terça-feira, 29 de maio de 2012

Com que roupa eu vou?


Fiéis tricolores e hereges de outras cores,

Sei que muito já se falou sobre os novos uniformes do Flu, mas, aproveitando esses dias sem futebol, também opinarei sobre o tema. Só a branca salva. A camisa dos goleiros chega a ser um sacrilégio. Se a cor preta é comum entre nossos rivais, porque adotá-la nas camisas de nossos arqueiros?

A camisa de listas desiguais é feia, sim senhor. Acho que, desconsiderando os terceiros uniformes (naturalmente ousados e polêmicos), está entre as 3 mais feias da nossa história, junto com a listrada de 96 (também da Adidas) e a branca de 92-93 (Penalty). Compare:

PS: Registra-se, em defesa do uniforme da Penalty, que ela fez grande sucesso entre os torcedores na época (eu mesmo tenho uma). Os detalhes “caindo” do ombro (que hoje parecem de gosto duvidoso) eram moda entre os uniformes no começo dos anos 90 (vide a camisa da Tchecoslováquia na Copa de 90, por exemplo).

Porém, sem dúvida pior que a camisa, é a desculpa da diretoria. Essa história de que esse será o uniforme 4 é, obviamente, conversa pra boi dormir.

Diz ainda a diretoria que teremos 5 uniformes de jogo do Flu disponíveis pra compra (o listrado tradicional, o novo feioso, o branco, o grená e dourado, e ainda uma comemorativa dos 110 anos do clube). Fora os uniformes de treino, viagem e goleiros. Deve ser piada, né? Se a péssima distribuição da Adidas torna difícil encontrar 1 modelo, que dirá 5.

A verdade é que, embora seja a parceria mais antiga do País, trata-se de uma relação desigual, muito mais vantajosa pro fabricante de material esportivo que pro clube. Uma breve visita a qualquer loja da Adidas, mesmo no Estado do Rio, é o bastante pra se confirmar isso (há mais produtos do Palmeiras, por exemplo, que do Flu). Não é preciso ser nenhum especialista em marketing esportivo pra perceber que a fabricante alemã nunca tratou a marca do Fluminense com o devido respeito. O vazamento do novo uniforme, antes do lançamento oficial, foi apenas mais um capítulo dessa novela, cada vez mais tensa. 

Pra piorar, chega a notícia que a Adidas ofereceu um contrato estratosférico ao nosso principal rival. Mas sobre isso eu escrevo no fim de semana.

ST

Um comentário:

Marcelo Braga disse...

A qualidade dos uniformes da Adidas é incomparável. Agora, esse novo uniforme parece aquelas camisas falsificadas grotescas que os ambulantes vendem nas portas dos Estádios.

Sei não, percebo que a Adidas nunca deu o devido valor ao Flu. O contrato hoje é de 9 milhões e com uma distribuição maior, ainda deficiente, é porque a atual diretoria fez jogo duro na renovação, pois na gestão anterior eles não pagavam ao Flu, só faziam um favorzinho de colocar sua marca.

Creio que agora eles querem tirar o time de campo e estão fazendo da pior maneira possível.

ST