terça-feira, 15 de setembro de 2009

Por que eu assisto os jogos perto das organizadas?

Cruzmaltinos desse planeta,

São Caetano e Vasco acaba de terminar com mais uma vitória nossa, por 1x0, gol do artilheiro Elton. Porém, como eu havia adiantado, não pude assistir o jogo, por isso eu não vou comentar o que aconteceu (embora pelo que eu tenha ouvido, tivemos que jogar contra o juiz mais uma vez... Mais uma caçada ao nosso capitão...) Enfim...

Vou comentar a torcida. Explico: tive que acompanhar o jogo pelo site do Globo Esporte. Como a atualização por lá demora séculos, decidi ir lendo pela comunidade do Vasco no orkut também. E isso me lembrou a última vez que fui ao Maracanã. Como cheguei em cima da hora, assisti o primeiro tempo nas cadeiras brancas, perto do que as Torcidas Organizadas chamam de "Povão".
Aproveito o momento para explicar: nunca tive a menor simpatia pelas organizadas. Sempre me incomodou o fato de alguns se acharem mais vascaínos do que os que não são da T.O., bem como a atitude de alguns em valorizar mais a torcida do que o próprio time - não engulo os gritos que só falam que a Força Jovem faz e acontece e sequer citam o nosso Club. Mas acontece que "povão" não dá.
O "Povão" clássico é aquele tio que mal acompanhava o time há bem pouco tempo. Com a boa sequência de vitórias, ele acha que é hora de levar seus meninos pro estádio. O problema é que ele não entende mais porra nenhuma de Vasco. Não vê os jogos, não sabe quem são os jogadores, não entende da tática ou dos adversários. Assim, aos cinco minutos de jogo, ele já está falando mal, dizendo que o time só tem cabeça de bagre e que bom mesmo era o time dos anos 70. Não entende que o futebol mudou. Que não tem mais espaço pra firulas, que o jogo agora é pegado. É de um saudosismo burro que o faz atrapalhar o time - geralmente quando ele mais precisa.
Hoje, na comunidade do Vasco, vi gente reclamando do esquema tático com 3 volantes, como se não estivéssemos desfalcados de três meias de criação (Jéferson - voltando de contusão, Phillippe Coutinho - suspenso, e Alex Teixeira - na seleção sub-20). Como se muitos atacantes fosse sinônimo de time ofensivo e muitos volantes igual a um time recuado. Vi gente clamando pelo velocista-fominha Adriano como se ele fosse a salvação da lavoura. Até Enriquetes apareceram! Gente que defendia a entrada dos dois simplesmente por eles serem "jogadores de ataque". E me lembrei das cadeiras brancas do Maracanã.
Se fosse pra ouvir gente que não sabe nada do Vasco comentar, eu assistia o Ronaldo na RedeTV. Prefiro ouvir a Torcida Organizada gritando independente do que esteja acontecendo do que ver gente dando pitaco no que não entende.

.

Aos secadores: Cada vez mais líderes!


.
PS: Esse é o centésimo post da Corneta! Parabéns para nós!!

Nenhum comentário: