segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Jogo cheio de emoções, gols e lambanças da arbitragem

Nação alvinegra,

Fiquei muito satisfeito com a exibição do Glorioso diante do Corinthians na tarde de ontem. Jogando no Pacaembu, mais uma vez o time não se intimidou ao enfrentar o adversário em seus domínios, e encarou de igual pra igual a equipe do Parque São Jorge, com os jogadores ligados durante os 90 minutos, dando tudo de si em campo. Não fossem as inúmeras lambanças cometidas pelo soprador de apito, Arilson Bispo da Anunciação, e o escrete carioca poderia ter voltado de São Paulo com os 3 pontos na bagagem. Aí você leitor, vai retrucar: " Teu time fez um gol de mão e você vem aqui chorar?" E eu lhe responderei: foi 1 erro que nos beneficiou e 4 que nos prejudicaram. São eles: 1- Pênalti claro não marcado em cima do Victor Simões no primeiro tempo após cruzamento do Alessandro. 2- Falta inexistente que redundou no segundo gol do time paulista. 3- Pênalti absurdo que originou o terceito gol corinthiano. 4 -Impedimento inexistente quando André Lima ficaria frente a frente com o arqueiro Júlio Cesar. Mas como bem comentou Lúcio Flávio ao término do jogo: "O Botafogo já está acostumado a lidar com os erros de arbitragem".

Mas também não dá pra responsabilizar integralmente o árbitro pelos 2 pontos desperdiçados. Apesar de o time ter apresentado uma melhora de quase 100% em relação à atuação desastrosa diante do Santo André no meio da semana, fica claro que alguns de nossos jogadores não tem a mínima condição de vestir o manto da estrela solitária. Vou começar pelo Léo Silva, que veio por indicação do Ney Franco. O que foi aquele pênalti que ele cometeu quando o placar era de 0 a 0, e o Botafogo estava melhor em campo?? Como que um jogador chega todo atabalhoado dentro de sua área e dá um "rápa" no atacante que já estava sendo marcado, sem chance clara de gol? Graças a Deus que o Estevam Soares tirou essa besta quadrada no intervalo e pôs em campo o Reinaldo, que me surpreendeu com uma boa atuação. Logo no primeiro minuto do 2º tempo o atacante deixou tudo igual no marcador, com uma bela cabeçada, após escanteio. Outro jogador que é ruim de doer é o tal de Fahel. Quem será que ele tá comendo pra ser titular do Botafogo? O cara não acerta um passe, não consegue sair pro jogo e vive fazendo falta boba. Completando o trio dos bondes, falta citar o Victor Simões. Ele não seria titular nem do Tupi de Juiz de Fora.

Mas nem tudo são espinhos. O Lúcio Flávio teve uma atuação que em determinados momentos lembrou o maestro do time de 2007. E fez um golaço de falta. Pintura. O André Lima também vem mostrando eficiência. Deu bons chutes a gol, incomodou bastante a zaga corinthiana e protagonizou o lance mais polêmico da partida. Na pura malandragem, ao receber cruzamento de Alessandro, desviou a bola com a mão, deixando o seu. Coisa de gênio. Outro que não pode mais sair do time é o zagueiro Wellington. Pode não ser o novo Gamarra, mas ele passa uma tranquilidade para a defesa, se posicionado muito bem lá atrás.

Gostei da escolha de Estevam Soares pelo 4-4-2. O time fica menos vulnerável pelas pontas e consegue criar mais jogadas perigosas também. Acho que diante das possibilidades que temos, um meio de campo com Leandro Guerreiro, Jônatas, Renato e Lúcio Flávio seja o ideal para uma proposta mais ofensiva. Trocando o Jônatas pelo Batista quando for escalar um time mais cauteloso.

Na próxima quinta-feira, o Fogão terá pela frente o Cruzeiro, no Engenhão, em jogo adiado do primeiro turno. E não é mais permitido errar. Já passou da hora do Alvinegro mostrar o mesmo empenho e disposição jogando em casa. Porque se continuar oscilando entre partidas boas fora de casa e atuações apáticas em seus domínios, a série B ficará cada vez mais próxima. E pra ser sincero, acredito que diante da equipe mineira, o Botafogo encontrará o caminho das vitórias, pra arrancar de vez para a parte de cima da tabela.

Nenhum comentário: