segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Rapidinha

Antes de morar em Porto Alegre eu tinha uma certa simpatia pelo Grêmio. Na verdade, era muito mais aversão pelo Inter (que nos roubou a Copa do Brasil de 92) do que atração pelo time da Azenha. De qualquer forma, após 6 anos vivendo entre os gaúchos, esse sentimento não sobreviveu. Porém, agora, essa simpatia tem tudo para voltar. Isso porque os gaúchos estão prestes a contratar o zagueiro André Luís e o lateral-esquerdo Júlio César, do Fluminense. Querem motivo melhor?

domingo, 7 de agosto de 2011

Carta marcada

No dia do GP Brasil de Turfe, barbada mesmo foi o jogo do Flu. Alguém aí ficou surpreso?

Mais uma vez, o Flu não consegue ganhar a terceira partida seguida. Até ai nada de anormal, já que o Brasileirão é realmente muito equilibrado e tal. O problema é o jeito que o Fluminense perdeu. O Flu, que já tinha perdido pro Bahia e pro Atlético-MG, mais uma vez não entrou em campo. Uma preguiça, uma má vontade incrível, de quem não quer nada no campeonato. Perder de 3 a 0 pro lanterna é dose...

O que preocupa é que, semana que vem, enfrentaremos outro time que vem mal e está com técnico novo (o Grêmio). Veremos esse mesmo filme novamente?

Do jogo eu não tenho muito mais o que falar. Achei o pênalti do América (no segundo gol) meio mandrake. Na minha opinião, o atacante esqueceu a bola, foi travado pelo Gum, e se jogou. Mas, não mudaria nada. No mais, só a atuação cretina do Júlio César, Souza, Rafael Sóbis... pensando bem, alguém jogou bem?

***

Pra completar o domingo ruim em Minas, o Flu perdeu a final da Taça BH de juniores. 1 a 0 pro Atlético MG. Pelo menos, nesse caso, a boa campanha da garotada traz esperança.

***

Revendo o caso Fred, mudo aqui a minha opinião. Escrevi que o jogador merecia punição depois que li que ele havia sido visto bebendo sem moderação na véspera do jogo, e que havia pedido pra não jogar por ¨problemas psicológicos¨. Talvez por não ser jornalista, não me preocupei em apurar melhor os fatos. Depois fiquei sabendo que, na verdade, era antevéspera do jogo, 1 e pouco da noite (que não me parece tão tarde), e que o jogador estava de folga. Isso muda tudo.

Pra mim, o jogador tem o direito de fazer o que bem entende em seu tempo de folga, desde que não falte ao seu compromisso. Se algum jogador não está rendendo no treino ou no jogo (seja porque bebe, fuma, cheira, come muito, dá a bunda, ou porque é ruim mesmo) cabe a comissão técnica e a diretoria afastá-lo, negociá-lo, ou o que seja. Se os torcedores querem cobrar alguém, que cobrem a diretoria ou a comissão técnica. Ninguém tem o direito de agredir, ameaçar, vigiar ou perseguir jogador (nem mesmo jornalista). Não gostei do fato de ele ter pedido pra não jogar. Porém, sem saber exatamente como foi o ¨papo¨ com os torcedores é difícil julgá-lo.

Sobre a possibilidade de ele sair, não acho que seria uma boa pro clube. Ruim com ele, pior sem ele. Os números mostram que, o rendimento do Flu com ele em campo é melhor do que sem ele. Além disso, o Fluminense só tem 10 ou 15% dos direitos federativos dele. No caso de uma transferência, se o valor da multa fosse pago integralmente (o que eu duvido muito), o Fluminense receberia cerca de 1 milhão de euros. Vale a pena perder o jogador por tão pouco?

Dia de espantar a urucubaca


Caros Alvinegros,

Hoje é dia de espantar a urucubaca. Vamos voltar a vencer e logo em cima do embalado Vasco da Gama.

Não fosse a infantilidade e descontrole do Maicosuel na última partida teríamos nosso time completo pela primeira vez num clássico. Nosso Mago deveria ser multado em função disso.

O jogo de hoje é perfeito para retomarmos o caminho das vitórias, Elkeson reencontrar seu bom futebol e voltar a marcar, Loco e Herrera voltarem a dar o ar da graça e reeditarem seus bons momentos de explosão no ataque alvinegro e mostrar que, apesar de sermos extremamente supersticiosos, podemos sim estrear uma nova camisa e vencer com propriedade.

Estou confiante na vitória.

Por último, prefiro Lucas Zen ao Felipe Menezes. O menino da base vinha jogando muito bem.

Abraços!