segunda-feira, 5 de julho de 2010

Pra uma quinzena

Cruzmaltinos desse planeta,

enquanto escrevo essas linhas, aguardo o resultado de Grêmio x Avaí para saber se levaremos esse troféu pra São Januário ou não. Nem esperei para saber porque o título não é nada de especial, o importante mesmo era ver o que podemos esperar na volta do Brasileiro. Tudo bem, ganhamos duas das três partidas. Ok, o torneio era uma oportunidade para o novo técnico experimentar jogadores e formações. Mas o que vimos não foi nada animador. O time oscilou muito e conseguiu os resultados mais na vontade do que na técnica. No jogo de hoje, ficamos com um jogador a mais a partir dos 26 do primeiro tempo e mesmo assim não soubemos aproveitar. A defesa falhou demais, e o ataque ainda não consegue converter muitas das oportunidades que teve. O resultado poderia ter sido mais elástico se não fosse o juiz. Além de inverter faltas e escanteios, o árbitro ignorou dois pênaltis claros nos dois primeiros minutos do segundo tempo, mas isso não serve de desculpa pro pouco futebol demonstrado.
Depois do torneio, alguns jogadores merecem ser comentados mais detalhadamente:

- Ernani: Jogou como lateral e como meia, e teve um desempenho patético nas duas funções. A menos que PC Gusmão estivesse dando as últimas oportunidades para o "lateral mais cobiçado do futebol carioca", sua permanência no time é inexplicável. Tudo que passava pelos pés do camisa 46 dava errado. Sinceramente, ainda não consegui entender como tantos times correram atrás desse jogador. Será que ainda tem alguém interessado? Será que a gente consegue se livrar dessa bomba?

- Alan: O garoto é muito bom de bola. Se vai ser difícil ter espaço nesse meio-campo com Felipe e Carlos Alberto, pelo menos no período antes da janela internacional Alan tem que ser titular. O segundo gol do jogo de hoje nasceu de uma bela jogada individual dele, que se for bem trabalhado pode dar muitas alegrias para o Gigante da Colina (até ser negociado para o exterior - é sempre assim, temos que ser realistas)...

- Fernando Prass: Ele é um excelente goleiro, isso é fato. Mas está numa fase péssima. Coincidência ou não, a fase parece ter piorado com a chegada de PC Gusmão e Acácio. Ou seja: quanto mais goleiros na comissão técnica, pior vem jogando o nosso camisa 1. As principais falhas de Prass vêm sendo as bolas alçadas na área. O goleiro vem saindo de maneira confusa e trombado com os zagueiros. Se pegarmos os jogos da série B, Prass costumava deixar essas bolas para os beques e esperar debaixo da trave, onde fazia seus milagres (Pra quem não se lembra, confira o vídeo abaixo). Seria a queda de rendimento do arqueiro uma consequência negativa de uma tentativa de se mudar o estilo do nosso número 1?



- Rodrigo Pimpão: Não teve nenhuma apresentação brilhante, mas mostrou vontade e bom futebol nos três jogos do torneio. É rápido e bom de bola, com uma sequência de jogos pode se tornar útil. Com a chegada de Éder Luiz e Zé Roberto, deve perder de vez o espaço no elenco. É uma pena, pois acho que é um jogador com potencial. Colocá-lo para jogar nesses jogos pré-janela facilitariam um empréstimo para algum clube onde ele possa jogar e pegar experiência.

- Fernando: Tem raça, mas é muito ruim. Lento, atrapalhado, não consegue usar bem seu corpo. Até salvou algumas bolas, mas mesmo um relógio parado acerta duas vezes por dia. Está no time por desempenhar um papel de liderança, por ser o zagueiro mais experiente do grupo. Como Gusmão já pediu um zagueiro rápido e experiente, Fernando deve estar com seus dias como zagueiro titular contados. Assim espero.

- Rafael Carioca: Apesar de ter jogado bem em algumas partidas do campeonato brasileiro e do carioca, o ex-gremista ainda não demonstrou o futebol que o fez ser escolhido um dos melhores volantes de 2008. Frequentemente parece estar desligado do jogo, sonolento... Comete pelo menos um vacilo bobo por partida. Talvez com uma zaga mais forte consiga render mais.

Isso posto, formaria o time assim:


Pelo menos até o dia 3 de agosto...

..
Especula-se que o tal zagueiro gringo que estaria quase certo para a sequência do Brasileirão é o paraguaio Morel Rodriguez. Técnico, raçudo, veloz, experiente... Apóio 100%. Muito melhor que Andrés Scotti, do Uruguai, que vinha sendo sondado anteriormente.

Nenhum comentário: