sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Vasco, a tua glória é a tua história

Cruzmaltinos desse planeta,

está tudo pronto pro jogo de amanhã. Time escalado, treinando, temos tempo para refletir sobre o passado. E hoje o blog Memória E.C., do Globo Esporte, lançou sua lista de 5 orgulhos e 5 vergonhas do Gigante da Colina. Jogos realmente memoráveis, para o bem ou para o mal.
Porém, sem tirar os méritos de quem fez a pesquisa, eu fiquei um pouco decepcionado. Afinal, como diz o nosso grito de guerra, nossa glória é nossa história. Dos 10 jogos mostrados, eu só não presenciei um. E mesmo assim, ele é só de um ano antes de eu ter nascido. Ou seja: todos os jogos escolhidos são de 30 anos pra cá. Convenhamos, nossa história é muito mais longa que isso.
Afinal, será que não dava pra botar na lista a vitória de 4x3 sobre o poderosíssimo Real Madri de Kopa e Di Stefano, na final do Torneio de Paris, título que alguns igualam a um mundial (e que se parece mais com o formato atual do Mundial da FIFA do que aquele da taça jipe que tem lá na Gávea) - com direito a surra nos espanhóis?



Aliás, o Di Stefano já estava acostumado a perder títulos pro Vasco. Será que não merecia entrar na lista nenhum jogo de nossa conquista do Sulamericano de 1948, maior título do Expresso da Vitória?



Ou ainda algum da conquista do Super Campeonato Carioca de 1958, que precisou de duas rodadas para desempatar - em favor da gente - entre Vasco, Flamengo e Botafogo?



Não podemos nos esquecer também de 74, quando mesmo com um time tecnicamente mais fraco, tiramos o que seria o primeiro Brasileiro do Cruzeiro, colocando os belorizontinos na fila por mais 29 anos.



Enfim, são jogos e mais jogos. Qualquer um desses poderia estar na lista da Globo. Nosso orgulho não cabe em Top 5.

.

Infelizmente nem tudo são flores. Mais notícias chegam sobre a crise financeira. Mas Roberto - o presidente-ídolo - demonstra calma e planejamento. Dias melhores virão.


Nenhum comentário: