quarta-feira, 21 de julho de 2010

Tu jamais passarás

Caríssimos, dia de reconhecimento à histórica instituição. Meu grande amor completa 108 anos de idade e não envelhece. O Fluminense é jovem, porém eterno. No dia 21 de julho de 1902 nascia o Football Club que quase se chamou Rio, em estupenda analogia à cidade maravilhosa. Pioneiro no futebol e modelo para o esporte olímpico nacional. Desde sempre, a bola rolava na sede centenária de Álvaro Chaves enquanto os líderes do Brasil davam suas canetadas na construção ao lado, o imponente Palácio Guanabara, no belíssimo bairro de três cores, internacionalmente conhecido como Laranjeiras.

Nosso berço hospedou o primeiro título da história canarinho e Preguinho - o multi-atleta - fez o primeiro gol da Seleção pentacampeã em Copas. Marcos Carneiro de Mendonça, Tim, Valdo, Didi, Ademir, Félix, Edinho, Branco, Ricardo, Carlos Alberto, Rivellino, Gérson, Doval, Assis, Washington, Romerito, Romário, Thiago, Conca, Fred e tantos outros heróis nos emocionaram - ou aos nossos ancestrais - vestindo o manto tricolor e aumentando nossa força. Inspiração maior do poeta Nelson Rodrigues. Agradecimentos sinceros ao Oscar Cox, pelo começo, Horta, pela máquina, Parreira, pelos Brasileiros, Castilho, pela vida doada, Telê, pela dedicação e sabedoria, João de Deus, pela benção, e Renato, pela protuberante barriga preenchida na Porcão.

Seu maior patrimônio - a mais linda torcida do universo - se renova a cada ano e reencarna os grandes guerreiros tricolores na batalha campal. O Maracanã vira um rito de passagem, um canal aberto para todas as almas apaixonadas, como eu, transcenderem até uma dimensão perfeita. Verde, branco e grená. Momentos antológicos estão tatuados em minha fraca memória. Disto, me recuso a esquecer.

Saudações tricolores. O Pavilhão também é nosso. Como foi de nossos pais e será de nossos filhos.

17 comentários:

PC Filho disse...

Bela homenagem, Felipe!

Parabéns, e Saudações Tricolores!
PC

Rafael Saldanha disse...

Parabéns ao Tricolinho. Mais 108 anos de freguesia pra vcs!

Felipe Hutter disse...

E a tabela?

Olívia disse...

Lindo e apaixonado, emocionei.
Grande Felipe, saudações tricolores!

Jota Oliveira disse...

Irei postar uma homenagem a vcs!!!

Rodrigo Tardin disse...

Fala, Tricolor!!! Aliás, já falou, e muito bem! "Long live the Flu" ;)

Vamos comemorar esses 108 anos com o Tri Brasileiro!!!

Saudações Tricolores!

Rafael Saldanha disse...

Flamenguistas se dizem Hexa sem ser penta, agora vejo tricolor falar rumo ao Tri sem ser bi... E depois português q é burro...

Felipe Hutter disse...

Valeu pela força galera!!!

ST

Rodrigo Tardin disse...

Saldaña,

O primeiro título Brasileiro do Flu foi o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, em 1970, que no ano seguinte mudaria de nome para "Campeonato Brasileiro". Dá uma pesquisada...

De qualquer forma, acho que o melhor que você tem a fazer agora é começar a conhecer as regras do rugbi, que assumirá o lugar do futebol no wasco, depois que seu time voltar para Segundona em 2011.

Saudações Tricolores!

Anônimo disse...

Salve Flu 108 anos!

O cara é rabugento mas mandou bem!

Valeu Felipe.

amauri

Rafael Saldanha disse...

Ngm aguenta esse mimimi de 1970... Se a Roberto Gomes Pedrosa fosse considerado Campeonato Brasileiro, o fluminense seria bi... Mas se minha mãe tivesse barba, eu teria dois pais (e provavelmente torceria pelo tricolor)...

Quanto ao Rugbi, o Vasco não tem time de rugbi. Só está cedendo a casa... Sabe como é, a gente tem estádio próprio, onde pode mandar nossos jogos... Quando o Maraca fechar pras reformas, vcs vão de pires na mão na nossa porta ou na do Botafogo?

Rodrigo Tardin disse...

Bom, o wasco ganhou o "Campeonato Brasileiro" ou a "Copa João Havelange", em 2000? Ah, tá... Então o wasco é tri? Confuso, né, portuga!? Ainda, de acordo com o seu raciocínio, se o "Campeonato Brasileiro" mudasse de nome em 2012 os títulos seriam zerados, correto?! Afinal, não seria mais "Campeonato Brasileiro"... Então, dá licença. O fato é que, independente da sua opinião, o Flu é Tri Brasileiro, seja Roberto Gomes Pedrosa, seja Campeonato Brasileiro, etc. É o mesmo campeonato nacional, independente do nome.

Pois é cara, o wasco não tem time de rugbi... Ainda. Mas você tem que pensar a longo prazo... O Dinamite já pensar, por isso já garantiu o espaço! Afinal, o que você acha que esse elenco aí vai jogar em 2011, depois que for rebaixado, senão rugbi??? Tá te faltando visão, portuga... E, depois que o Maraca fechar, o que não vai faltar é convite para o Flu. Afinal, jogos de Libertadores e Primeira Divisão dão muito mais renda do que a segundona, né? Até pq, sem o Eurico pra roubar, vai ficar difícil sustentar aquele ninho de rato só com a grana da segundona.

ST

Rafael Saldanha disse...

O Vasco na segundona deu público igual ao do Flu na final da Libertadores... Que nós temos e vocês não. Quanto ao rebaixamento, se tem alguém no país que não deveria encher a boca pra falar disso eram vcs... Além disso, a João Havelange de 2000 era considerada por todos o brasileirão... Já o Robertinho (pq Robertão é só nosso presidente)...
Enfim, voltem daqui a 108 anos, qndo vcs conquistarem um título internacional... Aceito até o sulamericano...

PC Filho disse...

Vascaíno,

O Fluminense já possui um título internacional desde 1952, quando conquistou a Copa Rio, campeonato mundial de clubes campeões do ano anterior.

Quanto ao Robertão de 1970, sugiro que leia os jornais e revistas da época e veja se era ou não considerado Brasileirão. Você sabe que sim.

Quanto à média de público do Fluminense na Libertadores, é de 52.000 torcedores por partida. "Só" a maior da história da competição.

Saudações Tricolores,
PC

Rodrigo Tardin disse...

Mandou bem, PC! O cara tá desinformado... Temos um título MUNDIAL. E o wasco, só "vices"... Mas é português, né? Temos que dar um desconto.

Outra coisa, portuga, se o Robertão de 1970 "não era considerado brasileiro" (conforme suas palavras), pq o Flu disputou a Libertadores de 1971??? Pois é, falei pra você dar uma pesquisada...

Sobre o público, não há nem o que falar. O PC já relembrou bem e não cabem mais ressalvas. Agora, não é surpresa a Segundona ter combinado tão bem com o wasco, né?! Vocês se sentiram em casa! "O sentimento não pode parar", afinal, 2011 tá aí... heheeheh!

ST

Rafael Saldanha disse...

Título brasileiro q a CBF ñ reconhece, mundial q a FIFA ignora... Deixo de presente pra vcs uma versão instrumental do novo hino do Fluminense... Com direito à vídeo!

http://www.youtube.com/watch?v=djz2KpPcfxY

PC Filho disse...

Título brasileiro que a CBF "ignora" tendo ela própria organizado o campeonato...

"Mundial" que a FIFA não reconhece o Flamengo, o Grêmio e o Santos também têm...