quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Jogo da Vida

Nação alvinegra,

Logo mais, às 21h50 (horário ingrato para o trabalhador que madruga) o Botafogo enfrenta o Atlético-PR pela Sulamericana, num jogo que pode ser considerado o mais importante do ano para o Glorioso. Não que eu me empolgue com esse torneio caça-níquel, que em nada me apetece, mas tenho certeza que o resultado de hoje à noite irá influenciar sobre maneira no desempenho de nossos atletas para o restante do Campeonato Brasileiro. Uma vitória e consequente classificação para as oitavas-de-final da competição continental injetará ânimo, auto-estima e motivação em nossos jogadores . Já uma eliminação, que virá com uma derrota ou empate com gols, abalará de vez a auto-estima do time.

Tendo isso em mente, diferente do jogo de ida em Curitiba, quando escalou uma equipe reserva contra o Furacão, Estevam Soares escalará o time com sua força máxima. Confesso que não sei se comemoro tal afirmação ou se choro, porque conquanto os reservas não tenham feito uma atuação de gala no 0 a 0 na Arena da Baixada, jogaram com muita disposição e demonstraram um equilíbrio no sistema defensivo jamais visto no time titular de nosso treinador.

Uma vitória no jogo de hoje representará o fim do jejum de 10 jogos da equipe carioca sem vencer. E para que isso aconteça é preciso que o time apresente logo mais aquilo que ainda não demonstrou no campeonato nacional sob o comando de Estevam: equilíbrio entre defesa, meio de campo e ataque. O sistema defensivo não pode cometer os erros do últimos jogos, com falhas grotescas de posicionamento e de recomposição. O meio de campo tem que ter volume de jogo, criatividade e rapidez para municiar nossos atacantes, que não poderão furar (né, André Lima?) nem perder chances claras de gol. Missão Impossível?? Eu diria que não, porque o Atlético-PR embora tenha dado uma subida com a chegada de Antônio Lopes, é um time fraco que também luta contra o descenso no Brasileiro.

A tendência é que Estevam repita o time que enfrentou o Fluminense com a entrada de Wellington no lugar de Fahel (Deus é pai!) e de Castillo (Ai, Jesus!) na vaga de Jefferson, que só poderá se inscrever para a segunda fase da competição (caso o Alvinegro passe pelo Furacão). Eu ficaria muito feliz se o nosso treinador banisse o Emerson e coloca-se o Teco em seu lugar, desse férias para o Eduardo e colocasse o Gabriel e entrasse com o Thiaguinho na ala direita porque com o Alessandro realmente não dá.

Vamos torcer nação alvinegra, porque a conquista da classificação logo mais poderá representar a permanência da equipe na elite do futebol brasileiro!!

Nenhum comentário: