quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Abel bestial

Vida de técnico não é fácil. Um detalhe, um pouco de sorte, pode fazer muita diferença. Exemplos não faltam. O Mano Menezes, em 2005, subiu com o Grêmio em um jogo totalmente absurdo, que rendeu até DVD (a chamada “Batalha dos Aflitos”). Tivesse dado a lógica, o Grêmio teria ficado mais um ano na segundona, e o Mano, fracassado, estaria hoje no Guarani de Venâncio Aires, ou no Esportivo de Bento Gonçalves.

Outro exemplo é o Renato Gaúcho. Campeão da Copa do Brasil em 2007, montou uma ótima equipe na Libertadores de 2008. Mas ai veio a altitude, os pênaltis, e de repente ele voltou a ser apenas um canastrão.

Por essas e outras, Otto Glória já dizia que o técnico de futebol ou é bestial, ou é uma besta. Hoje o Abel, talvez pela primeira vez nessa sua atual passagem pelo Flu, foi bestial.

No desenho da TV, o Flu entrou em campo em um 4-4-2 com 3 volantes e o Marquinho na lateral-esquerda. Mas depois de iniciado o jogo, o comentarista disse que era um 3-5-2. Mas como? Se o Marquinho jogou pelo meio (e não na ala-esquerda)? Na minha opinião, tava mais perto de um 4-4-2 com 2 volantes (Diogo e Fernando Bob), com Edinho na zaga e o Leandro Euzébio bem aberto, como um lateral esquerdo à moda antiga (que só marcava e não apoiava).

Essa formação difícil de entender, somada a boa movimentação do Ciro, Lanzini, Marquinho e Fred, confundiram a marcação da equipe paulista, e fez que o Flu dominasse o primeiro tempo. Passados 45 minutos, o tricolor já vencia por 1 a 0, e poderia estar mais, caso o juiz tivesse marcado um pênalti claro no Lanzini, e expulsado o Juan (que já tinha amarelo e deixou a mão na cara do Fred).

No segundo tempo o Flu recuou muito, e parece ter cansado um pouco. Mesmo assim, fez o segundo gol e, mesmo com o juiz inventando um pênalti pros paulistas, garantiu a vitória.

Espero que nesse fim de ano, já sem grandes pretenções e responsabilidades o Flu pelo menos nos brinde com atuações como essa.

ST

Um comentário:

Marcelo Braga disse...

Saímos da mesmice. Foi isso! Abel resolveu mexer no que estava errado, nada mais. Só que o imponderável esteve presente, com a suspensão do He-man e a gripe de Carlinhos, senão, a mesmice continuaria.

ST