quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Cabeça de rato ou rabo de leão?

Vendo as reações dos vascaínos após o jogo contra o Ipatinga, ando preocupado.

Como comprovam os textos do 'flecha polida' do nosso elenco, a torcida do eterno vice está em lua de mel com o time como há muito não se via. Reconheço que lotar um MARACA não é pra qualquer um, e compreendo que o torcedor esteja eufórico com as vitórias consecutivas. A torcida do Corinthians passou por coisa parecida no ano passado e mereceu até livro de fotos, registrando a campanha que trouxe o time de volta à nata do futebol brasileiro. Tudo isso é, sem qualquer ironia, muito bonito.

Mas receio que estejamos tendo a idéia errada do que é CAIR.

Já ouvi torcedores e jornalistas dizendo por aí que nada faz tão bem a um time desestruturado quanto a série B. Que é um excelente momento para o clube se reestruturar politicamente e aos poucos reencontrar o bom futebol e, consequentemente, o carinho da torcida. Grêmio, Corinthians e Vasco que o digam.

Por favor, senhores.

Eu lamento muito que os times de vocês não tenham conseguido evitar essa mancha nojenta em sua história, mas ser REBAIXADO não é como parar o carro nos boxes: REBAIXAMENTO, como o nome diz, é uma VERGONHA, o FUNDO DO POÇO e nada mais. Fazer a mais bela campanha que a segundona já viu não é façanha, e sim OBRIGAÇÃO pra qualquer time que almeja algo mais que a pequenez. E acostumar-se a vencer adversários de baixo nível não faz bem pro futebol de ninguém.

E o pior: em meados do campeonato, estou vendo que botafoguenses e tricolores já se conformam com uma tragédia. Isso comprova que uma vez aberta a porteira, ela não fecha mais. Afinal, o que é um segundo rebaixamento depois que já se conhece o vexame? Perdeu-se o respeito.

Para finalizar, ainda sobre a euforia cruzmaltina, sempre me lembro dessa frase que li não sei onde:

As vitórias aumentam a torcida, mas são as derrotas que a fanatizam.

Parece verdade. Boa sorte pra quem quiser experimentar.

SRN

4 comentários:

Felipe Hutter disse...

O Globo Esporte de ontem terminou com a seguinte pergunta: É melhor sofrer na primeira ou festejar na segunda?

Eu prefiro sofrer na primeira. Sempre.

Rafael Saldanha disse...

Mas vocês vão é sofrer na segunda...

Felipe Hutter disse...

Calma Saldanha, nem vc está garantido na Série A e nem o Flu está garantido na Série B.

Ercio Bamberg disse...

Dessa água não beberei.