sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sistema defensivo é principal preocupação de Estevam

Em seu segundo dia de treinamentos no Engenhão, ficou claro que a principal preocupação de Estevam Soares é em relação ao sistema defensivo do time alvinegro. Também não é para menos: em dezessete jogos disputados na competição o Botafogo já sofreu 29 gols, sendo a quarta equipe mais vazada do Brasileiro. Por isso a preferência por um esquema mais cauteloso com três zagueiros. Muitos gols em decorrências de falhas bobas, já foram tomados, e antes de mais nada, é preciso acertar o posicionamento da defesa, ainda mais nas vésperas do jogo contra o líder Palmeiras. Não que eles possuam grandes atacantes, mas se o Obina já costumava fazer gols na gente quando não estava jogando nada no Flamengo, imagine agora que está atravessando uma boa fase. Se ele for vetado em função de dores musculares, o paraguaio Ortigoza, que é bom jogador, também preocupa. Sem contar Diego Souza que está jogando o fino.

Estevam
fez duas alterações durante o coletivo de quinta-feira. Léo Silva deu lugar a Fahel, o que tornou o meio campo mais defensivo, e no final do treinamento Jonatas foi substituido pelo atacante Laio, dando mais rapidez ao contra-ataque da equipe, saindo de um 3-6-1 para o conhecido 3-5-2. Nenhum dos dois esquemas me agrada porque o time fica muito vulnerável nos flancos, pois os alas jogam como pontas e muitas vezes, os zagueiros, por serem lentos, não conseguem fazer a cobertura devida. Outra coisa que não vejo com bons olhos é o time jogar apenas com o André Lima na frente. O jogador é lento e precisa de um companheiro que jogue com ele, e que seja mais ágil. Como o Botafogo está carente de atacantes, e os titulares estão ou suspenso (Victor Simões) ou machucado ( Reinaldo), o jovem Laio é a opção que resta.

Mas estou confiante num bom resultado contra o Palmeiras, mesmo jogando em São Paulo. E bom resultado pra mim são os 3 pontos. Parece que o estilo falante e motivador do novo técnico contagiou os jogadores, o que fez com que eles ficassem até mais comunicativos em campo. Vamo que vamo Fogão, esse é o momento de arrancar na tabela!!

Nenhum comentário: