nada, em lugar nenhum do campo. Pra mim, o lance até merece a polêmica, mas não foi pênalti. O segundo foi pênalti claro, não há o que se discutir. Porém, os erros mais graves do juiz acabam aí. O erro de escanteio é algo que acontece. Já vimos acontecer dezenas de milhares de vezes. O que aconteceu a seguir, infelizmente, também é comum. Uma coisa que aprendi jogando rugby é que a decisão do juiz é soberana. Não se discute com o juiz, não se questiona suas marcações. No máximo, se lamenta. Jogador de futebol tem a burrice suprema de achar que pode discutir em cada marcação do árbitro. Pra mim, cartão amarelo por reclamação é o segundo tipo de cartão mais estúpido que um jogador pode levar (só perde pra cartão em comemoração de gol, quando jogador tira a camisa mesmo sabendo que é proíbido). O futebol podia aprender com seu primo que o jogo se joga calado. Na Copa do Mundo de 2007, a Nova Zelândia foi eliminada graças a um try surgido em uma jogada irregular e nenhum jogador se dirigiu ao árbitro (aliás, isso é algo que precisa ficar claro: o uso da tecnologia só auxilia em lances capitais, tipo se a bola entrou ou não. Querer que a arbitragem consulte o vídeo a cada falta ou impedimento é uma loucura). Essa é uma das coisas que o futebol podia importar do rugby.

***

Outra coisa: se o jogador brasileiro não tivesse tanto a mania de se atirar dentro da área simulando falta, menos vezes o juiz teria que duvidar de seus olhos e ficar se questionando se foi ou não falta. A "malandragem" de querer driblar a regra o tempo todo faz com que os justos paguem pelos pecadores.

***

Se mudassem essas duas coisas no futebol, acho que o impacto seria bem maior do que se colocassem arbitragem de vídeo nas partidas.


(pra quem entende inglês, clique aqui para ampliar)
***

O maior prejudicado nessa história toda foi o Vasco. O Vasco venceria o Fluminense facilmente se estivesse com seu time principal em campo, isso é fato. Com o mistão, também podia vencer. Agora vamos ter que ouvir tricolores inventando 1000 desculpas pra justificar a derrota que todos sabiam que era inevitável.

Mais um "ex" em atividade

Companheiros Flamengos;

Esse final de semana foi decisivo para minha modesta avaliação sobre o outrora indispensável campeonato carioca.
É claro que me agrada bastante iniciar o ano dando aquela chinelada na tradicional freguesia das adjacências das Zonas Sul e Norte, mas tenho que confessar.
Tá chato.
Pegando uma expressão já consagrada: O CAMPEONATO CARIOCA É UM EX-TORNEIO EM ATIVIDADE!
Desta vez não estou tomado pela soberba inerente ao rubro-negro, mas pelo marasmo que se tornou o Carioquinha.
Dezesseis clubes(não dá para chamar de times) é afronta aos nossos olhos. Ontem foi o 6º jogo do Mengão e parecia que era o vigésimo, e ainda temos um "decisivo e imprevisível" embate contra o poderoso carrasco Rezende no domingo valendo vaga na milionária semi-final de Taça GB.
Ora bolas, eu queria mesmo era o Mengão fora dessa pataquada em prol da Libertadores que será infinitamente mais difícil que isso que temos visto há algumas semanas.
Para ter ideia,são 6 jogos e nossa amolecida defesa ainda não sofreu gols! É mole?
O jogo contra o New Iguaçu foi apenas para desenferrujar o Vagner Love e descabaçar o Deivid esse ano.
Ao bem da verdade, parece até que o time deu uma discreta melhorada com 2 atacantes de verdade, Sonaldinho jogando mais solto, sem pagar IPTU na ponta-esquerda e pasmem, Renato, meu inimigo número 1, sem a responsabilidade de sair jogando cresceu de produção atuando mais perto da área adversária.
Salve-se a absoluta e absurda falta de jeito para jogar bola dos laranjas da baixada.
Quarta-feira tem jogo de verdade e lá na Argentina a caldeira tende a ferver.
Papai Joel tem que se coçar para fazer o time manter a melhora, mesmo sem Love que está suspenso; quem sabe teremos a estreia de Gonzalez na zaga.
Enfim, perdoem-me os puristas talebãs; o carioca já foi, seria muito mais digno um torneio rápido de 45 dias com os 3 grandes, mais Botafogo, América,Bangu, Olaria e Madureira, coisa municipal mesmo. Depois, ficamos com 1 jogo por semana, no máximo até o Brasileiro começar.
Fica registrado.
Aliás, quarta-feira vou ter que ver o jogo na Globo, porque a SKY me cobra 250 merréis por mês e não tem a FoxSports e o Sportv não passa a Liberta! PROCON neles!

SRN

P.S.: Foi-se Wando, ilustre e indecente Rubro-Negro, onde ele estiver, calcinhas brotarão e jovens incautas se derreterão! Valeu Wandão!

P.S. 2 - Música do Dia - Wando - Minhas Amigas

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Vergonha!

Amigos tricolores e secadores de outras cores,

Assim como aconteceu na Bahia, a greve da PM no Rio também é aproveitada por criminosos.
Pra não falarem que é choro de torcedor, passional e tal, reproduzo abaixo o post do Juca Kfouri, corinthiano, sobre o jogo de hoje.

"Vasco e apito batem no Flu - Juca Kfouri

O Vasco segue 100% na Taça Guanabara.

Diante de menos de 8 mil pagantes no Engenhão o time cruzmaltino livrou-se de uma bela sapecada no primeiro tempo, quando Thiago Neves abriu o placar logo aos 7 minutos, Fernando Prass fez milagre para evitar a ampliação do placar e o árbitro deixou de marcar um pênalti claro de Dedé (que não está o mesmo do ano passado) em Fred.

Para o segundo tempo o Vasco voltou melhor, capaz de equilibrar o jogo apesar de ainda envolvido pelo toque de bola superior do tricolor, com seu quarteto Deco/Rafael Sóbis/Thiago Neves e Fred.

Aos 15, Alecsandro aproveitou-se de uma bela descida e cruzamento de Fágner pela direita e empatou.

Em seguida o mesmo Fágner fez um pênalti ainda mais claro em Carlinhos que o de Dedé em Fred, não marcado pelo cegueta do apito.

E para azar do péssimo árbitro e maior ainda do Flu, aos 32, Alecsandro subiu no primeiro poste e cabeceou a bola, de escanteio batido por Bernardo, de maneira inapelável.

Diego Cavalieri já tinha feito um milagre em arremate do mesmo Alecsandro minutos antes, à queima-roupa.

De tão ruim, e depois de dar oito amarelos aos tricolores, além de não ter dado um escanteio claro para o time das Laranjeiras aos 40, o assoprador de apito acabou por expulsar Edinho e Fred, aos 43 e aos 45.

Daí quase o Vasco ampliou para 3 a 1.

Mas nem precisava para garantir sua quinta vitória em cinco jogos."